ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

+51
norim_13
Sandwoman
lourenco599
sylvester
SlashRules13
jnuno
sputo21
lowprofile
Maganão o Troll
Bugs
fast.ryder
Eduardo Figueira
Scorp
André Melo
Peter
Warlock
kolimy97
Schmeichel
Thrashtilldeath
fortes
nunixcip
danielalcindo
RazzorSkull
Killi
MarlonMorais
poolzebra
F:M:Iplay
Vaginnvs
erro808
RafaelPires
citrinus
.:Rodrigo:.
skryptus
SergioPt
Callipo
stryyy
LGZT
lore
slasheduff
Victor Santos
allgood
Ze Manel
JFK66
Fype_7
Ricardo Matias
flipex
nanjos
Slider56
jhdviana
LFO666
Naré Cardoso
55 participantes

Página 15 de 21 Anterior  1 ... 9 ... 14, 15, 16 ... 21  Seguinte

Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. - Página 15 Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por Naré Cardoso Ter Dez 27 2011, 15:37

Pois, isso eu também nao, nunca fiquei sem nenhuma Neutral

Eu também nao gosto do meu Line6, mas o clean até se come... Como eu trabalho quase exclusivamente com o clean até o levo de vez em quando por ser consideravelmente mais leve do que o Vox e que a coluna do HT5... E como eu trabalho com backing tracks, nem se nota muito com o barulho das luzes Razz
O Spider IV nao conheço...
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. - Página 15 Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por fortes Ter Dez 27 2011, 15:41

Ainda não percebi é como é que eu sei quando uma válvula foi com os porcos?

Depende, se forem as do power, caso alguma apresente pouco brilho comparativamente à outra pode ser um sintoma. Microfonias... ou então se deixar de tocar é por que de certeza que não estão boas Very Happy
fortes
fortes
Guitarrista de garagem

Post Count : 481
Guitarra : De bom tom
Guitarrista : Indefinido

Mensagem por Naré Cardoso Ter Dez 27 2011, 15:43

Fortes, eu acho que até te estou a perceber, mas os amps "digitais", a meu ver, sao amps a transistors mas de modelação, não? Dentro dos amps a transistors, tens os de modelacao (os chamados digitais) e os normais... Nao será isso que queres dizer? Eu procuro por exemplo transistores vs digital e nao aparece diferenca nenhuma Neutral toda a minha vida sempre ouvi falar de amps valvulados ou a transistores, vulgarmente chamados de digitais...
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)

Mensagem por Slider56 Ter Dez 27 2011, 15:46

Hoje à tarde dei um pulo ao MrJackGuitars;precisei de algumas cenas para ter em stock e o Luís pôs-me nas unhas uma LesPaul ligada a um tijolo da Marshall.Aquilo só tem dos pots,Tone e Loudness,tem 1 watt,e estava ligado a uma coluna Orange,mas o gajo rosna que nem um leão e enche a alma e as orelhas.É uma edição limitada dos 50 anos da Marshall e tem..."aquele som"...( ai a conta do G.A.S. a subir...!!!! Twisted Evil )

Pois...preço à volta dos 500€,mas...até faz doer a alma!!!!!! Fogo!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Guitarra : Quite a lot!!!

Mensagem por Naré Cardoso Ter Dez 27 2011, 15:49

Resumindo e baralhando: amps digitais sao amps a transistores com um micro-processador Very Happy

Ai o GAS lol!

Oh Slider, esclarece lá isto... Como é que é? Very Happy
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Mensagem por Slider56 Ter Dez 27 2011, 16:25

Só perdi cerca de 15 minutos com o bicharoco,mas saí de lá com as orelhas e zenir e...com a tensão arterial algo alterada;está fora de questão para mim,mas quem não se preocupar com 500 € por 1 watt que mais parcem 20,e acima de tudo se gostar muito "daquele som" de que costumo falar,então é uma aposta ganha à partida.

O amp é muito pequeno,mas impressiona pela positiva!!!! Dei uma volta ao site da Marshall e nem vê-lo ainda.Julgo que o vão lançar dentro de 4 dias quando se comemorarem os 50 anos da empresa! Fiquem atentos e não se afoguem em baba.O JTM45 e o BluesBrraker já são o que sabemos,e ainda um piriquito semelhante ao que vai sair também já anda a fazer estragos;agora imaginem o que vai ser dentro de 4 dias.....(ai o G.A.S..... X| )
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Mensagem por Naré Cardoso Ter Dez 27 2011, 16:31

E em relacao aos amps digitais ou transistores? Sao a mesma coisa?
Existem amps valvulados, transistores e digitais? Ou os digitais sao amps a transistores, mas com um micro-processador, ou como é que é?

(ver os posts em cima Wink)
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Mensagem por Slider56 Ter Dez 27 2011, 16:51

O Fortes já disse o essencial;os amps a válvulas já se sabe o que a casa gasta,mas no que toca a solid state,realmente os amps totalmente a transístores eram mais limitados embora tivéssem um som muito aceitável.Com o advento da electrónica digital (Mosfet,Cmos ,etc) aparecem circuitos integrados que têm um leque mais abrangente de propriedades e que já permitem uma espécie de pré-programação de maneira a flexibilizarem as características dos preamps e também das etapas de amplificação.Era a pré-história das emulações e fefeitos onboard muito usados nos dias de hoje!

De há alguns anos para cá sugiram no mercado amplificadores de P.A. e de estúdio sem fonte de alimentação convencional;em vez do tradicional transformador de alimentação,trazem uma fonte comutada,ou seja prescindem de um tijolo e de um peso considerável,mas mantêm as características necessárias para o bom funcionamento.Tudo isto só é possível com um rigorosíssimo controle de voltagens interior,feita precisamente com componentes digitais!
No caso dos amplificadores que usamos,é muito raro apanharmos algum com fonte de alimentação comutada,pois sairíam muito caros embora mais leves;mas algumas marcas menos conhecidas usam e abusam do melhor que a tecnologia produz em benefício de um melhor desempenho.

Há alguns anos discutiu-se e muito as vantagens e desvantagens dos amplificadores híbridos (porra...deu pano para mangas até dizer chega!).Uns defendiam o uso de preamps a válvulas e etapa de potência solid state.Outros defendíam o contrário,e claro de fora da equação/debate ficavam os incondicionais de cada área,válvulas ou transístores.É tudo muito subjectivo e controverso,porque apesar das discussões intermináveis,debates,comprovativos técnicos,reviews e o cacete a quatro,o que conta no final é sempre a escolha do utilizador fnal: gosta ou não gosta,serve ou não serve para determinado fim!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Mensagem por Naré Cardoso Ter Dez 27 2011, 17:02

Huuum, mas acabei por nao entender a resposta da pergunta hehehe... Existem amps valvulados e a transístores ou amps valvulados, a transistores e digitais? É que eu sempre pensei que os digitais fosse um nome que se chamasse aos amps a transistores, mas o fortes levantou essa questao e eu nao encontro nada disso no google...
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Mensagem por Slider56 Ter Dez 27 2011, 17:22

Nos dias de hoje,é já muito vulgar encontrares amps de configurações híbridas,que podem ter válvulas e electrónica digital para controlar melhor as funções.A qualidade e desempenho variam muito de fabricante para fabricante e acima de tudo em relação ao mercado a que se destinam.Tens amplificadores sofisticados com carradas de especificações que nem por isso são melhores do que outros bem mais simples,e que partilhando a mesma forma de concepção fazem exactamente o mesmo.Por outro lado tens as chinesices da ordem em que se mistura tudo e mais alguma coisa para atrair os potenciais clientes (emulações,efeitos,etc,etc...)

No fundo,um circuito integrado tem transístores em escala muitíssimo reduzida lá dentro.Em vez de teres uma placa de circuito impresso com os componentes à vista (transístores,resistências,condensadores,díodos,etc),está tudo condensado num pedaço de plástico com 8,14 ou mais patas.Existem milhares de integrados, de todas as características que servem para os mais variados fins dentro da electrónica.Os fabricantes quando desenham e projectam um amplificador,tendo em conta as características que o tijolo deve ter,socorrem-se das soluções que o mercado de fabricantes de componentes electrónicos vende e assim constroem o tal amp do modelo X com as carcaterísticas Y.É como um Lego mais complexo,mas uma vez encontrado o desenho certo e se passa nos testes,vai logo para a produção em massa.

Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Mensagem por Naré Cardoso Ter Dez 27 2011, 17:40

Entao tens 2 tipos de amps? ou 3? Razz Razz Razz

Será entao ao contrário... Nao sao a transistores vulgarmente chamados de digitais mas sim os digitais, vulgarmente chamados de transistores!? Razz

O que eu digo é que antigamente eram só transistores, mas com a evolucao, hoje em dia, os chamados "amps a transistores" já levam tantos circuitos integrados que já nao sao quase a transistores, mas no geral vai dar ao mesmo na boca do povo... Nao? É que eu estou mesmo a apanhar do ar e no google nao estou a apanhar muita coisa scratch Toda a minha vida conheci os amps a valvulas e os a transistores/digitais (que seriam mais ou menos a mesma coisa)
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Mensagem por nunixcip Ter Dez 27 2011, 17:41

lol
nunixcip
nunixcip
Guitarrista viciado

Post Count : 910
Guitarra : ibanez grg270b, acustica: pablo romero

Mensagem por Naré Cardoso Ter Dez 27 2011, 17:59

lol!
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Mensagem por Thrashtilldeath Ter Dez 27 2011, 18:09

sobre ampli so achava que era
transistor - amp cujo sistema de amplificacao usa transistor chips
valvula - amp que usa valvula pra amplificar
hibrido - amp a transistor que usa 1valvula pikinininha no circuito de pré

digital - amp com simulacoes digitais que se mistura com os 3 acima. todos eles podem ter a parte digital ou nao ter. a parte digital adiciona versatilidade e perde qualidade na maioria dos casos

Thrashtilldeath
Thrashtilldeath

Post Count : 22
Guitarra : ESP EC-1000

Mensagem por Schmeichel Qua Dez 28 2011, 03:38

O Trashtilldeath está absolutamente certo, mas creio posso esclarecer mais um bocadinho da confusão.

Estão aqui em jogo essencialmente os conceitos de analógico e digital. É que os transístores são utilizados nos dois circuitos.

Começo apenas por explicar melhor como os transístores entram no jogo, não querendo entrar em demasiados detalhes técnicos:
os transístores são componentes de circuitos que oferecem a capacidade de amplificar um sinal, ou seja torná-lo mais forte mas mantendo as suas características (imaginem uma onda que varia em forma de sinusóide entre valores máximos de -1 e 1, que depois de passar por um transístor que está configurado para ter um ganho de 10, aparece a variar entre -10 e +10 mantendo a sua forma, ou seja em cada ponto ao longo do tempo o seu valor passou a ser 10 vezes o valor original).

Acontece que os transístores não têm uma resposta completamente linear (como de resto as válvulas também não têm). Essencialmente têm 3 zonas: linear, saturação e corte. Basicamente a zona linear é a zona onde a relação entre as correntes na entrada e na saída de entrada é aproximadamente constantes, na zona de corte não deixa passar qualquer corrente (é como um interruptor aberto) e na zona de saturação atingiu um máximo de corrente na saída (mesmo aumentando a corrente na entrada, o crescimento na saída é mínimo).
E isto das regiões é importante porquê? Porque enquanto a zona activa é utilizada em circuitos analógicos, as outras duas (que são basicamente um on-off) são usadas em circuitos digitais. Isto aplica-se quer a transístores de junção bipolar (BJT, Bipolar Junction Transistors, tipo "pnp" ou "npn") quer a transítores de efeito de campo (FET, Field Effect Transistors).

