ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como solar?

+22
Scorp
edybar
Velut Umbra
Slider56
AndréRibasRNE
mpexus
bytewax
Oinemra Osodrac
RenatoGeorge
acknowledgement
Thomasyoung
Ajcfernandes
ggx2
dcampus
PedroGRock
gawain85
Waltheer
Aqualtis
Karasthan
lore
kouros
LBlackMoon
26 participantes

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Como solar? - Página 5 Empty Re: Como solar?

Mensagem por Slider56 Sex Jan 29 2016, 07:18

Aqualtis escreveu:Pq "nós" temos sempre a mania de que aquilo que "nós" ouvimos é que é bom, o resto ou é merda ou é mau Smile Todos fazemos isso. escreveu:

Olha que não faço isso, por vezes até ouço coisas que não gosto particularmente, mas ás quais lhes reconheço qualidade musical (seja composição, originalidade, execução, etc). Obrigo-me a sair fora da minha zona de conforto para ouvir coisas novas (outras nem tanto) e diferentes.
Em todos os estilos existem músicas que são interessantes e boas, não é por se tocar um determinado estilo que vai ser tudo bom ou tudo mal ou chapa 5 , interessante, difícil...


Comigo passa-se exactamente o mesmo;tenho os meus artistas e géneros de eleição,de que sempre gostei e tento aprender ao máximo com eles,mas também saio muitas vezes da minha área de conforto e procuro aprender alguma coisa com os outros,os que me dizem pouco ou nada.De uma maneira ou de outra,sempre se aprende alguma coisa e vai-se evoluindo! Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 5 Empty Re: Como solar?

Mensagem por ggx2 Sex Jan 29 2016, 09:46

Por essa razão é que cada vez menos surgem verdadeiras inovações (embora todos os dias nos vendam "the next big think"). Tudo é cada vez mais uniforme e mainstream e os inovadores cada vez mais relegados para circuitos alternativos e herméticos.
Os atualmente donos disto tudo sabem disso e apenas apostam em produzir e divulgar aquilo que é standard, ou seja " o produto" ou "género que sabem que está na zona de conforto da multidão (nós é que, para satisfação do nosso ego, gostamos de pensar que ainda contamos como individuos). Isto é como os sabonetes. Se agora o que estiver a dar são os cor de rosa com cheiro a lavanda, todos vão fabricar este produto no entanto apregoando aos sete ventos que é o mais bem cheiroso e mais rosa de todos.
By the way algum contributo para a arte do bem solar?
ggx2
ggx2
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 184
Idade : 59
Localização : lisboa
Guitarra : várias
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 5 Empty Re: Como solar?

Mensagem por kouros Sex Jan 29 2016, 09:53

Não sei de que é que te queixas... só vês TV e ouves rádio se quiseres, na era em que vivemos só papa grupos da indústria quem quer.

Culpar os géneros é no mínimo ridículo... estás a misturar o cu com as calças.. já agora podias incluir o "solar" nisso e dizeres "tudo é música, não sei porque é que fazem distinções entre refrão, verso, solo, etc... a culpa é do sistema!!".
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 5 Empty Re: Como solar?

Mensagem por Aqualtis Sex Jan 29 2016, 09:58

verdade..
Aqualtis
Aqualtis
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 193
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Várias, mas nunca demais
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 5 Empty Re: Como solar?

Mensagem por Velut Umbra Sex Jan 29 2016, 15:02

Os inovadores destacam-se sempre, mainstream ou não.
Blues, rock, grunge, não eram mainstream até que se tornaram.
Se calhar daqui a uns anos, tens um Alguém Carreira a cantar doom-death-atmosférico porque entretanto se tornou popularizado...
Velut Umbra
Velut Umbra
Guitar Hero

Post Count : 1282
Idade : 46
Localização : Cascais
Guitarra : Maison Flying V FV500, Harley Benton DIY Flying V, Squier Hello Kitty Stratocaster, Ibanez RX170d
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 5 Empty Re: Como solar?

Mensagem por ggx2 Seg Fev 01 2016, 03:30

queixar? Estou apenas a provocar!
A ver se se fala mais de musica e menos de gadjets, mods, guitarras abonecadas e o meu pedal é melhor do que o teu! lolololol
ggx2
ggx2
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 184
Idade : 59
Localização : lisboa
Guitarra : várias
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 5 Empty Re: Como solar?

Mensagem por Aqualtis Seg Fev 01 2016, 05:18

Isso depende da maneira como "vês" e te "envolves" na música. Opiniões, métodos há muitos....

há aqueles que passam a vida a "estudar" e não conseguem desenvolver, e outros que nos deixam de queixo no chão....e outros que com os poucos recursos se mexem bem....e surpreendem

Para mim um solo têm de ter "momentos" como as músicas, pode ser rasgado, mas ter algum espaço para "respirar" e ser mais melódico, e outros momentos de loucura, tudo depende do que a música "pedir", (agora a parte polémica) ir menos pelo exibicionismo ou pelos exercícios estudados.....
Aqualtis
Aqualtis
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 193
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Várias, mas nunca demais
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 5 Empty Re: Como solar?

Mensagem por kouros Seg Fev 01 2016, 06:45

É difícil fazer com que um simples solo soe mal se a pessoa tocar de acordo com o que já está na base.

Isso de se pegar numa escala e passeá-la porcima de um conjunto de acordes não é suposto ser encarado como método para solar, é apenas um resumo da sonoridade geral.


Querer improvisar solos antes de se adquirir a capacidade de reconhecer pelo menos alguns intervalos chave é andar a perder tempo. Quem não consegue compôr um solo também não o consegue improvisar.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 5 Empty Re: Como solar?

Mensagem por Aqualtis Seg Fev 01 2016, 09:07

concordo......

os primeiros solos devem ser curtos (em duração) , com a prática é ir aumentando o nº de compassos.
Aqualtis
Aqualtis
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 193
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Várias, mas nunca demais
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 5 Empty Re: Como solar?

Mensagem por kouros Seg Fev 01 2016, 09:22

A minha sugestão seria começar por um acorde estático (M, m, meter as 7as mais tarde, etc) e tocar à volta do arpejo, não da escala.

Depois passar a progressões de 2 acordes, mais tarde treinar dominantes (V - I por exemplo)..etc.

Quando a sonoridade diatónica já estiver bem enraizada, aí já se pode voltar a um acorde e começar a aplicar modos, modos esses que também não devem ser vistos como escalas mas sim como "arpejo do acorde + notas extra".

Isto são apenas os rudimentos para se irem abrindo os ouvidos, depois disso há muita coisa específica, muito conceito que irá gerar a bagagem de quem quer solar (licks, sequências, "embelezamentos", notas de passagem, etc etc).

Tocar shapes e teoria não leva a lado nenhum, contribui apenas para a destreza física mas a consciência musical será nula e muito à base do "apalpão".

Alguém que ache que a solução são as escalas e "que notas tocar" está completamente enganado. Mais importante do que "o que tocar" é o "onde/quando tocar"... mas quando se fala em ritmo toda a gente pensa em tocar riffs na guitarra ou em bateristas.

Como costumo dizer, não há nada de errado com o noodling, o único problema é quando se confunde isso com a arte de improvisar (compôr em tempo real).


Última edição por kouros em Seg Fev 01 2016, 11:23, editado 1 vez(es)
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 5 Empty Re: Como solar?

Mensagem por ggx2 Seg Fev 01 2016, 10:01

Em ref em algumas dicas (válidas), no entanto não sei se concordo totalmente em restringir ou limitar.
Há diferentes tipos de musicos e abordagens. Cada personalidade é unica e não desvalorizo (ou sobreponho) cada uma delas.
Há quem seja mais visual e funciona bem, Há quem seja mais auditivo (armónicamente e/ou melódicamente ) e funciona . Há quem seja mais intuitivo e há quem seja mais racional.
Não serão todos caminhos válidos a explorar ?
ggx2
ggx2
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 184
Idade : 59
Localização : lisboa
Guitarra : várias
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 5 Empty Re: Como solar?

Mensagem por ggx2 Seg Fev 01 2016, 10:09

Não há nada de errado no noodling ou em aprender escalas (antes de correr é necessário caminhar).
Ainda antes de caminhar há um caminho a fazer e isso vejo que por vezes é esquecido. Tocar bem e com bom som, bem como aprender a escutar e a saborear e com os as tecnicas corretas e não ganhar "vicios" é a base para caminhar. Julgo que a "escola" moderna tem esquecido um pouco estes aspetos.
ggx2
ggx2
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 184
Idade : 59
Localização : lisboa
Guitarra : várias
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 5 Empty Re: Como solar?

Mensagem por kouros Seg Fev 01 2016, 10:46

Estás a misturar uma data de coisas e a entender mal o que escrevo.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 5 Empty Re: Como solar?

Mensagem por bytewax Seg Fev 01 2016, 11:20

Kouros foi na mouche. Penso que a principal situação com que a malta se debate é ficar perdido na quantidade de teoria que consome sem conseguir relacionar as coisas de uma forma temporal e lógica. Aquilo que descreveste funciona. Quando andei na escola a aprender, o professor espetou-me com um caderno com tudo e mais alguma coisa. Modos, Pentatónicas, Arpejos, Progressões, Escalas em 3ªs, 6ªs, Triades, etc, etc. Fiquei totalmente confundido até esquecer isso tudo e poder começar de novo de uma forma semelhante ao que postaste.
bytewax
bytewax
Guitarrista dedicado

Post Count : 702
Idade : 46
Localização : Barra - Aveiro
Guitarra : Tele AS | Classic Vibe 60 | Yamaha FG730S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 5 Empty Re: Como solar?

Mensagem por acknowledgement Qua Fev 03 2016, 13:35

concordo com o post kouros seria isso o que eu recomendaria acrescentando a obrigatoriedade do metronomo.

e o noodeling obvio nao é solar, muita malta curte ver guitarristas a mastur... no youtube e tenta fazer o mesmo acreditando que estão a chegar a algum lado musicalmente... mas so serve para curtir. (e não tem mal tendo noção)

quando alguém está realmente a estudar/melhorar não está a tocar as mesmas escalas cada vez + rapido ou com cada vez mais malabarismos, esta é a sair da sua zona de conforto para coisas que nao consegue fazer e a adquirir o controlo sobre essas mesmas coisas.

quanto aos estilos acho que é como o slider diz obviamente que ser eclectico é benefico retiramos ideias e inspiração de diferentes fontes.

o shred nao é um estilo proíbido mas só ver isso à frente torna-se uma anedota. se chamar ou se me chamarem guitar hero (entre amigos) consideramos isso ofensa (no gozo) porque ninguém quer fazer figura de enterteiner de circo.

ggx2 isso da malta esquecer o som depende, ha muita malta que trabalha muito o som e nalguns circulos é considerado algo importante. podes conhecer é muita gente que ignora isso.

bytewax acho que o problema aí foi que ele devia ter dado o material ao ritmo que to o dominavas e não ao ritmo que ele gostava que tu dominasses. e se calhar foi um erro focar-se tanto em escalas logo ao inicio. nao te dá grande jeito saber os modos sem perceber de harmonia tonal e função para os aplicares convenientemente tanto para primeiras escolhas ou para usar escolhas alternativas.

aqualtis é muito comum a malta ser exibicionista nos solos, é a hora em que o ego + aperta para a maioria do pessoal. e depois é muito comum a malta querer descarregar aquilo que tanto estudou só para mostrar que consegue. tocar sem isso e de forma honesta como sugeres, é bem mais musical mas bem mais dificil. tem que haver um desapego emocional com a performance, (como o workshop do kenny werner que partilhei noutro tópico explica).
guiares-te apenas pela musica em si, pelo som, esquecendo tudo o resto.
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 5 Empty Re: Como solar?

Mensagem por ggx2 Qui Fev 04 2016, 02:03

Qualquer que seja o método/caminho, sem trabalhinho não há resultados.

Alguns aspetos que julgo valer a pena referir como assuntos basilares (e não só) a não descurar:
Escutar e analisar musica/musicos incluindo de outros instrumentos e àreas.
Desenvolvimento de treino auditivo em diversas vertentes.
Descansar os dedos e ler um livro sobre filosofia indiana a beber um chá de camomila! :-o

PS. Quantas vezes em diferentes àreas questionamos para que serve o que me estão a ensinar e por vezes só mais tarde vimos a dar valor a esse investimento?
ggx2
ggx2
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 184
Idade : 59
Localização : lisboa
Guitarra : várias
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 5 Empty Re: Como solar?

Mensagem por edybar Dom Fev 14 2016, 04:14

Eu aprendi a solar sozinho num meio onde simplesmente não se sabia o que era uma escala e portanto sem o treino clássico. Só para dizer que é possível. Mas se fosse hoje se calhar faria diferente Smile

Eu sugiro, e apenas sugiro:

1. Guardar a eléctrica e pegar numa clássica durante os primeiros tempos. Sim. Cordas de nylon, sem palhetas. Uso dos 4 dedos em ambas as mãos em exercícios simples, "matemáticos" 1234, 4321, 1324, 4231... para cima e para baixo. Primeiro devagar, antes de qualquer coisa, para aquecer os dedos, depois vão acelerando.
2. Metrónomo. As apps são porreiras mas vale a pena comprar um. Todos os exercicios com metrónomo.
3. Fazer bem. Se não conseguirmos fazer bem a 120bpm, por exemplo, baixar o metrónomo e tentar até conseguirmos fazer bem. Subir gradualmente.
3. Não afinar a guitarra sempre. Não vão ter hipótese de a afinar a meio de um solo, pelo que terão que se adaptar, deixar os dedos escorregarem mais um pouco, ou mudar o bend... Conhecer o braço como ele está.
4. Ouvir muito. Treinar o ouvido.
5. Tocar com o CD dos vossos músicos preferidos, mas prestar bem atenção aos tempos e aos detalhes. São esses detalhes que os definem. Qualquer pessoa toca Mark Knopfler ou David Guilmour... será que assim é quando se desliga o CD?
6. Quando treinam um solo, partam-no em pedaços e treinem cada um deles em separado, não deixem para depois algo que não esteja bem. Concentrem-se nessa parte. Dividam essa parte em pedaços mais pequenos se necessário.
7. Guardem as técnicas, as pequenas frases que vão aprendendo nos dedos. Com naturalidade, os vossos solos sairão quando começarem a juntar essas frases ao longo de uma música meramente por instinto.
8. Bebam chá quando tocam. O chá quentinho da caneca aquece as mãos nos momentos de pausa, e relaxa a mente e corpo. O vodka também relaxa, mas acho que não aquece as mãos Smile
9. Esqueçam tudo o que escrevi e façam como vos apetecer.
10. Só para dizer que a pentatónica foi inventada pelos chineses... Eles não brincam com coisas sérias... Exemplos de carreiras feitas à custa desta escala? O Eric Clapton usa-a 95% das vezes...

edybar
edybar
Aprendiz de guitarra

Post Count : 32
Idade : 52
Localização : Mafra
Guitarra : Aceito ofertas...
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 05/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 5 Empty Re: Como solar?

Mensagem por PedroGRock Ter Fev 16 2016, 05:26

Falaste na pentatónica edybar. há muita gente que rebaixa esta escala. mas consegue se sacar coisas interessantes desta escala. o importante é saber o que se faz e o que se quer transmitir cá para fora. saber o que se faz, só vai lá com muito estudo e dedicação. transmitir o que se quer e saber fazer um solo a medida a da musica, já só se vai lá a praticar, praticar, praticar.

Uma coisa muito importante também, no meu ponto de vista, é ouvir muita musica. as vezes ouvem se cenas porreiras, pequenas malhas e assim. é logo que possível ir tirar essas pequenas malhas,se possível, sem recurso a tabs (ou o mínimo possível) assim trabalhamos também o nosso ouvido.

off topic: edybar, já que és de mafra, temos de combinar ai uma jam um dia destes
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 5 Empty Re: Como solar?

Mensagem por kouros Ter Fev 16 2016, 06:36

Se não gostarem da pentatónica menor por exemplo, substituam-na por um arpejo menor de sétima com quarta. Soa muito mais requintado.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 5 Empty Re: Como solar?

Mensagem por bytewax Ter Fev 16 2016, 09:14

a pentatónica é um optimo esqueleto. Adicionando ou retirando notas consegue-se obter variedade, aplicando cromatismos, tons de passagem, etc.
bytewax
bytewax
Guitarrista dedicado

Post Count : 702
Idade : 46
Localização : Barra - Aveiro
Guitarra : Tele AS | Classic Vibe 60 | Yamaha FG730S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 5 Empty Re: Como solar?

Mensagem por ggx2 Qua Fev 17 2016, 09:38

Com efeito a escala pentatónica é muito usada tipicamente em ambiente blues que é um estilo de musica aparentemente simples mas q exige que se coloque a tecnica ao serviço de recursos espressivos para ter bons resultados. Quem não compreende vai ter tendência em exagerar ou a achar que tem que "complicar". Exige mais um virtuosismo expressivo e bom gosto do q propriamente grandes raides escalas acima e abaixo.
PAra além da tradicional penta maior e menor pode-se pensar em pentatónicas extraída a partir de qualquer escala ou modo se facilitar a organização/pensamento.
De todo o modo em regra geral acho que convem perceber /encaixar a escala no enquadramento mais alargada do conhecimento musical e não olhar para ela apenas como uma forma no braço da guitarra.
ggx2
ggx2
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 184
Idade : 59
Localização : lisboa
Guitarra : várias
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 5 Empty Re: Como solar?

Mensagem por kouros Qua Fev 17 2016, 09:55

Blues em La, toca-se a pentatónica de La menor com b5 e ta feito = maior treta já inventada na "teoria guitarrística".

É que basta ouvir qualquer disco de blues para se perceber que não é nada disso mas a malta insiste nessa palermice infundada.

Blues não tem 5 nem 6 notas. Se tocarem uma pentatónica com 3 notas adicionadas já tem mais notas do que numa diatónica.


Tanta confusão com escalas... são meros conceitos de agrupamentos de notas, escalas/arpeggios/acordes é tudo a mesma coisa.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 5 Empty Re: Como solar?

Mensagem por ggx2 Qua Fev 17 2016, 10:06

A sombra muda de posição conforme a localização de origem da luz.
ggx2
ggx2
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 184
Idade : 59
Localização : lisboa
Guitarra : várias
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 5 Empty Re: Como solar?

Mensagem por kouros Qua Fev 17 2016, 10:26

Blues básico: A7 D7 E7

A7: A C# E G
D7: D F# A C
E7: E G# B D

Notas utilizadas: A B C C# D E F# G G# Total: 9 notas


Simples porque tem 5 notas? Hmm.. está bem.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 5 Empty Re: Como solar?

Mensagem por ggx2 Qui Fev 18 2016, 02:22

não percebi kouros.
Podes explicar?
PAra além do que mencionas podem existir outras opções pelo que a contabilidade das notas é bem superior!
Nem todas as notas podem soar bem em cada acorde mencionado.
ggx2
ggx2
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 184
Idade : 59
Localização : lisboa
Guitarra : várias
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como solar? - Página 5 Empty Re: Como solar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos