ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Monitores de Estudio

5 participantes

Ir para baixo

Monitores de Estudio Empty Monitores de Estudio

Mensagem por Sobreira Dom Mar 31 2013, 06:05

Pessoal, já me faltam poucas coisas para terminar o meu home studio!
agora uma pergunta para os mais entendidos, o preço é quase o mesmo...
gostaria de opinioes acerca de destes dois.

http://www.musicstore.de/pt_PT/PTE/Yamaha-HS-50M-Studiomonitor-active/art-REC0004057-000
http://www.musicstore.de/pt_PT/PTE/Alesis-M1-Active-MKII-Studiomonitor-aktiv/art-REC0001592-000

Estive mesmo quase para comprar as Yamaha, mas depois reparei que as alexis tem um "woofer" de 6,5' e as yamaha "apenas" de 5' mas tem mais opçoes atras em termos de botoes.
Esta diferença reflete muita diferença em graves?

Por outro lado dizem que estas yamaha (nova geraçao das NS 10m) pelo preço é o melhor que se encontra no mercado, e em alguns casos pode até superar as irmas HS80.

obg!
Sobreira
Sobreira
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 142
Idade : 33
Localização : Amadora
Guitarra : Algumas
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estudio Empty Re: Monitores de Estudio

Mensagem por Slider56 Dom Mar 31 2013, 10:07

Sempre achei os monitores da Yamaha demasiado agressivos,e com um exagerado nível de médios;tive umas NS10 há anos e rifei-as.

Dentro dos chamados low-cost a única alternativa credível são as Alesis M1 320 USB ( http://www.lismusica.pt/?product=5966 ).Existem outras alternativas,mas o som deixa algo a desejar quando escutado com atenção.

Se o dinheiro não for um problema demasiado sério,procura as KRK ou Genelec;por aqui a qualidade e equilíbrio do espectro sonoro são uma vantagem indiscutível.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estudio Empty Re: Monitores de Estudio

Mensagem por tcgomes Dom Mar 31 2013, 11:21

Uma curiosidade Slider, esses monitores da alesis servem de interface para gravar?
tcgomes
tcgomes
Guitarrista de garagem

Post Count : 452
Idade : 27
Localização : Sintra
Guitarra : Epiphone Les paul standard
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 22/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estudio Empty Re: Monitores de Estudio

Mensagem por Slider56 Dom Mar 31 2013, 11:36

Não sei ao certo...é capaz de funcionar como interface,mas há outras soluções adequadas para o que queres,e com outras possibilidades e vantagens.

Se usares as colunas apenas como interface de ligação e usares o rstante em software,pode ser que resulte,mas o ideal seria teres um interface dedicado e colunas à parte só mesmo para monição,isto partindo do princípio de que tens software adequado e acima de tudo que o teu pc se aguente sem muitos problemas pelo meio...
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estudio Empty Re: Monitores de Estudio

Mensagem por tcgomes Dom Mar 31 2013, 12:34

"USB 1.1 audio interface, 16-bit/44.1-48kHz recording and playback" Encontrei isto na thomann, por isso é capaz de dar, mas por agora é só mesmo curiosidade, mas não quer dizer que não venha a adquirir uns e, em relação a fazer de interface, era para ver se caso comprasse esses monitores, serviam para desenrascar para gravar algumas coisitas.
tcgomes
tcgomes
Guitarrista de garagem

Post Count : 452
Idade : 27
Localização : Sintra
Guitarra : Epiphone Les paul standard
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 22/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estudio Empty Re: Monitores de Estudio

Mensagem por Slider56 Dom Mar 31 2013, 16:08

USB 1.1... pois deve dar para desenrascar,mas não substitui um bom interface dedicado a gravações,como deves calcular.Outra coisa a ter em conta no que toca a gravações caseiras,é o software em causa e a natural latência dos sinais que entram e saem do pc....

Já se debatei este problema várias vezes e chega-se fácilmente à conclusão de que nem todos os pc's e Mac's caseiros reunem as condições mínimas para se fazer um bom trabalho,e não estou sequer a considerar uma gravação a nível profissional...

A única coisa que sei em relação a estes monitores da Alesis é que têm boa qualidade,reproduzem bem o espectro de frequências e sem serem topos de gama (muito longe disso!) são uma boa aposta para ter em casa!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estudio Empty Re: Monitores de Estudio

Mensagem por Sobreira Seg Abr 01 2013, 02:18

já me indicaram que KRK eram boas, mas para masterizaçao as yamaha hs50 era a melhor opçao.
Sobreira
Sobreira
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 142
Idade : 33
Localização : Amadora
Guitarra : Algumas
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estudio Empty Re: Monitores de Estudio

Mensagem por Slider56 Seg Abr 01 2013, 11:56

As melhores que podes arranjar para masterização custam a nota negra: Auratone!

Monitores de Estudio Auratonepair

Vai ouvir as Genelec. Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estudio Empty Re: Monitores de Estudio

Mensagem por cynic Seg Abr 01 2013, 14:03

Eu uso um par de HS80M e estou satisfeito, mas nunca usei alesis, por isso não posso comparar.
cynic
cynic
Aprendiz de guitarra

Post Count : 92
Idade : 35
Localização : Albufeira
Guitarra : Fender Telecaster Baja, Ibanez RG, Epiphone LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estudio Empty Re: Monitores de Estudio

Mensagem por boavida Seg Abr 01 2013, 17:15

Uma pequena lista de monitores dentro desses preços
http://www.thomann.de/pt/krk_rp5_g2_rokit.htm
http://www.thomann.de/pt/yamaha_hs50m.htm
http://www.thomann.de/pt/mackie_mr5_mk2.htm
http://www.thomann.de/pt/prodipe_pro_6_aktiv_studio_monitor.htm
http://www.thomann.de/pt/samson_rubicon_r6a.htm
http://www.thomann.de/pt/tannoy_reveal_601a.htm ou http://www.thomann.de/pt/tannoy_reveal_501a.htm
Se fizeres uma busca mais alargada, vais encontrar mais e depois ou consegues ouvir, ou se estás a comprar no escuro tenta ler o maior número de opiniões possíveis sobre os monitores e tentar filtrar a informação para tentar perceber qual a característica do som da cada um deles, dentro da medida da limitação possível. Ter um woofer de 6''5 não torna um monitor necessariamente melhor do que um de 5'', o tamanho da sala é um factor a ter em conta, assim como o tratamento da mesma, porque colunas demasiado grandes em salas demasiado pequenas e mal tratadas acusticamente tem tudo para correr mal.
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estudio Empty Re: Monitores de Estudio

Mensagem por Sobreira Ter Abr 02 2013, 02:41

a sala é pequena tem condiçoes aceitaveis para trabalhar. Para os graves afinal o gajo que vai trabalhar comigo tem lá um woofer, entao partimos para a definiçao e detalhe! Quase toda a gente me indicou as yamaha pelo "som verdadeiro" e nao o que nos queremos ouvir, pelas reviews tbm fiquei com essa ideia. Mas claro que o preço neste momento tambem conta! o vitinho nao perdoa quem trabalha :\
Sobreira
Sobreira
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 142
Idade : 33
Localização : Amadora
Guitarra : Algumas
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estudio Empty Re: Monitores de Estudio

Mensagem por boavida Ter Abr 02 2013, 03:21

Eu não diria que há um som verdadeiro, muito menos a estes preços. Não esperes com esse orçamento comprar uns monitores que te mostrem toda a verdade acerca do que vais ouvir enquanto misturas, porque isso não vais encontrar e não será nos yamaha que vais encontrar essa “verdade” também. Tem também em atenção que há muita gente que não suporta o som das yamaha muito tempo por causa da sua caracterísitica sonora, aliás regra geral do que se comenta sobre os yamaha é que o som pode ser bastante desagradável, possivelmente pelo hype de + 2 ou 3 db na zona dos 2000hz, que são frequências normalmente bastante agressivas para o nosso ouvido tão sensível
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estudio Empty Re: Monitores de Estudio

Mensagem por Slider56 Ter Abr 02 2013, 08:03

Quando referi lá atrás os Auratone,a intenção foi precisamente que vocês ficassem com a ideia real do que estariam a gravar,porque os gajos são do mais cru que já apareceu no mercado.Se alguma coisa sair bem através deles,podem ter a certeza de que vai soar bem em qualquer lado.

Os Auratone eram monitores de referência usados em estúdios de gravação.A ideia por detrás da concepção deles foi como que a prova final antes da publicação fosse lá do que fosse.Não faz sentido gravar um ou mais takes a soar maravilhosamente em quaisquer monitores todos xpto e depois ao reproduzirmos as gravações num qualquer rádio vulgar,aquilo soar mal p'ra caraças...!

Nunca tive oportunidade de experimentar,mas já ouvi umas Alesis M1 320 USB e gostei do som geral! Smile
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estudio Empty Re: Monitores de Estudio

Mensagem por boavida Ter Abr 02 2013, 09:04

Presumo que os auratone que falas são uns cubos apenas com um woofer, que têm agora umas “cópias” feitas pela avantone, supostamente monitores full range, mas que têm um som carregado de médios até mais não, super “encaixotado” e pelo que já percebi os yamaha seguem o mesmo tipo de filosofia, soam mal nas horas, mas se conseguires que a mistura fique a soar bem nesses monitores, então o mais provável é que produza um bom som em grande parte dos sistemas.
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estudio Empty Re: Monitores de Estudio

Mensagem por Slider56 Ter Abr 02 2013, 10:22

hummm....mais ou menos; os Auratone à semelhança dos Rodger's são monitores de referência,o que não tem absolutamente nada a ver com o resto,e altamente desaconselháveis para ligar a qualquer sistema de alta fidelidade.Servem para desmascarar o som de mariquices,e aí sim,ou soa bem ou volta para o estúdio e refaz a mistura antes da masterização.

A Behringer vende umas imitações muito rascas ...até lhes chama Behringtone... X|


As Yamaha's das séries NS são demasiado agressivas,mas aguentam-se à jarda sem vacilar,muito embora eu não goste muito da personalidade delas... Evil or Very Mad
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estudio Empty Re: Monitores de Estudio

Mensagem por boavida Ter Abr 02 2013, 10:31

É isso mesmo, os avantone são umas cópias dos auratone e agora também há realmente essas outras cópias da behringer. Eu tenho um avantone, que uso como uma referência para ouvir misturas em mono e o som é realmente tudo menos hi-fi, mas se não soar bem em mono nessa coluna, então é sinal de que ainda há trabalho para fazer. Tudo o que seja coluna hi-fi de som mascarado com as frequências a fazerem a famosa curva em sorriso, para misturar não obrigado.
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estudio Empty Re: Monitores de Estudio

Mensagem por boavida Ter Abr 02 2013, 14:49

Descobri agora que a Adam lançou há pouco tempo uns monitores novos, numa gama mais baixa de valores que são da série F

http://www.thomann.de/pt/adam_f5.htm

um pouco acima dos €300 o par, mas a Adam normalmente têm coisas de qualidade e têm algo que me parece positivo para quem não consegue deixar de ter os monitores próximos da parede que é a bass port à frente ao contrário das yamaha que a têm atrás.
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estudio Empty Re: Monitores de Estudio

Mensagem por Slider56 Ter Abr 02 2013, 15:21

Para mal dos meus pecados viciei as orelhas nos HD-1 da Meyersound... Fogo! e agora qualquer coisa com menos qualidade soa-me sempre mal...chiça!!!! (nem te digo o preço de cada um para evitar enfartes instantâneos...! pale )

http://www.meyersound.com/products/studioseries/hd-1/
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estudio Empty Re: Monitores de Estudio

Mensagem por boavida Ter Abr 02 2013, 16:51

Oh Slider, tem lá calma contigo, olha o meu coração. Com o dinheiro de um desses monitores já fazia aqui muita coisa no meu set up. Laughing
Também gostava de viciar os meus ouvidos numas coisinhas assim, mas infelizmente com uma economia assim é ridiculamente impossível. Fúria
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Monitores de Estudio Empty Re: Monitores de Estudio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos