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Tonewood: mito ou realidade?

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Tonewood: mito ou realidade? - Página 9 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Z3D Dom Mar 16 2014, 22:10

Se calhar é a prova definitiva que no meio disto tudo são os olhos os que comem mais!!!

Tonewood: mito ou realidade? - Página 9 Amen-brother
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Tonewood: mito ou realidade? - Página 9 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por ObiQueloKenobi Seg Mar 17 2014, 11:56

Os camaradas da Andertons conseguiram facilmente ouvir uma diferença enorme entre as guitarras em mogno e em ash (que não nego que que exista, mas lá está, o vídeo é promocional, e não sabemos ao certo que brinquedos têm no chão, por exemplo), mas num blind test viram-se e desejaram-se para distinguir Fenders Custom de Classic Vibes.

Até acho piada aos tipos, mas parece-me que neste campo, a credbilidade deles anda muito por baixo.

Se fôr para vender guitarras baratas, diz-se que soam ao mesmo que as mais caras. Se é para vender as caras, até o brilho do metal do output faz os agudos soarem melhor.
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Mensagem por John B Dom Abr 06 2014, 17:33

Está interessante esta comparação

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Mensagem por Waltheer Ter Abr 08 2014, 03:44

While the logic circuits are working, process this. Gibson LP, Gibson SG, Steinberger, Moser Bastard V......etc. All these guitars are VERY different. However, you will find people who SWEAR by every one. This only proves that this is a VERY subjective subject. SO, how all these different parameters affect things is not only impossible to sort out, but irrelevant. If I were to take every one of those parameters and discuss them with each shape involved, we could discuss this for EVER. It's truly an unanswerable situation. All woods can sound slightly different. The wood in an 8 ft. plank can be softer at one end than the other. I've seen many different densities of Mahogany. Same with Maple, especially when you're discussing straight grain, quilt and flame. All different and with an amazing difference in density. On the end run, NO ONE can tell you what a guitar is going to sound like BEFORE it's built. If they say they can, RUN, you're being PLAYED. There are some "generals", like Hard Rock Maple is going to create a bright guitar, Mahogany, less bright and so on. My suggestion to anyone having a guitar built or building one your self, pick good solid, accepted, tone woods and build it solid. I've NEVER had anyone that I've built a guitar for tell me it sounded bad. So, if you're discussing this subject with someone and he's giving you "definites" and wants to argue with you about it. Don't waste you time...........
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Mensagem por Waltheer Seg Set 22 2014, 07:32

Mais: http://www.bladeguitars.com/garys-page/tech-talk/
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Mensagem por egiptogrunge Seg Fev 29 2016, 09:43

Como esta discussão está muito morta, mais lenha para a fogueira (ou para o tone) eheh

http://www.guitarplayer.com/gear/1012/diy-plywood-guitar-annoys-purists-with-its-excellent-tone/56863

Vamos lá desenterrar isto Smile
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Mensagem por kouros Seg Fev 29 2016, 09:50

Chama-lhe Tonematerial em vez de wood e tens a resposta para tudo. O material a que as peças da guitarra estão agarradas tem influência, óbviamente.. mas não no sentido de produzirem som como se de uma membrana se tratasse (instrumentos acústicos).

Fim.


lol!
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Mensagem por mpexus Qui Mar 03 2016, 05:14

Estranho é ainda se fazerem instrumentos em que o som é 99% eléctrico apoiados em suportes de madeira que incham e apertam consoante a humidade e temperatura fazendo que a afinação esteja constantemente a mudar... nos dia de hoje não tem lógica nenhuma.

A Ibanez há uns anos fez guitarras e baixos noutro material, mas parece que não teve sucesso, mas quiçá tentar de novo as coisas mudem... não podemos estar sempre agarrados a como se fazia.. senão ainda nem caminhos de ferro tinhamos Wink
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Mensagem por ggx2 Qui Mar 03 2016, 08:28

Hum , todos os guitarreiros eletricos sonham um dia saber tocar num acustica, por isso o apego à madeira! lolololo
Q tal uma maior proliferação de umas guitarrinhas em compósitos , chassis de metal ou outros. Se aquele pessoal lá do oriente sonha com isso, ui ui. Vamos depois poder discutir o toneplastic vs vinil ou cromoly vs allu
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Mensagem por kouros Qui Mar 03 2016, 08:32

Isso já existe há anos até mesmo em guitarras acústicas, simplesmente não é coisa que tenha pegado por diversos motivos.

Pessoalmente prefiro sentir a madeira de um braço do que materiais sintéticos. O aspecto também é muito mais orgânico e varia de guitarra para guitarra.
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Mensagem por ggx2 Qui Mar 03 2016, 09:01


Infelizmente não se tem democratizado em gamas / modelos mais correntes .
Mesmo em materiais mais tradicionais, como seja a madeira a coisa não tem evoluido muito, por ex no corpo da guitarra. Tem surgido algumas ideias mas mantem-se no seio do desenvolvimento ou produtos hi-end. Por ex corpo com uma estrutura em ninho de abelha.
A produção em massa é em regra uma tábua de madeira , ou varias tabuas coladas e cortadas, aplainadas , lixadas e já está. E depois o pessoal fica entretido a discutir o tonewwod até ao nascer do sol . Na prática facilita a vida a alguns fabricantes.
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Mensagem por kouros Qui Mar 03 2016, 09:10

Estruturas de suporte do tampo não são uma questão de melhor ou pior, cada uma serve o seu propósito.

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Mensagem por ggx2 Qui Mar 03 2016, 09:17

Do meu ponto de vista uma guitarra é um sistema mais ou menos complexo, sendo ainda de considerar que o som depende ainda da utilização de amplificadores, efeitos e etc, etc.
Cada sistema terá caracterisiticas distintas , enventualmente aceito que mesmo duas guitarras de modelo igual e mesmo fabricantes podem ter diferenças (eventualmente subtis para os mais experientes).
Neste sistema entra finalmente tb o executante, a sua técnica e adaptação a cada instrumento.
Posto isto não concordo em determinadas afirmações (ou aconselhamentos) que uma guitarra é melhor do que outra só porque utilizada determinado tipo de madeira/ou material no corpo e/ ou braço .
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Mensagem por ElBarulhento Qui Mar 03 2016, 10:55

Na minha opinião acho que a madeira do corpo tem pouca ou mesmo nenhuma influência no som final! Há aspetos muito mais importantes e que efetivamente contribuem para o som final do que a madeira do corpo.
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Mensagem por ElBarulhento Qui Mar 03 2016, 10:56

Esqueci-me referir que o eu disse é relativo às guitarras elétricas!
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Mensagem por kouros Qui Mar 03 2016, 14:35

O mundo das guitarras eléctricas é uma coisa à parte. Pelo que conheço de outros instrumentos, não há meio mais pintelhesco e repleto de fábulas do que o das guitarras. Até fazem com que as pessoas acreditem que óleo hidrata. Laughing
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Mensagem por ElBarulhento Qui Mar 03 2016, 16:32

@ kouros São as pessoas puras e de coração sem qualquer tipo de maldade que perpetuam tais fábulas e mitos desde o tonewood, até já ouvi teorias que a cor da guitarra ou o acabamento tinha grande influência no som final do instrumento! Como são lindas as lendas!
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Mensagem por kouros Qui Mar 03 2016, 16:45

Eu acho que tem um pouco a ver com as origens da guitarra e especialmente com o boom através do rock.

Tornou-se um instrumento muito popular e até há muita gente que tem uma guitarra para enfeitar o canto da sala ou simplesmente cresceram a ouvir rock, apreciam o instrumento e gostam de nerdar em volta do mesmo como se fosse qualquer outro hobbie tipo aeromodelismo. Com a net e a indústria que se gerou, não tenho dúvidas de que há mais gente com guitarras do que pessoas que possamos considerar guitarristas.

Em estilos mais "herméticos" tipo música clássica, perguntas a um violinista sobre violinos e ele diz-te "o violino é para tocar e passar um pano de vez enquando para limpar os residuos da resina do arco".

Pergunta a um nerd das guitarras sobre guitarras e ele conta-te uma história bem comprida com truques, dicas e segredos do tone à mistura.


É mais ou menos isto. Fixe
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Mensagem por Waltheer Qui Mar 03 2016, 16:56

épá, olha que os mitos e truques à volta da construção de instrumentos acústicos high end tb não é pequena.
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Mensagem por kouros Qui Mar 03 2016, 17:08

Pois não, mas a guitarra eléctrica constitui uma indústria muito maior que o mercado acústico high end.


Outra factor diferenciador é a propria natureza dos instrumentos. Se forem acústicos, é o instrumento e mais nada. Ou toca ou não toca, ou soa bem ou soa mal, não é suposto fazeres qualquer tipo de alteração aftermarket... e não há pedais, amps, etc para gerar o som.
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Mensagem por Waltheer Sex Mar 04 2016, 03:37

sem dúvida. mas acho que há muito mais hype à volta de gear como pedais e amps do que propriamente de guitarras.
Hype de guitarras acabas por ter à volta de determinados construtores - como a gibson e a fender que fazem a mesma merda há decadas (e cada vez que tentaram mudar a coisa correu mal), produzindo instrumentos sub-par a preços hiper inflacionados
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Mensagem por egiptogrunge Sex Mar 04 2016, 09:17

Já agora que marcas consideram ter menos hype, onde pagamos efetivamente pelo que nos é dado?
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Mensagem por ggx2 Sex Mar 04 2016, 09:23

scratch Se é a Gibson que o afirma quem sou eu para duvidar !!!!!!!!!!!!!!!
Rag-Time: How to Clean Your Guitar for Better Tone

http://www.gibson.com/News-Lifestyle/Gear-Tech/en-us/How-to-Clean-Your-Guitar-for-Better-Tone.aspx
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Mensagem por kouros Sex Mar 04 2016, 09:54

Já agora que marcas consideram ter menos hype, onde pagamos efetivamente pelo que nos é dado?

Não formulaste bem a questão mas entendo o que queres dizer.

Acho que nunca é isso que está em causa quando falamos em marcas mas sim a questão do "perceived value" ser inflacionado com coisas parvas tipo essa aí de como limpar a guitarra para melhorar o tone.

Uma coisa é certa, quanto maior é a marca, mais se pode dar ao luxo de descarregar coisas com péssimo custo benefício porque as pessoas compram na mesma. Quando as vendas começam a descer voltam a tomar mais atenção ao que andam a fazer durante uns tempos e assim já ganham mais uns anos de "boa fama" e assim já podem voltar a relaxar na qualidade e controlo da mesma.

Tens o exemplo do maple mais comum actualmente... feio, frágil e baratucho. Metem no anúncio a dizer que os braços são reforçados com banha da cobra em carbono, aumentam-te o preço e ainda ficas todo contente a pensar que adquiriste algo superior... ao passo que se a madeira fosse boa não necessitaria de reforços nenhuns.

Uma coisa é teres um design de braço com boas madeiras e um sistema tensor para estabilidade extra... outra é teres um braço com madeiras pobres em que tens de acrescentar coisas para que ele não fique em espiral.
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Mensagem por mpexus Dom Mar 06 2016, 05:26

O problema é que as madeiras custam caro e quanto mais escolhes mais desperdiças. Não só gastas mais como perdes mais tempo.

Continuo a afirmar que nos dias de hoje não se justifica madeira alguma em Guitarras elétricas quando podes ter materiais não só com melhor estabilidade como podes ainda determinar a "ressonância" dos mesmo aquando do seu fabrico.

Acho que ainda se está muito agarrado ao passado em termos de materiais de construção de Guitarras. A construção em si evoluiu bastante para ser mais rápida com o mínimo de desperdício, mas os materiais usados são praticamente os mesmo de há 50-60 anos... e 50-60 anos é um eternidade a nível tecnológico. Nada de Eletrodomésticos ou Automóveis usam os mesmo materiais de há meio século atrás, porque os Instrumentos haverão de ser diferentes? Questão de comodidade nada mais...
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