ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

+8
LuisFilipe
MKordeiro
slasheduff
SergioPt
JIPI
Kaz
jota jota
Ze Manel
12 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Empty Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

Mensagem por Convidad Qui Jan 28 2010, 15:37

Desde que toco guitarra, sempre fui fraco com as escalas, posso sabe-las, mas não sei como as usar. Como é que uma escala me pode ajudar a fazer um solo? scratch Se possivel indiquem-me uma lição por aqui que tenha isso, eu procurei, mas não consegui encontrar :s
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Empty Re: Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

Mensagem por Ze Manel Qui Jan 28 2010, 15:39

Tambem me dava jeito isso Neutral

Tambem ainda nao atino bem que escala devo usar para uma sequência de acordes
Ze Manel
Ze Manel
Guitarrista dedicado

Post Count : 626
Idade : 31
Localização : Ribeirao, V.N.F - Braga
Guitarra : Squier affinity (in Modding) / Fender Sonoran California SCE / Classica Stagg
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Empty Re: Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

Mensagem por jota jota Qui Jan 28 2010, 15:42

Ha muita informação no forum! Sempre podes usar a caixa de busca por cima das imagens das bandas!

Consulta:

http://www.guitarradas.com/tutoriais-tecnicas-licoes-etc-f7/que-escalas-t1754.htm?highlight=escalas

http://www.guitarradas.com/tecnicas-dicas-etc-f16/duvida-escalas-t1496.htm?highlight=escalas

http://www.guitarradas.com/tecnicas-dicas-etc-f16/escalas-naturais-t1704.htm?highlight=escalas

http://www.guitarradas.com/teoria-musical-f12/escalas-exoicas-t1336.htm?highlight=escalas

http://www.guitarradas.com/tecnicas-dicas-etc-f16/velocidade-dicas-sobre-escalas-t1297.htm?highlight=escalas

http://www.guitarradas.com/teoria-musical-f12/escalas-pentatonicas-t1272.htm?highlight=escalas

http://www.guitarradas.com/teoria-musical-f12/escalas-maiores-t1137.htm?highlight=escalas

http://www.guitarradas.com/tutoriais-tecnicas-licoes-etc-f7/escalas-de-guitarra-para-todos-os-gostos-t455.htm?highlight=escalas

http://www.guitarradas.com/teoria-musical-f12/modos-gregos-t1140.htm?highlight=modos
jota jota
jota jota
Moderador

Post Count : 2192
Idade : 34
Localização : Beja
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 19/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Empty Re: Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

Mensagem por Kaz Qui Jan 28 2010, 15:43

Ganda JOTA JOTA!
Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Empty Re: Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

Mensagem por jota jota Qui Jan 28 2010, 15:44

lol! lol! lol!
jota jota
jota jota
Moderador

Post Count : 2192
Idade : 34
Localização : Beja
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 19/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Empty Re: Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

Mensagem por Ze Manel Qui Jan 28 2010, 16:10

Por acaso ate usei mas nao me foi la Neutral

thanks Fixe
Ze Manel
Ze Manel
Guitarrista dedicado

Post Count : 626
Idade : 31
Localização : Ribeirao, V.N.F - Braga
Guitarra : Squier affinity (in Modding) / Fender Sonoran California SCE / Classica Stagg
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Empty Re: Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

Mensagem por Convidad Qui Jan 28 2010, 16:10

KAz, vi o teu video onde ensinas as posições relativas, está muito porreiro mesmo. Mas não percebi uma coisa aquelas posições só são válidas para menores?
E outra coisa as posições variam ao longo do braço? ou posso usar diferentes posições todas a começarem no mesmo tom (sol, 3 traste, 1ª corda por exemplo?)
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Empty Re: Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

Mensagem por Kaz Sex Jan 29 2010, 02:17

sim, aquelas escalas são as menores.
e podes usar para qualquer nota, desde que movas a escala para o ponto no braço onde (em termos relativos) a nota está no sitio certo. isto escrito soa bué mal. espera

tas a ver a primeira forma? a primeira nota na corda grossa é a tónica, a nota que tá o tom.
na primeira forma da pentatonica de sol menos por exemplo é sol.
desde que essa primeira forma, comece na nota sol, então tás safo.

eu ja ando a querer fazer um segundo video, pode ser que agora seja motivação para o fazer. só preciso de arranmjar um tripé para a maquina.
Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Empty Re: Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

Mensagem por Convidad Sex Jan 29 2010, 07:27

OK, explicas bem pah xD

Outra coisa, se por exemplo quiser fazer pentatonica em Do do 3º espaço, corda La. Começo por exemplo na 1ª posição que dizes no video, começo a partir desse do já com o 1 e 3 ( posições relativas) ou 1 e 4 ?

Não sei se me exprimi bem, mas outro exemplo, Quero fazer pentatonica de Si, mas não quero o Si da corda Mi, quero o Si da corda Lá, 2º espaço. Começo como ?


Em relação a fazeres outro video, era mesmo porreiro, e acho que o resto do pessoal por ai é da mesma opinião. Tripé?? Metes a câmara em cima de uma mesa xD



Já agora deixo aqui o 1º video do Kaz, para quem nunca viu e está interessado, acreditem, dá um jeitão! Very Happy
<object width="320" height="265"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/a1s3KR3t4Xs&hl=pt_PT&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/a1s3KR3t4Xs&hl=pt_PT&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="320" height="265"></embed></object>
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Empty Re: Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

Mensagem por Kaz Sex Jan 29 2010, 07:37

nesse video que tens aí, repara nas notas vermelhas no braço da guitarra. são as tonicas. para teres a tonica na corda lá, so tens que porcurar uma forma que tenha a tonica na corda lá, e uza-la.
Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Empty Re: Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

Mensagem por Convidad Sex Jan 29 2010, 07:50

Ahh. :p E agora como transformo isto num solo ? Tenho por exemplo acordes, Do - Fa - Do -Sol- Lam - Fa , como sei que escala aqui fica bem e como a uso aqui? :s Não tenho pressa em respostas já agora Wink
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Empty Re: Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

Mensagem por Kaz Sex Jan 29 2010, 08:46

practice practice practice! há de chegar ao ponto em que conheces a escala, e podem mentalmente criar a melodia.
Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Empty Re: Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

Mensagem por JIPI Sex Jan 29 2010, 10:23

há alguma escala boa para misturar com pentatonica menor de mi?
JIPI
JIPI
Guitar Hero

Post Count : 1128
Idade : 27
Localização : Estarreja
Guitarra : Stagg G300
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Empty Re: Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

Mensagem por SergioPt Sex Jan 29 2010, 10:35

Dependendo do contexto eu gosto de misturar com a pentatonica maior e algumas notas do modo dorio
SergioPt
SergioPt
Guitar Legend

Post Count : 2030
Idade : 36
Localização : Gondomar
Guitarra : Fender Stratocaster+Hagstrom Viking+Squier CVC+Ovation cdx44
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Empty Re: Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

Mensagem por Convidad Sex Jan 29 2010, 14:39

Ya depende bue do contexto eu misturo com varias escalas misturo com o modo eolio, com o modo dorico e com a harmonica menor por exemplo.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Empty Re: Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

Mensagem por slasheduff Sex Jan 29 2010, 15:01

se calhar vai sair daqui uma grande parvoice mas pronto, se tu sabes as escalas já sabes a base, a escala simplesmente indica por onde podes andar naquele tom, tu até podes criar um solo sem escalas, se te soar bem, estás com certeza a seguir uma escala, agora com as notas da escala, usa-as para criares o teu próprio solo, dentro do tom, em vez de andares a procura do que te soa bem ou mal, ja sabes a escala para aquele tom, ja tens as coisas facilitadas
slasheduff
slasheduff
Guitar Hero

Post Count : 1103
Idade : 29
Localização : Queluz/Monte Abrãao
Guitarra : Vintage V100 + Sherwood Acústica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/04/2009

https://www.youtube.com/user/1MrSlash1/videos

Ir para o topo Ir para baixo

Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Empty Re: Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

Mensagem por Convidad Dom Jan 31 2010, 12:56

Obrigado a todos os que responderam, isto sempre foi uma cena que me dava cabo da cabeça.

Já agora Kaz, sempre vais para a frente com o segundo video? xD
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Empty Re: Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

Mensagem por MKordeiro Sáb Mar 06 2010, 12:46

eu costumo misturar a pentatonica menor com a maior
MKordeiro
MKordeiro
Guitarrista de garagem

Post Count : 425
Idade : 28
Localização : Tondela
Guitarra : Washburn HB-30
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 04/03/2010

https://www.youtube.com/user/MusicHungryMan

Ir para o topo Ir para baixo

Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Empty Re: Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

Mensagem por Convidad Sáb Mar 13 2010, 10:25

AS ESCALAS É BOM SABER, MAS TAMBEM É PRECISO SABER QUAL A ESCALA QUE SE DEVE USAR,COM OS ACORDES COM QUE FASEMOS A MUSICA.
EU APRENDI ASSIM...
1-MAIOR 7
2-MENOR 7
3-MENOR 7
4-MAIOR 7
5-7
6-MENOR 7
7-DEMINUTA
8-MEIO DEMINUTA
O QUE NOS EMTRAÇA SABER É O ACORDE 7
EX:A-7,EM7,B7,DM7
O ACORDE 7 QUE AQUI TEM É O SI 7 FICA NA POSIÇÃO 5
DEPOIS DO SI,DÓ(NÃO USAMOS)RÉ( TEMOS)DM7 FICA NA 1ªA POSIÇÃO.
E MI MAIOR 7 FICA NA 4 POSIÇÃO,FA NÃO TEM,SOL NÃO TEM
E O LA-7 FICA NA 6.
NESTE CASO TEMOS A ESCALA DE RÉ MAIOR(PODE SER PENTATÓNICA,DIAT.ETC, OU A RELATIVA ) PARA FASER SOLOS
É A NOTA QUE SE EMCONTRA EM 1ºLUGAR.

ACHO QUE ESTE ESQUEMA NÃO É DIFICIL.

www.myspace.com/markoaraujo
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Empty Re: Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

Mensagem por Convidad Dom Mar 14 2010, 12:29

só sei fazer a escala de sol maior.
alguem me dá um bom site ou uns bons videos para isso ?
maiores e menores.
vou ver as do kaz Wink
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Empty Re: Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

Mensagem por Convidad Dom Mar 14 2010, 14:43

www.gosk.com Aqui não tens só escalas, tens acordes e arpejos Wink
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Empty Re: Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

Mensagem por Convidad Dom Mar 14 2010, 15:13

obrigada, vou ver Smile
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Empty Re: Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

Mensagem por Convidad Sex Mar 19 2010, 17:08

Ribeiro escreveu:www.gosk.com Aqui não tens só escalas, tens acordes e arpejos Wink

muito bom,este ex:do Ribeiro Usar as Escalas para solar [DUVIDA] 373466
mas vou dar uma ajuda como saber as escalas,Maiores,menores(vou ver se dá para explicar)!!!
(escalas maiores diatonicas)


---1----2-----3----4----5-----6-----7 ..... GRAUS
C----D----E-----F----G----A-----B-----C ..... NOTAS MUSICAIS(DO,RE,MI,FA,SOL,LA,SI)
...1..... 1.... 1/2.....1......1......1......1/2.............. ESTA É A ESCALA DE DÓ MAIOR, A ESCALA MUDELO DE TODAS AS ESCALAS.
TEMOS UMA REGRA,COMO ESCALA MUDELO É RESPEITAR OS TONS NOS SEUS GRAUS.
NO 3 GRAU É MEIO TOM,7 GRAU MEIO TOM.
----------------------------------------------------- DE RE MAIOR-------------------------------------------------------
----1-----2-----3------4------5-----6------7
D-----E-----F#-----G-----A-----B-----C#------D
....1.......1........1/2......1.......1.......1.........1/2

a escala relativa de dó maior é a de lá menor

como temos que respeitar os tons nos seus graus ai esta´a escala de ré maior diatonica AI SE APLICA OS (#)sustenidos e bemois(b).(podem fazer este ex:em casa para todas as escalas)escalas Maiores
depois disto temos as 5 formas, tem um video por ai das formas,( mas em pentatonicas)
-----------------------------------------------------pentatonicas-------------------------------------------------------
para as pentatonicas maiores eliminar o 4ªnota (fa) e 7ª(si) desta escala modelo de dó maior,e em todas as escalas( 4ª,7ª).
nas menores é eliminado as 2ªnota(si) e a 6ª(fa)na de la menor que passa a ser pentatonica com a eleminação destas.em todas as escalas é a 2ª,6ª

pratiquem.
Usar as Escalas para solar [DUVIDA] 373466


Última edição por markoaraujo em Sex Mar 19 2010, 19:03, editado 1 vez(es)
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Empty Re: Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

Mensagem por Kaz Sex Mar 19 2010, 18:14

eu hoje estive a fazer um "bídio" sobre a utilização de "caixas" nao sei se é este o termo, na pentatonica menor, e como as uso para improvisar.

a ver se coloco isso online rapidamente.
Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Empty Re: Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

Mensagem por Convidad Ter Abr 06 2010, 16:10

Kaz escreveu:nesse video que tens aí, repara nas notas vermelhas no braço da guitarra. são as tonicas. para teres a tonica na corda lá, so tens que porcurar uma forma que tenha a tonica na corda lá, e uza-la.

Boa noite. Eu vi o vídeo, e reparei que escolheu o exemplo do Fá por ser o primeiro a aparecer no braço, mas eu tenho a ideia de que o primeiro a aparecer é o Mi, ou seja:

mi---------------------0--3---
-----------------0-3---------
-------------0-2-------------
---------0-2-----------------
-----0-2---------------------
MI-0-3------------------------

Estou correcto? Se não peço desculpa. Bom vídeo, há poucas pessoas com esse espirito por cá e é uma boa iniciativa! Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Icon_biggrin

IN-TOPIC: Uma boa forma de te "relacionares" melhor com uma escala, é brincando com ela Smile vou utilizar aqui o exemplo da escala pentatónica de Fá, aqui tens um exercício engraçado:
mi---------------------------------------------------------1---1-4-1-4-1----
---------------------------------------------1---1-4-1-4---4--------------
---------------------------------1---1-3-1-3---3--------------------------
---------------------1---1-3-1-3---3--------------------------------------
---------1---1-3-1-3---3--------------------------------------------------
MI-1-4-1-4---4--------------------------------------------------------------

e podes usar este modo de progredir numa escala em todas (que se chama "um padrão melódico").

Não sei se já citaram este site aqui, mas o myguitarsolo.com é muito bom, tem tudo!

Espero ter ajudado!
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Usar as Escalas para solar [DUVIDA] Empty Re: Usar as Escalas para solar [DUVIDA]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos