ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tonewood- outra vez????

+2
egiptogrunge
mpexus
6 participantes

Ir para baixo

Tonewood- outra vez???? Empty Tonewood- outra vez????

Mensagem por mpexus Seg Ago 31 2015, 12:02




O Blind test começa ao min 8.35+/-
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood- outra vez???? Empty Re: Tonewood- outra vez????

Mensagem por egiptogrunge Qua Set 02 2015, 04:30

Gostei, e a conclusão acaba por ser boa para as nossas carteiras, pois basta apenas por bons PUPs em guitarras em que nos sentimos bem a tocar e gostemos da estética Very Happy
egiptogrunge
egiptogrunge
Guitarrista dedicado

Post Count : 594
Idade : 36
Localização : Braga
Guitarra : Vintage V100; Epiphone Dot Studio; Fender Squier Standard Tele RW
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood- outra vez???? Empty Re: Tonewood- outra vez????

Mensagem por bytewax Qua Set 02 2015, 05:03

Não só Smile Apesar da madeira pouco ou nada interferir no som, de acordo com esse video, interfere no som/desempenho global do instrumento. Por exemplo, um corpo com 3 peças coladas não tem as mesmas propriedades de um corpo único e para dar um exemplo que até já dei - se a um corpo feito para um braço c/ 24 trastes fores aplicar um braço c/ 22 vais-te ver negro para intonares a guitarrae chegar à conclusão que algo não bate certo...

A guitarra não é só estética, a guitarra tem muitas particularidades, caso contrário ninguém daria 2000 paus por um instrumento... Não é só a madeira e os acabamentos que conta.
bytewax
bytewax
Guitarrista dedicado

Post Count : 702
Idade : 46
Localização : Barra - Aveiro
Guitarra : Tele AS | Classic Vibe 60 | Yamaha FG730S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood- outra vez???? Empty Re: Tonewood- outra vez????

Mensagem por Waltheer Qua Set 02 2015, 05:48

a sério? não ouvem diferenças? mesmo com a qualidade audio do youtube... eu ouço uma tonalidade diferente entre as duas guitarras, a primeira é bem mais mid-focus e a segunda mais bright. Ainda não vi o resultado, mas diria que a primeira é a basewood...


Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood- outra vez???? Empty Re: Tonewood- outra vez????

Mensagem por Waltheer Qua Set 02 2015, 05:50

lol. enganei-me.
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood- outra vez???? Empty Re: Tonewood- outra vez????

Mensagem por bytewax Qua Set 02 2015, 06:37

Podem haver diferenças mas n é do tipo de madeira do corpo.
bytewax
bytewax
Guitarrista dedicado

Post Count : 702
Idade : 46
Localização : Barra - Aveiro
Guitarra : Tele AS | Classic Vibe 60 | Yamaha FG730S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood- outra vez???? Empty Re: Tonewood- outra vez????

Mensagem por Waltheer Qua Set 02 2015, 06:47

lol.
Acho que o melhor é CADA um fazer o seu teste. Sou completamente a favor de as pessoas porem em cauda "verdades" que lhe são metidas pelas goelas abaixo, mas quando se afirma que algo é ciência e se despreza "n" variáveis...
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood- outra vez???? Empty Re: Tonewood- outra vez????

Mensagem por bytewax Qua Set 02 2015, 06:54

vi bastantes videos sobre tonewood e num deles ouve algo que se pode provar verdade: Dependendo da massa que está em contacto com o corpo da guitarra as propriedades do som variam.

quando o corpo da guitarra está em contacto com uma parede sacava um tipo de som, quando o corpo está em contacto com o de uma pessoa, sacava outro tipo de som.

Daí parece ser plausível que a massa altere as características.

Pessoalmente e da experiência que tenho acho que o tipo de madeira terá a ver com durabilidade, conforto, rentabilidade, propriedades ao ser trabalhada, forma com aceita os vários tipos de acabamento. Daí se eu fosse fabricante poderia afirmar que os meus instrumentos teriam mais qualidade ou mais facilidade de produção com determinada madeira. Os materiais tem propriedades próprias mas penso que o que conta nas guitarras é o resultado final de toda a combinação. Tenho a sensação que se me pusessem na mão os melhores componentes e as melhores madeiras ia sair merda na mesma.
bytewax
bytewax
Guitarrista dedicado

Post Count : 702
Idade : 46
Localização : Barra - Aveiro
Guitarra : Tele AS | Classic Vibe 60 | Yamaha FG730S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood- outra vez???? Empty Re: Tonewood- outra vez????

Mensagem por mpexus Qua Set 02 2015, 08:50



Mais interessante a partir do min 10 +/-

Eu pessoalmente acho que a madeira tem alguma influência, mas mais na nossa percepção sensorial que propriamente no som, tenho aqui uma Ibanez Mahogany e uma Schecter Basswood e ambas tem timbres bem diferentes quando as toco encostadas ao corpo.

Ambas tem EMG 81 na Bridge e sinto diferenças na tonalidade, Ibanez mais encorpada e a Schecter mais Estridente, a Schecter parece ter um volume mais baixo, isto pode ser deduzo eu de Pots (??) Quando comprei o set de EMG81/60 foi usado e vinha tudo junto, não me surpreende que quem me vendeu me tenha dado uns Pots quaisquer para despachar, e a Ibanez também usada veio em conjunto com 81/85, é questão de eu ir trocar a electronica quando me der na telha. Ambas tem a mesma marca de cordas embora as da Schecter sejam consideravelmente muito mais novas, eu hoje ou amanha queria trocar as cordas da Ibanez por umas D'addario NYXL que ja comprei ha uns tempos para as testar mas... ando preguiçoso e como as outras ainda se tocam Wink
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood- outra vez???? Empty Re: Tonewood- outra vez????

Mensagem por Waltheer Qua Set 02 2015, 09:54

Se os pickups só apanhassem a frequencia fundamental, esta explicação até me convencia. mas o conjunto das peças da guitarra, vai alterar as frequencias a que a corda vibra (tal como ele diz). O erro dele é que está a fazer as contas com a vibração a acabar na pestana ou na bridge. daí a pseudociência!
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood- outra vez???? Empty Re: Tonewood- outra vez????

Mensagem por ObiQueloKenobi Qui Set 03 2015, 05:38

Outra vez arroz...
avatar
ObiQueloKenobi
Guitar Hero

Post Count : 1883
Localização : Lisboa
Guitarra : roland micro cube & esp ltd m-10
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood- outra vez???? Empty Re: Tonewood- outra vez????

Mensagem por acknowledgement Qui Set 03 2015, 10:11

bytewax escreveu:e acordo com esse video, interfere no som/desempenho global do instrumento

isto é muito verdade. toquei numa Gibson numa loja que nem setup tinha feito e com as cordas mais altas eu tinha mais facilidade em tocar nela do que nas minhas guitarras. a sensação da tensão / dinâmica era diferente.

Waltheer escreveu:Se os pickups só apanhassem a frequencia fundamental, esta explicação até me convencia. mas o conjunto das peças da guitarra, vai alterar as frequencias a que a corda vibra (tal como ele diz). O erro dele é que está a fazer as contas com a vibração a acabar na pestana ou na bridge. daí a pseudociência!

concordo bastante contigo.
há uma grande diferença, muita malta no shred usa superstrats e usassem 335s ou 175s o som era grave demais.
com o ouvido minimamente apurado, e um clean muito 'fidedigno' e pouco 'processado' ouve-se bem diferenças nas guitarras, nos cabos, nas palhetas, nas cordas. agora porquê comparar diferentes corpos? muitas usam as mesmas madeiras.


agora, se a forma como a mesma madeira é cortada e aplicada faz o som variar, diferentes madeiras também o farão, porque têm porosidade diferente e vibram de forma diferente e criam um equilíbrio de overtones e harmónicos diferente para cada nota (e é isso que faz aquilo a que chamamos timbre)


a cena + engraçada destes "génios" é que nunca vi gajos destes que tivessem um som espectacular de guitarra. que pudessem dar cartas sobre o assunto. falam muito mas acção não vejo nada, só conversa. (ok argumento pouco brilhante) mas pronto acho que podiam ter mais credibilidade.

agora quanto à % que a madeira influencia o som... ok cada um tenha a sua opinião quanto a isso. depende sempre do setup geral. para mim não dá para 'avaliar' elementos isolados. há amps que exageram certas diferenças, outros que atenuam. ligar a uma mesa para comparar parece-me estranho porque as guitarras não foram feitas para ligar a mesas mas sim a amps (entao interessa é comparar na utilização real) mas há tantos elementos que mudam o carácter do som.

podes ter uma les paul a soar a lata com 008 e uma strat com HSS a soar à homem com 011 ou 012 e enganar muita gente com isso. no entanto toda agente concorda que as strats são mais brilhantes. (se bem que strat com 012 pode ficar + dura que a les paul xD)

quanto cozinhas não atiras para dentro da panela grandes quantidades de todos os teus ingredientes favoritos, senão fica um exagero. há bom senso, equilíbrio.
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood- outra vez???? Empty Re: Tonewood- outra vez????

Mensagem por Waltheer Qui Set 03 2015, 10:36

É isso.

A ciência diz-nos que os pickups captam (essencialmente) a vibração da corda.
A ciência diz-nos que a vibração da corda é influenciada pelos pontos de contacto.
A ciência diz-nos que a vibração da corda se propaga pelos pontos de contacto, pelo braço e corpo de uma guitarra e de volta à corda.
A ciência diz-nos que diferentes pickups captam diferentes frequências.

Se a isto acrescentarmos todo o signal path (com o seu aumento/ diminuição de determinadas frequências), não me parece nada descabido que os ouvidos captem diferenças.

E depois, temos ainda outras coisas, sobre as quais estes testes nada nos dizem:

-Os nossos ouvidos captam diferenças entre uma escala em maple e uma em rosewood
-Formato, materiais (enfim, massa) soam-nos diferentes.

Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood- outra vez???? Empty Re: Tonewood- outra vez????

Mensagem por acknowledgement Qui Set 03 2015, 10:48

claro!
bons argumentos, e mais:

e a escala é tipo quê? 10% da madeira total da guitarra certo? no entanto, em playing feel e timbre, com sinal 'não processado', a maioria das pessoas ouve diferenças, têm preferências de 1 braço ou outro.

até já vi quem se importasse com o tipo de tinta e de verniz aplicados no instrumento, não por questões estéticas mas sim pelo som.

o "teste" do "arroz" tá mal feito.
É suposto fazer a guitarra vibrar com as cordas, não outra força exterior, e se nas mesmas frequencias com a mesma 'areia' espalhada em cima, a disposição for diferente, é porque o timbre é diferente. se o timbre fosse igual a areia assumiria exactamente a mesma posição quando tocada a mesma nota.



no momento que ele coloca um dedo encostado à placa, cria um nodulo e o modo de vibração da placa muda e logo o padrão da areia muda. isto é real não é fantochada.
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood- outra vez???? Empty Re: Tonewood- outra vez????

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos