ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Monitores de Estúdio

+5
Slider56
Scorp
JHV
Luis Miguel
Fabrício Germano
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Monitores de Estúdio  Empty Monitores de Estúdio

Mensagem por Convidado Dom Abr 28 2013, 13:12

Boas pessoal!

Bem, vim aqui abrir este tópico por uma estão de curiosidade.
O que procuram quando vão adquirir monitores de estúdio? Que especificações têm de ter?

E agora um "suponhamos". Comprar umas boas colunas, por exemplo 5.1, para computador não irá ter o mesmo efeito?

Agora vamos à guerra, imponham as vossas opiniões! Rock
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estúdio  Empty Re: Monitores de Estúdio

Mensagem por Fabrício Germano Dom Abr 28 2013, 14:23

Há uns modelos da Yamaha muito bons, de momento nao te se dizer o modelo mas anda na faixa de 300/400 euros acho eu.
Fabrício Germano
Fabrício Germano
Guitarrista de garagem

Post Count : 277
Idade : 36
Localização : Encarnação
Guitarra : Ibanez rg350 whdx > TC Electronics Polytune mini > Vox 847 > Boss SD-1 > Boss OD-3 > Boss MD-2 > EHX Neo Clone > TC Electronis Nova Delay
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estúdio  Empty Re: Monitores de Estúdio

Mensagem por Luis Miguel Dom Abr 28 2013, 14:28

um monitor dará o som mais parecido com a realidade, que e o que se que quando estas a gravar, nao te sei explicar melhor, sorry
Luis Miguel
Luis Miguel
Guitar Legend

Post Count : 2652
Idade : 28
Localização : viseu
Guitarra : Epiphone Les Paul Standard LTD Mahogany Candy Apple Red Metallic
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estúdio  Empty Re: Monitores de Estúdio

Mensagem por Fabrício Germano Dom Abr 28 2013, 14:29

http://www.musifex.pt/yamaha-hs-5
Fabrício Germano
Fabrício Germano
Guitarrista de garagem

Post Count : 277
Idade : 36
Localização : Encarnação
Guitarra : Ibanez rg350 whdx > TC Electronics Polytune mini > Vox 847 > Boss SD-1 > Boss OD-3 > Boss MD-2 > EHX Neo Clone > TC Electronis Nova Delay
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estúdio  Empty Re: Monitores de Estúdio

Mensagem por Fabrício Germano Dom Abr 28 2013, 14:30

Esse e fixe mas há melhores, dependendo do seu orçamento
Fabrício Germano
Fabrício Germano
Guitarrista de garagem

Post Count : 277
Idade : 36
Localização : Encarnação
Guitarra : Ibanez rg350 whdx > TC Electronics Polytune mini > Vox 847 > Boss SD-1 > Boss OD-3 > Boss MD-2 > EHX Neo Clone > TC Electronis Nova Delay
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estúdio  Empty Re: Monitores de Estúdio

Mensagem por Luis Miguel Dom Abr 28 2013, 14:32

yah esses costumam ser bons
Luis Miguel
Luis Miguel
Guitar Legend

Post Count : 2652
Idade : 28
Localização : viseu
Guitarra : Epiphone Les Paul Standard LTD Mahogany Candy Apple Red Metallic
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estúdio  Empty Re: Monitores de Estúdio

Mensagem por Convidado Dom Abr 28 2013, 14:51

O que eu quero que se questionem é o porque de tal como já disseram " o monitor dá o som mais parecido com a realidade ", isto é tudo muito relativo.
A meu ver, monitores de estúdio = colunas normais só que com, um padrão de qualidade minima superior ao exigido pelas " colunas de pc ", uma vez que os monitores são feitos para um publico alvo especifico ( músicos ) .
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estúdio  Empty Re: Monitores de Estúdio

Mensagem por JHV Dom Abr 28 2013, 14:54

Alguns sistemas 5.1 para PC são realmente muito bons, eu tenho um da creative já com alguns anos e realmente aquilo é realmente um espanto.
No entanto atenção aqueles sistemas são construídos para uma óptima reprodução de uma determinada gama de sons, por norma têm um Subwoofer que faz a reprodução dos sons mais graves, e os satélites encarregam-se da reprodução de uma gama mais alta de sons suponho eu que entre os 1000 hz e os 25/30000hz por ai.
Isso faz com que tenhamos uma percepção dos efeitos sonoros que devem sobressair para termos aquele som envolvente característico.

Os monitores de estúdio estão virados para uma gama de sons completamente diferente no caso desse da Yamaha é de 54Hz - 30kH, com um crossover que corta aos 2khz.
Ou seja está mais direccionado para a reprodução de uma gama média e alta de sons, se bem que os 54Hz já fazem uma boa reprodução de graves.

Em suma... não mistures as coisas, 5.1 é para veres filmes em casa e divertires-te com os efeitos especiais sonoros, os monitores de estúdio, são para reproduzir musica.
JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estúdio  Empty Re: Monitores de Estúdio

Mensagem por Convidado Dom Abr 28 2013, 14:56

Ainda a dias fui comprar uns headphones que me pediram para comprar um modelo era o "100" outro era o "300" , o preço do "300" era muito superior, os specs dos fones eram exactamente os mesmos, maas o "300" dizia que tinha POWERFUL SOUND .... X|
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estúdio  Empty Re: Monitores de Estúdio

Mensagem por Luis Miguel Dom Abr 28 2013, 14:57

para mim as colunas normais dao o som todo muito lindo e talz (o que tu queres ouvir em filmes albuns etc) e os monitores dao te um som mais real o que tu precisas de ouvir para gravares algo de grande qualidade


ja agora tambem tenho uma da creative e sao bem fixes, acho que na altura custaram 100/200€
Luis Miguel
Luis Miguel
Guitar Legend

Post Count : 2652
Idade : 28
Localização : viseu
Guitarra : Epiphone Les Paul Standard LTD Mahogany Candy Apple Red Metallic
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estúdio  Empty Re: Monitores de Estúdio

Mensagem por Convidado Dom Abr 28 2013, 15:02

O que eu quero dizer é que podiam muito bem vender colunas de qualidade como monitores de estúdio que 80% das pessoas não diziam " isto não são monitores porque não realça bem isto ou aquilo "
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estúdio  Empty Re: Monitores de Estúdio

Mensagem por Convidado Dom Abr 28 2013, 15:05

E o que é o som real, visto que este está sujeito desde pressões a particulas existentes no ar enfim uma série de coisas que funcionam como uma barreira e nunca são constantes Razz

Compreendo perfeitamente o que dizem, apenas queria deixar o tema no ar porque considero-o um tema bastante curioso.


(PS: Quando falei em colunas 5.1 estava só a servir-me de um exemplo)
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estúdio  Empty Re: Monitores de Estúdio

Mensagem por Luis Miguel Dom Abr 28 2013, 15:08

pois tambem sou curioso nessa materia
Luis Miguel
Luis Miguel
Guitar Legend

Post Count : 2652
Idade : 28
Localização : viseu
Guitarra : Epiphone Les Paul Standard LTD Mahogany Candy Apple Red Metallic
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estúdio  Empty Re: Monitores de Estúdio

Mensagem por Convidado Dom Abr 28 2013, 15:10

Até porque as ditas colunas normais são maioritariamente utilizadas para reproduzir música nos mais diversos sítios, como eu digo é uma matéria bastante curiosa a meu ver.

study
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estúdio  Empty Re: Monitores de Estúdio

Mensagem por Scorp Dom Abr 28 2013, 15:11

Sobre esse assunto em particular têm este artigo muito bom e com bastante informação útil e esclarecedora, já o li há bastante tempo mas acabei por guardar o link.

http://www.soundonsound.com/sos/Jun02/articles/monitors.asp
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estúdio  Empty Re: Monitores de Estúdio

Mensagem por Convidado Dom Abr 28 2013, 15:12

Obrigado! Já tinha lido muitos artigos ( MUITOS MESMO ahah ) mas ainda não me tinha cruzado com este, aqui vou eu! Razz
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estúdio  Empty Re: Monitores de Estúdio

Mensagem por Luis Miguel Dom Abr 28 2013, 15:13

pois la esta, colunas de boa qualidade para ouvir musica, ver filmes etc sao diferentes de monitores de estudio de boa qualidade
Luis Miguel
Luis Miguel
Guitar Legend

Post Count : 2652
Idade : 28
Localização : viseu
Guitarra : Epiphone Les Paul Standard LTD Mahogany Candy Apple Red Metallic
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estúdio  Empty Re: Monitores de Estúdio

Mensagem por Convidado Dom Abr 28 2013, 15:24

Isto é tudo uma questão de qualidade pretendida, não se trata de " ser melhor ou pior " mas sim de nuances muito especificas.

Supondo que tenho os melhores monitores de estúdio DO MUNDO! , estou no meu estúdio, gravo uma faixa, vou a equalizar e penso, epá, isto tem de ser realçado aqui na "frequencia X" , faço o que tenho a fazer e já está perfeito! Mando a música ao Tony Barracuda que a vai ouvir nos seus bestiais monitores Behringer MS 16 e chegamos à conclusão que aquele realce que fiz e que nos meus monitores era notável, nos monitores do Barracuda nem se notava!

O que é que quero dizer com isto? Os monitores de estudio de qualidade são excelentes e dão mais margem de manobra para fazer as coisas bem feitas, mas não nos podemos esquecer que o nosso estimado produto final vai andar a ser ouvido por colunas de laptops e telemóveis :p
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estúdio  Empty Re: Monitores de Estúdio

Mensagem por Slider56 Dom Abr 28 2013, 15:43

Há uma diferença abismal entre verdadeiros monitores de estúdio,monitores de referência e colunas de pc....!

Um bom monitor de estúdio (a sério!),custa a nota preta mas tem a vantagem de não mascarar o som:o que lá puseres é o que sai,portanto convém que o restante hardware do estúdio tenha um nível de qualidade a condizer.Este tipo de monitores reproduz com muita qualidade a banda passante dos 20Hz aos 20KHz,e podem ser full-range ou splits ( tops e subs).

Os monitores de referência na maioria dos casos desagradam à primeira vez,porque são absolutamente crus,desprovidos de tudo o que normalmente agrada às orelhas.Quando uma determinada mistura soa bem neste tipo de monitores,podes ter a certeza de que vai soar bem em qualquer coluna fora do estúdio,seja a hi-fi lá em casa, a televisão no café,ou até o rádio no automóvel.


As colunas para pc,são brinquedos sofisticados destinados a impressionar que está atrás do écran.Há marcas de referência,como por exemplo a Creative Labs e a Logitech,há marcas de "encher chouriços" que não valem a ponta de um corno e são baratas,como a Trust e semelhantes,e há marcas boutique muito bem elaboradas em que os olhos comem mais que os ouvidos,como por exemplo as Stick da Harmman-Kardon.

Para ter em casa e curtir sem grandes pretensões,as colunas de pc desenrascam e por vezes muito bem.Eu tenho um kit antigo 2.1 da Creative Labs e aquilo tem mais qualidade que muitos "monitores de estúdio" que tenho visto nas lojas de música,mas não são nada do outro mundo;desenrascam bem!

Se não tiveres um estúdio dedicado e com equipamento a sério,não justifica comprares colunas Pro.Algumas já mencionadas,como as tais Yamaha,ou mesmo as Alesis M1-320 USB chega e sobra.Nunca que te squeças de que só as colunas não irão fazer a diferença se o restante equipamento não estiver à altura.
Eu tenho dois monitores de referência antigos (Rogers LS4),mas não as uso para ouvir música...

Já disse noutro lado qualquer que acho as Yamaha's um pouco agressivas de médios,mas o melhor é tu mesmo ires ouvir antes de comprares seja lá o que for.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estúdio  Empty Re: Monitores de Estúdio

Mensagem por PedroGRock Sex maio 03 2013, 14:52

o Slider56 disse tudo. normalmente o que se quer de uns monitores de estudio, é que sejam o mais transparente possivel. nao adicionam graves, medios ou agudos, assim como nao os cortam. é aquilo e pronto. depois tens varios tipos de monitores (leam-se preços) que vao desde 200/300€ o par, até 2000/3000€ a unidade. e até mais.

eu ainda nao tive oportunidade de comprar uns, até agora tenho usado umas colunas de um sistema hi fi. como já conheço o som delas, vou me safando e normalmente as cenas soam porreiras em quase todo o lado. e se nao soarem como quero, volto a pegar na mistura e faço tudo. um concelho, nao vas por monitores da M Audio. nao valem a ponta, teem demasiados agudos, e tu começas a cortar agudos até te soarem bem naqueles monitores, e quando metes a musica noutras colunas, soa a bosta. um som seco e abafado.

se queres coprar uns monitores BB, yamaha, Alessis. se tiveres mais um bocado para gastar acho que a KRK tem uns modelos a um preço mais ou menos acessivel. neste campo acho que marca proibida é mesmo m audio. é uma marca para amadores que querem ter aquilo para fazer umas brincadeiras em casa (contra mim falo que tenho uma placa m audio, mas na altura era para o que havia dinheiro). mas com um bocado de pesquisa, procurar nos foruns internacionais, ver o que o pessoal por esse mundo fora usa e decidires te
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estúdio  Empty Re: Monitores de Estúdio

Mensagem por Convidado Sex maio 03 2013, 17:14

Eu estou a par das diferenças entre monitores de estúdio e colunas hi fi LOL
Apenas fiz este tópico para pensarem um bocado acerca daquilo que "nos vendem", estou na área de Marketing e Publicidade dai ter feito este tópico, é fácil ir ao google e chapar aqui as diferenças.
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estúdio  Empty Re: Monitores de Estúdio

Mensagem por Slider56 Sex maio 03 2013, 17:24

Eu não preciso de Google nenhum porque trabalhei anos a fio com todo o tipo de monitores e a nível profissional.Simplesmente irrita-me solenemente ver certos artigos de algumas marcas reclamarem uma qualidade superior que na realidade não têm nem nunca tiveram.

Há uma regra de ouro que se mantém: se queres material a sério prepara o Visa Gold...tudo o resto são brinquedos mais ou menos sofisticados... Smile
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estúdio  Empty Re: Monitores de Estúdio

Mensagem por PedroGRock Sex maio 03 2013, 19:58

material em condiçoes é mesmo visa gold. um quiser fazer umas gravaçoes e depois uma boa mistura, tem que investir e do belo. istono quarto, imaginemos os milhares gastos num estudio profissional
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estúdio  Empty Re: Monitores de Estúdio

Mensagem por Slider56 Sáb maio 04 2013, 12:07

Só para terem uma ideia vaga,um amigo meu que faz post-produção para diversos fins,tem em casa equipamento relativamente acessível desde uma audio workstation,interfaces firewire,monitores de estúdio e um sistema da Carrillion com cerca de 7 anos,e no geral tem cerca de 9000 € investidos....!
Segundo ele,serve para fazer maquetes pré-masterização,ou misturas finais relativamente aceitáveis para serem usadas em audiovisuais,isto dentro de um budget muito controlado.Qualquer evolução séria disto tudo representaria um salto quantitativo e qualitativo brutal!

Se é caro...? Bem,para curtir em casa é caríssimo,mas para os trabalhos que ele faz,diria que é uma boa ferramenta de trabalho,mas não é nem de longe topo de gama!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estúdio  Empty Re: Monitores de Estúdio

Mensagem por lore Sáb maio 04 2013, 12:16

http://www.oganhodosom.pt/EQUIPMENT.html

Depende do conceito de monitor de estudio . As tao mal amadas como lendarias Yamaha ns- 10 foram a bitola do mercado
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estúdio  Empty Re: Monitores de Estúdio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos