Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.
+51
norim_13
Sandwoman
lourenco599
sylvester
SlashRules13
jnuno
sputo21
lowprofile
Maganão o Troll
Bugs
fast.ryder
Eduardo Figueira
Scorp
André Melo
Peter
Warlock
kolimy97
Schmeichel
Thrashtilldeath
fortes
nunixcip
danielalcindo
RazzorSkull
Killi
MarlonMorais
poolzebra
F:M:Iplay
Vaginnvs
erro808
RafaelPires
citrinus
.:Rodrigo:.
skryptus
SergioPt
Callipo
stryyy
LGZT
lore
slasheduff
Victor Santos
allgood
Ze Manel
JFK66
Fype_7
Ricardo Matias
flipex
nanjos
Slider56
jhdviana
LFO666
Naré Cardoso
55 participantes
Página 10 de 21
Página 10 de 21 • 1 ... 6 ... 9, 10, 11 ... 15 ... 21
Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.
basta tares a tocar sentado ao lado de um amp a válvulas que os pickups captam ruído das válvulas e à medida que te afastas esse ruído vai desaparecendo... nota-se bem com distorção.
Convidad- Convidado
Sim refiro-me a alimentador para pedais.
Obrigado pela informação.
Obrigado pela informação.
Convidad- Convidado
Aqui em casa não tenho grandes necessidades de ter tomadas e extensões industriais,mas tudo o que ligo aqui no canto (portátil,pequena mesa de mistura,combo AC60 e pouco mais) basta-me um bloco de 8 tomadas com interruptor e protecção contra picos;até agora tem-se aguentado bem,mesmo quando a tensão vacila um pouco,o que se nota na iluminação.
Seja como fôr,tenham muito cuidado com os equipamentos que usam;não é nada agradável ver um amp ou outro equipamento ir para o galheiro quando se pode evitar sem gstar muito guito,ok?
... e boas guitarradas,claro!!!
Seja como fôr,tenham muito cuidado com os equipamentos que usam;não é nada agradável ver um amp ou outro equipamento ir para o galheiro quando se pode evitar sem gstar muito guito,ok?
... e boas guitarradas,claro!!!
Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count : 11293
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
CarlosC escreveu:basta tares a tocar sentado ao lado de um amp a válvulas que os pickups captam ruído das válvulas e à medida que te afastas esse ruído vai desaparecendo... nota-se bem com distorção.
As valvulas não produzem ruido tão "forte" (em frequencias de audio ) que possam ser captados pelos pickups.Esse ruido de que falas, é "produzido" exactamente pelos transformadores no interior dos amps e acontece quer em amplificadores a valvulas quer a transistores.Pode notar-se menos em amps a transistores porque normalmente para amplificadores da mesma potencia os transformadores dos de valvulas têm "potencias" mais elevadas (alias não só por isto mas...).
Voltando aos alimentadores para pedais, uma caixa metalica devidamente ligada a terra é um bom principio para evitar ruidos (e para iniciação em diy).
Outra coisa que ajuda muito a evitar este e outros ruidos é o "shielding" de guitarras com p/ex folha de aluminio ou ainda melhor (por ser possivel soldar a estanho) de cobre.Para quem quiser ver um ex.: http://www.artandtechnology.com.au/guitar/shielding-strat.html
allgood- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 203
Guitarra : Vintage,Epi,Fender,Maya,J&D,Washburn,Echo,Hofner
Guitarrista : Indefinido
Já que falamos em ruídos induzidos,para quem usa emissores sem fio nas guitarras e baixos,evitem de pôr os receptores em cimas dos amplificadores;a grande maioria destes equipamentos de baixo custo tem alimentação à base de transformadores externos semelhantes aos usados para pedais,e nem sempre vêm bem isolados em termos de shielding.
Outra maneira simples de verificarem se têm os amps ligados como deve ser nas tomadas,é porem os volumes altos sem nada ligado na entrada;desliguem e rodem as fichas nas tomadas 180º e voltem a levantar o volume...a posição que fizer menos ruído é a correcta.Sempre ajuda alguma coisa...
Outra maneira simples de verificarem se têm os amps ligados como deve ser nas tomadas,é porem os volumes altos sem nada ligado na entrada;desliguem e rodem as fichas nas tomadas 180º e voltem a levantar o volume...a posição que fizer menos ruído é a correcta.Sempre ajuda alguma coisa...
Slider56- ADMINISTRADOR
Slider56 escreveu:Outra maneira simples de verificarem se têm os amps ligados como deve ser nas tomadas,é porem os volumes altos sem nada ligado na entrada;desliguem e rodem as fichas nas tomadas 180º e voltem a levantar o volume...a posição que fizer menos ruído é a correcta.Sempre ajuda alguma coisa...
A mim não me dá muito jeito
Naré Cardoso- ADMINISTRADOR
- Post Count : 11136
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Os ingleses e a sua mania das fichas esquisitas.
nanjos- ADMINISTRADOR
- Post Count : 4323
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
nanjos escreveu: Os ingleses e a sua mania das fichas esquisitas.
Lá nas fichas até têm (alguma) razão.Agora conduzir em contra-mão e ter medidas diferentes de toda a gente.....
Pois, eu também pensava assim, mas os certos até são estes gajos aqui e todos os países que conduzem á esquerda... Investiga lá a ver por onde começou... "Sempre" se conduziu á esquerda, o resto do mundo entretanto mudou, e eles ficaram na mesma...
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Eles nas fichas têm razão, mas depois vem o pessoal dos outros países com os adaptadores que apenas fazem um bypass ao pino de terra e estragam tudo
nanjos- ADMINISTRADOR
(Acabei por passar a conversa para AQUI.)
Bem,continuando no tópico.outra coisa que ninguém se lembra: limpeza!
Não deixem acumular porcaria nos amps.O pó não só é nocivo para quem respeira.como pode ser causa de chatices a médio/longo prazo.Pensem numa torre de computador colocada no chão,e se não houver cuidado,ao fim de 6 meses aquilo está completamente cheio de porcaria,o que não ajuda nada,e ainda por cima,com alguma humidade à mistura,não tarda a haver problemas sérios.
Não custa nada ter alguns cuidados:limpar os amps de vez em quando,nada de líquidos de limpeza no interior,e quando não estiverem a uso por algum tempo,uma capa ou pano de protecção só ajuda,ok?
Não deixem acumular porcaria nos amps.O pó não só é nocivo para quem respeira.como pode ser causa de chatices a médio/longo prazo.Pensem numa torre de computador colocada no chão,e se não houver cuidado,ao fim de 6 meses aquilo está completamente cheio de porcaria,o que não ajuda nada,e ainda por cima,com alguma humidade à mistura,não tarda a haver problemas sérios.
Não custa nada ter alguns cuidados:limpar os amps de vez em quando,nada de líquidos de limpeza no interior,e quando não estiverem a uso por algum tempo,uma capa ou pano de protecção só ajuda,ok?
Slider56- ADMINISTRADOR
bem pessoal, ao desligar o meu amp, depois de o desligar ouço um zzzt vindo coluna como se sugasse alguma coisa, acontece convosco também ?
é normal ?
é normal ?
Convidad- Convidado
Sim,às vezes ouvesse um ruído parecido com isso;são os condensadores electrolíticos a descarregar o que acumulam.Por esse mesmo motivo é que disse lá atrás que,quando desligarem um amplificador,seja a válvulas ou solid state,por muita pressa que tenham,deixem-nos descarregar e desligar por completo.Uns bons 5 minutos chega,porque não é a primeira vez que alguém mais apressado,ao guardar os amps,toca na ficha e apanha um esticão....já me aconteceu a mim por distracção,e nunca mais me esqueci...
Já agora podias pôr o Laney a cantar um bocadinho para nos fazer crescer água no bico...
Já agora podias pôr o Laney a cantar um bocadinho para nos fazer crescer água no bico...
Slider56- ADMINISTRADOR
Pessoal é normal eu aumentar ou baixar o knob de volume e aquilo não afecta o som ?
Se eu tiver a tocar com o volume no 9 e o master no 4 é igual a volume no 0 e master no 4 ... é normal ?
P.S.Uma coisa que talvez seja importante:
Eu hoje tava a tocar e quando fui para ligar o wah o cabo do transformador passava por dentro do wah e não deixava ele baixar até ao fim.
Então baixei o volume da guitarra e desliguei o cabo do transformador para voltar a ligar, mas enquanto isso, o amp deu dois estalos ... Pode ter sido disso ?
Se eu tiver a tocar com o volume no 9 e o master no 4 é igual a volume no 0 e master no 4 ... é normal ?
P.S.Uma coisa que talvez seja importante:
Eu hoje tava a tocar e quando fui para ligar o wah o cabo do transformador passava por dentro do wah e não deixava ele baixar até ao fim.
Então baixei o volume da guitarra e desliguei o cabo do transformador para voltar a ligar, mas enquanto isso, o amp deu dois estalos ... Pode ter sido disso ?
Convidad- Convidado
Isso nao é muito normal nao... Mas nao sei o que possa ser
Quando falas do knobde volume tas a falar do da guitarra
SergioPt- Guitar Legend
- Post Count : 2030
Guitarra : Fender Stratocaster+Hagstrom Viking+Squier CVC+Ovation cdx44
BillyGibbons escreveu:bem pessoal, ao desligar o meu amp, depois de o desligar ouço um zzzt vindo coluna como se sugasse alguma coisa, acontece convosco também ?
é normal ?
Não não é normal.De que amp se trata?do laney ou cube? esperimenta fazer isso com o jack de entrada desligado e sem nada no loop de efeitos (se tiver).O que disse o slider é verdade até certo ponto.Tem a ver com descarga de condensadores mas os condensadores não provocam ruido....demporam a descarregar e entretanto continuam a alimentar os cirquitos a eles ligados.Se bem que não me pareça grave, tens aí um problema qualquer.Qual é o amp? (a ver se consigo info), em que situação isso acontece ? Testa varias situações como volume alto,baixo, ganho, reverb etc mas não ligues e desligues o amp seguido dá tempo entre ciclos.Tocas um bocado e fazes 1 teste...
Última edição por allgood em Ter Jan 25 2011, 11:09, editado 1 vez(es)
Allgood, e quanto ao meu problema, não sabes nada
Convidad- Convidado
As43 escreveu:Pessoal é normal eu aumentar ou baixar o knob de volume e aquilo não afecta o som ?
Isso não tem 2 canais? O botão "Volume" so afecta o canal "lead".O botão "Clean" é o Volume do canal clean. O "Master" funciona nos dois canais.Explica-te lá melhor.....
As43 escreveu:P.S.Uma coisa que talvez seja importante:
Não.Mas isso que fizeste (desligar e ligar fichas) não se deve fazer (especialmente quando está tudo na mesma tomada) sem baixar os volumes Master (e mesmo assim pode acontecer embora seja muito menos passivel de provocar problemas).
Sim tem dois canais.
Hum, então o volume é só para o canal Lead, é que eu agora tenho usado o Big Muff e o canal lead não o tenho utilizado.
Ok, muito obrigado.
Hum, então o volume é só para o canal Lead, é que eu agora tenho usado o Big Muff e o canal lead não o tenho utilizado.
Ok, muito obrigado.
Convidad- Convidado
As43 escreveu:Sim tem dois canais.
Ok, muito obrigado.
R.T.F.M. !!
Acho que agora deste o melhor conselho de todos!
nanjos- ADMINISTRADOR
allgood, o amp é o laney cub... valvulado de 15 watts, class AB
Convidad- Convidado
Página 10 de 21 • 1 ... 6 ... 9, 10, 11 ... 15 ... 21