ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

+9
stryyy
Fype_7
boavida
Kevin09
fini
felizol44
ricardoferreira
V8mustang
kolimy97
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa. Empty Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

Mensagem por kolimy97 Qua Dez 21 2011, 05:22

Boas,
em breve vou para uma nova casa, e esta tem uma pequena casa no quintal, para instrumentos e assim, já vi em escolas de musica/salas em que têm aquela espécie de pasta de papel na parede...
Isso numa parede para abafar o som/não incomodar muito os vizinhos, é bom?
Já agora se alguém souber de empresas/ou maneiras de DIY, diga ai.

Cumps Wink

ps: existe outras maneiras em vez de pasta de papel? (não sei se é mas pareceu-me)
kolimy97
kolimy97
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 199
Idade : 27
Localização : Milfontes
Guitarra : Fender Squier Strat/Epiphone Les Paul Standard Plus HCS LH/ FlyingV StarFire/ Classica Suzuki/ Pedais: Polytune mini
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 14/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa. Empty Re: Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

Mensagem por V8mustang Qua Dez 21 2011, 05:24

eu vi em qualquer lado as paredes forradas com caixas de ovos, mas nunca experimentei isso xD
V8mustang
V8mustang
Aprendiz de guitarra

Post Count : 64
Idade : 29
Localização : Fafe
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa. Empty Re: Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

Mensagem por ricardoferreira Qua Dez 21 2011, 05:26

Paredes forradas com caixas de ovos e uma opção, há outra cena que nao sei te explicar..
ricardoferreira
ricardoferreira
Guitarrista viciado

Post Count : 995
Idade : 28
Localização : Vale de Cambra
Guitarra : Epiphone SG p-90, Acustica Adriana, Stagg Ukelele
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 10/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa. Empty Re: Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

Mensagem por felizol44 Qua Dez 21 2011, 05:29

Também já ouvi falar que se colocares colchoes de forma a encheres as paredes que isola o som. Mas não sei se funciona, não experimentei. Colchões talvez poderás arranjar nas lojas que eles tem sempre cenas velhas que já nao querem.

Essa das caixa de ovos é clássica lol.

Se quiseres gastar (bastante) dinheiro ve na Maxmat ou Aki o que eles tem de material para isolamento de som.
Espero ter ajudado!
Cumps!
felizol44
felizol44
Guitarrista de garagem

Post Count : 388
Idade : 32
Localização : Covilhã
Guitarra : Fender Jaguar Custom Made; APC 8C; Baixo Flea Street Bass
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa. Empty Re: Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

Mensagem por fini Qua Dez 21 2011, 05:31

(se isto for contra as regras deste fórum peço desculpa e apaguem este post)
mas aqui http://forumusica.com/forum/59-tratamento-acustico/ existem muitos projectos desse género.
Por acaso ontem estive a ler tópicos de lá e isso das caixas de ovos só resulta para tratamento acústico dentro da sala, ou seja, não isola o som para o exterior.
Só espero que partilhes o projecto aqui com o pessoal do guitarradas e que apareçam + tópicos do género.
fini
fini

Post Count : 3
Idade : 111
Localização : Lisboa
Guitarra : squier affinity telecaster butterscotch blonde
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa. Empty Re: Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

Mensagem por ricardoferreira Qua Dez 21 2011, 05:38

Tbm meter tapetes e etc isola mais o som.
ricardoferreira
ricardoferreira
Guitarrista viciado

Post Count : 995
Idade : 28
Localização : Vale de Cambra
Guitarra : Epiphone SG p-90, Acustica Adriana, Stagg Ukelele
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 10/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa. Empty Re: Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

Mensagem por Kevin09 Qua Dez 21 2011, 06:16

caixas de ovos, ou placas de cortiça.
Kevin09
Kevin09
Guitar Hero

Post Count : 1520
Idade : 29
Localização : Braga / Santa Maria da Feira
Guitarra : Epiphone Les Paul Custom 13; Squier Bullet Stratocaster
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa. Empty Re: Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

Mensagem por boavida Qua Dez 21 2011, 06:59

As caixas de ovos não são solução para abafar o ruído.
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa. Empty Re: Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

Mensagem por Fype_7 Qua Dez 21 2011, 07:02

Isolar totalmente é basicamente impossível, pois como já devem saber das aulas de física do 9º ano, o som som propaga-se em todos os materiais, menos no vazio. Mas a cortiça é uma das melhores soluções para o isolamento acústico. Atenção que as caixas de ovos nao funcionam tanto como isolamento, mas sim como corrector sonoro, evitando revervações indesejáveis.
Fype_7
Fype_7
Guitarrista viciado

Post Count : 813
Idade : 30
Localização : Vagos
Guitarra : Ibanez RG270DX, Ibanez RG3570z , Ibanez PF10, Pablo Romero (Clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 04/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa. Empty Re: Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

Mensagem por stryyy Qua Dez 21 2011, 07:08

Para isso arranjas paredes duplas com uma camara de vacuo entre elas hahaha
stryyy
stryyy
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 236
Idade : 34
Localização : Setúbal
Guitarra : Epiphone Les Pauls Custom Alphine White
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa. Empty Re: Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

Mensagem por Slider56 Qua Dez 21 2011, 07:11

Existem várias soluções para todos os fins (e para todos os preços...)

Podes isolar o som da sala de modo a não se ouvir do lado de fora,podes do mesmo modo isolar sons de fora para não te incomodarem,e acima de tudo podes modificar a acústica da sala para teres um som ideal,não cansativo e de qualidade.

Há uma empresa que vende material de tratamento acústico,mas sai um bocado caro: www.visound.com

Por outro lado,a velha história das caixas de ovos em cartão prensado (as de plástico não rsultam),ajuda a conter o som e eliminar ecos e reverberações,mas não te isolam totalmente o som de dentro para fora e vice-versa.A melhor solução,embora ainda custe algum guito,é fazeres uma montagem de ripas de madeira aplicadas às paredes e tecto de forma a fazeres alguns frames,enches os rectângulos com esponja de colchões aí com a espessura das ripas,e cobres tudo com placas de aglomerado negro de cortiça.Dá trabalho,custa algum dinheiro,mas ficas com uma sala bem isolada (também não precisas de tocar no máximo dentro de portas,pois não...?)

Se houver janelas e portas,convém que sejam de qualidade e selem bem ao fechar;estou-me a lembrar das portas e janelas de caixilharia de alumínio com vidros duplos,etc...Tudo o que dê para isolar convenientemente,resulta se bem aplicado.O chão poderá levar uma alcatifa industrial sem pelo aplicada a uma fina camada de corticite (absorve som e humidade).

Há muitas soluções,umas resultam melhor nisto,outras resultam melhor naquilo,mas cada caso é um caso e deve-se avaliar muito bem o local,materiais de construção,revestimentos e por vezes até nem se gasta assim tanto.Quando puderes,mete aí fotos,descritivos do local,revestimentos,etc...

depois falamos melhor... Very Happy


Última edição por Slider56 em Qua Dez 21 2011, 07:13, editado 1 vez(es)
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa. Empty Re: Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

Mensagem por jonypaul Qua Dez 21 2011, 07:13

Estive ainda há umas horas a ajudar um amigo a concluir uma sala "acusticamente" isolada.

Caixas de ovos NÃO isolam. Podem dar jeito para cortar um pouco a ressonância, mas a nivel de isolamento é fraco.
O material de eleição para isolamento é a cortiça ou a lã de rocha. A cortiça é mais cara, penso.
Atenção que o projecto em si não é muito fácil ( se queres uma coisa a sério não é só colar bocados de cortiça à parede ). Para esta sala que estou a falar, as paredes são feitas com 4 placas de pladour, coladas duas a duas e com uma camada de lâ de rocha pelo meio. O tecto é "falso", tendo uma placa de pladour, coberta com um rolo de lâ de rocha e com uns 15/20cm de ar ( é verdade, fazeres simplesmente uma parede falsa com algum espaço vazio isola relativamente bem! ).

Tens de ter em mente é que por muito isolamento bom que tenhas, se tiveres um "buraco", por exemplo se não tiveres atenção à porta/janelas, vai sempre passar som...

Um truque que o meu amigo usou foi de colocar focos de luz no interior e ver por onde escapava. Se passar luz, passa som Wink
jonypaul
jonypaul
Guitarrista de garagem

Post Count : 290
Idade : 32
Localização : Oeiras
Guitarra : Telecaster, Walden
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa. Empty Re: Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

Mensagem por kolimy97 Qua Dez 21 2011, 09:36

pois, tabém nao quero isolar tudo tudo pode sempre sair, mas para nao incomodar muito, as caixas de ovos sim conhecia xD, vou ver no site visound e muito obrigado a todos por me explicarem! Algumas técnicas ja conhecia como os tapetes e assim, vou tentar procurar uma empresa que me falaram de momento não me lembro o nome mas quando souber mais a cerca disto depois meto aqui informações Wink

Cumps!
kolimy97
kolimy97
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 199
Idade : 27
Localização : Milfontes
Guitarra : Fender Squier Strat/Epiphone Les Paul Standard Plus HCS LH/ FlyingV StarFire/ Classica Suzuki/ Pedais: Polytune mini
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 14/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa. Empty Re: Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

Mensagem por Convidad Qua Dez 21 2011, 12:23

isolamento das paredes é la de rocha e/ou cortiça. paredes falsas com la de rocha pelo meio a encher o buraco.
no tecto podes forrar a cortiça.
o chão, fazes um estrado com o mínimo de pontos possíveis a tocar no chão. e nos pontos onde toca no chão, entre o estrado e o chão, um pedaço de borracha. depois atenção as portas e janelas. como já disseram, caixilharia em alumínio e vidro duplo é o ideal. para tratamento acústico, são outros quinhentos. eu para ter aqui no meu quarto, comprei algum esferovite daquele azul, coloquei 2 ripas de madeira, forrei com um lençol que já não usava e pintei. nas ripas pus uns grampos daqueles para colocar nas molduras para pendurar, prego na parede e pendurei na parede. depois os cantos fiz mais ou menos o mesmo, mas com pedaços mais pequenos. depois o meu amplificador, construí um pequeno estrado com 4 pés, fininhos e com uma carapuça de borracha. depois forrei a parte de cima do estrado com alcatifa, no chão pus também um tapete algo denso.
então temos, tapete > estrado com pés finos e forrados a borracha > alcatifa > Amplificador.
resultado, acabaram-se os pedidos para tocar mais baixo porque ouvia-se tudo na cozinha da minha casa, que é no andar de baixo.

o próximo passo é fazer os contornos da porta do quarto com borracha, de modo a quando a porta estiver fechada, selar as juntas da porta com a ombreira. as janelas sempre foram de alumínio com vidro duplo, portanto...
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa. Empty Re: Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

Mensagem por .:Rodrigo:. Qui Dez 22 2011, 06:12

pessoal, a esferovite (normal, não é pladour) isola alguma coisa de jeito? tenho carradas dela mas ainda nao experimentei
.:Rodrigo:.
.:Rodrigo:.
ADMINISTRADOR

Post Count : 4122
Idade : 28
Localização : Évora/Setúbal
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa. Empty Re: Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

Mensagem por Fype_7 Qui Dez 22 2011, 06:50

esferovite ou placas de poliuretano?
Fype_7
Fype_7
Guitarrista viciado

Post Count : 813
Idade : 30
Localização : Vagos
Guitarra : Ibanez RG270DX, Ibanez RG3570z , Ibanez PF10, Pablo Romero (Clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 04/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa. Empty Re: Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

Mensagem por kolimy97 Qui Dez 22 2011, 07:57

Depois quando a casa estiver pronta, vou experimentando algumas das voças sugestões, tapetes, e assim no chão tbm...

Cumps, e mais uma vez obrigado! Wink
kolimy97
kolimy97
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 199
Idade : 27
Localização : Milfontes
Guitarra : Fender Squier Strat/Epiphone Les Paul Standard Plus HCS LH/ FlyingV StarFire/ Classica Suzuki/ Pedais: Polytune mini
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 14/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa. Empty Re: Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

Mensagem por Convidad Qui Dez 22 2011, 08:44

Com colchoes velhos crias uma boa cabine para voz. É uma coisa muito usada.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa. Empty Re: Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

Mensagem por kolimy97 Qui Dez 22 2011, 08:48

estou a pensar naquela do esferovite e mantas também, colcões velhos, não irá tirar um pouco de espaço ao quarto em questão?

Wink
kolimy97
kolimy97
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 199
Idade : 27
Localização : Milfontes
Guitarra : Fender Squier Strat/Epiphone Les Paul Standard Plus HCS LH/ FlyingV StarFire/ Classica Suzuki/ Pedais: Polytune mini
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 14/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa. Empty Re: Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

Mensagem por Convidad Qui Dez 22 2011, 08:54

Quanto mais pequena for a tua cabine para voz melhor, porque a voz deve ser gravada num ambiente o mais seco possível (isto é, sem ecos). Isto porque deves ter uma linha de audio o mais limpa possível para misturares com os instrumentos. Facilita-te também a edição.
A cabina é ideal para colocar a um canto.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa. Empty Re: Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

Mensagem por kolimy97 Qui Dez 22 2011, 09:20

Sim, quero também para a banda ensaiar ou assim...
É também uma questão de ver o espaço, a casa ainda está em construção, quando eu vir aquilo já em pé, depois logo começo a fazer planos xD

Cumps Wink
kolimy97
kolimy97
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 199
Idade : 27
Localização : Milfontes
Guitarra : Fender Squier Strat/Epiphone Les Paul Standard Plus HCS LH/ FlyingV StarFire/ Classica Suzuki/ Pedais: Polytune mini
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 14/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa. Empty Re: Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

Mensagem por Convidad Qui Dez 22 2011, 09:30

Garagem lol
Para ensaio basta pores nas paredes umas cortinas de um tecido bastante grosso. Tipo pano de teatro. As ondulações do não te deixam ficar com ecos loucos. O teu espaço de ensaio só tem de ter espaço para caberem todos com o material. Os Metallica ensaiavam numa espécie de dispensa por acaso.
Preocupa-te com colocar os cabos eléctricos o mais organizados possível e verificar se as ligações do espaço estão bem feitas. Isso evita com que apanhes choques eléctricos como já apanhei. Por vezes é assim que se fica sem guitarra, amplificador, micro...
O mais importante é sentirem-se também confortáveis nesse espaço.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa. Empty Re: Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

Mensagem por Convidad Qui Dez 22 2011, 09:31

AH! Evita usar lâmpadas fluorescentes. Fazem com que os amplificadores façam um ruído danado. Usa das de tungsténio ou halogéneas (baixo consumo).
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa. Empty Re: Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

Mensagem por Convidad Qui Dez 22 2011, 11:51

cabines para voz, é mais simples do que parece. também pensei em fazer uma e encontrei umas ideias bem simples.

arranjem uns grampos daqueles tipo crocodilo e daqueles parafusos com uma argola na ponta. e arranjem também uma manta daquelas tipos dos hospitais, que são grossas, mas não são demasiado pesadas. depois coloquem os parafusos no tecto, uns 7 ou 8 (pode varias consoante o peso da manta), em forma de circulo, prendam os grampos aos parafusos e depois prendam a manta, deixem uma pequena abertura, tipo uns 50 centímetros para entrar luz. no chão, coloquem uma carpete algo densa. e pronto, têm a vossa cabine para gravar voz, que pode ser utilizada para gravar guitarras acústicas, eléctricas, baixos, o que vocês quiserem. gravem é sempre de costas para a abertura.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa. Empty Re: Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

Mensagem por kolimy97 Qui Dez 22 2011, 17:04

Bem tenho montes de sugestoes eheh acho que os vizinhos podem tar a dormir e nos a altas da manha a tocar :p
Sim mas de facto nao estou mesmo a ver o espaco daquilo, ira ser no quintal, uma pequena casa so feita para instrumentos... Quando esta estiver a ser feita eu meto aqui fotos.

Cumps Wink
kolimy97
kolimy97
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 199
Idade : 27
Localização : Milfontes
Guitarra : Fender Squier Strat/Epiphone Les Paul Standard Plus HCS LH/ FlyingV StarFire/ Classica Suzuki/ Pedais: Polytune mini
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 14/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mini "estudio"/sala de ensaio em casa. Empty Re: Mini "estudio"/sala de ensaio em casa.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos