dúvida sobre solos
+4
PedroGRock
guitargold
ObiQueloKenobi
joe_strummer
8 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
dúvida sobre solos
Bom pessoal, toco guitarra há 1 ano e meio e vou aprendendo sozinho (isto porque não há €€€ para aulas), [alguns membros devem saber disto], vou deixar a minha dúvida (ou a perguntar parva): eu sei o básico da escala pentatónica menor, apesar de nao saber tocar nenhum solo de nenhuma música, posso na mesma aprender a improvisar um solo ou tenho de aprender muito mais? e o quê?
joe_strummer- Guitarrista de garagem
- Post Count : 486
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Re: dúvida sobre solos
Um começo:
https://www.youtube.com/results?search_query=pentatonic+pattern&search=Search
https://www.youtube.com/results?search_query=pentatonic+pattern&search=Search
ObiQueloKenobi- Guitar Hero
- Post Count : 1883
Guitarra : roland micro cube & esp ltd m-10
Obrigado!
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
https://youtu.be/lGU-L0EKKCA
e para complementar :
https://youtu.be/uG4Eu720MT0
tens ai tudo o que precisas saber para começar a solar de uma maneira decente
agora é só veres os videos
guitargold- Guitar GOD
- Post Count : 5343
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
mas afinal estas escalas servem só para improvisar ou também para interpretar? é a dúvida que ainda persiste...
as escalas são a base de tudo, sempre que tu interpretas alguma coisa tens lá uma ou mais escalas de certeza, podes não ter a escala toda do inicio ao fim, mas tens lá uma parte pelo menos . se souberes e dominares algumas das escalas mais básicas mais facilmente aprendes a tirar os solos de ouvido e a intrepertar material que outros criaram, e ainda ficas com capacidade para improvisar mais facilmente e ainda criares coisas tuas cenas
guitargold- Guitar GOD
já percebi então! Obrigado! É que nunca percebi essa parte e agora já sei!
como ja disseram, escalas sao a base de tudo. acordes veem das escalas, assim como o contrario.
eu pessoalmente acho mais facil construir acordes a partir das escalas. tens a escala de dó por exemplo.
do re mi fa sol la si
para construiresacordes a partir disto é sempre a 1 3 5.
posto em pratica.
acorde de Dó maior.
1 3 5 é respectivamente dó mi sol
se quiseres fazer um acorde na tonalidade de dó, utilizando a escala de dó portanto. é só pegares na nota base, a que vai dar o nome ao acorde que é sempre a 1 dentro do 1 3 5.
depois o que vai definir se o acorde é menor ou maior é a 3. se o intervalo desta para a 1 for menor: 1,5 tons. o acorde é menor, se o intervalo for maior, 2 tons, o acorde é maior.
espero nao te ter baralhado
eu pessoalmente acho mais facil construir acordes a partir das escalas. tens a escala de dó por exemplo.
do re mi fa sol la si
para construiresacordes a partir disto é sempre a 1 3 5.
posto em pratica.
acorde de Dó maior.
1 3 5 é respectivamente dó mi sol
se quiseres fazer um acorde na tonalidade de dó, utilizando a escala de dó portanto. é só pegares na nota base, a que vai dar o nome ao acorde que é sempre a 1 dentro do 1 3 5.
depois o que vai definir se o acorde é menor ou maior é a 3. se o intervalo desta para a 1 for menor: 1,5 tons. o acorde é menor, se o intervalo for maior, 2 tons, o acorde é maior.
espero nao te ter baralhado
PedroGRock- Guitarrista viciado
- Post Count : 902
Guitarra : afinada
se quiseres fazer um acorde na tonalidade de dó, utilizando a escala de dó portanto. é só pegares na nota base, a que vai dar o nome ao acorde que é sempre a 1 dentro do 1 3 5. depois o que vai definir se o acorde é menor ou maior é a 3. se o intervalo desta para a 1 for menor: 1,5 tons. o acorde é menor, se o intervalo for maior, 2 tons, o acorde é maior. escreveu:
Essa parte não percebi lá muito bem
Boas,
Acho que a malta já disse aqui tudo; No entanto quero acrescentar uma dica:
Se ainda não conheces a revista Super Guitar, deixa-me dizer-te que tens lá muito boas dicas sobre este assunto. É uma revista totalmente portuguesa e ajuda-te bastante bem em quaisquer dúvidas que tenhas. Para complementar isto podes usar também, como alguém referiu acima, as vídeo-aulas do Cifra Club TV.
Abraço!
Acho que a malta já disse aqui tudo; No entanto quero acrescentar uma dica:
Se ainda não conheces a revista Super Guitar, deixa-me dizer-te que tens lá muito boas dicas sobre este assunto. É uma revista totalmente portuguesa e ajuda-te bastante bem em quaisquer dúvidas que tenhas. Para complementar isto podes usar também, como alguém referiu acima, as vídeo-aulas do Cifra Club TV.
Abraço!
Dan Aldeano- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 218
Guitarra : Danelectro 59-DC
Guitarrista : Lead
Por acaso tenho a revista Super Guitar, mas ainda não tive tempo de ver ao pormenor os exercícios e as escalas, mas irei de ver isso.
então para já caga nisso joe_strummer. preocupa te para já em perceber o funcionamento das escalas e aprender algumas e saber onde utiliza las e quando. depois mais para a frente manda te a teoria e percebes o que escrevi em cima
É melhor PedroGRock, mas com o tempo chego lá, mas vai ter de ser devagarinho
E queria aprender a tocar musicas como led zeppelin, white stripes, black sabbath e outras bandas de hard rock e também mais tarde a aprender a fazer os meus próprios solos, para não estar a tocar sempre musicas só com acordes e power chords como o punk, algumas musicas do rock alternativo e o rock clássico, era por isso queria vim tirar aqui a dúvida sobre as escalas e como aplicar isso, mas desde já, um obrigado a todos aqueles que me ajudaram
Se quiserem dar mais sugestões, podem dar ehehe
E queria aprender a tocar musicas como led zeppelin, white stripes, black sabbath e outras bandas de hard rock e também mais tarde a aprender a fazer os meus próprios solos, para não estar a tocar sempre musicas só com acordes e power chords como o punk, algumas musicas do rock alternativo e o rock clássico, era por isso queria vim tirar aqui a dúvida sobre as escalas e como aplicar isso, mas desde já, um obrigado a todos aqueles que me ajudaram
Se quiserem dar mais sugestões, podem dar ehehe
E ainda outra dúvida: se por exemplo uma música começa com nota mi, no solo tenho de começar pela nota mi? ou não é bem assim?
não tem que começar em mi obrigatoriamente, podes começar com qualquer nota, pode é não ficar bem
guitargold- Guitar GOD
numa escala existem notas sao apenas notas de passagem, se as deixares soar, a coisa pode nao correr muito bem. podes começar um solo com um dessas notas, desde que resolvas logo a dissonancia, porque nao vai encaixar bem. mas isso com o tempo percebes facilmente que notas sao essas
Só dei apenas o exemplo da nota mi, por é um exemplo clássico por exemplo no blues, como também podia ter dado como exemplo outra nota como lá ou o dó.
sim, eu percebi. em todas as tonalidades existem essas tais notas de passagem, que variam de tonalidade para tonalidade.
Já percebi então, mais uma vez obrigado!
olha vou te dar a que acho ser a melhor dica que se pode dar a alguém, toca o mais possível e decora o máximo de escalas que conseguires, garanto-te que com o tempo vais acabar por perceber como tudo funciona e vais começar a brincar com a guitarra sem problema nenhum .
pratica,pratica,pratica pois a chave do sucesso é 90% trabalho 5 % de talento e 5% de sorte
pratica,pratica,pratica pois a chave do sucesso é 90% trabalho 5 % de talento e 5% de sorte
guitargold- Guitar GOD
Viva pessoal,
Podes começar o solo em qualquer nota, as notas de "passagem" podem estar dentro ou fora da escala dita "normal", depende da tua criatividade emprega-las com sabedoria... Ouve Marty Friedman e vais perceber
Cumps
Podes começar o solo em qualquer nota, as notas de "passagem" podem estar dentro ou fora da escala dita "normal", depende da tua criatividade emprega-las com sabedoria... Ouve Marty Friedman e vais perceber
Cumps
sweepx- Guitarrista de garagem
- Post Count : 308
Guitarra : Ibanez
Estou a perceber qualquer coisa do assunto, isto porque peguei numa das edições da revista superguitar e vi a musica gold on the ceiling dos black keys e lá estava os acordes usados e a escala, e através da escala o dan auerbach usou a escala de pentatónica em Sol menor e pelo solo percebi mais ou menos como funciona.
Escalas e mais escalas,no meu ponto de vista,o assunto das escalas não é assim complicado como parece ser,na prática só aprendi uma,a de Dó,e da escala faz-se a formação dos acordes é só isso,a teoria é que é outra coisa,e é ai que complica tudo.
É como eu digo sempre,todos os dias ai umas 3 horas diárias é bem preciso,para decora muito bem as formas da escala de dó,para depois ser aplicadas em outras tonalidades.Foi assim que aprendi,o meu professor de guitarra não era grande coisa na guitarrista,mas era o que tinha na altura, mas muito fraco,antigamente não havia internete,aprendi praticamente só com revistas de musica que saia todos os meses nas bancas,era isso e as horas a praticar.
Um conselho que dou, pratica a escala de dó e decora-a no braço todo da guitarra,vais chegar o dia que de tanto praticares,que tocas todas as formas de olhos fechados,isso é a melhor coisa para passar para novas escalas, porque é só subir ou descer,as formas são iguais para todas.
É como eu digo sempre,todos os dias ai umas 3 horas diárias é bem preciso,para decora muito bem as formas da escala de dó,para depois ser aplicadas em outras tonalidades.Foi assim que aprendi,o meu professor de guitarra não era grande coisa na guitarrista,mas era o que tinha na altura, mas muito fraco,antigamente não havia internete,aprendi praticamente só com revistas de musica que saia todos os meses nas bancas,era isso e as horas a praticar.
Um conselho que dou, pratica a escala de dó e decora-a no braço todo da guitarra,vais chegar o dia que de tanto praticares,que tocas todas as formas de olhos fechados,isso é a melhor coisa para passar para novas escalas, porque é só subir ou descer,as formas são iguais para todas.
MARKOARAUJO- Guitarrista viciado
- Post Count : 896
Guitarra : Mak.V
Desculpem lá desenterrar este tópico, é para não estar a criar outro tópico desnecessariamente, mas bom pessoal, já estou a compreender mais ou menos como funciona as escalas, principalmente a pentatónica menor, graças à revista superguitar, através da música Gold on the ceiling dos black keys e hoje reparei na música I'm Eighteen do Alice Cooper, penso que é no primeiro solo, onde se usa a escala de pentatónica de mi menor (penso que seja), mas só percebi a funcionalidade das escalas na prática.
Agora voltei a ter uma dúvida: por exemplo, qd improvisamos uma escala, temos de seguir o desenho da pentatónica ,isto é, na imagem os pontos negros e no caso da escala blues, o ponto branco (blue note)?
Página 1 de 2 • 1, 2
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos