Melhorar os solos
3 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Melhorar os solos
Para além das várias técnicas como slides, hammers, etc, gostaria de saber que mais fazem ao usar uma escala para um solo, num improviso, por exemplo (coisas como uma pequena sucessão de notas dentro de uma escala que soe melhor, como ir "subindo" à medida que se sola), porque eu ao tentar, parece-me que sai um pouco sem "garra", são só notas de um lado pó outro. Algumas dicas?
Convidad- Convidado
Re: Melhorar os solos
notas poxadas é mtaaaaa louco tipo kuand das a nota poxas a corda pa cima
ou tb tens o tremer o dedo...tipo a cena é a pratica e tb a cena da rapidez
ou tb tens o tremer o dedo...tipo a cena é a pratica e tb a cena da rapidez
Convidad- Convidado
pá! para mim, só comecei realmente a ficar satisfeito com os meus solos, quando comecei a faze-los de cabeça.
tal como a melodia da voz, que nao podes simplesmente recitar a letra. tens que pensar que melodia vais cantar.
pensa na melodia que gostavas que o teu solo tivesse e começas a tentar sacar essa melodia dentro da escala que queres. também o ideal é praticares bem a escala. assim ficas mais à vontade para improvisar e até para fazer o solo à medida que o vais inventando. ou seja, fazer logo directo.
precisas é de praticar. nao há assim uma formula, pk senão os teus solos ficam todos uns iguais aos outros. claro que á cenas curtidas, como assubios, e pulls como tava a dizer o dann, mas tens que pensar na musica em questao, e no que é que encaixa.
Kaz
tal como a melodia da voz, que nao podes simplesmente recitar a letra. tens que pensar que melodia vais cantar.
pensa na melodia que gostavas que o teu solo tivesse e começas a tentar sacar essa melodia dentro da escala que queres. também o ideal é praticares bem a escala. assim ficas mais à vontade para improvisar e até para fazer o solo à medida que o vais inventando. ou seja, fazer logo directo.
precisas é de praticar. nao há assim uma formula, pk senão os teus solos ficam todos uns iguais aos outros. claro que á cenas curtidas, como assubios, e pulls como tava a dizer o dann, mas tens que pensar na musica em questao, e no que é que encaixa.
Kaz
Kaz- ADMINISTRADOR
- Post Count : 1971
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
o kaz tem razao tipo 1 frase de guitarra é komo 1 frase kom a voz
tem ke ser melodico e sentida se n os solos ficam todos iguais
oe começam a suar altamente é kuando ja ficxaste os pontos onde tens ke solar ou improvisar na cabeça
nada melhor ke estudar e praticar...e força de vontade acima de tudo
keep rocking
tem ke ser melodico e sentida se n os solos ficam todos iguais
oe começam a suar altamente é kuando ja ficxaste os pontos onde tens ke solar ou improvisar na cabeça
nada melhor ke estudar e praticar...e força de vontade acima de tudo
keep rocking
Convidad- Convidado
improvisas com algum som de fundo?mete alguma coisa tipo em loop e depois improvisa por cima disso...
saiem muito melhor o solos que so s tivesses a trabalhar com a escala...pelo menos e a minha tecnica xD
saiem muito melhor o solos que so s tivesses a trabalhar com a escala...pelo menos e a minha tecnica xD
Convidad- Convidado
n da pa passar ficheiros de guitar pro pelo forum ou da????
tenho 1 ficheiro ke o meu prof fez ke é altamente pa solar nas escalas de LÁ
passava pa voçes na boa
tenho 1 ficheiro ke o meu prof fez ke é altamente pa solar nas escalas de LÁ
passava pa voçes na boa
Convidad- Convidado
passa aí! na boa.
Kaz- ADMINISTRADOR
komo é ke se faz pa passar????
diz me ke mais logo passo ke tenho isso no outro pc
diz me ke mais logo passo ke tenho isso no outro pc
Convidad- Convidado
Eu uso essas técnicas todas, mas para além disso, que fazer? A minha pergunta era essa. A questão da melodia memorizada é uma boa técnica. Eu, sem recorrer a escalas consigo mais ou menos criar uma melodia que tenha na cabeça, um pouco por tentativa e erro, mas normalmente chego lá, no entanto vou tentar essa dica.
Convidad- Convidado
kolmy escreveu:Eu uso essas técnicas todas, mas para além disso, que fazer? A minha pergunta era essa. A questão da melodia memorizada é uma boa técnica. Eu, sem recorrer a escalas consigo mais ou menos criar uma melodia que tenha na cabeça, um pouco por tentativa e erro, mas normalmente chego lá, no entanto vou tentar essa dica.
sem recorrer a escalas??????
ya men tipo eu tb mais ou menos consigo de ouvido apanhar ou criar 1 armonia mas 1 conselho k te dou é ke tens ke saber escalas pra consegui improvisar mais ou menos lolol
tipo depois kuando ja tiveres mais ou menos dentro da cena é ke podes começar a tentar criar as tuas cenas
épa as escalas sao bue de importantes pa musicos principiantes komo nós
(mas claro é so a minha opiniao) e o topico tem a ver kom melhoramento dos solos
isto sem falar ke antes de me ensinares escalas eu na conseguia improvisar nada de nada
Convidad- Convidado
Nem eu, mas conseguia chegar às sonoridades que queria por tentativa e erro.
Convidad- Convidado
Aprenderes escalas e essencial mas outra forma e tentares fazer melodia a volta dos acordes que fazes vez as notas por exemplo um C tens C - E - G e tentares tocar a volta dessas notas com algumas notas de passagem mas e preciso ter um conhecimento do fretboard mto bom para improvisares assim se tiveres a escrever mm um solo e uma boa alternativa (acho eu lol)
Convidad- Convidado
bolas que este moço nao metem nem assentos nem pontos! até troco os olhinhos a tentar lêr
Kaz- ADMINISTRADOR
Paivinha escreveu:Aprenderes escalas e essencial mas outra forma e tentares fazer melodia a volta dos acordes que fazes vez as notas por exemplo um C tens C - E - G e tentares tocar a volta dessas notas com algumas notas de passagem mas e preciso ter um conhecimento do fretboard mto bom para improvisares assim se tiveres a escrever mm um solo e uma boa alternativa (acho eu lol)
Ao usares os acordes, e até mesmo sem serem só as tónicas, se decompuseres as tríades, vais tar a usar harpejos, e variações da escala natural maior/menor.
A melhore forma é mesmo aprender as escalas e os harpejos como deve ser...
Um conselho que deixo a toda a gente que trabalhe com escalas, não pensem só no desenho, tipo 5º trasto 6ª corda... pensem nas notas que estão a usar, e não só no sítio do braço onde tem k acertar com o dedo, dá muito jeito!
Ah, e o improvisar sem recorrer a escalas, o que normalmente acontece é que qd se faz isso, tamos de facto a usar escalas, só que não sabemos exactamente que escalas tamos a usar porque em vez de perder tempo a aprender escalas perdemos tempo a experimentar 500 posições diferentes no braço até sair o som que ficava bem, e que normalmente de facto fazem parte de uma escala naquele tom .
SergioPt- Guitar Legend
- Post Count : 2030
Guitarra : Fender Stratocaster+Hagstrom Viking+Squier CVC+Ovation cdx44
Guitarrista : Indefinido
SergioPt escreveu:Ah, e o improvisar sem recorrer a escalas, o que normalmente acontece é que qd se faz isso, tamos de facto a usar escalas, só que não sabemos exactamente que escalas tamos a usar porque em vez de perder tempo a aprender escalas perdemos tempo a experimentar 500 posições diferentes no braço até sair o som que ficava bem, e que normalmente de facto fazem parte de uma escala naquele tom .
Eu faço um pouco isso, mas quando preciso de usar mais que aquelas notas, ponho as que tenho no Guitar Pro, e aquilo identifica a escala, depois é bastante simples fazer o resto.
Convidad- Convidado
Isso com o treino vai la tipo o paivinha (ganda homem ) tem toda a razao. Isso com o tempo vai la simplesmente se fores tocando bastante e treinando tambem depois começa a sair como se fosse por instinto. Se quiseres depois eu postei ai uma cena com um site muita bacano de teoria musical e modos e escalas e tudo o que precisas de saber para melhorar a tua improvisaçao. E quanto a tecnica tipo hammer-ons, pull offs e vibratos coisas mais basicas conseguem melhorar bastante um solo.
Rock on
Rock on
Convidad- Convidado
Experimenta fazer String Skiping.
Em vez de descer de corda em corda, saltas por exemplo da 5º corda (lá) para a 3º(sol). Ao inicio pode parecer-te estranho o salto, mas depois de te habituares, abre-se um novo leque de ideias e opções.
Em vez de descer de corda em corda, saltas por exemplo da 5º corda (lá) para a 3º(sol). Ao inicio pode parecer-te estranho o salto, mas depois de te habituares, abre-se um novo leque de ideias e opções.
Convidad- Convidado
A resposta é muito simples. Pratica, improvisa.
Não se é grande piloto de formula 1 so porque se sabe conduzir, e preciso "literalmente" de muitas horas de estrada e com a guitarra é a mesma coisa, é uma questão de solares muito, improvisares. Se uma nota sai ao lado ja sabes que ali nao podes tocar.
Pode parecer uma analogia parva mas se já jogaram sims, estão a ver quando eles estão a aprender um skill novo? Piano ou a pintar, os primeiros niveis so sai treta, a medida que vao repetindo saiem obras de arte. É exactamente o mesmo na vida real
Não se é grande piloto de formula 1 so porque se sabe conduzir, e preciso "literalmente" de muitas horas de estrada e com a guitarra é a mesma coisa, é uma questão de solares muito, improvisares. Se uma nota sai ao lado ja sabes que ali nao podes tocar.
Pode parecer uma analogia parva mas se já jogaram sims, estão a ver quando eles estão a aprender um skill novo? Piano ou a pintar, os primeiros niveis so sai treta, a medida que vao repetindo saiem obras de arte. É exactamente o mesmo na vida real
Convidad- Convidado
eheheh comparação curiosa essa da f1, mas faz sentido.
um colega meu fez uma comparação parecida à tua do sims, mas com o Xpert, um jogo de manager online. "se nao meteres os gajos a treinar, eles nao rendem!"
um colega meu fez uma comparação parecida à tua do sims, mas com o Xpert, um jogo de manager online. "se nao meteres os gajos a treinar, eles nao rendem!"
Kaz- ADMINISTRADOR
Convidad- Convidado
concordo. melhor que dvd's instrucionais, melhor que qualquer professor que possas ter, é o tempo que passas com a guitarra na mão.
Se quiseres estudar escalas, é um bom começo... novas ideias e tal. mas nao é essencial para se tocar bem. como disseram em cima, o string skipping para alem de te fazer evoluir bastante tecnicamente, tambem abre muitas possibilidades.
talvez os modos gregos (que agora ja percebo como funcionam, de cor e salteado) te permitam tambem evoluires. tenta perceber 1º como funcionam;
sem duvida alguma, o tempo que passas a tocar ( à mistura com algum trabalho de casa, claro!) é o melhor professor e a melhor forma que tens de evoluir.
Se quiseres estudar escalas, é um bom começo... novas ideias e tal. mas nao é essencial para se tocar bem. como disseram em cima, o string skipping para alem de te fazer evoluir bastante tecnicamente, tambem abre muitas possibilidades.
talvez os modos gregos (que agora ja percebo como funcionam, de cor e salteado) te permitam tambem evoluires. tenta perceber 1º como funcionam;
sem duvida alguma, o tempo que passas a tocar ( à mistura com algum trabalho de casa, claro!) é o melhor professor e a melhor forma que tens de evoluir.
Convidad- Convidado
Convidad- Convidado
subscrevo inteiramente!
bom natal a tds e se nao voltar aqui, um bom ano
bom natal a tds e se nao voltar aqui, um bom ano
Convidad- Convidado
Página 1 de 2 • 1, 2