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Mensagem por frankstrat Qua Jan 18 2012, 02:16

Olá pessoal!

Ando a fazer uma 'Telecaster', ou pelo menos ando a tentar. A internet é a minha principal fonte de informação onde retiro dados e dicas para ter ideias na execução do corpo da guitarra. O braço comprei-o...

Como o bloco de madeira nao é peça única, gostava de pintar a guitarra, mas as tintas sao caras. Já me informei e, tinta (com endurecedor) mais o verniz (com endurecedor) sai à volta de 70 euros e essa quantidade de tinta e verniz dava para umas 20 guitarras.. Acho que não estou nessa. Pensei em colar uma folha de madeira e descobri coisas muito bonitas. Fiz a pesquisa e aparece-me como 'guitar veneer'. Há coisas em maple muito fixes!

As minhas perguntas são para perguntar qual a tradução de veneer para português (tenho uma carpintaria ao pé de mim, mas os senhores não são novos e se chego lá com estes termos, mandam-me dar uma volta...) e também saber o que têm a dizer sobre este tipo de 'decoração'. Também gostava de saber que tipo de tinta que vocês usaram quando fizeram as vossas guitarras.

1 abraço e obrigado! Rock
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Mensagem por nanjos Qua Jan 18 2012, 02:25

Veneer é folheado ou madeira folheada.

Quanto às tintas deixo para os nossos luthiers aqui do fórum se manifestarem Very Happy
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Mensagem por frankstrat Qua Jan 18 2012, 03:40

Nanjos, u sabia que era folheado, mas pensava que houvesse algum outro termo! E achas que os luthiers do forum vêm ver aqui a questão? Ou tenho que escrever o tópico noutro local?

Obrigado!
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Mensagem por nanjos Qua Jan 18 2012, 03:42

Devem vir, o pessoal do DIY está atento a novos tópicos nesta secção Very Happy
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Mensagem por Slider56 Qua Jan 18 2012, 04:15

A questão das tintas é como perguntar "qual o melhor guitarrista"...muito discutido e controverso... scratch

as famosas guitarras vintage dos anos 40,50 e 60 costumavam ser pintadas com tintas celulósicas que de momento estão a ser erradicadas da União Europeia por motivos ambientais... Rolling Eyes
davam acabamentos fabulosos,fosse uma cor natural ou misturada,e com o tempo,cura e envelhecimento naturais adquirem uma patine muito difícil de replicar.Um caso flagrante é o célebre Olympic White das Fender que com o tempo ganha tonalidades semelhantes ao marfim. Shocked
Outras tintas podem ser usadas com o mesmo proveito,embora reajam de modo diferente: tintas acrílicas.Convém saber que qualquer tipo de madeira a ser pintada,tem obrigatóriamente de ser preparada antes de passar à paintshop.

1 - a madeira tem de estar seca e livre de humidades próprias,mas não excessivamente.Isto consegue-se mantendo as madeiras em locais com temperatura e humidade controladas durante um determinado período de tempo.As diferentes madeiras não reagem todas do mesmo modo.Algumas requerem estufas especiais para o efeito.

2 - nunca se aplica a tinta em bruto sobre a madeira;primeiro aplica-se um verniz especial chamado tapa-poros,que serve para selar a madeira,impedindo a tinta de ser absorvida pelos poros e consequentemente alterar as características sonoras.Dá-se a primeira camada generosamente mas sem afogar a madeira e deixa-se secar no mínimo 48 horas.Segue-se uma sessão de lixa de modo a remover o excesso,escova-se e limpa-se muito bem,e dá-se a segunda camada,mas com menos quantidade de tapa-poros,e depois de 8 horas volta-se a lixar até a surperfície se apresentar limpa e lisa;se houver alguma imperfeição,deve ser removida neste estágio.

3 - agora escolhe-se a tinta a aplicar,e damos a primeira camada;nada de deixar escorrer,nem deixar algum ponto a seco.Se for tinta acrílica,seca rápidamente,mas aconselha-se no mínimo umas boas 3 a 4 horas e ao abrigo de pó e sujidade que ande no ar.Lixa-se com lixa de ferro de grau 400 para nivelar e tirar imperfeições (borrifa-se com um pouco de água para ajudar).Aqui observamos a ver se há alguma imperfeição que valha apena rectificar;se houver irá desaparecer com as camadas de tinta seguintes.Entre cada camada,faz-se sempre o mesmo e com a lixa,mas a partir do momento em que não hajam imperfeições à vista e ao tacto,muda-se para lixa 600 ou 800.e sempre a borrifar com água (spray).

4 - quando finalmente verificamos que a superfície está todas lisa e sem defeitos,prepara-se o verniz que deve ser sempre do mesmo tipo da tinta.O mesmo processo aplica-se aqui: uma camada uniforme e sem acumular demasiado,um período de secagem protegida (48 horas em ambiente relativamente aquecido),lixa-se com lixa de ferro 800,e o processo repete-se tantas vezes até a superfície ficar lisa como vido.No último estágio faz-se o polimento com panos microfibras ou qualquer tipo de materiais soft de modo a dar um acabamento limpo,porque a última secagem já deve ficar com bom aspecto.

A referência que fiz à lixa de ferro é muito pertinente,porque a lixa de madeira gasta-se num instante,enquanto que a de ferro quando fica saturada,lava-se em água corrente,escova-se e seca-se num instante e volta a ser utilizada pelo menos umas 4 a 5 vezes até perder as características abrasivas.Antes de se lixar,ensaia-se num pedaço de madeira à parte com os mesmos preparos da peça principal,para vermos como reagem os materiais.

Nas guitarras em acabamentos naturais,dispensa-se a tinta,mas tudo o resto se aplica e aqui com o máximo cuidado,porque está a madeira à vista,e qualquer imperfeição cai sempre mal.Os vernizes também podem ser coloridos com pigmentos próprios,seja para efeitos d sunburts,envelhecimento virtual ou quaisquer outros efeitos.

Não é fácil,requer alguma práctica com os materiais e métodos que descrevi,torna-se necessário ter um espaço adequado (o que nem sempre é fácil...),mas se for bem feito os resultados serão sem dúvida alguma dignos de nota!

...e há a maneira mais fácil,que é pintar a spray ou à mão,e por vezes até se conseguem resultados surpreendentes,mas as fases intermédias de polimento à lixa dão sempre jeito para ficar o resultado aceitável.


Ajudou...? Very Happy
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Mensagem por frankstrat Qua Jan 18 2012, 05:41

Slider56, melhor só se lha desse para ma pintar!!! Eheheh! Muito obrigado!

Eu ando de olho nas tintas de 2 componentes (acho que é assim que se diz) mas não haverá outra tinta mais barata? Ou seja, barato, mas de aspecto profissional!!! Ou então ver quem tenha destas tintas e pedir à pessoa, pagando, claro...

Entetanto ando a ver outras possibilidades, como as folhas de madeira para colar no tampo que também fica muito bem.

Mas... como é que eu sei que a madeira está o suficientemente seca?

Obrigado, sério! Foi uma GRANDE ajuda!!!
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Mensagem por Naré Cardoso Qua Jan 18 2012, 06:31

Mais uma vez o nosso Slider entra em acção... Twisted Evil


PS, Slider, assim de repente ficaste 6 anos mais velho Razz
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Mensagem por ali3ncorp Qua Jan 18 2012, 06:44

Bem antes de mais vou-te dizer que nao eh preciso gastar 70eur em tintas...(porque acho que podes comprar latas de meio litro, senao o valor sera mesmo esse)

falas-te com a pessoa da loja para te aconselhar em relação as tintas?
olha a nivel de material vou-te dar umas dicas que aprendi a pouco...eis o que vais precisar:
*tinta celosa 1/2 lt
*primario celuloso 1/2lt (este acho que so ha de litro mas enfim)
*o tal verniz dois componientes acrilico(deste eh que acho que nao ha 1/2lt)
*diluente celuloso
*diluente acrilico

so precisas disto a nivel de pintura (isto se fores pintar ah pistola que nao sei se eh o caso)

ja vai haver alguem mais atento que vai dizer, epa mas estas a misturar 2 tipos de tinta e verniz, celuloso e acrilico. ora nao tem mal nenhum desde que o celuloso seja sempre a primeiro. ou seja podes dar tinta celulosa e dpois verniz acrilico, ao comtrario eh que nao pois o celuloso eh mais "forte" e vai queimar/puxar o acrilico ficando um efeito de tinta estalada..

ja que es de lisboa vou ainda dar outra ajuda. vai onde eu fui que sao pessoas muito simpaticas. eh a loja tintauto perto do campo pequeno...dizes que queres tinta para carros para pintar uma guitarra..se calhar vao-te aconselhar a comprares tinta de madeira mas dizes que queres mesmo para carros. porque ou muito me engano ou as guitarras antigamente eram pintadas com esse tipo de tinta.

outra ajuda que te posso dar...e talvez a melhor de todas LOL é confiares esse corpo para eu pintar, mas claro tinha os seus custos lol mas acho que se tens sitio para o fazer, devias ser tu a fazer.

abraço
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Mensagem por Slider56 Qua Jan 18 2012, 06:53

Não faço trabalhos de pintura nem envernizamento por não dispor de local apropriado.Já fiz muito disso há alguns anos atrás em oficinas de amigos meus dedicados a isso,mas de momento não há condições.

Quando muito limito-me a pequenas reparações,setups e pouco mais;;não tenho oficina aberta,trabalho em casa e o espaço é limitado.No entanto,se alguém necessitar de trabalhos mais avançados,recomendo um grande amigo que é dos melhores luthiers que conheço,e também um excelente músico:

www.oficinadaguitarra.com

Chama-se Vitor Paulo,e tem a oficina em casa,em Vale de Milhaços/Corroios,na Zona Sul Very Happy
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Mensagem por Heretic Qua Jan 18 2012, 07:07

Veneer é Folha (de madeira).
Se fosses daqui do norte poderia fazer-te isso. Trazias a madeira, folheava e pintava.

Abraço.
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Mensagem por frankstrat Qua Jan 18 2012, 08:35

Vocês são impecáveis! Bolas, até fiquei com tonturas com tanta informação tão repentina!!!

A ideia é pintar à pistola, sim. Eu só falei naquelas tintas porque eu fui à CIN na Avenida do Brasil, Lisboa, e aconselharam-me estas tintas. Mas sempre posso lá ir novamente e falar com eles. Ir ao Campo Pequeno não será longe, mas esta é mais perto!! Mas será mais barato?

E sobre folha de madeira? Onde poderei comprar? Há uma carpintaria aqui ao pé de mim, em Alvalade, que tem algumas folhas: kambala, mutene, tola, cerejeira, sucupira, carvalho, faia, pinho e mogno, só que a largura não é mais do que 20cm... Só se colar duas folhas. O que se usa mais?

Não sei o que fazer... Mesmo que compre tinta e verniz, o quie faço com o resto dos produtos?... ali3ncorp, quanto custa uma pintura?? Tenho que ceder a tinta? Very Happy

Muito obrigado a todos!
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Mensagem por frankstrat Sex Jan 20 2012, 15:46

E o que é que os meus amigos têm a dizer sobre velaturas? Gostava que a minha guitarra ficasse parecida como esta:

http://www.fender.com/en-PT/products/search.php?partno=0100232850

Fui à CIN na Avenida do Brasil e os funcionários são 5 estrelas! Muito pacientes e prestáveis. Falaram-me em Lasur. Como tenho madeira que me sobrou, comprar cor amarela e ir juntando água para não ficar tão amarelada. Quando conseguisse a cor pretendida, aplicar verniz sintético. O que dizem? Eu gostei da ideia de se ver os veios da madeira ao de leve...
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Mensagem por Naré Cardoso Sex Jan 20 2012, 16:23

Eles fizeram essa cor originalmente para ser "branca" nas TVs a preto e branco... Foi só uma curiosidade para quem nao sabia Very Happy
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Mensagem por MARKOARAUJO Sex Jan 20 2012, 16:52

Eu fiz a minha guitarra, e pintei como diz o ali3ncorp com tinta para carros o resultado é muito satisfatório.
Pintar para se ver os veios da madeira ao de leve,não sei No
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Mensagem por Vaginnvs Sex Jan 20 2012, 17:06

Sem querer ferir susceptibilidades, e usar productos adequados a instrumentos?? Rolling Eyes
Lasur, tinta pra carros, CIN... scratch

Usa isto para o efeito da tele

http://www.guitarsupplies.nl/index.php?item=nitro-vintage-yellow-_see-through_&action=article&group_id=10000011&aid=3579&lang=EN

O verniz é nitroceluloso tal como na telecaster...
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Mensagem por MARKOARAUJO Sex Jan 20 2012, 17:34

sim, com tinta de carros mas 1º levou camadas de tapa-poros
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Mensagem por frankstrat Sáb Jan 21 2012, 03:31

MARKOARAUJO, essa guitarra está com muito bom aspecto! Muito fixe! Obrigado!..

Vaginnvs, esse produto vai dar aquele aspecto que mencionei anteriormente? Pode-se colocar vernir por cima disso?

Pessoal, qual a tradução para lacquer? vejo constantemente o termo 'clear lacquer', mas eu não sei qual a tradução...
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Mensagem por Vaginnvs Sáb Jan 21 2012, 04:08

"Aquilo" é o verniz Cool
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Mensagem por frankstrat Sáb Jan 21 2012, 15:41

dah... Fogo!
thanks!!
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Mensagem por ali3ncorp Dom Jan 22 2012, 12:17

@vaginus e porque nao tinta para carros? dao um optimo acabamento, e pelo que sei, ah muito anos atras era o que se usava..lembro-me de ter lido algo sobre a cor surf green das strats, em que a fender foi buscar a cor a um modelo de carro, um chevy nao sei o que..

agora amigo frankstrat..as velaturas tb sao engraçadas..ainda na semana passada estive a usar velaturas para "dar vida" a um flame top...é relativamente facil de se fazer..a minha experiencia vem da pesquisa e do que vi e fiz, podes dar a velatura e depois das verniz e voila, ficas com cor e a ver-se a madeira...tb podes usar tinta muito diluida ou ate pigmentar um verniz..enfim, tens varias formas de o fazer..eh uma questao de veres o que te eh mais viavel...
quanto a pintura e cedencia ou nao de tintas...que cor eh que pretendias para a guitarra. eu estou a começar mas sinto-me a vontade para fazer pinturas..nunca te iria pedir um valor muito alto e ate pondero negociar..se ainda estiveres interessado envia-me pm
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Mensagem por lore Dom Jan 22 2012, 12:29



http://home.provide.net/~cfh/fenderc.html

todas as cores fender eram de automoveis


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Mensagem por Vaginnvs Dom Jan 22 2012, 12:33

Eu nao estou a dizer que nao, antes pelo contrario, mas para 1ª vez acho arriscado...O chevy era um Bel Air Convertible Cool
As tintas antigamente nao eram exactamente iguais mas as partes misturadas qua a compunham para o efeito final eram muito semelhantes, eu percebo o que queres dizer
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Mensagem por ali3ncorp Dom Jan 22 2012, 12:47

entao tinha razao lore lol
eu percebi o que querias dizer vaginus. mas sabes o que eu acho? as vezes as cenas sao "especiais" para guitarras e "especiais" para isto e para aquilo, apenas para dar o ar de exclusividade e para se poder inflacionar os preços, mas isto eh so a minha opiniao...
quanto a 1a vez, nao eh arriscado...o verniz eh acrilico mas a tinta pode ser celuloso que eh uma tinta que eh muito facil de aplicar a pistola e que seca muito muito rapido o que permite que nao so a pintura nao ganhe muito lixos e pos que andam no ar (isto porque nem todos temos uma estufa, e eu nao sou excepçao), e evita tambem muitos escorridos...eh uma questao de o frankstrat perder uns minutinhos e falar com os vendedores que lhe daram os melhores concelhos...

e tens razao..as tintas antigamente era diferentes, mas as coisas feliz e outras vezes infelizmente, sofrem alteraçoes...neste momento o "futuro" sao as tintas a base de agua, pelo que as tintas celulosas tambem vao desaparecer.
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Mensagem por frankstrat Dom Jan 22 2012, 12:48

amigo ali3ncorp, estou mesmo inclinado para uma velatura. o meu problema é que a peça em faia onde estou a (tentar) esculpir a tele não é peça única, mas sim colada. ou seja, se eu dar cor na peça, não sei se vou gostar depois de ver que os veios da madeira não são coincidentes...

eu tenho visto guitarras caseiras (pela net) em que essa situação acontece e quem as fez aparentemente não se importou com esse facto. eu é que não sei...

e se eu desse umas boas camadas de velatura para escurecer a madeira? acham que não se notava tanto as colagens?

ali3ncorp, se a pintasse seria de uma cor parecida com o amarelo. eu tenho 1 braço em maple (cor vintage, com brilho) e gostava, ou igual, ou talvez um pouco mais escura.

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Mensagem por frankstrat Dom Jan 22 2012, 13:07

lore, boa pesquisa!
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