ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como solar?

+22
Scorp
edybar
Velut Umbra
Slider56
AndréRibasRNE
mpexus
bytewax
Oinemra Osodrac
RenatoGeorge
acknowledgement
Thomasyoung
Ajcfernandes
ggx2
dcampus
PedroGRock
gawain85
Waltheer
Aqualtis
Karasthan
lore
kouros
LBlackMoon
26 participantes

Página 2 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Como solar? - Página 2 Empty Re: Como solar?

Mensagem por kouros Ter Fev 17 2015, 09:04

Nao deves ter estado atento nessa aula :p
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 2 Empty Re: Como solar?

Mensagem por PedroGRock Qui Fev 19 2015, 06:00

entao explica me uma coisa. estas a solar em C natural. uma progressao simples tipo C Am Dm G. nao vamos entrar por improvisaçoes modais nem merdas dessas.  

de forma habitual, o fim da back track fica com um C a soar. tas a solar muito bem e aterras na 7ª (Si portanto) se quiseres acabar o teu solo na tónica (Dó portanto), estando em Si tens várias opções, slide, hammer on ou BEND DE MEIO TOM. na minha terra, qualquer escala natural tem MEIO TOM da 7ª para a 8ª. nao podes passar da 7 para a 8 com um simples bend de MEIO TOM??

Se calhar estou enganado e andei a ser enganado todos estes anos...

pensa nisso dcampus Wink


EDIT: há um guitarrista, conhecido no panorama mundial, (que agora nao me lembro o nome, mas hei de procurar edepois meto aqui) que utiliza a guitarra "desafinada" cerca de 1/4 ou 1/3 abaixo. Os musicos com quem ele toca usam os instrumentos com afinação standart "perfeita". a questao aqui é que ele faz ligeiros bends em todas as notas que dá (solos e acordes) de forma ficar afinado com o resto da banda. sabes o que ele consegue com isto? mais expressividade e soa como ninguém soa.

Pode por outra questão, nao saberes fazer bends de meio tom (leia-se, mau ouvido)

Este "puto" faz ai uns quantos bends de meio tom e nenhum me soa mal. alias, ele faz o tal bend da 7 para a 8 e soa fenomenal. ele esta em A, for record.



Última edição por PedroGRock em Qui Fev 19 2015, 06:25, editado 1 vez(es)
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 2 Empty Re: Como solar?

Mensagem por kouros Qui Fev 19 2015, 06:21

Opa, o outro gajo é que não sabe o que diz.

De qualquer forma tu também tens aí umas confusões com a teoria, com a utilidade e proveniência da mesma... nota-se que às vezes baralhas as coisas e tentas justificá-las na tua cabeça com casos particulares, isso dá sempre "merda".
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 2 Empty Re: Como solar?

Mensagem por PedroGRock Qui Fev 19 2015, 06:24

sim, a teoria nao é o meu forte, de longe xD

reparei agora que mandei uma calinada no post anterior "Pull On"??!! que raio de tecnica é essa que nao conheço? xD

já agora, elucida me lá onde fiz confusão kouros
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 2 Empty Re: Como solar?

Mensagem por kouros Qui Fev 19 2015, 06:41

No geral fazes a confusão que muita gente faz, especialmente os anti-teoria.

Qualquer coisa pode ter teorias e qualquer pessoa pode criar teorias sobre coisas, música não é excepção.

A teoria musical tem muita coisa que são convenções (nome das notas, forma de contar intervalos, etc) mas tu podes fazer como quiseres, desde que te faça sentido... agora entender teoria como regras, isso está completamente errado. Não há obrigação nenhuma de meter determinado acorde a seguir de outro, se entendes as teorias que lês como conjunto de regras, então estás a ler mal.

No máximo tens um conjunto de observações que te irão ajudar a escrever música num determinado género...e mesmo assim não são regras, apenas um conjunto de observações sobre algo que acontece frequentemente nesse género.

kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 2 Empty Re: Como solar?

