Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.
+51
norim_13
Sandwoman
lourenco599
sylvester
SlashRules13
jnuno
sputo21
lowprofile
Maganão o Troll
Bugs
fast.ryder
Eduardo Figueira
Scorp
André Melo
Peter
Warlock
kolimy97
Schmeichel
Thrashtilldeath
fortes
nunixcip
danielalcindo
RazzorSkull
Killi
MarlonMorais
poolzebra
F:M:Iplay
Vaginnvs
erro808
RafaelPires
citrinus
.:Rodrigo:.
skryptus
SergioPt
Callipo
stryyy
LGZT
lore
slasheduff
Victor Santos
allgood
Ze Manel
JFK66
Fype_7
Ricardo Matias
flipex
nanjos
Slider56
jhdviana
LFO666
Naré Cardoso
55 participantes
Página 9 de 21
Página 9 de 21 • 1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 15 ... 21
Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.
Penso que sim, à partida quando tá off o circuito está em aberto é impossível passar corrente e por consequência não passam os tais picos. De qualquer maneira se for uma dos chineses já espero tudo, uma vez comprei uma extensão com terra e quando a abri a terra que tinha eram só os grampos hahahah
stryyy- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 236
Guitarra : Epiphone Les Pauls Custom Alphine White
Guitarrista : Indefinido
As triplas que normalmente compramos nos supermercados e lojas de artigos eléctricos,são equipamentos muito frágeis,e sem protecção:A construção interna é muito assustadora:basta um descuido e pisares a régua com mais força e tens direito a um curto-circuito,e lá vai o quadro abaixo.
O facto de ter lá o interruptor,sempre serve para impedir a corrente de entrar,e se não andares aos chutos à tripla,tudo bem.
Eu uso triplas e extensões um pouco mais reforçadas ,e tenho sempre o cuidado de saber onde ligo e de que lado da ficha é a fase ou o neutro.Costumava marcar com verniz vermelho a lado da fase;ando sempre com uma chave busca-polos,não vá o diabo tecê-las...
Nas nossas casas basta ter cuidado e nada do outro mundo se passa;afinal não ligamos 8 stacks duplos seguidos,pois não...?
Seja como fôr,tenham cuidado,e se houver trovoada,então desliguem tudo o que não fizer falta,ok?
O facto de ter lá o interruptor,sempre serve para impedir a corrente de entrar,e se não andares aos chutos à tripla,tudo bem.
Eu uso triplas e extensões um pouco mais reforçadas ,e tenho sempre o cuidado de saber onde ligo e de que lado da ficha é a fase ou o neutro.Costumava marcar com verniz vermelho a lado da fase;ando sempre com uma chave busca-polos,não vá o diabo tecê-las...
Nas nossas casas basta ter cuidado e nada do outro mundo se passa;afinal não ligamos 8 stacks duplos seguidos,pois não...?
Seja como fôr,tenham cuidado,e se houver trovoada,então desliguem tudo o que não fizer falta,ok?
Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count : 11293
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Slider56 escreveu:É isso mesmo,Billy!
Esse tipo de triplas ou múltiplas consegue reter os tais picos de corrente que normalmente danificam equipamentos;é impensável levarmos na rede das nossas casas voltagens muito elevadas,porque lá estão os dijuntores,diferenciais e outras protecções,mas pode haver surpresas desagradáveis.
O meu amigo contou-me na altura que a voltagem subiu quase aos 270 volts e durou alguns segundos antes da P.T. ir abaixo.P.T. é um posto de transformação que existe fora das casa e transforma alta voltagem em algo mais "civilizado" e que é depois distribuídos pelas casa dos clientes.
Já tinha ouvido falar dessa onda de choque,Stryyy...não é brincadeira...!
Este tipo de triplas ou múltiplas não conseguem reter eficazmente os picos de correntes. Apenas possuem um fusível que dá um pouco de protecção; mas como disse não é 100% eficaz.
Para reter os picos de correntes devidamente terás que gastar mais dinheiro e comprar uma UPS interactiva... E é muito importante que seja mesmo interactiva, porque se não for, não possuirá a funcionalidade de estabilizar a corrente, mas sim apenas de aguentar os aparelhos ligados durante X tempo.
Convidad- Convidado
Para teres protecção total,terias de ter uma UPS um bocado cara...
esse tipo de equipamentos usam-se nos concertos e nos estúdios de gravação,e custam uma nota MUITO negra!Não confundir com aparelhos que se usa para protecção de computadores que temos em casa ou no trabalho.
Até mesmo nas salas de mainframes (servidores) os equipamentos de protecção são muito caros e estão ligados 24 horas por dia...
Quanto a possíveis UPS que podemos ter em casa,tenham atenção aos consumos dos equipamentos que lá quiserem ligar,ok?
...e foi uma boa sugestão,por isso----------------->
esse tipo de equipamentos usam-se nos concertos e nos estúdios de gravação,e custam uma nota MUITO negra!Não confundir com aparelhos que se usa para protecção de computadores que temos em casa ou no trabalho.
Até mesmo nas salas de mainframes (servidores) os equipamentos de protecção são muito caros e estão ligados 24 horas por dia...
Quanto a possíveis UPS que podemos ter em casa,tenham atenção aos consumos dos equipamentos que lá quiserem ligar,ok?
...e foi uma boa sugestão,por isso----------------->
Slider56- ADMINISTRADOR
mas felizmente, não é 100% certo que um amp pife depois de azares desses... eu quero prevenir, mas tenho um colega que tem um plexi e ja lhe aconteceu mais do que uma vez tar a tocar e ir a luz abaixo. o amp não se estragou. teve sorte...
Convidad- Convidado
Billy,para o teu caso até fazia sentido teres uma UPS ligada.O teu amp não é um devorador em termos de consumo,e no caso da luz ir abaixo sempre tens mais do que tempo para desligar tudo nas calmas.
Vê os equipamentos que eles têm na Vobis.
Vê os equipamentos que eles têm na Vobis.
Slider56- ADMINISTRADOR
Ya, por uns 70 ou 100 euros já trazes uma UPS mais ou menos para casa.
Tem apenas o cuidado de verificar se ele aguenta com o teu amplificador e se é interactiva de modo a estabilizar também a corrente para além de te manter o amplificador ligado.
Vê também na mbit, chip7 e minfo.
Tem apenas o cuidado de verificar se ele aguenta com o teu amplificador e se é interactiva de modo a estabilizar também a corrente para além de te manter o amplificador ligado.
Vê também na mbit, chip7 e minfo.
Convidad- Convidado
eu tenho uma staples a 5 minutos de casa, será que tb tem ?
Convidad- Convidado
ainda sobre as fichas...
eu vi este bloco de tomadas para ligar o meu material, ali no continente e quando li a caixa lá diz ter um circuito de protecção e estabilização de corrente.
para além das tomadas, parece ter uma caixinha tipo os transformadores, será que isto me ajuda a ter melhor qualidade na corrente?
eu vi este bloco de tomadas para ligar o meu material, ali no continente e quando li a caixa lá diz ter um circuito de protecção e estabilização de corrente.
para além das tomadas, parece ter uma caixinha tipo os transformadores, será que isto me ajuda a ter melhor qualidade na corrente?
Convidad- Convidado
@CarlosC:
É melhor do que ter o material directamente ligado à corrente sem nada no meio... Mas nada como uma boa UPS.
@BillyGibbons:
ya na stapples tb deve ter
É melhor do que ter o material directamente ligado à corrente sem nada no meio... Mas nada como uma boa UPS.
@BillyGibbons:
ya na stapples tb deve ter
Convidad- Convidado
esqueci-me de por o link da cena...
http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=3765718&CategoryName=4&CategoryPath=&SubCategoryName=BlocosdeTomadas&Back=ProductsIndexMain.aspx?
realmente UPS é aquela base mas e preços? e mesmo esses 40€ já são uma 'pequena fortuna' para gastar em tomadas...
http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=3765718&CategoryName=4&CategoryPath=&SubCategoryName=BlocosdeTomadas&Back=ProductsIndexMain.aspx?
realmente UPS é aquela base mas e preços? e mesmo esses 40€ já são uma 'pequena fortuna' para gastar em tomadas...
Convidad- Convidado
Os interruptores on/off que equipam os amplificadores na maioria dos casos cortam as duas linhas da alimentação (fase e neutro) pelo que as variações de tensão de rede não afectam o amp estando este desligado.
O que pode acontecer é uma sobretensão de tal ordem que se forma um arco electrico entre os contactos (abertos) do interruptor passando assim instantaneamente corrente que danifica o circuito (isto tambem porque a linha de terra não é cortada pelo interruptor).No entanto é muito raro acontecer.Os casos que conheço foram provocados por sobretensões provenientes de descargas atmosféricas (vulgo trovoada) e danificam facilmente equipamentos com fontes de alimentação diferentes das normalmente usadas nos amplificadores.No entanto, são descargas de tal ordem que é impossivel prever as implicações que possam ter....
O uso de ups em audio tem bastante que se lhe diga, não só pela possibilidade de provocarem ruidos mas também porque a maior parte das que aí andam não estabilizam coisa nenhuma, ao contrario do que dizem os fabricantes/vendedores.A grande maioria só funciona quando a tensão de rede falha ligando um oscilador (aqui começa eventualmente o ruido) que produz (isto tem mais que se lhe diga mas não interessa aqui) os 220v permitindo que o que lá estiver ligado continue a funcionar.Há outro tipo de ups a que se chama online que funciona sempre e essa sim faz a estabilização da tensão de saida.Os preços dessas coisas é que não costumam ser agradaveis e ainda há a questão do ruido......
A protecção contra sobretensões que as ups oferecem é semelhante a que oferecem essas tomadas de que já falaram e que é, na maior parte dos casos eficaz.De salvaguardar que já vi casos em que os varistores (protecção) pura e simplesmente desapareceram devido a descarga......e o circuito a proteger ficou destruido.
Resumindo, na minha opinião, usem essas tomadas de preferencia as que tragam interruptor, desliguem os amps no interruptor e no interruptor da tomada e esqueçam as ups....a menos que façam questão de ser o unico musico a continuar a tocar em caso de falta de enegia.
O que pode acontecer é uma sobretensão de tal ordem que se forma um arco electrico entre os contactos (abertos) do interruptor passando assim instantaneamente corrente que danifica o circuito (isto tambem porque a linha de terra não é cortada pelo interruptor).No entanto é muito raro acontecer.Os casos que conheço foram provocados por sobretensões provenientes de descargas atmosféricas (vulgo trovoada) e danificam facilmente equipamentos com fontes de alimentação diferentes das normalmente usadas nos amplificadores.No entanto, são descargas de tal ordem que é impossivel prever as implicações que possam ter....
O uso de ups em audio tem bastante que se lhe diga, não só pela possibilidade de provocarem ruidos mas também porque a maior parte das que aí andam não estabilizam coisa nenhuma, ao contrario do que dizem os fabricantes/vendedores.A grande maioria só funciona quando a tensão de rede falha ligando um oscilador (aqui começa eventualmente o ruido) que produz (isto tem mais que se lhe diga mas não interessa aqui) os 220v permitindo que o que lá estiver ligado continue a funcionar.Há outro tipo de ups a que se chama online que funciona sempre e essa sim faz a estabilização da tensão de saida.Os preços dessas coisas é que não costumam ser agradaveis e ainda há a questão do ruido......