Agora o conceito de analógico versus digital é algo que muita gente fala mas não compreende verdadeiramente. Isto entronca um pouco no que é um sinal contínuo (usado nos circuitos analógicos) e um sinal discreto (usado nos circuitos digitais). Basicamente um circuito analógico é um circuito onde o sinal é processado continuamente, através das características físicas de resposta dos componentes (transístores, resistências, indutores, transístores) do circuito.
Num circuito digital, o processamento já é matemático, isto é, faz-se uma amostragem do sinal a tempos regulares (a frequência de amostragem) para o transformar numa série de valores (normalmente traduzido em uns e zeros, sendo o nº de níveis possíveis entaão a resolução em bits) calculando-se a saída a cada ciclo de amostragem usando um modelo matemático e voltando a converter essa saída num sinal analógico (tipicamente com um circuito integrador, normalmente RC) porque as colunas funcionam com variações contínuas de pressão (logo, sendo "contínuas" estas precisam de um sinal analógico).
Portanto um amplificador digital tipicamente agarra num sinal analógico, converte-o em números, processa-o, e se o quiserem ouvir converte-o em analógico (se o quiserem guardar no PC, obviamente não é preciso fazer essa conversão para analógico, será feita quando quiserem ouvir o que gravaram).
Concluindo, podemos retirar do que eu disse que a qualidade de som depende de duas coisas: taxa de amostragem (se for baixa, não conseguem apanhar as variações mais bruscas de sinal, ou seja, as frequências mais altas) e resolução do processador (quantos mais bits, mais níveis de sinal distintos têm, logo melhor reprodução do som têm). A velocidade do processador também é importante, porque tem de ser capaz de efectuar todos os cálculos necessários a tempo para não obrigar a baixar a taxa de amostragem.

Então mas não podíamos ter circuitos digitais a válvulas (já que estas também saturam)? Podíamos, e no passado até existiram, mas não temos porque não iam trazer qualquer valor acrescentado em relação aos transístores: são mais lentas que os transístores a comutar entre saturação e corte, duram menos, consomem mais, funcionam a maiores tensões e ocupam muito mais espaço (na altura em que havia computadores a válvulas, esses verdadeiros mastodontes podiam ocupar várias salas).

E porque usamos válvulas em circuitos analógicos? Porque tendo o transístor uma resposta mais linear, torna o som amplificado mais polido e menos dinâmico, e o seu comportamento em saturação (onde o sinal entra em overdrive e posteriormente começa a distorcer) oferece menos variação que o das válvulas (aí as válvulas "goleiam" os amps a transístor).

Vamos então passar a categorizar os amps baseados no que eu disse atrás:

1. Amplificadores a válvulas - completamente analógicos (podiam ser digitais, mas não o são pelos motivos apontados) - exs: Bugera V22, VHT 6, Blackstar HT5

2. Amplificadores a transístores
2.l Amplificadores a Transístores Analógicos - que usam transístores (tipicamente a operar na sua zona linear ou saturação, quando se entra no overdrive) - exs: Fender Frontman 15R, Cube 15
2.2 Amplificadores de Modelação - usam circuitos digitais com transístores e modelos matemáticos que reproduzem a resposta de vários amplificadores e/ou pedais de efeitos - exs: MicroCube, Peavey Vypyr 30, Line 6 Spider IV 15, Fender Mustang II

3. Amplificadores híbridos - procuram casar o melhor de dois mundos: a dinâmica sonora dos amplificadores a válvulas e o menor custo e a capacidade de condensar o som de vários aparelhos (amplificadores, pedais e até colunas) num só que é oferecida pelos amplificadores de modelação. Ou seja, uma parte do seu circuito é a válvulas enquanto a outra parte funciona de forma digital para efectuar as modelações (através da aplicação dos modelos matemáticos) - exs: Vox VT30, Vox AC15VR, Peavey Vypyr Tube 120
Schmeichel
Schmeichel
ADMINISTRADOR

Post Count : 3533
Guitarra : G&L; Vintage; Epiphone
Guitarrista : Lead

http://schmeichel72.hi5.com

Mensagem por kolimy97 Qua Dez 28 2011, 04:03

O vox vt30 e ibrido e o vt40+?

Cumps Wink
kolimy97
kolimy97
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 199
Guitarra : Fender Squier Strat/Epiphone Les Paul Standard Plus HCS LH/ FlyingV StarFire/ Classica Suzuki/ Pedais: Polytune mini

Mensagem por Schmeichel Qua Dez 28 2011, 04:06

Eu dei apenas alguns exemplos de modelos. E exemplifiquei com modelos específicos porque há marcas que têm amps de modelação e amps híbridos na mesma linha de produtos.

O VT40+ também é híbrido. Penso mesmo que todos os Vox VT são híbridos.
Schmeichel
Schmeichel
ADMINISTRADOR

Mensagem por Naré Cardoso Qua Dez 28 2011, 04:34

Anda tudo com comichão na ponta dos dedos... lol!

Sendo assim, o que eu disse na pagina anterior está certo:

Narecardoso escreveu:Resumindo e baralhando: amps digitais sao amps a transistores com um micro-processador Very Happy

Acrescentando apenas que esses digitais são os de modelação...
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Mensagem por Naré Cardoso Qua Dez 28 2011, 04:35

Todos os VT sao Hibridos sim Very Happy
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Mensagem por Warlock Qua Dez 28 2011, 05:11

Bem... tópico confuso mas, depois de uma leitura mais atenta, uma pessoa encontra a resposta bem fundamentada pessoal.
Muito bom!
Excelente partilha!
Este tópico está brutal!
"High Five" para vocês!!!!!!

Rock
Warlock
Warlock
Guitarrista de garagem

Post Count : 287
Guitarra : BC Rich WARLOCK BK BRONCE II WIDOW

Mensagem por Schmeichel Qua Dez 28 2011, 05:31

Tenho duas gralhas no tópico:
- o Cube 15 não tem efeitos, mas é na mesma um amp de modelação porque modela vários amps.
- o nº de níveis possíveis não é exactamente resolução em bits (disse aquilo assim para simplificar, mas é um erro): nº níveis = 2^n (em que n é o nº de bits)

Schmeichel
Schmeichel
ADMINISTRADOR

Mensagem por Warlock Qua Dez 28 2011, 06:05

Ainda ficou mais brutal!!! Rock

O que interessa é a partilha!!!

Rock Twisted Evil
Warlock
Warlock
Guitarrista de garagem

Post Count : 287
Guitarra : BC Rich WARLOCK BK BRONCE II WIDOW

Mensagem por Peter Qua Dez 28 2011, 07:48

epa li a primeira pagina deste topico, a cena da terra assusta sim, mas nao é para isso que serve o fusivel que esta na fonte de alimentação dos amps?

e ja agora, ja alguem morreu? se um gajo tiver descalço é uma coisa, mas sou filho de electricista e ja vi o meu velhote a apanhar uma descarga de uma trifasica com 2000voltes, foi projectado uns 5 metros, cabelo em chamas literalmente mas como tava com umas botas especiais so ficou um pouco lixado das articulações Laughing
Peter
Peter
Aprendiz de guitarra

Post Count : 87
Guitarra : HK WAS 7string & Cort X Custom
Guitarrista : Indefinido

http://atuaavo.blogspot.com

Mensagem por André Melo Qua Dez 28 2011, 10:55

nao tenho ligação terra nas tomadas do meu quarot, local onde ia ficar o bugera que estou a pensar comprar. Ha solução para contornar este problema ou posso esquecer um valvulado?
André Melo
André Melo
Guitarrista de garagem

Post Count : 480
Guitarra : Ibanez sa120/Fender Stratocaster MIM

Mensagem por Ricardo Matias Qua Dez 28 2011, 11:03

Se tiveres fora do teu quarto, basta arranjares uma extensão e pronto. Mas já agora, o problema da terra não é ser valvulado, é estares a lidar com alta voltagem.
Ricardo Matias
Ricardo Matias
Guitar Hero

Post Count : 1520
Guitarra : Fender Squier Telecaster & SX Standard Series (Tipo ST)
Guitarrista : Ritmo

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 15 de 21 Anterior  1 ... 9 ... 14, 15, 16 ... 21  Seguinte

Ir para o topo