Mensagem por Aqualtis Qui Fev 19 2015, 07:15

Sim, mas de qualquer maneira não estou a ver onde o Pedro errou na sua explicação!?

Mas se quiseres ir mais longe tens 12 (notas/sons) que podes usar como quiseres!
Aqualtis
Aqualtis
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 193
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Várias, mas nunca demais
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 2 Empty Re: Como solar?

Mensagem por kouros Qui Fev 19 2015, 07:20

Eu disse "o outro gajo".

Não tens só 12, até tens bem mais do que isso mas não é esse tipo de pensamento que vai ajudar alguém a conceptualizar sons e tirar conclusões para utilizar em situações futuras.. é precisamente para isso que se criam teorias.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 2 Empty Re: Como solar?

Mensagem por ggx2 Qui Fev 19 2015, 08:30

É verdade que a teoria estabele muitas convenções, no entanto há um mundo de cálculo matemático e de física a suportar toda esta teoria.
Por outro lado o uso e o costume educam o ouvido e o gosto.
O que hoje soa "bem" (quer seja ao ouvido, à visão ou qualquer outro tipo de perceção) ao comum do ouvinte, se calhar à 2 séculos no passado era considerado uma agrassão sonora (que o digam alguns dos grandes nomes clássicos :-o ´)
Tudo faz sentido.
É necessário estudar quer a teoria quer a prática/execussão e expressividade.
ggx2
ggx2
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 184
Idade : 59
Localização : lisboa
Guitarra : várias
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 2 Empty Re: Como solar?

Mensagem por Waltheer Qui Fev 19 2015, 08:30



Ou então E em B sem C... works everytime
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 2 Empty Re: Como solar?

Mensagem por kouros Qui Fev 19 2015, 08:37

ggx2, right on the money.


O problema maior é que a malta procura sempre o comprimido mágico ou o truque para aprender só "o bocadinho que interessa" de teoria mas não se apercebem que isso é como querer fazer exercício para combater a obesidade mas... sem mexer um músculo.


Teoria serve para compreender melhor o que já foi feito e para nos guiarmos naquilo que fazemos, para escrevermos o nosso próprio mapa.

Muitos fartam-se de tocar e dizem que não evoluem... tocar guitarra ajuda tanto na criatividade como a teoria ajuda os dedos. Como sempre, é tudo uma questão de contexto.


Conselho útil: leiam e aprendam sobre música, durante uns tempos evitem tudo o que diz "para guitarra".
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 2 Empty Re: Como solar?

Mensagem por Thomasyoung Qui Fev 19 2015, 14:18

Como solar ?!?!?!?!??!
Para mim é saber as escalas e os modos para poder improvisar alguma coisa de jeito, não sou nenhum Frank Gambale ou Steve Vai ou muitos outros conhecidos, mas tento que haja harmonia na medida do possível, é claro que ter aulas ajuda bastante, e noto isso bastante em mim desde que comecei a ter aulas.

Aqui está o que gravei hoje, na descontração sem grandes alaridos ou speed na palhetada.
Thomasyoung
Thomasyoung
Guitarrista viciado

Post Count : 993
Idade : 45
Localização : Oeiras
Guitarra : Fender Stratocaster Standard AM - Schecter Banshee 6 FR Passiva - Ibanez EX170 LBK - Fender Telecaster MIM - Fender Sonoran SCE - Hagstorm Super Swede - Fender Squier Classic Vibe 50s - Walden G3030CE - Ortega RCE159MN-L
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 04/01/2013

https://www.youtube.com/user/thomasyoung1978

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 2 Empty Re: Como solar?

Mensagem por Aqualtis Sex Fev 20 2015, 03:23

Não tens só 12, até tens bem mais do que isso mas não é esse tipo de pensamento que vai ajudar alguém a conceptualizar sons e tirar conclusões para utilizar em situações futuras.. é precisamente para isso que se criam teorias. escreveu:

Se contares com as várias oitavas das mesmas notas é óbvio que tens mais, mas para os métodos/estudos convencionais existem apenas estes. Se assim não for podias ter mais um pouco de trabalho a escrever e podias partilhar com o pessoal.

O ggx2 escreveu é a pura verdade e muito bem sintetizada, mas para mim a frase chave é " Por outro lado o uso e o costume educam o ouvido e o gosto." ao fim ao cabo acaba por condicionar na arte de criar. Eu gostava de assistir as primeiras audições de determinados estilos que hoje são comuns mas que à época seriam uma "inovação", gostava de ver o que determinados critico disseram sobre os "atropelamentos" as regras da época?
Aqualtis
Aqualtis
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 193
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Várias, mas nunca demais
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 2 Empty Re: Como solar?

Mensagem por ggx2 Sex Fev 20 2015, 04:41

Basketball very nice Thomasyoung
ggx2
ggx2
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 184
Idade : 59
Localização : lisboa
Guitarra : várias
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 2 Empty Re: Como solar?

Mensagem por kouros Sex Fev 20 2015, 06:38

Nao tem absolutamente nada a ver com oitavas.

Se estudares algo sobre musica e a sua historia tambem encontras respostas para isso.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 2 Empty Re: Como solar?

Mensagem por Aqualtis Sex Fev 20 2015, 06:48

Não digo que não tenhas razão, mas como o costume o que estás a dizer "são postas de pescada", tem lá mais um bocado de trabalho e partilha essas "horas de estudo" com o pessoal.
Aqualtis
Aqualtis
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 193
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Várias, mas nunca demais
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 2 Empty Re: Como solar?

Mensagem por kouros Sex Fev 20 2015, 07:00

Postas de pescada? Atitude um bocado idiota por parte de alguém que supostamente quer aprender alguma coisa.

Ok, desculpa lá então... faz de conta que não disse nada e nem te dês ao trabalho de pesquisar seja o que for, pede sempre tudo já mastigado.


Além do mais já aqui falei dessas coisas inúmeras vezes, não me sinto na obrigação de estar sempre a repetir.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 2 Empty Re: Como solar?

Mensagem por Aqualtis Sex Fev 20 2015, 07:35

Obrigado na mesma.....!

E não julgues os outros pelo realidade que conheces .... só acho contraproducente fazer determinadas afirmações e depois não as justificar de alguma forma. Mas de facto não és obrigado a explicar nada, mas também não estejas a passar a mensagem (sim que é a sensação que me dá, e acredito que a outros também) que sabes sempre tudo e que outros são uns preguiçosos que querem apanhar uma coisa aqui e ali e que não percebem nada disso.

Para mim é claro, na teoria musical actual, e isso verifica-se numa guitarra, piano etc, tens 12 sons (e respectivas oitavas) para explorar (basta contar as teclas existentes entre oitavas).

Cool

Aqualtis
Aqualtis
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 193
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Várias, mas nunca demais
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 2 Empty Re: Como solar?

Mensagem por kouros Sex Fev 20 2015, 07:39

Se é assim que queres...

Estás a afirmar isso das 12 notas... então prova lá isso. Não estou a ver aqui provas nenhumas, só postas de pescada.


(Faz um favor a ti mesmo e começa a estudar isso que disseste que seria interessante saber. Não serve de nada estares a descobrir isso aos bocados através de outras pessoas.)



Já agora vai contar as notas num violino ou violoncelo, depois diz-me se a tua teoria se mantem.



kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 2 Empty Re: Como solar?

Mensagem por Aqualtis Sex Fev 20 2015, 08:04

Eu não inventei nada, aprendi (e muito me falta saber), suportei a minha afirmação em dois instrumentos que o pessoal conhece bem. Cada instrumento é um instrumento pode não ter teclas ou trastes, a divisão física pode não estar lá, mas são concebidos para reproduzir essas mesmas 12 notas/sons/frequências, e isso aplica-se ao violino, ao contrabaixo,baixo eléctrico fretless, flauta, trompete, etc. Como já foi referido posteriormente a teoria está assente e comprovada com formulas matemáticas e é o que é valido para aprendizagem, mas isso não quer dizer que não haja sempre que "pense a frente" e procure além do que está escrito, e isso verifica-se na história da música (também já referido aqui), felizmente é uma área em evolução, mas para quem nada ou pouco sabe o melhor será não ir por aí.

Aqualtis
Aqualtis
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 193
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Várias, mas nunca demais
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 2 Empty Re: Como solar?

Mensagem por kouros Sex Fev 20 2015, 08:09

Se fosses procurar saber as coisas evitavas estar a falar do que não sabes e tornavas-te uma pessoa mais informada e esclarecida. Como não te posso obrigar e mesmo assim já insisti bastante, fico por aqui.


Portanto apesar de ser possível na prática tocar muito mais do que 12 notas e até mesmo em diferentes divisões e de existirem inúmeros géneros que utilizam mais de 12 notas (até o blues utiliza quartos de tom), tudo isso está errado porque até agora só leste sobre 12 notas iguais?

Hmm, faz sentido...


Tens razão.


edit: Não basta meter matemática nas coisas para dizer que estão justificadas. Sabes para que serve essa matemática? Na verdade até nos diz é que o sistema de divisão em 12 é desafinado. Apenas utilizamos 12 notas por comodidade, é um trade off.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 2 Empty Re: Como solar?

Mensagem por Aqualtis Sex Fev 20 2015, 08:26

Mais uma vez obrigado na mesma, mas em vez da boca dissesses! "estou a ver que desconheces os acidentes microtonais, é como se classifica os acidentes de quarto de tom", são pouco comuns na música ocidental, onde o sistema temperado foi adaptado quase por absoluto.

hmm, faz sentido.....

Aqualtis
Aqualtis
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 193
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Várias, mas nunca demais
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 2 Empty Re: Como solar?

Mensagem por kouros Sex Fev 20 2015, 08:31

Chamar-lhe acidentes microtonais é uma teoria como qualquer outra, eu nunca sequer lhe chamei isso porque se são microtonais já se está a implicar tonalidade, ou seja, o ponto de vista tonal (coisa que pode nem interessar nada para o assunto).


Eu nunca digo "isto é assim", apenas digo "isso não é bem assim, vai explorar isso melhor". Simplesmente sou contra o "é assim porque alguém disse e eu confio", não é por uma questão de preguiça.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 2 Empty Re: Como solar?

Mensagem por ggx2 Sex Fev 20 2015, 08:43

flower para mim esses 12 sons são apenas uma escala, neste caso a "cromática" e no caso de instrumentos temperados com os sons dividos de acordo com esta regra/convenção "temperada".
Há muitas outras escalas, divisões , regras de aplicação.
Julgo que instrumentos não temperados (violino/outros) se adaptam a este sistema, mas a sua filosofia é algo diferente ( mas não percebo nada deste assunto) .
A guitarra tem esta caracteristica, é um instrumento muito versátil, com algumas técnicas permite de alguma forma "quebrar" esta "regra" do temperamento (já o piano p.ex acho que não o permite)
Let´s chill out anf play some music pls
ggx2
ggx2
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 184
Idade : 59
Localização : lisboa
Guitarra : várias
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 2 Empty Re: Como solar?

Mensagem por kouros Sex Fev 20 2015, 08:48

O piano dá se o afinares préviamente para isso (podes afinar cada tecla/corda individualmente, portanto faz sentido).

Na guitarra é que é mais complicado porque básicamente só o vais conseguir fazer pontualmente e de forma maioritáriamente melódica... a intonação também não será das melhores, acho que até é preferível uma guitarra fretless para uma situação destas Laughing
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 2 Empty Re: Como solar?

Mensagem por ggx2 Sex Fev 20 2015, 09:13

Ok, mas no piano será uma alteração de afinação "fixa" .
Nessa lógica tb podes afinar uma guitarra com p.ex afinação natural, ou por 5 justas, outro.
Espero não estar a dizer nenhuma "kalinada"
affraid
ggx2
ggx2
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 184
Idade : 59
Localização : lisboa
Guitarra : várias
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 2 Empty Re: Como solar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos