Tonewood: mito ou realidade?
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Re: Tonewood: mito ou realidade?
Só um pequeno à parte relativamente aos diversos tipos de madeiras usados na construção de guitarras de corpo sólido...por acso,ou talvez não, as guitarras da Fender que soavam e soam melhor nem eram construídas em ash ou alder mas sim em pinho,a madeira original dos anos '50.
Curiosamente,a minha Telecaster,que nem é nada de especial comparada com tantas outras,foi fabricada na China,com pickups que duvido muito que tenham origem americana,mas tem o tal timbre de que gosto muito.Com os diversos upgrades que lhe fiz (algum hardware e pickups) consegui por relativamente pouco dinheiro ter uma excelente guitarra que,se fosse comprarda ready-made com está actualmente,iria gastar perto do dobro...
Como já foi dito antes em diversos pontos aqui do fórum,o que determina o som final de uma qualquer guitarra,é assunto muito complexo porque conta tudo,desde os materiais escolhido,construção,hardware e acima de tudo...kit de unhas individual!
Curiosamente,a minha Telecaster,que nem é nada de especial comparada com tantas outras,foi fabricada na China,com pickups que duvido muito que tenham origem americana,mas tem o tal timbre de que gosto muito.Com os diversos upgrades que lhe fiz (algum hardware e pickups) consegui por relativamente pouco dinheiro ter uma excelente guitarra que,se fosse comprarda ready-made com está actualmente,iria gastar perto do dobro...
Como já foi dito antes em diversos pontos aqui do fórum,o que determina o som final de uma qualquer guitarra,é assunto muito complexo porque conta tudo,desde os materiais escolhido,construção,hardware e acima de tudo...kit de unhas individual!
Slider56- ADMINISTRADOR
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Re: Tonewood: mito ou realidade?
no inicio do fabrico em série das primeiras guitarras electricas de corpo solido foram utilizadas as madeiras que estavam acessiveis na carpintaria da esquina que vendia madeira para soalhos e afins. Provavelmente o mesmo principio foi utilizado nos restantes componentes. Por acaso o que existia eram madeiras locais com qualidade e origem em florestas naturais disponivel ainda na época . Atualmente viajam meio mundo entre zonas com condiçoes de temperaturas e humidades variáveis o que complica a estabilização e secagem das peças. São cortadas num continente, depois a guitarra é fabricada noutra, por sua vez viajam outro meio mundo na distribuição. Alguns problemas em instrumentos muitas vezes resultam deste circuito com estica e encolhe e não de questões de produção.
Pode ser dada alguma atenção ao detalhe e escolha da matéria prima , em especial em instrumentos mais cotados, mas o custo da madeira é pouco relevante e o resto são componentes de marketing como em grande parte dos produtos que compramos (um tronco de bom porte deve ter madeira suficiente para construir uma boa carrada de guitarras). Se pensarmos que muitos dos modelos pouco ou nada evoluiram signfica que tem um custo de I&D reduzido.
Há imensos produtos cujo preço de venda pouco reflete o efetivo preço de custo e responsaveis pela exploração feroz de mão de obra em países do chamado 3º mundo (ex. material desportivo (camisolas, ténis , etc), .
Uma guitarra com PVP de digamos 1000 aérios qual a componente de custo da madeira? Quem dá palpites? 50 érios?
Pode ser dada alguma atenção ao detalhe e escolha da matéria prima , em especial em instrumentos mais cotados, mas o custo da madeira é pouco relevante e o resto são componentes de marketing como em grande parte dos produtos que compramos (um tronco de bom porte deve ter madeira suficiente para construir uma boa carrada de guitarras). Se pensarmos que muitos dos modelos pouco ou nada evoluiram signfica que tem um custo de I&D reduzido.
Há imensos produtos cujo preço de venda pouco reflete o efetivo preço de custo e responsaveis pela exploração feroz de mão de obra em países do chamado 3º mundo (ex. material desportivo (camisolas, ténis , etc), .
Uma guitarra com PVP de digamos 1000 aérios qual a componente de custo da madeira? Quem dá palpites? 50 érios?
ggx2- Guitarrista de fim-de-semana
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Re: Tonewood: mito ou realidade?
É difícil de calcular... desde marcas brancas made in R.P.C. com uma madeira qualquer, até uma Taylor que escolhe as madeiras a dedo,os custos variam imenso...!
Slider56- ADMINISTRADOR
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Re: Tonewood: mito ou realidade?
Taylor já estamos a falar de acusticas, outro campeonato. Aqui sim as madeiras têm muita importância .
Ainda assim, para o preço de uma guitarra qual a componente do custo da madeira ? 5% 10 %? Para fazer uma acustica a quantidade de madeira necessária, embora eventualmente de melhor qualidade, é ainda menor.
Ainda assim, para o preço de uma guitarra qual a componente do custo da madeira ? 5% 10 %? Para fazer uma acustica a quantidade de madeira necessária, embora eventualmente de melhor qualidade, é ainda menor.
ggx2- Guitarrista de fim-de-semana
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Re: Tonewood: mito ou realidade?
TAl como disse lá atrás,do jeito que isto anda,é extremamente difícil quantificar esses custos sem saber melhor o que está por detrás de cada linha de produção e/ou eventual fábrica.É sabido que,para além do som e outras características,os olhos também comem...e muito!!!!
Por vezes embandeiram em arco no aspecto final e as expectativas podem ou não ficar aquém do esperado...!Muito subjectivo...
Por vezes embandeiram em arco no aspecto final e as expectativas podem ou não ficar aquém do esperado...!Muito subjectivo...
Slider56- ADMINISTRADOR
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Re: Tonewood: mito ou realidade?
uma peça de mogno (provavelmente Sapele e não Hondurian) para fazer uma LP custa cerca de 150€ (Grade A).
Rosewood e Ebony têm os dias contados em termos de guitarras de série (vejam o exemplo da Gibson), o que significa que o valor médio de um fretboard grade A deve passar para os 70 and up.
Maple é relativamente barato, dependendo obviamente da espécie/ origem/ grade, mas com 70€ faz-se um braço.
Se formos para madeiras exóticas/ decorativas/ sem defeitos/ secas ao natural, etc. os preços disparam.
Agora pensem nisto:
Uma 4x12 de MDF soa ao mesmo que uma de Birch Plywood? Estamos a falar dos mesmos speakers e das mesmas dimensões...
Rosewood e Ebony têm os dias contados em termos de guitarras de série (vejam o exemplo da Gibson), o que significa que o valor médio de um fretboard grade A deve passar para os 70 and up.
Maple é relativamente barato, dependendo obviamente da espécie/ origem/ grade, mas com 70€ faz-se um braço.
Se formos para madeiras exóticas/ decorativas/ sem defeitos/ secas ao natural, etc. os preços disparam.
Agora pensem nisto:
Uma 4x12 de MDF soa ao mesmo que uma de Birch Plywood? Estamos a falar dos mesmos speakers e das mesmas dimensões...
Waltheer- Moderador
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Re: Tonewood: mito ou realidade?
Waltheer,esses custos são sensívelmente à peça,como quando algum de nós decide construir uma qualquer guitarra e vai às compras.No caso das fábricas eles compram troncos já cortados e aplainados,logo têm outros preços.É difícil de quantificar...
Por certo que vocês têm conhecimento de alguns luthiers/construtores particulares.Produzem em quantidades inferiores a qualquer fábrica,e escolhem os diversos materiais em função das encomendas.Aqui é mais fácil calcular os custos das madeiras embora por alto.Quanto mais artesanal/exclusivo tanto mais caro!
Por certo que vocês têm conhecimento de alguns luthiers/construtores particulares.Produzem em quantidades inferiores a qualquer fábrica,e escolhem os diversos materiais em função das encomendas.Aqui é mais fácil calcular os custos das madeiras embora por alto.Quanto mais artesanal/exclusivo tanto mais caro!
Slider56- ADMINISTRADOR
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rui_alberto- Aprendiz de guitarra
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Re: Tonewood: mito ou realidade?
Hum, cartão de pasta de papel de eucalipto ou de pinho?
O que preferem?
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ggx2- Guitarrista de fim-de-semana
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Re: Tonewood: mito ou realidade?
Muito se fala de "Tone Wood" de "Tone Metal" ainda vi pouco...
Recomendo a leitura deste artigo:
http://fenderguru.com/how-fender-amps-work/fender-stratocaster-explaind-setup-guide/
Recomendo a leitura deste artigo:
http://fenderguru.com/how-fender-amps-work/fender-stratocaster-explaind-setup-guide/
Lu7s- Guitarrista de fim-de-semana
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