A protecção contra sobretensões que as ups oferecem é semelhante a que oferecem essas tomadas de que já falaram e que é, na maior parte dos casos eficaz.De salvaguardar que já vi casos em que os varistores (protecção) pura e simplesmente desapareceram devido a descarga......e o circuito a proteger ficou destruido.
Resumindo, na minha opinião, usem essas tomadas de preferencia as que tragam interruptor, desliguem os amps no interruptor e no interruptor da tomada e esqueçam as ups....a menos que façam questão de ser o unico musico a continuar a tocar em caso de falta de enegia.
allgood- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 203
Guitarra : Vintage,Epi,Fender,Maya,J&D,Washburn,Echo,Hofner
eu uso uma tripla com interruptor onde ligo o amp e os pedais. futuramente a ME 70 será aqui ligada também. normalmente só desligo o interruptor da tripla, mas qunado sei que vou estar mais tempo sem tocar desligo também do amp
Convidad- Convidado
Pedro_guitar escreveu:eu uso uma tripla com interruptor onde ligo o amp e os pedais. futuramente a ME 70 será aqui ligada também. normalmente só desligo o interruptor da tripla, mas qunado sei que vou estar mais tempo sem tocar desligo também do amp
Não há problema nenhum em desligar só na tripla.No entanto, se desligares tb no amp este fica melhor protegido contra as eventuais sobretensões de que se falou acima.É quase o mesmo que aumentar a distancia a que ficam os contactos do interruptor quando aberto (desligado).
eu tenho um Bugera 6260-212, opah, isto é um amplificador impecável. Excelente som, distorção fenomenal, aconselho mm a comprarem um, o único problema são as mães xD
Eu nao posso passar o meu dos 2/3 de volume e quando tou cm sorte x)
e depois os cuidados a ter:
um dia, pus em standby para aquecer, e tava a chover, quando o vou ligar nao dava som, (trovoada) custou 125 euros o arranjo, queimou.me o sist. todo -.-
Eu nao posso passar o meu dos 2/3 de volume e quando tou cm sorte x)
e depois os cuidados a ter:
um dia, pus em standby para aquecer, e tava a chover, quando o vou ligar nao dava som, (trovoada) custou 125 euros o arranjo, queimou.me o sist. todo -.-
Callipo- Aprendiz de guitarra
- Post Count : 25
Pois, isso toda a gente deveria saber que com trovoada deve-se desligar os aparelhos DAS FICHAS... TVs, Amps, Aparelhagens... Das fichas mesmo!!! Senão dá prejuízo.
Naré Cardoso- ADMINISTRADOR
- Post Count : 11136
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
opah mas nao tava a trovoar xs tava mau tempo mas nada que indicasse que ia trovoar grrrr.
de repente vem um trovão e pumba xD
de repente vem um trovão e pumba xD
Tiveste mesmo azar então, quando começa a trovoada foi mesmo na tua zona... Men, já pareces aqueles bonecos que para todo o lado que vão anda uma nuvem em cima deles
Naré Cardoso- ADMINISTRADOR
- Post Count : 11136
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Eu só aconselho as UPS para servirem de filtros de rede,e para uma ligeiro backup,pois sempre é mais desejável desligar os amps de forma correcta do que sofrerem um corte brusco...
Estive a falar com um ex-colega de palco e ele disse-me que as protecções realmente eficazes capaz de suster picos de tensão muito perigosos e acima do normal,custam uma pipa de massa,e não se justifica o uso caseiro,já que são unidades com características,dimensões e preços absolutamente incomportáveis para o utilizador comum.Regra geral usam-se em palcos,seja de auditórios fixos ou de concertos um pouco por toda a parte.
Agora na escolha de uma tripla como deve ser,procurem materiais um pouco mais resistentes do que os que vemos nos supermercados.Eu tenho um tipo de triplas e sextuplas a uso com caixas mais resistentes,e os contactos lá dentro não se tocam por acidente,já que a estrutura das caixas é do tipo industrial.Procurem nas loja LeRoy Merlin,por exemplo.
Depois ponho aqui fotos quando der um pulo à sala de ensaios.
Estive a falar com um ex-colega de palco e ele disse-me que as protecções realmente eficazes capaz de suster picos de tensão muito perigosos e acima do normal,custam uma pipa de massa,e não se justifica o uso caseiro,já que são unidades com características,dimensões e preços absolutamente incomportáveis para o utilizador comum.Regra geral usam-se em palcos,seja de auditórios fixos ou de concertos um pouco por toda a parte.
Agora na escolha de uma tripla como deve ser,procurem materiais um pouco mais resistentes do que os que vemos nos supermercados.Eu tenho um tipo de triplas e sextuplas a uso com caixas mais resistentes,e os contactos lá dentro não se tocam por acidente,já que a estrutura das caixas é do tipo industrial.Procurem nas loja LeRoy Merlin,por exemplo.
Depois ponho aqui fotos quando der um pulo à sala de ensaios.
Slider56- ADMINISTRADOR
olha aqui umas quantas tomadas com protecçao.
----> http://www.mauser.pt/catalog/index.php?cPath=570_132
----> http://www.mauser.pt/catalog/index.php?cPath=570_132
Convidad- Convidado
NaréCardoso escreveu:Tiveste mesmo azar então, quando começa a trovoada foi mesmo na tua zona... Men, já pareces aqueles bonecos que para todo o lado que vão anda uma nuvem em cima deles
mesmo xD
Acabei de comprar uma tomada com o interruptor 'On/Off' e diz que tem protecção contra cargas eléctricas.
Diz que se tiveres a tocar e a luz for abaixo aquilo tem tipo um botão que dispara e acho que aguenta a electricidade durante 2 minutos para dar tempo para desligar tudo.
Diz que se tiveres a tocar e a luz for abaixo aquilo tem tipo um botão que dispara e acho que aguenta a electricidade durante 2 minutos para dar tempo para desligar tudo.
Convidad- Convidado
As43 escreveu: Diz que se tiveres a tocar e a luz for abaixo aquilo tem tipo um botão que dispara e acho que aguenta a electricidade durante 2 minutos para dar tempo para desligar tudo.
Cuidado com a potencia maxima dessas coisas.Verifica antes de comprar a soma dos consumos dos equipamentos que lá vais ligar e dá uma (boa) margem.O facto de falares num botão que dispara faz-me pensar num dispositivo termico de protecção contra sobrecargas.Se levares a carga ao limite ou proximo pode acontecer isso disparar sem ter havido problemas de rede.
Não se esqueçam também que esses equipamentos, que não passam de ups com baixa autonomia, tal como as ultimas precisam de manutenção periodica.No minimo mudança periodica de baterias (sejam de chumbo ou qquer outro tipo).
Como disse o Slider56 assegurem-se de que a parte mecanica da coisa é resistente e de boa qualidade electrica.O motivo de muitas avarias as vezes caras e complicadas são simplesmente maus contactos electricos provocados por falhas mecanicas nos contactos das tomadas que provocam variações da tensão de alimentação.
Se eu tiver um transformador ao lado do amp vai dar ruído ?
Convidad- Convidado
Referes-te a um alimentador para pedais p/ex ?
Se a caixa do transformador for plastica, pode provocar mas, depende da qualidade da blindagem do amp,cabos ...enfim de muitas coisas.
Evita posicionar o transformador do lado dos jack de entrada.Se o amp for um combo e o transformador estiver no chão, deve estar já suficientemente distante da electronica para evitar ruidos.
Se a caixa do transformador for plastica, pode provocar mas, depende da qualidade da blindagem do amp,cabos ...enfim de muitas coisas.
Evita posicionar o transformador do lado dos jack de entrada.Se o amp for um combo e o transformador estiver no chão, deve estar já suficientemente distante da electronica para evitar ruidos.
Página 9 de 21 • 1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 15 ... 21