ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tonewood: mito ou realidade?

+25
batfrog
kanubas
Zito
Lu7s
GuitarSyndle
ibanezgioz99
bates
egiptogrunge
LGZT
kouros
Velut Umbra
sergiofasilva
skryptus
bmror
Slider56
boavida
John B
bytewax
Luis77
Z3D
ObiQueloKenobi
jonypaul
lore
Skaven
Waltheer
29 participantes

Página 6 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Skaven Ter Jan 28 2014, 16:31

se forem madeiras muito distintas a madeira altera mais, já tive guitarras com pickups fracos e neutros e meti hot rails e distorcions e notei muito pouco...na minha opinião...mas ... concordo que é assim que se tiram duvidas a serio...é na pratica...
Respeito a tua opinião, eu tenho:

- Suhr V60LP na minha G&L e além do Sustain e da "aceitação" muito superior á distorção o Tone ficou igualzinho;
- Bare Knukles Irish Tour na minha CV e o Tone mudou da noite para o dia;

Agora, provas (concretas) minhas e tuas há ? Exato não temos... podemos ficar aqui discutir dias que ninguém vai ter mais razão nem vai convencer ninguém.

Eu mostro um vídeo ou um estudo que sustenta a minha tese o Z3D mostra outro estudo diferente do meu e o Gualter mostra um terçeiro estudo totalmente oposto portanto... .

Amigos, ou fazemos nós os testes ou ninguém vai conseguir provar nada.
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por John B Ter Jan 28 2014, 16:37

O Joe tem um som tão característico (grande influência do Eric Johnson) que é normal, mesmo com guitarras diferentes manter o sua identidade, até porque lá está... grande parte dela vem sobretudo dos amps e pedais que usa ao vivo (que são vários) e principalmente do KIT DE UNHAS..

Penso que seja mais esta identidade a que o Skeven se refira, e talvez a confunda um pouco até, com as diferentes características evidentes de uma Strat para Les Paul. Sim o som até pode ser semelhante e é fácil esquecer o tipo de guitarra que ele está a usar, mas isto só é possível num contexto em que um kit de unhas é tão fantástico como o dele.

Aliás, ele como é obvio sabe bem da existência dessas diferenças e faz bem uso disso ao longo dos concertos, isso é evidente ao usar outros modelos que não só o Les Paul (actual imagem de marca dele), como é o caso de uma Gibson feita especialmente para ele - a Bonabyrd, algumas Music Man, a tradicional Fender e até PRS.
John B
John B
Guitarrista viciado

Post Count : 930
Idade : 37
Localização : Coimbra
Guitarra : Yamaha AES 620HB
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Skaven Ter Jan 28 2014, 16:43

Dei o exemplo do Joe apaenas para evidenciar que se calhar no nosso Tone a guitarra até poderá ter uma influência mínima especialmente tocand com high-gain, sobre o Joe, não sei ele tem um pedal de equalização na pedalboard (pelo menos á vista) mas com um bom equalizador logo no início da cadeia é perfeitamente possível fazer SC's passar por HB's e vice-versa.

Sobre os amps, na Alemanha têm certamente um Fender e nos States um Marshall mas isso não quer dizer que os esteja a usar portanto... vale pelo que vale e como ele usa imensos pedais também ficávamos na mesma... .


Última edição por Skaven em Ter Jan 28 2014, 16:44, editado 1 vez(es)
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Z3D Ter Jan 28 2014, 16:43

So um aparte:  Eu, em consciencia, acredito na ciencia e naquilo que ela nos oferece. Estudos já estão feitos, já está cientificamente provado (atenção eu disse cientificamente, e não "teologicamente") que o material de que é feito o corpo duma guitarra electricaa pouco tem influencia no som a partir do momento que é ligada e os pickups/amplificação tomam lugar.
Não quero ter razão nem deixar de ter, nem preciso de provar nada a niguém, como todos os que aqui estão. Eu dei a minha opinião, expus o meu ponto de vista, não quero que ninguém acredite nela (ou deixe de acreditar).
Aliás, estou-me nas tintas para quem compra uma guitarra de koa, com binding em marfim e top de alto acabamento em diamante polido com merda de elefante. Têm dinheiro, força! Agora se essa pessoa me diz que comprou a guitarra com esses atributos todos por causa do tone, sou sincero...rio-me na cara dela.

... e já quebrei promessas ao escrever aqui sobre este assunto, pois não leva a lado nenhum. Cada um sabe de si, e Deus sabe de todos.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Skaven Ter Jan 28 2014, 16:47

Estudos já estão feitos, já está cientificamente provado (atenção eu disse cientificamente, e não "teologicamente") que o material de que é feito o corpo duma guitarra electricaa pouco tem influencia no som a partir do momento que é ligada e os pickups/amplificação tomam lugar.
Quanto pouco? 2%? 10%?

Se forem por exemplo 10% e se dividirmos os restantes 90% pela pestana+pickups+ponte mais whatever se calhar esse pouco é imenso... .
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Z3D Ter Jan 28 2014, 16:52

ve os graficos.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por kouros Ter Jan 28 2014, 16:54

A minha questão é:

Caso se chegasse a algum consenso neste assunto, qual seria a diferença para os compradores (e trocadores) de guitarras?

Nenhuma?  Laughing 
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Skaven Ter Jan 28 2014, 16:57

Como guitarrista era importante para mim saber (com 100% certeza) o que influencia mais o som da minha guitarra se a madeira se os pickups se whatever.

E era engraçado perceber se os Luthiers têm razão no que defendem ou não e... provavelmente as guitarras feitas em madeiras caríssimas desciam imenso os preços logo... para os compradores poderia ser bom, para os vendedores talvez já não tanto.  Very Happy 
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por John B Ter Jan 28 2014, 16:59

Do meu ponto de vista o material de que é feito uma guitarra toma especial importância "só" pelo simples facto de conferir uma maior ou menor qualidade e estabilidade ao instrumento em si, pelos diversos aspectos já referidos anteriormente por alguém...

Se não fosse por esse aspecto poderia ir já ali ao lado e comprar uma Squier Bullet e artilha-la com todo o hardware de qualidade e... já estava com um guitarrão de respeito, mas certamente que isso não será assim.

Agora também não vou dar 4000 ou 5000€ (porque também não os tenho) e comprar uma guitarra xpto sé porque... afinal porque é que se dá tanto dinheiro por uma guitarra que já não me lembro!?

Agora se puder comprar uma guitarra made in mexico ou japão (bem construída), e até ter possibilidades de fazer uns upgrades se assim o achar necessário, de certeza que não me vai deixar ficar mal em relação a outras mais caras que na minha opinião nada têm a mais que estas.
John B
John B
Guitarrista viciado

Post Count : 930
Idade : 37
Localização : Coimbra
Guitarra : Yamaha AES 620HB
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por kouros Ter Jan 28 2014, 17:06

Então e aquelas guitarronas Gibson LP que quando lhes tiraram a tinta viram que eram 7 ou 8 pedaços de tacos do chão todos colados?


As variáveis são mais que muitas e metade delas estão na cabeça de quem as quer vêr.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Waltheer Ter Jan 28 2014, 17:11

@z3d: tem calma, isto é uma discussão que se quer saudável. Todos temos os nossos pontos de vista, alguns mais baseados na teologia do que na cientificidade.

Foi isso mesmo que eu coloquei em causa, foram apresentados três testes (uns com mais dados do que os outros), em que por exemplo: em dois não se sabe qual o pickup que foi usado e  decidiram usar o mesmo tipo de hardware (neste caso o tipo de bridge). De forma alguma posso, pelos dados destes testes (e quem os conduziu também não o deveria fazer) afirmar que a influência exercida pelo tipo de madeira no som de uma guitarra é mínima ao ponto de ser desprezável.

Outra coisa que ninguém referiu e que como disse anteriormente, aparentemente contradiz as conclusões dos mesmos: os gráficos apresentados por dois testes mostram diferenças significativas (acima dos 3 db) entre os corpos usados. Sei que basta olhar para os gráficos para que a cabeça "oiça" as diferenças nos clips, mas o contrário não é possível.

Para eu poder depositar confiança num estudo científico, o mesmo tem que descartar todas as possíveis variáveis que podem produzir diferenças nos resultados. Estes obviamente não o fizeram.
O comprimento da escala, idade das madeiras, formato da guitarra, tipo de bridge, tipo de pickup, forma do mesmo estar montado na guitarra, pestana usada, set-up realizado ao instrumento, tipo das cordas, palheta, cabo, existência ou não de potenciómetros, blá, blá, blá, são coisas que não podem ser descaradas de aumentar ou diminuir a tal "diferença desprezável".
Da mesma forma que se um de nós fizer um teste semelhante com x corpos de x madeiras e com y tipo de bridge e z tipo de a outra tralha toda, não pode dizer que aquele teste prova seja o que for, para além de que "em determinadas circunstâncias, os resultados são estes".

o que a experiência me diz são coisas simples, ainda que nem sempre tenha conhecimentos suficientes para a explicar:
-Gosto de determinado pickup numa guitarra, noutra não gosto.
-há guitarras que, por mais $ que se lhes meta em cima, e mais peças que se troquem, pura e simplesmente não me soam bem. Curiosamente, outra guitarra do mesmo fabricante/ série / material soa-me melhor.
-TUDO influencia o meu som
- Detesto EMGs, e gosto de Blackouts Very Happy

e tome lá a opinião de um luthier:

https://www.facebook.com/notes/searls-guitars/tonewood-myth-and-magic-or-complete-bullcrap/582133191868519
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Skaven Ter Jan 28 2014, 17:14

Sobre as Gibson e os acabamentos:
Quando comprei a minha Studio tive o cuidado de a comparar com a Standard que têm os mesmo pickups mas têm binding no braço e corpo, têm verniz é pintada etc... estive uns 20 minutos a comparar as duas e o som era exatamente igual, portanto quem diz que o verniz têm influência no Tone aí eu já não acredito mesmo nada, por experiência pessoal eu não acredito nisso, na madeira... depois deste tópico fico talvez com mais algumas dúvidas sendo que entendo como a madeira poderá ter influência:

Ao permitir a ponte tremer pode cortar ou realçar determinadas frequências mas:

- Não sei a percentagem de influencia no som;
- Não sei se há madeiras mais ou menos notáveis;
- Não sei se há diferença percentual entre SC's e HB's;
- Será mais notável nuns modelos que outros?; (Obrigado Gualter)

...

@z3d: tem calma, isto é uma discussão que se quer saudável. Todos temos os nossos pontos de vista, alguns mais baseados na teologia do que na cientificidade.
Nem mais!
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Z3D Ter Jan 28 2014, 17:20

@z3d: tem calma, isto é uma discussão que se quer saudável.

Mas eu estou calmo... Shocked 
Se algo que eu disse pareceu mais "agressivo" peço desculpa, não era essa a intenção. A discussão está saudável!

edit: foi isto que te levou a pensar que estava "nervoso"?
"Não quero ter razão nem deixar de ter, nem preciso de provar nada a niguém, como todos os que aqui estão."
eu quis dizer: ...como todos os que aqui estão também não precisam de o fazer.

E eu disse-o só porque atrás o skaven referiu-me, como se fosse o "defensor" de alguma teoria. Eu não defendo nada, nem quero. Tal como disse, cada um sabe de si...  What a Face 


Última edição por Z3D em Ter Jan 28 2014, 17:23, editado 1 vez(es)
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por kouros Ter Jan 28 2014, 17:22

Tudo são variáveis e é essa a beleza da coisa, não vale a pena perder o sono porcausa disto.


Nestes assuntos do audio são mais que muitos os blind tests em que os resultados acabam por rondar 50%, ou seja, há muita diferença no equipamento quando se ouve com os olhos mas quando se usa os ouvidos já não é bem assim.

kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Skaven Ter Jan 28 2014, 17:25

Z3D... sabes que eu sempre que posso meter-me contigo... nem penso duas vezes... tu es o meu inimigo do fórum "Everybody knows that!!!"  Very Happy 

E... quando souberes o que acabei de mandar vir da Thomann dás-me um tiro!  Shocked 
(Esqueçe não te vou dizer, quando for aí vês)
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Waltheer Ter Jan 28 2014, 17:27

@z3d: nop, foi mesmo a parte do "polido com merda de diamante" Very Happy

Ps. Aqueles que têm facebook leam o post da Searls Guitars Very Happy

Isto faz-me lembrar os blind tests da behringer... Se calhar a marca que é inversamente proporcional à Gibson, lol
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Z3D Ter Jan 28 2014, 17:28

podias era avisar que tinhas mandado vir porque eu vou precisar duma capa para o v22 pa!
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Z3D Ter Jan 28 2014, 17:29

"polido com merda de elefante!" e nao diamante. os diamantes não defecam Razz
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Skaven Ter Jan 28 2014, 17:32

podias era avisar que tinhas mandado vir porque eu vou precisar duma capa para o v22 pa!
Desculpa! Não sabia.

It's one of those arguments like is God real, however in the Tonewood debate it's scientifically been proven to be fact and its also scientifically proven to be myth.
Yep!

So if the Tonewood only makes such a tiny difference, can we hear it?

Sometimes yes, sometimes no. In reality though, it's such a tiny difference with high gain pickups that you can walk over to your amp, tweak the knobs just a bit and its the same as if it were a different timber.
Boa ajuda... .  Very Happy 
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Waltheer Ter Jan 28 2014, 17:35

Ele publicou isso no metalguitarist.org e ia levando porrada, lol, Estamos a falar de guitarras de 2000$ para cima e de um tipo que não faz mais nada na vida...

e por falar nas gibsons:

1500£ LP Signature

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 1531720_10152239730089758_1697951280_n

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 1601199_10152239741054758_930419078_n

Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Skaven Ter Jan 28 2014, 17:39

Pois... eu tinha planeado comprar uma Gibson Standard mas... depois do que tenho lido e depois de ter experimentado a Tokai Love Rock em Violin Finnish (linda de morrer) e percebendo as diferenças na qualidade das ligas metálicas etc... e sabendo que os Japoneses não brincam em serviço acho que... vai uma Tokai e se não gostar muito do som compro uns Bare Knuckles, a madeira acho que vou manter... .  Very Happy 
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Waltheer Ter Jan 28 2014, 17:41

olha que eu gosto muito dos MKII!

anyway, vamos mas é alegrar a malta:
Forma de aumentar o sustain da guitarra:

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 1658710_653497201371514_1255289042_o
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Skaven Ter Jan 28 2014, 17:43

Bem... deve demorar um bocado enrolar essa corda toda... .  Very Happy 
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por John B Ter Jan 28 2014, 17:48

Diz a lenda, que o indivíduo passou os seus últimos 10 anos de vida a enrolar corda à volta dos carrilhões e... depois morreu.  Laughing 
John B
John B
Guitarrista viciado

Post Count : 930
Idade : 37
Localização : Coimbra
Guitarra : Yamaha AES 620HB
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por kouros Ter Jan 28 2014, 17:54

Por acaso até queria uma Kramer ou algo parecido com escala em maple... mas dispenso esse sustain.

Aliás, quem é que inventou essa ideia de que quanto maior o sustain melhor é a guitarra? Uma coisa é certa, não deve ter sido o pessoal do djent  Laughing 
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 6 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos