ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guitar veneer

+9
lore
Vaginnvs
MARKOARAUJO
Heretic
ali3ncorp
Naré Cardoso
Slider56
nanjos
frankstrat
13 participantes

Página 6 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Guitar veneer - Página 6 Empty Re: Guitar veneer

Mensagem por Waltheer Qua Jan 25 2012, 11:55

pessoal, calma. Eu disse o que disse não em relação ao user em concreto mas em termos de exemplo do que se passa (muito) neste (e noutros) forums. Assim da mesma forma que tenho respondido (neste e noutros tópicos) às dúvidas que sei. Agora assim de cabeça lembro-me de pelo menos 4 tópicos de "complete makeover" nos quais estão discritos os procedimentos antes de pintar/ dar acabamento. Um tópico que tem como título "pintei a guitarra de novo", poderá de facto não ser o melhor para tirar dúvidas sobre amps ou POU's activos, mas de certeza que tem info sobre acabamentos...
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitar veneer - Página 6 Empty Re: Guitar veneer

Mensagem por Naré Cardoso Qua Jan 25 2012, 12:06

Concordo contigo e estou na boa... Mas este caso nao considero que seja um desses... Aqui é mais dificil de encontrar... Para esses outros casos eu costumo dizer para perguntar ao Dr Google Twisted Evil
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Guitar veneer - Página 6 Empty Re: Guitar veneer

Mensagem por frankstrat Qui Jan 26 2012, 06:16

Slider56, sim, o slot é enorme!! Mas tudo tem explicação! É que disseram-me que, como o pickguard tapa a cena, que poderia abrir um slot grande para retirar algum peso à guitarra. Mas a verdade é que esse slot foi a minha 'formação' com a tupia! Aprendi a usar a tupia nesse caixote! Em relação aos pickups, é apenas para usar 1!!

Em relação à minha repetição com algumas questões, se calhar têm razão. Como o Google tem de tudo, para isso não haveria foruns. Ou então fechava-se o forum alegando que todos os assuntos estão falados em vários tópicos, portanto pesquisem. Como disse lá atrás, peço desculpa qualquer coisita. De qualquer das formas, muito obrigado por tudo que aprendi aqui!
frankstrat
frankstrat
Guitarrista de garagem

Post Count : 370
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : A que estiver a jeito!
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 16/06/2011

http://www.riffsdeorfeu.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guitar veneer - Página 6 Empty Re: Guitar veneer

Mensagem por ali3ncorp Qui Jan 26 2012, 06:26

amigo frankstrat...o que se passa aqui eh que ha tanta gente que nao perde um segundo a procurar, que as vezes os bons levam por tabela (o que esta errado eu sei)..
de qualquer forma, eu nao minha opiniao ate foram perguntas pertinentes e interessantes..se calhar uma coisa ou outra ate estava em 2 ou 3 topicos mas o teu topico nao me choca...ha ai coisinhas bem piores (confessem la LOL)..

espero eh que nao abandones o barco por causa disto..o espirito aqui eh mesmo esse de ajuda, e acredito que ainda vais poder aprender muito aqui e nos contigo...
ali3ncorp
ali3ncorp
Moderador

Post Count : 2311
Idade : 41
Localização : Lisboa / Alenquer
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Guitar veneer - Página 6 Empty Re: Guitar veneer

Mensagem por Maganão o Troll Qui Jan 26 2012, 06:38


só uma pergunta...

vais instalar dois pickups (neck e middle) ou um neck pickup ultra desenvolvido...? "ganda slot"!!!!

cordas de aço: 5.00e
guitarra eléctrica:250 e
Sentido de humor do Slider:PRICELESS Twisted Evil

essa do neck pickup ultra desenvolvido bateu me ca no fundo LOOOOL lol!
Maganão o Troll
Maganão o Troll
Guitarrista de garagem

Post Count : 363
Idade : 33
Localização : Problem ?
Guitarra : i used to have a guitar,but then i took an arrow in the knee
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 22/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitar veneer - Página 6 Empty Re: Guitar veneer

Mensagem por Slider56 Qui Jan 26 2012, 07:09

Mag,mas olha que há pickups monstruosos,e ainda há alguns dias vi algures uma besta com 3 bobines... affraid

também pensei na famosa LesPaul do Phil Mendrix ou nas guitarras do Steve Morse...parecem algo estranhas,mas resulta muito bem!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Guitar veneer - Página 6 Empty Re: Guitar veneer

Mensagem por nanjos Qui Jan 26 2012, 07:57

@frankstrat, o meu comentário um pouco aí atrás nem era dirigido a ti. Era na continuação do que tinha dito o Waltheer, que em boa parte eu até concordo. Mas no caso deste teu tópico as tuas dúvidas até não são descabidas.

Foi mais um desabafo, porque quem anda aqui já há algum tempo inevitavelmente já explicou a mesma coisa dezenas de vezes, e muitas delas sem necessidade.

Mas não te preocupes mais com isso, continua a actualizar o tópico que o pessoal gosta de ver os progressos Very Happy
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Guitar veneer - Página 6 Empty Re: Guitar veneer

Mensagem por frankstrat Qui Jan 26 2012, 09:50

na boa, pessoal! no problem!

eu já ouvi muita boca por causa da slot do pickup! mas foi mesmo por uma questão de retirar peso! mas... entretanto lembrei-me de outro assunto(espero que não esteja noutros tópicos!! ahahah!): qual o peso ideal para o corpo de uma guitarra? ja me falaram que deve de haver um certo equilíbrio de peso. vi num site que as telecaster devem ter entre 3,100kg a 3,400kg mas eu penso que deverá ser a guitarra completa. e o corpo?
frankstrat
frankstrat
Guitarrista de garagem

Post Count : 370
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : A que estiver a jeito!
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 16/06/2011

http://www.riffsdeorfeu.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guitar veneer - Página 6 Empty Re: Guitar veneer

Mensagem por Slider56 Qui Jan 26 2012, 10:02

É difícil estabelecer um peso ideal,porque qualquer modelo de guitarra já com um passado histórico respeitável,como é o caso da Telecaster entre tantas outras,já sofreram tantas alterações,desde o tipo de madeiras,escalas,hardware,e sei lá que mais que se torna difícil avaliar qual o peso ideal.
O importante é que a guitarra seja confortável,que tenha bom som,independentemente do formato,número de pickups,etc...
O peso que indicaste é por assim dizer uma média aceitável no geral.Já tive LesPaul's nas mãos bem pesadas e que por certo não se tornam confortáveis aos ombros umas 2 ou 3 horas seguidas...

As Fender's até são miúdas/senhoras muito elegantes e airosas comparadas com as outras... Twisted Evil Very Happy
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Guitar veneer - Página 6 Empty Re: Guitar veneer

Mensagem por frankstrat Qui Jan 26 2012, 10:09

as Les Paul são de mogno, logo são mais pesadas...

a minha menina tem 43mm de espessura, mas pretendo retirar talvez entre 3 a 5mm. infelizmente nunca tive uma telecaster e nem toquei em nenhuma, portanto não sei qual a referência a ter...
frankstrat
frankstrat
Guitarrista de garagem

Post Count : 370
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : A que estiver a jeito!
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 16/06/2011

http://www.riffsdeorfeu.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guitar veneer - Página 6 Empty Re: Guitar veneer

Mensagem por frankstrat Sex Jan 27 2012, 04:47

pesei a minha menina e ela tem 2,7kg. se calhar não lhe vou retirar nada em espessura, uma vez que o peso ideal delas deve ter entre 3,1 a 3,4kg
frankstrat
frankstrat
Guitarrista de garagem

Post Count : 370
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : A que estiver a jeito!
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 16/06/2011

http://www.riffsdeorfeu.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guitar veneer - Página 6 Empty Re: Guitar veneer

Mensagem por frankstrat Sex Jan 27 2012, 06:48

Waltheer, aquela guitarra Aria ficou 5 estrelas! mas estou mais virado para os vernizes coloridos, pois a aplicação sempre é mais fácil. eu não tenho muitas condições para fazer essas cenas em casa...
frankstrat
frankstrat
Guitarrista de garagem

Post Count : 370
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : A que estiver a jeito!
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 16/06/2011

http://www.riffsdeorfeu.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guitar veneer - Página 6 Empty Re: Guitar veneer

Mensagem por Waltheer Sex Jan 27 2012, 07:08

@frank, as anilinhas não dão trabalho nenhum. basta misturar com água e aplicar com a tal "boneca" (vê-se aí no lago direito), que basicamente é uma bola de algodão embrulhada num pano (que não largue pelo). Também podes aplicar a spray...

Guitar veneer - Página 6 189435_160073637380542_100001337198648_326757_2906009_n

depois só tens é que aplicar o verniz incolor. Se tens condições para aplicar o verniz, tb tens para aplicar as anilinas. Pessoalmente, acho que o aspecto final fica melhor (é só imaginares as flamed maple top da schecter por explo), mas como em tantas outras coisas é uma questão de gosto...
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitar veneer - Página 6 Empty Re: Guitar veneer

Mensagem por frankstrat Sex Jan 27 2012, 09:57

thanks. tenho que ver que tonalidades há. eu vou colocar um braço em maple... não sei o que se encaixa lá... ainda vou pesquisar. mas essa menina está linda!! congrats! Rock
frankstrat
frankstrat
Guitarrista de garagem

Post Count : 370
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : A que estiver a jeito!
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 16/06/2011

http://www.riffsdeorfeu.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guitar veneer - Página 6 Empty Re: Guitar veneer

Mensagem por Waltheer Sex Jan 27 2012, 10:10

se fores ao Leroy (por explo, n trabalho lá e não me fazem desconto de lhes fazer publicidade), tens praticamente todas as cores.

edit: Procura pela marca "Liberon", no ebay há pazadas disso...

já agora: http://www.ebay.co.uk/itm/Spirit-Wood-Dye-Concentrated-Powder-Black-50g-Tub-/130379028156?pt=UK_Crafts_Other_Crafts_EH&hash=item1e5b3216bc
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitar veneer - Página 6 Empty Re: Guitar veneer

Mensagem por frankstrat Sex Jan 27 2012, 10:44

gracias!! Cool
frankstrat
frankstrat
Guitarrista de garagem

Post Count : 370
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : A que estiver a jeito!
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 16/06/2011

http://www.riffsdeorfeu.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guitar veneer - Página 6 Empty Re: Guitar veneer

Mensagem por frankstrat Sáb Jan 28 2012, 04:48

amigos, mais uma dúvida: andei a ver em outros tópicos (já aprendi a lição!!) e parece-me que não encontrei tema igual. como é que eu em casa abro o orifício para o jack socket, sem ter que comprar aquele suporte onde o berbequim encaixa? esse suporte é muito poreiro, mas custa-me comprar uma cena dessas só para fazer esse orifício e os furos para os string ferrules...
frankstrat
frankstrat
Guitarrista de garagem

Post Count : 370
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : A que estiver a jeito!
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 16/06/2011

http://www.riffsdeorfeu.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guitar veneer - Página 6 Empty Re: Guitar veneer

Mensagem por nanjos Sáb Jan 28 2012, 05:00

Fazer uma coisa dessas sem suporte é um bocado arriscado, basta um ligeiro descuido e fazes o furo num ângulo diferente do que é suposto.
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Guitar veneer - Página 6 Empty Re: Guitar veneer

Mensagem por frankstrat Sáb Jan 28 2012, 05:11

pois, eu já imageinei a cena sair asneira e já me via a chorar... se calhar passo por uma carpintaria e peço isso...
frankstrat
frankstrat
Guitarrista de garagem

Post Count : 370
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : A que estiver a jeito!
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 16/06/2011

http://www.riffsdeorfeu.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guitar veneer - Página 6 Empty Re: Guitar veneer

Mensagem por frankstrat Qua Abr 18 2012, 06:17

Amigos, como vão?

A minha tele está a andar! estou numa de nivelar a superfície da madeira com lima. Vou passar para a lixa daqui a pouquíssimo tempo! Claro que isto é mesmo nos meus tempos livres, que cada vez são mais pequenos Chorar

Há uns dias passei por uma loja conhecidíssima em Lisboa de instrumentos musicais e vi uma Las Paul Studio cuja cor era castanho escuto, que me pareceu não levar qualquer tipo de acabamento por cima. Parecia que tinham tingido a guitarra e que tivesse ficado assim mesmo. Não sei porquê, veio-me à cabeça vieux chaine (vioxene, como se diz!). Andei a ver no forum, mas pareceu-me que não há nada escrito. Há alguém que colocou anilina e, salvo erro, cera de abelha por cima. Mas não era vieux chaine.

Já fizeram com este produto? Eu sei que a quantidade de água é que vai ditar a cor final; ou mais escuro ou mais claro. Se alguém já experimentou, que proporções usaram?

A tele levará velatura que já me decidi. Tenho é outra para fazer (mistura de Fernandes com Schecter, sei lá...) que ficava bem de uma tonalidade escura.
frankstrat
frankstrat
Guitarrista de garagem

Post Count : 370
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : A que estiver a jeito!
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 16/06/2011

http://www.riffsdeorfeu.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guitar veneer - Página 6 Empty Re: Guitar veneer

Mensagem por Waltheer Qua Abr 18 2012, 07:29

@frank:

-sou o tipo da cera de abelha e nogalina. já usei vieux chaine noutros trabalhos. Estamos a falar de anilinas aquosas, solúveis em água, pelo que o princ+ipio é o mesmo, seja betume judaico, nogalina, vieux chaine, óxido ferroso, etc... Obviamente a cor final vai depender de: concentração, estado prévio da madeira, nº de demãos, etc.

de uma forma simples e respondendo à tua questão: não há uma "fórmula mágica". Faz testes, pequenas quantidades com concentrações diferentes e vê qual a que corresponde melhor ao que pretendes. e já agora uma pequena dica: se ficar muito escuro, agarra num pano húmido e esfrega Wink
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitar veneer - Página 6 Empty Re: Guitar veneer

Mensagem por frankstrat Qua Abr 18 2012, 14:27

thanks!!

Mas para não desperdiçar muito produto (apesar de ser barato), que quantidade de água é que irei usar para uma guitarra? 10cl? 20cl?

frankstrat
frankstrat
Guitarrista de garagem

Post Count : 370
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : A que estiver a jeito!
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 16/06/2011

http://www.riffsdeorfeu.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guitar veneer - Página 6 Empty Re: Guitar veneer

Mensagem por Waltheer Qua Abr 18 2012, 14:36

eu na Aria usei tipo meio copo de yogourt e duas a 3 colheres de sopa de nogalina (porque queria o mais escuro possível)... deu para o corpo da guitarra (duas ou 3 demãos), para o humbucker ring, para a tampa da electrónica, para a cover do trussrod e acho que ainda tenho um resto dentro do frasco!
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitar veneer - Página 6 Empty Re: Guitar veneer

Mensagem por Slider56 Qua Abr 18 2012, 14:58

Só uma nota de advertência: se alguém decidir dar acabamento a cera sobre madeira,é só mesmo cera,deixar secar e polir até dizer chega;nada de misturar cera com outros productos.

Um amigo meu luthier tem uma guitarra em processo de restauro,porque um idiota resolveu aplicar cera e colorir.Como ao fim de algum tempo a cera caiu um pouco,e sem sabermos o que lá estava,quando da aplicação do verniz colorido para refazer um pequeno ponto de sunburst,a reacção obrigou à remoção da porcaria todas e refazer uma área maior como deveria ter sido feita inicialmente.

Cuidado com as misturas... Neutral
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Guitar veneer - Página 6 Empty Re: Guitar veneer

Mensagem por frankstrat Qua Abr 18 2012, 15:20

se gostasse das experiências com vieux chaine, poderia aplicar qualquer verniz transparente por cima? tanto acrílico como celuloso?
frankstrat
frankstrat
Guitarrista de garagem

Post Count : 370
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : A que estiver a jeito!
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 16/06/2011

http://www.riffsdeorfeu.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guitar veneer - Página 6 Empty Re: Guitar veneer

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos