ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sistemas Wireless ao vivo - Cuidados a ter

+2
davidlopes78
PedroGRock
6 participantes

Ir para baixo

Sistemas Wireless ao vivo - Cuidados a ter Empty Sistemas Wireless ao vivo - Cuidados a ter

Mensagem por PedroGRock Seg Jun 12 2017, 13:18

Com a chegada do verão, chegam os bailaricos. E muitas bandas, como é o caso da minha, não usam qualquer tipo de fonte sonora (leia-se amplificadores e colunas) em cima de palco. Excepto, a bateria. è tudo corrido a munição inear sem fios (wireless). Entre micros, instrumentos e munições, são a volta de 12 aparelhos a trabalhar em cima de palco, sem fios.

Ontem a noite aconteceu o maior pesadelo, antenas de radio, bombeiros, policia, TDT e essa treta toda bastante perto do local da actuação. resultado: metade dos inears não funcionava ou funcionava com muitas interferências.

A primeira coisa a fazer, e a mais óbvia, procurar frequências livres de interferências ou mais limpas. A principio resultou, mas depois os problemas continuaram, no meu caso, o pocket nem sequer recebia qualquer tipo de sinal. Decidiu se então envolver os pockets em papel de alumínio e procurar novamente por frequências livres. A coisa lá melhorou e lá se trabalhou minimamente em condições. Mas este tipo de situações pode comprometer totalmente um espectáculo.

Como estou a utilizar os inears da banda, mas brevemente, pretendo comprar uns para mim, toda esta situação levou me a uma profunda pesquisa sobre quais a melhores frequências a utilizar. Logo a partida, como o wireless da minha guitarra, não teve qualquer tipo de problemas, assumi que fosse uma gama de frequências boa para trabalhar.
No meu caso, uso um Shure BLX4, que trabalha no intervalo entre 514 MHz e 542 MHz.
Ainda assim decidi ver quais eram as melhores frequências para trabalhar.

No site da ANACOM existe info sobre isto, mas tava complicado de perceber aquilo e continuei a pesquisa e fui dar a um tópico do forum musica. Uma das resposta de um user (o _RiseInside_) respondeu exactamente a minha duvida.
Posto isto, passo então a citar o referido user do forum sobre as melhores frequências para trabalhar.

na gama dos 500 Mhz está à vontade,

nos 600 Mhz também (atenção a partir dos 678 Mhz),

nos 700 Mhz atenção À TDT (tem a TDT do Continente 750-758Mhz)

nos 800 Mhz dá para poucos micros

1785-1800 também permite poucos micros

a gama dos 2.4GHz também é boa, tendo apenas o cuidado com as redes wireless de Internet a volta (pois os routers trabalham nessa frequência)

posto isto, chego a conclusão que os 500 e os 600MHz são os melhores para trabalhar, pois são os que permitem mais sistemas a funcionar em paralelo e livres de interferências exteriores.

Há muito material no mercado no que toca a sistemas wireless para instrumentos e voz, e uma das coisas que se deve dar especial atenção quando se vai fazer este tipo de investimento, é mesmo as frequências em que estes trabalham, para não termos dissabores como os que tivemos ontem a noite
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido

Ir para o topo Ir para baixo

Sistemas Wireless ao vivo - Cuidados a ter Empty Re: Sistemas Wireless ao vivo - Cuidados a ter

Mensagem por davidlopes78 Seg Jun 12 2017, 15:11

Já ouvi falar muito bem dos line6, mas por experiência própria não te posso ajudar!
davidlopes78
davidlopes78
Guitarrista de garagem

Post Count : 469
Guitarra : Tokai Love Rock, Sterling by Music Man SUB Silo 3

Sistemas Wireless ao vivo - Cuidados a ter Empty Re: Sistemas Wireless ao vivo - Cuidados a ter

Mensagem por PedroGRock Seg Jun 12 2017, 17:28

A Line 6 nao tem sistemas para in ears, apenas para instrumentos e voz. Mas eu sei bem o que quero comprar, estou e apenas a tentar arranjar em segunda Não, que novo custa mais de 1000€

Mas Sim, os Line 6 funcionam bastante bem. Nunca utilizei nenhum, mas existem 2 na banda e aquilo não dá raia. Mas eu estou muito contento com o shure. Provavelmente vou continuar a usar shure no que toca a sistemas sem fios. Nunca me falhou.

O objectivo deste post é alertar a malta que quer comprar e nao cair no erro de "qualquer um serve" e depois vao utilizar e começam a apanhar interferências e dizem que aquilo nao vale nada, quando o problema é a Gama de frequências e não o equipamento em si.
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Mensagem por egiptogrunge Ter Jun 13 2017, 07:47

Obrigado pela info Pedro.

Boas atuações Wink
egiptogrunge
egiptogrunge
Guitarrista dedicado

Post Count : 594
Guitarra : Vintage V100; Epiphone Dot Studio; Fender Squier Standard Tele RW

Mensagem por PedroGRock Ter Jun 13 2017, 11:33

mais informação que não coloquei no tópico em cima.
retirado do site da ANACOM, as frequências compreendidas entre os 863 e 865 MHz estão reservados a Microfones emissores e equipamentos auxiliares auditivos.
Ou seja, não vai haver nada em portugal (a não ser que a lista de frequências seja actualizada e alterem estes valores) que vá trabalhar nestas frequências. Desvantagens: é um intervalo curto e consegues poucos aparelhos em paralelo.

as outras frequências que falei em cima, até agora, estão livres.

NOTA Importante!! Atenção a mandarem vir equipamentos wireless de thomanns e afins. Se não tiverem atenção as frequências, pode surgir o triste episódio dos vossos equipamentos interferirem com os canais da policia, bombeiros e afins, e se for descoberta a origem da interferência, e derem com vocês, digam adeus aos equipamentos. Esta situação é bastante difícil de acontecer, pois as antenas desses órgãos tem bastante potencia de emissão/recepção e o mais certo é serem vocês a sofrerem com as interferências. Mas são sempre situações a evitar
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Mensagem por Scorp Qua Jun 14 2017, 10:00

Informação bastante útil e pertinente nos dia que correm!!! Obrigado pela partilha Fixe
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead

Mensagem por carlosfilipe Qua Jun 14 2017, 16:14

Interessante de facto.

Obrigado pela partilha. Smile
carlosfilipe
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 86
Guitarra : Squier... ?

Mensagem por Slider56 Qui Jun 15 2017, 05:25

Os sistemas Pro funcionam em frequências acima dos 800 até aos 990,dependendo das marcas e modelos.O mesmo se aplica tanto em emissores para microfones,como para beltpacks ou in-ears.

É sabido que a maioria dos equipamentos que a malta usa a níveis mais económicos ,são mais sensíveis e lidam muito mal com interferências externas;alguns nem têm de estar nas mesmas frequências de bombeiros ou rádios locais.Basta estarem numa frequência próxima e com filtros squelch fracos e os problemas são o que se sabe...!

A saber,as melhores marcas de equipamentos wireless na banda UHF,em frequências autorizadas são a Shure,Sennheiser e AKG.Existem outras marcas,e aplica-se a velha história : a qualidade paga-se...e muito!

deixo aqui alguns links...

https://en-us.sennheiser.com/live-sound-microphones

https://www.shure.co.uk/axientdigital

http://www.akg.com/pro/p/dms800system

ESte aviso é MUITO importante e é para ser levado a sério!!! Neutral

NOTA Importante!! Atenção a mandarem vir equipamentos wireless de thomanns e afins. Se não tiverem atenção as frequências, pode surgir o triste episódio dos vossos equipamentos interferirem com os canais da policia, bombeiros e afins, e se for descoberta a origem da interferência, e derem com vocês, digam adeus aos equipamentos. Esta situação é bastante difícil de acontecer, pois as antenas desses órgãos tem bastante potencia de emissão/recepção e o mais certo é serem vocês a sofrerem com as interferências. Mas são sempre situações a evitar
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo

Mensagem por PedroGRock Qui Jun 15 2017, 09:08

Exacto slider56, não é a toa que tens equipamentos destes a cursarem mais de 1000€.

"Ah e tal, o meu sistema custou 200€ e faz o mesmo que o teu de 1000€. Tás a pagar o nome da marca, tás a ser parvo"

Eu nao diria que é ser se parvo, é investir na qualidade e evitar problemas que podem comprometer um espectáculo.

Quem não tem outra opção, a não ser usar sistemas sem fios, como é o meu caso, aconselho vivamente a investirem um bocadinho mais para não terem problemas. Felizmente tenho bons técnicos a trabalhar comigo e perderam alguns minutos a procura de uma frequência que tivesse minimamente limpa e sem falhas, de forma a não interferir com a minha prestação em palco. Porque se os in ears me falham, não te ho como me ouvir, pois nao existem munições de palco
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Mensagem por Slider56 Qui Jun 15 2017, 15:24

É isso mesmo,Pedro!

Essa conversa dos patos-bravos que compram brinquedos wireless económicos,(e alguns até nem funcionam mal,desde que não existam fontes de interferência por perto!) já não é de agora...! Rolling Eyes

Normalmente vêm com essa conversa mas quando começam a ter problemas sérios nunca mais se ouve falar deles...!

Eu na minha vida profissional trabalhei maioritáriamente com sistemas High Band tanto da Shure como da Sennheiser e nunca tive problemas porque os sistemas eram Pro,estavam devidamente montados com amplificadores de antenas acoplados,mais as célebres antenas que nós chamavamos de "barbatanas",e tínhamos sempre o cuidado de ligar os sistemas em linhas de alimentação onde não se ligava mais nada,e muito menos backline!

É claro que funcionava tudo na maior,mas verdade seja dita que eram ambiente Pro muito avançados que a maioria da malta aqui no fórum e não só,infelizmente não têm acesso devido aos custos bem pesados,e também ao necessário conhecimento técnico requerido para se operar aquilo tudo como deve ser.

https://www.picclickimg.com/d/l400/pict/322357717682_/2-x-Shure-UR4D-Dual-Wireless-Receiver.jpg

http://i.ebayimg.com/thumbs/images/g/7zQAAOSw0vBUiSfn/s-l225.jpg

http://i.ebayimg.com/00/s/NTAwWDQ5OQ==/z/KXAAAOxy63FSsmrf/$_3.JPG?set_id=2

Nestes links que aqui deixo,podes ver as bases mais económicas que se usavam há uns bons 10 anos atrás e os respectivos microfones e beltpacks: na altura,se bem me lembro cada base dupla custava cerca de 890€ mais IVA,e cada beltpack ou emissor de mão (com cápsulas SM58 e SM87) andavam à volta dos 300€...

Compreendo que a malta não tenha numa banda orçamento para estes equipamentos;já basta a miséria de cachets... Rolling Eyes
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Mensagem por PedroGRock Sex Jul 07 2017, 05:58

Já dias fui falar com um técnico de sim amigo meu para saber se ele tinha algum material para despachar a nível de wireless. A primeira coisa que ele me disse foi para fugir das marcas baratas. Teve um caso de um amigo que comprou 8 kits desses baratos e deu se mal. Ao fim de 1 ano acho que os teve de os trocar todos.

Para quem não tem grande orçamento para isto, uma boa aposta é o shure psm300. Custa 785€ e é equivalente ao pai 900 que custa 1300€

As diferenças são poucas. São principalmente a nível de número aparelhos a funcionar em simultâneos. Conseguem se 15 psm300 ao mesmo tempo. E distâncias a que funcionam. O beltpack é metal.

Nao sao equipamentos baratos. Mas quem precisa é, vale os esforço e gastar um pouco mais, com a garantia que tem algo bom e duradouro
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Mensagem por Slider56 Sáb Jul 08 2017, 15:46

Infelizmente a realidade é bem pior do que a malta julga...!

O que é bom e funciona a 100% (desde que se saiba trabalhar com os equipamentos!!!),custa a nota preta,e é bem sabido que a vasta maioria dos fabricantes de segunda linha não têm pudores em meter no mercado brinquedos supostamente eficientes,e como o teu amigo técnico te disse,na maioria das vezes deixa a malta agarrada e sem alternativas.

A maioria dos equipamentos wireless,sejam emissores de mão/micros ou belt-packs e ainda in-ears que se apanham por aí (alguns também na Thomann e afins!),não valem o dinheiro que pedem por eles,por muito económicos que pareçam.Vale mais investir em equipamentos bons e que funcionem como deve ser,mas atenção ao facto de os equipamentos Pro costumam ter mais do que emissor,receptor e antenas agarradas: muitos equipamentos a sério beneficiam de terem amplificadores de antenas,e alguns usam um tipo de antenas de grande alcance a que a malta nos palcos chama de "shark fins" (barbatanas de tubarão),e que não são mais do que antenas dipolo activas que dão a tal cobertura extra!Costumam ser instaladas dos lados e por cima dos palcos sempre apontadas à cena.Aquilo é caro mas não falha nas mãos de que sabe!

Equipamentos baratos...?! esqueçam lá isso... Mad
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo