ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gibson Les Paul Studio

+5
Waltheer
Thomasyoung
pmf.c
Skaven
davidlopes78
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Gibson Les Paul Studio Empty Gibson Les Paul Studio

Mensagem por davidlopes78 Qui Mar 12 2015, 11:04

Ora como diz o titulo, o tópico é acerca das Gibson Les Paul Studio.
Ando com uma vontade terrivel de investir numa Les Paul ou "equivalente".
Aparecem bastantes Studios no mercado de usados a preços atractivos.
Apesar de ainda não ter experimentado nenhuma a minha duvida prende-se com a qualidade efectiva da guitarra:

Assim coloco umas quantas questões a quem tem, teve ou testou a dita cuja:
- é uma Gibson à seria? E as principais diferenças são mesmo a nível estético? (bindins, pickguard...)
- é preferível uma Gibson de "baixa gama" ou uma Epiphone top? ou uma LP de outra marca (hagstrom super swede, por exemplo!)?

As questões são um pouco polémicas e subjectivas e dependem da opinião, gosto, experiencias de cada um, mas fico a aguardar por testemunhos vossos, para me auxiliarem nesta demanda e restringir um pouco a busca.

Rock
davidlopes78
davidlopes78
Guitarrista de garagem

Post Count : 469
Guitarra : Tokai Love Rock, Sterling by Music Man SUB Silo 3
Guitarrista : Indefinido

Ir para o topo Ir para baixo

Gibson Les Paul Studio Empty Re: Gibson Les Paul Studio

Mensagem por Skaven Sex Mar 13 2015, 04:26

Foi a minha primeira guitarra e...

- é uma Gibson à seria? E as principais diferenças são mesmo a nível estético? (bindins, pickguard...)
Comparando com as Gibson Standard e Traditional as diferenças estão básicamente no binding (corpo mais braço) e acabamentos (tampo, verniz do braço+corpo, número de peças de madeira etc...) os pickups das Studio atuais são iguais aos da Standard (BurstBuckers salvo erro?) logo a guitarra têm um som muito similar.

- é preferível uma Gibson de "baixa gama" ou uma Epiphone top? ou uma LP de outra marca (hagstrom super swede, por exemplo!)?
Esta resposta é super relativa porque nunca se sabe bem o que te vai parar ás mãos derivado ao controlo de qulidade mas... do ponto de vista comercial é sempre melhor comprares Gibson porque vendes mais fácilmente (nunca se sabe o dia de amanhã) do ponto de vista de qualidade do instrumento (na minha opinião) a Gibson Studio ainda é melhor do que as Epiphone de topo porque têm uma braço bem mais simpático têm melhor eletrónica e nas minhas mãos parece-me mais instrumento a Epiphone (modelo Les Paul) nunca me convenceu muito mas... a Gibson Studio é uma guitarra que têm vários problemas:

- Carrilhões Kluson que nunca me convenceram;
- A minha tinha a pestana com os slots mal feitos e desafinava que se farta;
- A ponte e o tailpiece são de material barato logo bastante propício a criar problemas;

Em relação ás outras guitarras que sugeres nunca teria comprado a Gibson Studio, tinha sim comprando uma HagStrom porque é uma guitarra (que não sendo perfeita) têm melhores acabamentos do que a Gibson Studio, sofre do mesmo problema de controlo de qualidade ou seja "Será que os trastes vêm alinhados? Como estará a pestana?" mas... para o que pagas levas um instrumento bem melhor para casa e na minha opinião muito mais bonito, as Studio são um bloco de madeira seco sem vida.  Very Happy

Estuda também as Tokai "Made in Japan" não te enganes e não confundas com as "Made In China" !!!!!!!!!!

Se conseguires comprar uma Tokai (modelo LS-95 para cima) levas um instrumento muito mas muito melhor do que qualquer uma que tenhas mecionado anteriormente.

PS: Tens (salvo erro) duas ou três Tokai(s) á venda no olx, qualquer uma delas bate todas as guitarras que mencionastes mas... se optares por alguma avisa-me para eu explicar-te as diferenças entre os vários modelos já que a informação na net não é lá assim muito explicativa e eu como já tive uma LS-160 andei a estudar estas guitarras e sei as suas diferenças que são básicamente:

- Tampo com ou sem Veneer,
- Quantidade de pedaços de madeira no corpo e braço;
- Pickups;
- Eletrónica (Condensador + Switches + Whatever);
- Verniz do braço e do corpo;
- Carrilhões;
- Bridge e Tailpiece em Alumínio;

Abraço David!
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Mensagem por pmf.c Sex Mar 13 2015, 04:46

Boas.

Tenho uma studio desde 94 (já fez vinte aninhos) pickups 490 (ainda não ouvi melhor).

Negativos: Desafinava a corda G com bastante facilidade. Mudei os tuners para uns grover, e nunca mais tive problemas.
Muito pesada (será negativo?) tenho ideia que as recentes são bastante mais leves.

Positivos: Muito Mojo. Não sei se as recentes têm a mesma qualidade, mas a minha é excecional, tem qualquer coisa... que as outras não têm.
Tambem tenho gibson SG standard, tokai strat, partcasters e embora goste de tocar em todas elas, quando volto à studio sinto-me estupidamente feliz.

Abraço.
pmf.c
pmf.c
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 111
Guitarra : LP, SG, Strat

Mensagem por Skaven Sex Mar 13 2015, 04:55

Não compares a qualidade de uma Gibson de 1994 com as de hoje... a qualidade da Gibson não caiu, digamos que morreu mesmo! Very Happy

O peso normalmente é sinal que a guitarra têm apenas um ou dois pedaços de madeira no corpo, as de hoje têm vários pedaços e o Mojo... (respeito!). Very Happy
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Mensagem por Thomasyoung Sex Mar 13 2015, 04:56

Olá David,

Acho que o Skaven disse tudo, foi ele que me ajudou a comprar a minha 1ª Les Paul sem querer gastar muito dinheiro e ter um instrumento razoavel, e com bons materiais. A super Swede é Made in China, mas a construção e acabamentos está muito boa mesmo.

Obtei por esta Hangstorm Super Swede:
http://www.hagstromguitars.eu/index.php?option=com_zoo&task=item&item_id=78&category_id=24&Itemid=22

Posso dizer-te que exprimentei, Gibson Standard e Traditional Studio, Epiphone Plus Top e a Hagstorm a meu ver a nivel de tocabilidade é superior. O unico senão que aponto é mesmo para o facto do acesso ao 21 e 22 trasto, o braço é fininho e muito rapido eu gusto.

Se precisares de conselhos o Skaven é a pessoa certa Wink

Abraço

Thomasyoung
Thomasyoung
Guitarrista viciado

Post Count : 993
Guitarra : Fender Stratocaster Standard AM - Schecter Banshee 6 FR Passiva - Ibanez EX170 LBK - Fender Telecaster MIM - Fender Sonoran SCE - Hagstorm Super Swede - Fender Squier Classic Vibe 50s - Walden G3030CE - Ortega RCE159MN-L
Guitarrista : Lead

https://www.youtube.com/user/thomasyoung1978

Mensagem por Skaven Sex Mar 13 2015, 05:07

Já agora (porque nunca se sabe) não paro de aconselhar estas guitarras ás pessoas:

http://www.reverendguitars.com/category/guitar/

Tenho duas, já tive três e não tenho a mínima dúvida que na relação preço/qualidade não há nada melhor no mercado!

Infelizmente não têm modelos (típicos) Les Paul mas... vê lá se gostas de alguma porque são guitarras de grande nível que valem á vontadinha o dobro do que custam, a grande chatice é que não arranjas usadas e novas custam 700€ a 800€. Crying or Very sad
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Mensagem por davidlopes78 Sex Mar 13 2015, 05:38

obrigado a todos pelas dicas.
Isto é para comprar mas nao ja! comprei ha um mes um ENGL e tenho que repor stocks (€€€)!
Em termos de orçamento nao tenho nada definido mas andara pelos 500, 600 ou pouco mais!
O objectivo agora é recolher ideias para quando chegar a altura estar bem ciente dos pros e contras de cada marca, modelo....
Mas isto de conter o GAS é uma cena lixada! ..
davidlopes78
davidlopes78
Guitarrista de garagem

Mensagem por Skaven Sex Mar 13 2015, 05:39

Mas isto de conter o GAS é uma cena lixada! ...
Welcome to the club brother! Very Happy
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Mensagem por Waltheer Sex Mar 13 2015, 06:07

A acrescentar ao que aqui foi dito:

- O Hardware das Gibsons não é grande espingarda (até prefiro o da Epiphone), salvo determinados modelos (olhem que as tonepros têm muito que se lhe diga!!!)

-Hagstrom: para além da dificuldade em encontrar nos usados, o controlo de qualidade ser tipo o da Gibson, há duas coisas com que embirro soberba-mente: a escala ser em compósito, e o tipo de truss-rod: são duas coisas que na teoria deveriam ser impecáveis mas dão problemas! E os pu's da Hagstrom soam PIOR que os Alnico da Epiphone por explo...

-Tokai: é outro campeonato!!!
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo

Mensagem por Slider56 Sex Mar 13 2015, 06:12

Pois é...aqui no fórum a conta do G.A.S. anda sempre lá em cima... Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Guitarra : Quite a lot!!!

Mensagem por Skaven Sex Mar 13 2015, 06:37

-Hagstrom: para além da dificuldade em encontrar nos usados, o controlo de qualidade ser tipo o da Gibson, há duas coisas com que embirro soberba-mente: a escala ser em compósito, e o tipo de truss-rod: são duas coisas que na teoria deveriam ser impecáveis mas dão problemas! E os pu's da Hagstrom soam PIOR que os Alnico da Epiphone por explo...
Porquê que não gostas da escala em compósito? Em termos de toque é bastante similar ao Ébano, é por uma questão de duração/qualidade?
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Mensagem por Waltheer Sex Mar 13 2015, 08:16

@Skaven: começa no look, passa pelo "feeling" e acaba na durabilidade: vai perdendo o "tinto", o biding começa a descolar, uma dor de cabeça para refret.

Não é um problema em concreto das escalas em compósitos, mas sim do compósito usado pela hangstrom
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...

Mensagem por Skaven Sex Mar 13 2015, 08:21

Ok já percebi não tinha essa noção, obrigado.
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Mensagem por Schmeichel Sex Mar 13 2015, 08:33

Forum Guitarradas aka GASólicos Anónimos

Em tempos tivemos aqui um tópico onde um membro escalpelizava bastante bem os vários modelos de Gibson LP Studio e ajudava a perceber o que tinha qualidade e o que apenas vendia um bloco de madeira com a marca. Pelo que percebi na altura, há Gibson LP Studio muito boas mas também com preços a condizer. No entanto, pesquisando na Music Store não vejo a mesma diversidade de modelos. Talvez as Studio Pro sejam as mais recomendáveis.

Tokai japonesa... é um sonho meu que um dia talvez concretize (para já estou feliz com a LP que tenho)! Smile

As Reverend... quando fui ver os Cure ao SBSR babei-me o concerto todo com o stock de guitarras apresentado pelo Reeves Gabrels (grande guitarrista), entre elas a signature dele: http://www.reverendguitars.com/instrument/reeves-gabrels-ii
Schmeichel
Schmeichel
ADMINISTRADOR

Post Count : 3533
Guitarra : G&L; Vintage; Epiphone
Guitarrista : Lead

http://schmeichel72.hi5.com

Mensagem por Skaven Sex Mar 13 2015, 08:50

Já me passaram possívelmente centenas de guitarras caríssimas pelas mãos, Suhrs, Tylers, Andersons, Fenders, Gibsons, PRS etc... .

Atualmente Tenho uma Strat Americana Standard já tive uma Vintage, Gibson Studio, Tokai LS-160 etc... e exceptuando a beleza dos acabamentos das guitarras Americanas (e Japonesas) que são lindíssimas confeço que na minha opinião uma Reverend está práticamente ao mesmo nível.
Ora vejamos:
- Fabricadas na Coreia do Sul (não comparar com China ou Indonésia) e inspecionadas nos States;
- Locking Tuners (Salvo erro com rácio 18/1);
- Pickups Reverend (que não são BK nem Lollar mas garantidamente não são inferiores nem aos Gibson nem aos Fender);
- Radius 12'' e em alguns casos Compound Radius 9/5'' a 14'';
- 6 Parafusos no neck pocket (aparentemente aumentam a estabilidade);
- Madeira em Korina que é super ressonante e muito leve;
- Saddles em Aço;
- Pontes de 2 pinos da Wilkinson (consideradas upgrade das Fender Americanas);
- Eletrónica bastante boa não é CTS mas não é "merdosa" penso que seja Burns ou Bourns ou "whatever";
- Shielding de fábrica;
- Trastes alinhadíssimos;
- Nunca na vida peguei numa Reverend nova que não tivesse imediatamente pronta para tocar, os SetUps de fábrica feitos pelo Zeke são espantosos;
- Sistema Bass Contour, tipo PTB da G&L mas aos meus ouvidos bastante mais funcional;
- Pestana Graphtec;
- Apoio ao cliente magnífico;
´
Isto tudo pelo preço de 700 a 800 euros, há dúvidas?

A única "coisa" que eu aceito que poderá (ou não) acontecer é... qual será o período de duração destas guitarras?

Sabemos que a Korina é uma madeira cara e usada apenas em guitarras de boutique logo esta madeira obviamente terá que ter alguma coisa diferente e possívelmente um corpo de uma Reverend deve ter 4 ou 5 pedaços de madeira o que não é potencialmente mau mas não é o mesmo que ter um corpo com um ou dois pedaços de madeira como é obvio.
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Mensagem por barollo Dom Mar 15 2015, 21:56

Boas!

Dei por mim a ler este tópico mais atentamente e de facto uma Gibby LP Studio é algo controverso. Principalmente, e cada vez o pessoal diz a mesma coisa, as actuais não valem o preço que pedem por elas. Ponto final.

Agora, as dos anos 90, já é outra história.

Pela minha experiência, já me passaram 2 pelas mãos. Uma LP Studio de 1995, maciça, pesada, de uma qualidade fora de série; não há dia que não passe que não me lembre dessa guitarra, pois vendi-a para comprar a LP Standard. Não que tivesse arrependido da "troca", mas era um guitarrão, uma LP Studio como deve ser!
A outra LP Studio era de 1996, wine red, um pouco mais leve, mas também de uma qualidade invejável, um braço extremamente confortável e rápido. Troquei-lhe os PUs para uns 57 Classic que andaram ao desbarato na net e ficou outro maquinão. Como não consigo estar quieto, lá me deu para a trocar por um amp e é mais uma Gibby que deixou saudades...
Tudo isto para afirmar, mais uma vez, que comprar uma LP Studio fora desta década - 90's - é arriscado; experimentei uma de 2010 numa loja perto de casa e mal peguei nela senti logo que não valia a pena; além de parecer feita de papel de tão leve que é!, acabamentos e som são para esquecer!
Na minha opinião, as novas não valem a pena o investimento, nem de longe, nem de perto!

Quanto às Epis, sou suspeito, pois tenho algumas e estou muito satisfeito com elas, em termos de preço/qualidade há algumas pérolas que convém aproveitar. Dou só 2 exemplos: a Epiphone LP Custom e a LP Black Beauty (3 pu's) de 96 e 97, respectivamente, made in Korea, são duas máquinas de respeito, com bons acabamentos, bons braços e extremamente fiáveis e com grande potencial; só conto mudar a electrónica (pots, caps, switch e jack) e pouco mais, tornando-se guitarras equiparáveis a muitas LP Studio por aí espalhadas!

Mas se tivesse um orçamento como aquele que apresentas, pensaria numa Tokai JAPONESA, pois pelas que experimentei, vi que é uma "liga" à parte, para melhor! E as que encontras pelo Olx, algumas delas valem a pena espreitar, pois são grandes guitarrões! Wink

As Reverend não conheço, mas parecem ter grande potencial, pelo menos pelo que vou ouvindo por aí.

Resumindo e concluindo: Tokai MIJ, à cabeça! Wink senão, LP Studio - se for dos '90s, talvez valha a pena. Epi - de Custom para cima, experimenta primeiro mas de preferência MIK! Very Happy
barollo
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1673
Guitarra : Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Junior '15; Gibson SG Standard '95; Gibson ES335 '13; Gibson J-45 '15; Martin D1-12 '96.

Mensagem por pmf.c Seg Mar 16 2015, 04:16

Boas.
Para ajudar o davidlopes78, acho que devem falar das 'vossas guitarras', e não das guitarras que a internet ou o amigo dizem que são muito boas...
pmf.c
pmf.c
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 111
Guitarra : LP, SG, Strat

Mensagem por Skaven Seg Mar 16 2015, 04:21

Eu falei das minhas (e ex-minhas) guitarras... Gibson LP Studio, Tokai LS-160, Reverend e todas as outras toco várias vezes com elas semanalmente portanto... .
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Mensagem por Slider56 Seg Mar 16 2015, 05:05

Gibson's não são a minha praia nem nunca foram (excepção feita às Firebird do anos 60 e 70).Não estou portanto muito familiarizado com as actuais produções.É certo que já me passaram pelas mãos algumas Gibson's de diversos modelos e anos;tenho de concordar que actualmente a marca perdeu muita da qualidade que lhe deu fama nos anos 70,80,90 e pouco mais.

A única que ainda se demorou um pouco mais nas minhas mãos,deveria ser um modelo LesPaul à volta de 2008 a 2010,goldentop com pickups splitados através de push/pull switches agarrados aos pots de tone.À partida seria "mais do mesmo",mas a gaja tinha um cantar fora do mainstream habitual.Perdi o contacto do dono,e acredito que ainda devam andar por aí algumas "primas" desta guitarra,sabe-se lá onde....! No

Julgo que as alternativas apresentadas preencham os requisitos gerais do andas à procura,mas com toda a lógica implícita,nunca compres NADA nem às cegas nem porque "o amigo disse isto e aquilo".Vê com os teus próprios olhos,escuta com atenção,experimenta o tempo que achares necessário,porque quer queiramos ou não,apesar dos milhares de modelos e marcas que por aí andam,costumam soar mais ou menos ao mesmo,mas no meio da confusão por vezes aparece "aquela guitarra" que nos tira do sério sem avisar...! Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Guitarra : Quite a lot!!!

Mensagem por davidlopes78 Seg Mar 16 2015, 05:59

é isso mesmo Slider!
Experimentar sempre e nem é isso que está em questão.
O pedido de ajuda que aqui pus, foi no intuito de restringir um pouco a procura, porque Les Paul's há muitas de variadíssimas marcas, series, anos....
Esta demanda por uma Les Paul veio precisamente por ter experimentado uma LP Custom, modelo do Joe Perry. Essa sim foi para mim " A GUITARRA"
Tendo esta guitarra valores muito acima daquilo que a maioria pode pagar, procurava uma alternativa mais em conta mas que tivesse a mesma alma/sonoridade/feeling....

Anda no olx uma Tokai LS107Q por 700€. Good Deal??
davidlopes78
davidlopes78
Guitarrista de garagem

Mensagem por Skaven Seg Mar 16 2015, 06:11

Tokai LS 107Q:

BODY : Quilted Maple + Maple Top with Mahogany Back
NECK : Mahogany One Piece Set-Neck Head Angle 18°
FINGERBOARD : Rosewood
RADIUS : 300R
FRETS : 22F ?213
SCALE : 625/312.5mm
BRIDGE : LS-VB Bridge  LS-VT Tailpiece
NUT(width) : Bone(43.0mm)
INLAY : Dish
PICKUPS : PAF-Vintage MK2×2 (Made In Japan)
CONTROLS : 2 Volume, 2 Tone, 3way Toggle Switch

Não sei o preço desse modelo novo (vais ter que estudar os valores no mercado de usados) essa guitarra têm os mesmos pickups que as de topo, a parte elétrica não sendo má não é CTS+SwitchCraft mas também não precisa de ser essa serve perfeitamente, o tampo têm um Veneer, ou seja, é uma folhinha de madeira com um desenho não é o "real deal" (essas têm preços proibitivos em todas as marcas) mas... levas um instrumento para casa de grande nível sem a mínima comparação com os outros que mencionaste, os acabamentos dessa guitarra são excepcionais!

O verniz usado no braço também não é tão deslizante como as de topo, o hardware (tailpiece + bridge) não sendo de alumínio é certamente tão bom ou melhor do que as Epiphone/Gibson/Hagstrom portanto... .

Estuda o preço de mercado eu suspeito que essa guitarra nova deve rondar os 1.000€ e se assim for... tenta negociar para os 600€ e garante obviamente que ela está mesmo em bom estado, assegurando estas condições eu comprava.
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Mensagem por Skaven Seg Mar 16 2015, 06:27

Lê isto com as diferenças entre os modelos e se optares pela Tokai vê bem o número de série:

http://www.mylespaul.com/forums/other-single-cuts/167940-tokai-facts-theory-photos-id-thread.html

Estou a tentar encontrar um esquema que têm todos os modelos da Tokai com as suas diferenças de uma forma muito mais simples de perceber mas parece-me que o site está em baixo, atenção que os modelos têm nomenclaturas diferentes entre alguns Países (é estúpido mas é assim).
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Mensagem por davidlopes78 Seg Mar 16 2015, 06:31

Obrigado Skaven.
Nao ha necessidade de ir muito a fundo pois como disse la atras... nao é pra ja! "Low euro level"
davidlopes78
davidlopes78
Guitarrista de garagem

Mensagem por Skaven Seg Mar 16 2015, 06:41

Eu sei eu percebi isso antes mas vai estudando tudo o que puderes até ao tal dia porque aprendes e ajuda a "aguentar" o GAS. Very Happy
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Mensagem por davidlopes78 Seg Mar 16 2015, 06:46

e ajuda a "aguentar" o GAS

Ou a aumentar!!! Razz
davidlopes78