Guitar veneer
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Re: Guitar veneer
http://home.provide.net/~cfh/gibsonc.html
da gibson idem
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lore- Guitar Hero
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Re: Guitar veneer
ali3ncorp, já fui à CIN em Lisboa e já falei com o vendedor. velatura ou lasur funciona bem! aconselhou pegar em madeira igual e fazer experiências. um bocado com 1 demão, outro com 2 demão, etc... e depois com verniz: 1 demão, 2 demão, etc... a CIN está com 50% de desconto até final deste mês. vou aproveitar!
Re: Guitar veneer
o Slider que veja esse link lore ahahahah
citrinus- Guitar GOD
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Re: Guitar veneer
Não preciso de ver;já conheço há muito tempo.Nos anos 40,50 e 60 a indústria automóvel americana desenvolveu uma gama de tintas brutal para dar resposta ao boom de vendas ,e havia quase de tudo para todos os gostos.É normal que as principais marcas de guitarras (e não só) se virassem para esse catálogo monstruoso em busca de soluções que agradassem a tudo e todos.Algumas cores desses tempos nunca mais foram replicadas,nem mesmo em modelos reissue.
Uma coisa é certa: misturar celuloso com acrílico dá raia,mas cada um é livre de fazer o que quiser.Os diferentes componentes reagem de maneiras diferentes e por vezes a única solução é decapar,limpar e voltar a fazer tudo de novo.
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Citrinus...não me tires o sono,tá bem...?!
Uma coisa é certa: misturar celuloso com acrílico dá raia,mas cada um é livre de fazer o que quiser.Os diferentes componentes reagem de maneiras diferentes e por vezes a única solução é decapar,limpar e voltar a fazer tudo de novo.
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Citrinus...não me tires o sono,tá bem...?!
Última edição por Slider56 em Dom Jan 22 2012, 15:50, editado 1 vez(es)
Slider56- ADMINISTRADOR
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Re: Guitar veneer
"Uma coisa é certa: misturar celuloso com acrílico dá raia"
Tambem me lembrei disso...
Tambem me lembrei disso...
Vaginnvs- Guitarrista viciado
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Re: Guitar veneer
Pois dá,porque as bases de cada composto são totalmente diferentes e os químicos "não se dão bem"...
um dos problemas que eu e o meu amigo Vitor Paulo apanhamos de vez em quando,é precisamente algumas guitarras e baixo que levaram alguma pancada e tiveram de refazer as cores e vernizes;nem sempre quem fez a reparação teve em conta o tipo de acabamentos e mesmo sendo do mesmo género,aplicar verniz novo em cima de verniz antigo/curado,pode dar raia;a última guitarra que vi com este problema,vinha com a parte onde os vernizes se misturaram levantada,e estalada;resultado foi ter de se raspar tudo,limpar e voltar a envernizar de novo.
Outra coisa que vale a pena salientar: a União Europeia anda com as manias do ambiente...(algumas fazem sentido,outras nem por isso,mas adiante...).Está totalmente proíbido componentes celulósicos por serem inimigos do ambiente e extremamente poluentes.Deste modo o acrílico torna-se a solução ideal:é mais barato,fácil de trabalhar e não dá muitos problemas.
Algumas guitarras mais antigas (anos 60 e 70) vinham com acabamentos em celuloso,e com o envelhecimento natural adquiriram um aspecto muitíssimo difícil de replicar.O melhor exemplo eram os acabamentos em branco que ao fim de uns bons 40 a 50 anos torna-se uma tonalidade "marfim" muito procurada e que faz disparar os preços entre coleccionadores...
um dos problemas que eu e o meu amigo Vitor Paulo apanhamos de vez em quando,é precisamente algumas guitarras e baixo que levaram alguma pancada e tiveram de refazer as cores e vernizes;nem sempre quem fez a reparação teve em conta o tipo de acabamentos e mesmo sendo do mesmo género,aplicar verniz novo em cima de verniz antigo/curado,pode dar raia;a última guitarra que vi com este problema,vinha com a parte onde os vernizes se misturaram levantada,e estalada;resultado foi ter de se raspar tudo,limpar e voltar a envernizar de novo.
Outra coisa que vale a pena salientar: a União Europeia anda com as manias do ambiente...(algumas fazem sentido,outras nem por isso,mas adiante...).Está totalmente proíbido componentes celulósicos por serem inimigos do ambiente e extremamente poluentes.Deste modo o acrílico torna-se a solução ideal:é mais barato,fácil de trabalhar e não dá muitos problemas.
Algumas guitarras mais antigas (anos 60 e 70) vinham com acabamentos em celuloso,e com o envelhecimento natural adquiriram um aspecto muitíssimo difícil de replicar.O melhor exemplo eram os acabamentos em branco que ao fim de uns bons 40 a 50 anos torna-se uma tonalidade "marfim" muito procurada e que faz disparar os preços entre coleccionadores...
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Re: Guitar veneer
mas essas velaturas dão-se bem com vernizes aquosos, certo? aplicam-se à pistola ou à trincha?
Re: Guitar veneer
É aconselhável aplicar à pistola;em relação a tintas,vernizes e afins convém que sejam todos do mesmo género;misturas dão sempre para o torto...!
Os tapa-poros e vernizes (primeiras camadas) podem ser dados à mão,mas as últimas aplicações já é conveniente serem a spray para garantir uma uniformidade do acabamento,e deixar secar em ambiente apropriado (temperatura e o mais limpo possível).
Os tapa-poros e vernizes (primeiras camadas) podem ser dados à mão,mas as últimas aplicações já é conveniente serem a spray para garantir uma uniformidade do acabamento,e deixar secar em ambiente apropriado (temperatura e o mais limpo possível).
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Re: Guitar veneer
Slider56, mas se eu quiser usar uma velatura para que os veios da madeira se fiquem a ver, não vou usar nenhum tapa-poros, certo?
Re: Guitar veneer
Podes usar;o tapa-poros é quase transparente e não fica em bruto;depois de aplicado e seco,passas uma lixa para tirar o excesso e outras pequenas imperfeições,e práticamente ficas com a superfície da madeira selada e limpa .Pode acontecer que tenha s de dar mais de uma demão de tapa-poros,porque há madeiras que absorvem mais que outras.Por exemplo,o basswood (tília) em cru bebe mais tapa-poros que um inglês a beber cerveja,mas aqui a 3ª camada já é mesmo verniz para selar de vez;depois segue-se a sessão de lixa da praxe...!
Cada madeira tem as suas características,e isso varia muito consoante o grau de secagem natural;nem pensar em trabalhar em madeira húmida,seja da seiva da árvore ou do meio ambiente.Convém que esteja seca e sólida antes de aparelhar,afeiçoar e pintar.
Cada madeira tem as suas características,e isso varia muito consoante o grau de secagem natural;nem pensar em trabalhar em madeira húmida,seja da seiva da árvore ou do meio ambiente.Convém que esteja seca e sólida antes de aparelhar,afeiçoar e pintar.
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Re: Guitar veneer
eu estou a usar faia e está perfeitamente seca... mas o que acha em relação às colagens? o bloco de faia não era único, era colado. acha que com a velatura vai atenuar as uniões? ou vai avivá-los? eu estava a pensar dar-lhe com uma cor amarelada.
Re: Guitar veneer
Podes jogar com as cores de modo a disfarçar a junção;ensaia num bocado de madeira à parte e vê como fica...
dpois conta como foi...
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Re: Guitar veneer
muito obrigado! claro que hei-de colocar aqui fotos! mas ainda estou numa de grosa... ainda vai faltar algum tempo!
gracias!!
gracias!!
Re: Guitar veneer
Vai ao LeRoy Merlin ver as tais esponjas com abrasivos colados;tens médias e finas e ajudam muito,e duram que se farta!
Slider56- ADMINISTRADOR
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Re: Guitar veneer
Vais à zona das lixas e procuras uma esponjas escuras que têm lixa / abrasivo colados.Em vez de estares a lixar à mão ou com a lixa a envolver uma esponja,já tens as duas coisas: uma esponja maleável com lixa!Há de grão médio e fino!
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Re: Guitar veneer
estou espantado com a disponibilidade do pessoal do forum. vocês são 5 estrelas! obrigadíssimo por mais uma dica!
1 grande abraço!
1 grande abraço!
Re: Guitar veneer
Bem vou ter de discordar com o slider em relaçao as tintas e suas incompatibilidades...lol
claro que se deres tintas e vernizes da mesma "familia", tens a garantia de que tudo vai correr bem mas, (e isto foi dito nao so pelo tecnico da loja como por um pintor profissional) podes misturar as "familias" desde que pela hierarquia correcta...primeiro acrilico e depois celuloso, ai sim da raia sem duvida pois o celuloso eh "mais forte" e vai queimar o acrilico, mas ao contrario nao ha qualquer problema. eu ja o fiz e confirmo lol.
quanto ao head que falas-te que vinha estalado na uniao dos vernizes. isso foi trabalho mal feito pois, deveria de ter sido tudo despolido nao so para ficar com um envernizamento uniforme (visto se estar a reparar o head), como deveria ter sido despolido tb pelo motivo de dar aderencia ao verniz.
outra coisa sao os valores...tintas acrilicas nao sao mais baratas que celulosas, antes pelo contrario..so para terem uma ideia, uma lata de spray de tinta acrilica de 400ml custa cerca de 9/10eur, e uma lata (lata de tinta normal) de um litro de celuloso pode ficar em cerca de 15eur ou pouco mais..ja o verniz de dois componentes (la esta, acrilico) upa upa.
com isto nao estou claro a substimar a larga experiencia do slider, que ja deu e continua dar cartas de que sabe o que diz. no entanto, tendo eu obtido estas informaçoes de outros profissionais decidi "desmistificar" este assunto. de certo que o slider nao vai ficar chateado, tenho a certeza disso e de que nao vai achar que estou a achar que sei mais do que ele porque nao sei.
claro que se deres tintas e vernizes da mesma "familia", tens a garantia de que tudo vai correr bem mas, (e isto foi dito nao so pelo tecnico da loja como por um pintor profissional) podes misturar as "familias" desde que pela hierarquia correcta...primeiro acrilico e depois celuloso, ai sim da raia sem duvida pois o celuloso eh "mais forte" e vai queimar o acrilico, mas ao contrario nao ha qualquer problema. eu ja o fiz e confirmo lol.
quanto ao head que falas-te que vinha estalado na uniao dos vernizes. isso foi trabalho mal feito pois, deveria de ter sido tudo despolido nao so para ficar com um envernizamento uniforme (visto se estar a reparar o head), como deveria ter sido despolido tb pelo motivo de dar aderencia ao verniz.
outra coisa sao os valores...tintas acrilicas nao sao mais baratas que celulosas, antes pelo contrario..so para terem uma ideia, uma lata de spray de tinta acrilica de 400ml custa cerca de 9/10eur, e uma lata (lata de tinta normal) de um litro de celuloso pode ficar em cerca de 15eur ou pouco mais..ja o verniz de dois componentes (la esta, acrilico) upa upa.
com isto nao estou claro a substimar a larga experiencia do slider, que ja deu e continua dar cartas de que sabe o que diz. no entanto, tendo eu obtido estas informaçoes de outros profissionais decidi "desmistificar" este assunto. de certo que o slider nao vai ficar chateado, tenho a certeza disso e de que nao vai achar que estou a achar que sei mais do que ele porque nao sei.
ali3ncorp- Moderador
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Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
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Re: Guitar veneer
a forma de se colocar a tinta e o verniz também não poderá contribuir para não ficar bem? por exemplo, se for à pistola ou à tricha; se o local for muito arejado...
tintas e vernizes de 2 componentes são muito caros, sim!
tintas e vernizes de 2 componentes são muito caros, sim!
Re: Guitar veneer
tudo influencia a pintura...ha quem se ajeite bem com a trincha e consiga obter optimos resultados, tao bons como feitos a pitola...
ate porque o acabamento é feito ah mao..o que eh que eu quero dizer?...
que depois de pintar, e mesmo com todo o cuidado do mundo, vao sempre haver imperfeiçoes que teem de ser posteriormente retficadas.
fica aqui um video para ajudar a perceber o que estoua dizer
https://www.youtube.com/watch?v=4tS06BUbg_M
claro que parece mais facil do que realmente eh..isto da muito trabalho e eh preciso muito paciencia e dedicaçao
ate porque o acabamento é feito ah mao..o que eh que eu quero dizer?...
que depois de pintar, e mesmo com todo o cuidado do mundo, vao sempre haver imperfeiçoes que teem de ser posteriormente retficadas.
fica aqui um video para ajudar a perceber o que estoua dizer
https://www.youtube.com/watch?v=4tS06BUbg_M
claro que parece mais facil do que realmente eh..isto da muito trabalho e eh preciso muito paciencia e dedicaçao
ali3ncorp- Moderador
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Re: Guitar veneer
obrigado pelo video.
eu de facto nunca fiz tal coisa... tenho madeira que me sobrou. vou ensaiar nelas primeiro! e esperar que saia alguma coisa de jeito
eu de facto nunca fiz tal coisa... tenho madeira que me sobrou. vou ensaiar nelas primeiro! e esperar que saia alguma coisa de jeito
Re: Guitar veneer
sim eh sempre bom ensaiar..mas o video eh para perceberes que se nao ficar lisinho eh normal...o acabamento eh sempre depois.
o importante eh deixar o verniz curar bem
o importante eh deixar o verniz curar bem
ali3ncorp- Moderador
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Re: Guitar veneer
Atenção que anda aí uma empresa chamada LTintas que vende tinta celulósica muito estranha;aquilo já deve levar para lá alguma mistura,mas não tem nada a ver com a verdadeira e dá resultados um bocado estranhos.
Essa teoria de dar primeiro o celuloso,deixar curar bem e só depois de algum tempo (semanas) aplicar acrílico...é capaz de resultar se for bem feito,mas eu não ponho as mãos no lume por isso nem tampouco desminto quem já tentou.Se os materiais e componentes forem exactamente o que dizem ser,talvez,mas o contrário como o Ali3n disse é mesmo desastroso,e custa uma nota negra repôr tudo como deve ser.
Por causa das directivas comunitárias da União Europeia,algumas drogarias de bairro e armazéns/estâncias de materiais de construção,ainda podem ter tintas e vernizes celulósicos em stock,mas está-se a acabar.O acrílico é mais fácil de trabalhar,e é a base de quase tudo o que se usa nos dias de hoje.
Sprays...? isso é um roubo descarado,digam lá o que disserem;compensa muito mais comprar latas de 1/4,1/2 ou 1 kilo de tinta e usar uma pistola de pintar com um compressor pequeno.Sai muito mais barato e não se deita nada fora.Agora para um trabalho pequeno,ou retoque ocasional,um lata de spray não leva ninguém à falência (mais do que isso já é abuso!)
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Essa teoria de dar primeiro o celuloso,deixar curar bem e só depois de algum tempo (semanas) aplicar acrílico...é capaz de resultar se for bem feito,mas eu não ponho as mãos no lume por isso nem tampouco desminto quem já tentou.Se os materiais e componentes forem exactamente o que dizem ser,talvez,mas o contrário como o Ali3n disse é mesmo desastroso,e custa uma nota negra repôr tudo como deve ser.
Por causa das directivas comunitárias da União Europeia,algumas drogarias de bairro e armazéns/estâncias de materiais de construção,ainda podem ter tintas e vernizes celulósicos em stock,mas está-se a acabar.O acrílico é mais fácil de trabalhar,e é a base de quase tudo o que se usa nos dias de hoje.
Sprays...? isso é um roubo descarado,digam lá o que disserem;compensa muito mais comprar latas de 1/4,1/2 ou 1 kilo de tinta e usar uma pistola de pintar com um compressor pequeno.Sai muito mais barato e não se deita nada fora.Agora para um trabalho pequeno,ou retoque ocasional,um lata de spray não leva ninguém à falência (mais do que isso já é abuso!)
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Última edição por Slider56 em Seg Jan 23 2012, 07:09, editado 3 vez(es)
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Re: Guitar veneer
Mas ter um pequeno compressor e pistola não é carote?
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