ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudio em casa

+2
guitargold
BemQ
6 participantes

Ir para baixo

Estudio em casa Empty Estudio em casa

Mensagem por BemQ Qua Jan 25 2017, 02:43

Amigos do forum oiiiii Rock

Ando com uma influência estranha nos neurônios. Esforço-me por sonegar ou mitigar a vontade mas...porque não posso fazer um mini-estúdio em casa? What a Face
È isso mesmo claro que posso. Razz
Gostava da vossa ajuda neste tópico, como vem pelas imagens quero aproveitar uma zona de arrumos que tenho em minha casa. As dimensões são pequenicas mas já dá para um tipo se sentar e tocar ali umas coisas e gravar.
Aos meus olhos o que poderá ficar mais dispendioso seria mesmo a porta pois aquela zona está toda aberta como na foto.
[url=[IMG]https://2img.net/h/oi65.tinypic.com/2gucymd.jpg[/IMG]][IMG]https://2img.net/h/oi65.tinypic.com/2gucymd.jpg[/IMG][/url]

[IMG]https://2img.net/h/oi66.tinypic.com/2928pch.jpg[/IMG]


Conheco um arquiteto que também toca guitarra e piano e canta (coisa que eu adorava fazer direito, mas fujo do tom algumas vezes ohhh well). Estou a tentar agendar um dia com ele para vermos o método mais baratinho e ideal.
Já alguém se aventurou nisto?
Resultados?

Obrigado

Banda
BemQ
BemQ
Aprendiz de guitarra

Post Count : 84
Idade : 47
Localização : Braga
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Estudio em casa Empty Re: Estudio em casa

Mensagem por guitargold Qua Jan 25 2017, 04:27

Tudo vai depender do que tu quiseres fazer no final, vais querer gravar apenas umas guitarras, vocais ou ir mais alem e até uma bateria acustica ? é que se pra micares um amp, e vocais em casa não sei até que ponto isso ficaria dispendioso , eu por exemplo gravo tudo no meu quarto, vocais e tudo, tenho 0 de tratamento acústico, não tenho nenhuma sala para gravação nem nada, faço tudo no mesmo lugar.

hoje em dia um estudio básico é facil de montar, um interface um par de monitores uns fones e um pc e está feito, o pior é se quiseres começar a ir para outros voos ...

explica lá melhor o que queres gravar ao certo acredita que iria dar jeito saber.

Por exemplo vais tocar tu e o teu amigo arquiteto ?o assim se quisesses gravar ao mesmo tempo com ele penso que um interface com inputs seria o ideal, mais um pc e um par de fones.

guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Estudio em casa Empty Re: Estudio em casa

Mensagem por BemQ Qua Jan 25 2017, 17:48

guitargold Hi there bounce

Aceito toda e qualquer sugestão que possas dar, os restantes amigos do fórum também tem ajudado nisso.
Em termos de material de momento tenho um destes:



Sinceramente é uma “maravilha”...isto acopolado a um micro Jbs10 de 30Euros.
Não canto bem...fujo um bocado dos tons e por aí fora. No próximo mês vou para estúdio (originais meus)!! Vai ser bonito.
Tenho por aí no forum um topico comigo a descantar o the house of the rising sun. (Shame on me)
Acrescentei muita paciência para fazer aquilo.
4 horas só a testar volumes. Naaaa. Entendes?
Eu sou um mocho noturno e usar o pc, ouvir musica…tocar…mexer na daw.
(No pun intended)
Os arrumos entram na ideia de juntar isso no mesmo sítio.
Colocar uma porta e umas espumas. O arquiteto é um porreiraço que por casualidade gosta de música, vai dar a opinião dele para o que se pode fazer. Só isso.

Obrigado por teres notado este tópico.

Fico atento a possíveis informações da tua parte.

Força
sunny
Ps- acabei de fazer outra musica yupiiiiii.

BemQ
BemQ
Aprendiz de guitarra

Post Count : 84
Idade : 47
Localização : Braga
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Estudio em casa Empty Re: Estudio em casa

Mensagem por guitargold Qui Jan 26 2017, 02:50

Sim ,mas vais querer gravar o que ao certo nesse home studio?

Sinceramente pela minha experiência em home studio e tendo em conta o material que tens, se quiseres fazer um home studio com isolantes para não incomodar os vizinhos com barulho ou teres mais condições para ouvir musica com uma melhor acustica e volumes mais altos força nisso pois estás certo, mas se pensas gravar vozes com esse micro que é um dinâmico cardioide e estás a tratar a acústica por causa disso, lamento informar-te mas será um desperdício de tempo e dinheiro, primeiro porque uma vez que o micro apenas capta a tua voz directa e sendo ele um cardioide dinamico a acústica da sala pouco ou nada irá interferir no resultado final da tua voz. e pela minha experiência se a sala não foi projectada para o efeito de gravação meter espumas por vezes pode fazer mais mal do que bem, isto em home studios muita gente tem essa mania, mas as espumas servem para controlares as ondas sonoras dentro do espaço em que te encontras, se fizeres isso sem noção do que fazes podes vir a piorar a acustica em vez de melhorares.

guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Estudio em casa Empty Re: Estudio em casa

Mensagem por BemQ Qui Jan 26 2017, 03:50

Heyy lá bom dia Smile

O objetivo é dar uso ao espaço e colmatar a necessidade de reservar-me um pouco do barulho que poderá passar a horas menos capazes para os vizinhos. Nota que se o espaço estiver a meu gosto também irá dar mais confiança e conforto no que ando a tentar fazer.
Ès da opinião que o JB10 é a opção certa para voz?
O slider56 aconselhou-me algum material para gravar umas demos caseirinhas.
Olha que em casa do meu prof posso estar desafinado, mal cantado, mas a voz mesmo se horrível fica nítida.
No meu sistema é isto...horas e horas...só para ter volume.
E em vez de estar a cantar, tocar, repetir, escutar, repetir. Não. Ando á volta do interface. Por isso quero ter algo mais prático e fiável.
guitargold estou-te muito agradecido pelas tuas palavras.

Para que saibas o meu objetivo é humilde e simples. Aprender mais a cada dia, e poder dentro do possível cantar e tocar o que escrevo.
Infelizmente não tenho dom vocal. Poderia ficar afetado por isso, ou sentir-me reduzido. Numas musicas sai melhor, noutras...sabes vejo evolução. Dá-me muita alegria poder ter chegado até aqui.

Força
sunny


BemQ
BemQ
Aprendiz de guitarra

Post Count : 84
Idade : 47
Localização : Braga
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Estudio em casa Empty Re: Estudio em casa

Mensagem por guitargold Qui Jan 26 2017, 04:34

Bem agora já estou um pouco mais elucidado do que queres fazer, irme-a ser mais fácil de tentar ajudar, vamos por pontos.

1º o mic- a meu ver não creio que seja o microfone certo para vocais, no maximo eu usaria um micro desses para uma conferencia, discursos e pouco mais pois não acredito que seja micro para se cantar. Conheço a marca pois á uns 10 anos era em quase todos os bares da minha zona PA´s completos da JB system e sinceramente neste momento já não os vejo em nenhum por isso deve estar tudo queimado, o preço era baixo e dai o pessoal ter todo investido nisso com o passar do tempo a fraca qualidade de construção fez com que fossem dando problemas e por sua vez sendo substituídos por outros. voltemos ao micro se queres gravar com alguma qualidade de forma a que não te comprometa as gravações aconselho-te um micro do condensador, no mínimo um behringer c-3 " uso e até agora 5*, boa relação qualidade preço", ou então o que a meu ver é o micro de estúdio que se deve sempre ter um sm57 da shure, pois podes usar com bons resultados desde vocais até guitarras e amps, mas esse é mais carote.

Outra coisa que convém teres é um pop-filter, se o teu orçamento está curto ou não tens na tua zona uma loja que venda um podes fazer, certamente não será o mais bonito do planeta ou o melhor, mas já dá para te safar .

fica aqui um video a ensinar :



outra coisa se tentas gravar guitarra acústica e voz em simultâneo, penso que deverias dar um upgrade no teu interface para um que suporte dois micros, um para guitarra e outro para a voz, depois podes controlar o volume de cada individualmente depois de gravares, desta forma simplifica-te a vida, por exemplo o behringer umc204, e poderias gravar assim.



MUITO IMPORTANTE- se eventualmente algum dia comprares um micro condensador tem sempre em conta que vais necessitar de um interface que tenha phamtom power ou então uma fonte de corrente de 48V independente ou um pré que a tenha.

Fazes bem em tentar aprender ou aperfeiçoar o que já saber, toda a gente começa por algum lado e ninguém nasce ensinado, eu apesar de saber algumas coisas básicas ainda tenho um grande e longo caminho pela frente para conseguir ter a qualidade que realmente gostava de ter.

Quanto ao cantares mal ou de vez em quando fugir uma nota, epa cada um canta como consegue e faz o que pode, e no ultimo caso se quiseres cantar bem bem podes sempre ir pelo caminho dos kizombis que tem correctores de afinação vocal " estilo auto-tune" ás carradas e ai sim qualquer um pode cantar lol!

No que precisares é só dizeres Fixe
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Estudio em casa Empty Re: Estudio em casa

Mensagem por Slider56 Qui Jan 26 2017, 09:21

Realmente as placas de espuma/esponja nas pardes devem ser aplicadas apenas para contenção acústica,mas nunca demasiado,senão torna o ambiente acústico da sala demasiado seco e isso cansa imenso a audição.

Óbviamente que um estúdio de gravação/captação audio desenhado de raíz não fica barato,devido aos diversos materiais empregues,mas pode-se improvisar com muito bom senso.Depende da colocaão das fontes sonoras (monitores) e das eventuais reflexões do som na sala.Os cantos são um aspecto problemático de fácil solução,mas a restante área comvém ser devidamente analisada de modo a teres um som natural sem ser demasiado reverberante nem demasiado seco.

Um bom pedaço de alcatifa industrial ajuda,e a aplicação de algumas placas da tal espuma nas paredes também.Já disse lá atrás o que deves fazer relativamente a microfones e outros acessórios;não é necessário gastar uma pipa de massa para se fazer um trabalho caseiro honesto.Tem algumas limitações,que tu com o tempo e aprendizagem irás resolvendo.

https://www.google.pt/search?q=home+studio+layouts&client=firefox-b-ab&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwib4MW_m-DRAhVKB8AKHZJVBzEQ_AUICCgB&biw=1365&bih=675

Tens aqui diversos layouts de estúdios por onde podes começar a aprender mais qualquer coisa.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Estudio em casa Empty Re: Estudio em casa

Mensagem por Pgranadas Qui Jan 26 2017, 16:13

Num espaço de 1,5m2, fazer um estúdio!!!!
Compreendo a tua necessidade e vontade, mas....num espaço desses, conseguirás quanto muito fazer uma sala para mistura. Isto na minha opinião é partindo do princípio que interpretei bem os desenhos que meteste,  tenho o meu estúdio no quarto, e tenho bem mais do que isso ocupado, e só lá está um teclado, uma mesa com o interface é o portátil em cima, e as colunas ao lado numa tripés. Até mesmo a mesa não vai ser fácil, só tens 1mt de largura na parede. Uma mesa tem facilmente 50cm de profundidade, o que te sobra outros 50cm para ti, guitarra, tripés...mediste isso mesmo bem?
Se tens mesmo de utilizar esse espaço, a única forma que vejo, é colocares a mesa para o computador e interface, na parede n2, mas depois onde colocas as colunas? Não podem ficar laterais à mesa de trabalho porque não tens espaço, podes colocá-las na parede n4, mas não é pratico. E ainda nem cheguei à questão do isolamento, que se pretendes fazer algo que seja isolar, para trabalhares de noite, então esquece. Isso implicaria fazer paredes duplas, chão e tecto falso...ainda ficas com menos espaço. Tratar acusticamente, é possível, como já foi dito pelo Slider, mas isolar é outra história completamente diferente. E se moras num prédio, nem vale a pena, digo-te com toda a sinceridade.


Última edição por Pgranadas em Qui Jan 26 2017, 16:22, editado 1 vez(es)
Pgranadas
Pgranadas
Aprendiz de guitarra

Post Count : 58
Idade : 53
Localização : Luxemburgo
Guitarra : Ibanez six70fdbg, Yamaha Variax, Squier Deluxe, Dean Zelinsky Tagliare, Ibanez SR300
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Estudio em casa Empty Re: Estudio em casa

Mensagem por maseumaseu Qui Jan 26 2017, 16:20

Pgranadas, a foto que tens de perfil é o teu estúdio? Se sim, está um espectáculo!
maseumaseu
maseumaseu
Guitarrista de garagem

Post Count : 280
Idade : 58
Localização : Lisboa
Guitarra : Epiphone ES335, Jackson Spectra Bass JS3, Fender CD60CE, APC GA100CW, SonoraSGN450
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 13/01/2014

https://www.youtube.com/@maseumaseu

Ir para o topo Ir para baixo

Estudio em casa Empty Re: Estudio em casa

Mensagem por Pgranadas Qui Jan 26 2017, 16:23

Sim maseumaseu, é o meu cantinho, já que o partilho com o meu quarto e com a minha esposa, mas é o que se pode ter.
Pgranadas
Pgranadas
Aprendiz de guitarra

Post Count : 58
Idade : 53
Localização : Luxemburgo
Guitarra : Ibanez six70fdbg, Yamaha Variax, Squier Deluxe, Dean Zelinsky Tagliare, Ibanez SR300
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Estudio em casa Empty Re: Estudio em casa

Mensagem por BemQ Qui Jan 26 2017, 19:49

Very Happy Pissoaleee como vai a gente?

Sr. Pgranadas, obrigado pela resposta. Aquilo é fora do quarto...fica no meio do apartamento, o coração.
Há 6 anos alterei o wc2 (na imagem). Pequeno, só tinha um lavatorio e sanita, ninguém achava fácil o espaço. E ali está ele hoje, impecável tudo novo, tudo. De 8mil euros, a 4mil, a 3mil...fiz por 1100euros.
Convidei os srs de orçamentos engraçados a visitar o "local".
Shocked - a cara deles.
Há muitas formas de matar o piolho = music =colunas para vários gostos.
O arquiteto terá o custo de um quase obrigado, hey mas já lhe paguei um almoço. What a Face
Sabes pgranadas, em tempos tive um setup semelhante ao teu (sem guitarras e sem o pianito), dentro do quarto. Na altura vivia com a minha momentânea namorada e possíveis sogros adotivos...foi um flash.
A animosidade pode ser muita mas "i´m a private space person".
Já te contei sobre o dia em que o pai da momentânea vai de madrugada, em estado carburado, ao fridge e come o bolo quase todo? Acontece que era para o meu aniversário...surprise.
E é isto...
Obrigado pelos teus pontos de vista.
Gostei do teu cantinho partilhado.

Força
sunny


BemQ
BemQ
Aprendiz de guitarra

Post Count : 84
Idade : 47
Localização : Braga
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Estudio em casa Empty Re: Estudio em casa

Mensagem por BemQ Qui Jan 26 2017, 20:39

Hey mr Slider56 Rock

Primas sempre nas respostas. Agradecido.
O espaço será algo muito básico. Um mini escritório modelo "leave me allone".
Há 2 coisas que preciso para me concentrar...bom "champomi" e local onde me sinta bem.
Já agora eu tenho um amplificador Pioneer A 209R e umas colunas/monitores com grelha) e graves.
Achas que posso ligar aquilo ao portátil para monitorizar o som?
Medem 32cm altura e 18cm de largura, de profundidade 21 cm.
Temos aqui um site óptimo para tirar duvidas:
http://ehomerecordingstudio.com
Slider56 no site fala também da disposição dos elementos no estúdio. bounce
Não me esqueci das tuas dicas e assim que tiver as coisas mais alinhavadas provavelmente será esse o material que vou adquirir. Por várias razões.
A simpatia e dedicação do forum nunca mereçeu uma reunião do pessoal?
Sabes, é para isto que a internet surgiu.
Há uns 30 anos atrás tinha de existir muita vontade de aprender...hoje com tudo na colher deitam fora.
Mas não me vou alongar...contudo preocupa-me a inércia existente.

De novo obrigado pelas palavras.
Assim que tiver um layout prometo partilhar e trocar ideias.

Força
Hurra! sunny




BemQ
BemQ
Aprendiz de guitarra

Post Count : 84
Idade : 47
Localização : Braga
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Estudio em casa Empty Re: Estudio em casa

Mensagem por BemQ Qui Jan 26 2017, 21:32

Guitargold X|
Hellooo What a Face

Auto-tune em "musicacústicapopular" ? Hmm?
Nem a Maria Leal usa disso...sou um purista "pá" Yes!
Tenho de aprender a dar o que é meu, o que sou.
É uma questão de personalidade como a voz.
Quando eu postar aqui um dos originais é que vai ser...
Gostei imenso do teu post. Obrigado pelas palavras.
como já disse, o Slider56 deu-me algumas dicas. Parecem-me acessíveis.
Falou-me de um presonus, e para microgaitas um shure58.
Mais á frente, porque eu tenho mesmo dificuldades é em obter volume de som
com o meu behringer e jb10, aconselhou-me um Xenyx 1002FX.
Estou a tentar obter o material inicial razoável. E parece-me que terei de abandonar o que tenho actualmente.
Aliás eu pensava que era apenas necessário a interface e o micro,
com uma daw. A mesa de mistura é algo que não contava.
A ideia do stand duplo para micro achei demais...mesmo. Nem tinha pensado nisso.
Costumo tentar gravar isoladamente faixas. Junto só mesmo para o telemóvel.
Vi o lado prático e de estudo no meu desenvolvimento que a tua opção pode trazer.
Começa a ser muita coisa a ponderar.
Não é só pelo dinheiro, mas também porque não quero comprar material para me acontecer de novo o que fiz com o bheringer e o jb10.

behringer c-3 (voz, cardioide oculta o que está na traseira)
shure sm57 - para guitarra
suporte 2 micros,
behringer umc204.
Já agora o que é aquele aparelhito com a rodita no inicio do video?


E também vou precisar de um portátil porque o meu...a ex-namorada ofereceu-me o do irmão que ia para O LIXO.
Mais o mini-estúdio...
Terei de dar muitos concertos.
Amanhã cana rachada e cia ao vivo...

O que achas de usar o meu amplificador Pioneer com as colunas ao portátil?
Se calhar é melhor uma coisa tipo Xenyx 1002FX, mas aí já terei de comprar outras colunas...

È que eu no mini estudio também vou querer ouvir musica...relaxadinho.


Desculpa, as dúvidas.

sunny
Força

ps. Já que falas-te de kizombas...vai escutar umas mornas é delicioso.

BemQ
BemQ
Aprendiz de guitarra

Post Count : 84
Idade : 47
Localização : Braga
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Estudio em casa Empty Re: Estudio em casa

Mensagem por Pgranadas Qui Jan 26 2017, 22:46

https://www.thomann.de/lu/apogee_duet_2_for_ipad.htm?ref=search_prv_9
Pgranadas
Pgranadas
Aprendiz de guitarra

Post Count : 58
Idade : 53
Localização : Luxemburgo
Guitarra : Ibanez six70fdbg, Yamaha Variax, Squier Deluxe, Dean Zelinsky Tagliare, Ibanez SR300
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Estudio em casa Empty Re: Estudio em casa

Mensagem por guitargold Sex Jan 27 2017, 03:31

Bem o interface da apogge não te vou explicar o que é pois o pgranadas já fez o favor de postar o que é e o que faz, basta ler a descrição  Fixe

e sim essa lista que disses-te é o que eu considero o material básico para começar o home studio como o teu, podes ligar o tal amp e os monitores/colunas na boa ao portatil, mas tens de ligar no interface.

Eu com o devido respeito que tenho pelo amigo Slider discordo um pouco da sugestão dele por um motivo muito simples apenas que é gravação independente por canal, e passo a explicar-te. Durante anos gravei usando uma xenyx1204fx que tem uma relação qualidade preço otima do meu ponto de vista, mas a questão aqui é outra, durante esse tempo gravei usando um interface Behringer U-Control UCA222, que me dava uma qualidade aceitavel, o grande problema é que entra sempre tudo por uma única via no pc, ou seja gravas voz e guitarra mas se depois quiseres editar o som apenas da voz ou da guitarra vai tudo numa unica via, aconteceu-me várias vezes querer aumentar o som da voz e não poder, ora isto fazia-me ter de gravar novamente e outra vez, outra vez, outra vez... bem penso que compreendeste a ideia. o amigo slider aconselhou-te essa mesa, mas por acaso aconselhou-te algum interface? é que quem sabe ele ate conheça uma maneira de ligar a mesa ao pc e que dê para ficar com os canais independentes. ou ias ligar a mesa ao interface da presonus?

dito isto podes ver bem o que eu passei para gravar baterias acusticas com este sistema de mesa e interface, fartei-me disso e este ano comprei o behringer umc 1820 e pronto, todos os meus problemas resolvidos, os pres que ele tem são da Midas e sinceramente para o preço e fazendo o que faz, acho que não encontro melhor no mercado. o teu tem o mesmo sistema de pres, creio que o teu problema não vem do interface mas sim do micro.

Quanto ao sistema de munição, podes ligar sem qualquer problema isso ao pc ou até ao teu interface, ligas na saida na parte de tras do interface " output" e tá a bombar Twisted Evil

O pc sem duvida que irá fazer muita falta, especialmente se depois quiseres usar plug ins como o ezdrummer, ezkeys, ezmix e por ai fora, eu neste momento estou mesmo a necessitar fazer um upgrade no meu, mas os€€€€ não tem vindo a mim com muita facilidade e juntar para um amp novo assim como para um pc é muito complicado Sad
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Estudio em casa Empty Re: Estudio em casa

Mensagem por Slider56 Sex Jan 27 2017, 03:49

Há diversas maneiras de usarmos uma mesa de mistura e um interface usb;no meu caso particular quando gravo directamente para o Reaper,óbviamente que é através do interface.Tanto posso injectar o sinal directamente de uma guitarra mais efeitos,como esse mesmo sinal pode passar pela mesa de mistura para ter acesso à equalização (se necessário!)e outros extras.A mixer continua a ser esta pequena 1002FX,que para as minhas necessidades imediatas,chega e sobra.A questão de se gravar uma pista de cada vez é fundamental e o Reaper faz isso sem problemas!

Quando quero ouvir o que se gravei,desactivo os sinais que iam para o interface,e como este tem saídas de audio,dois canais da mesa são sempre retorno.Claro que não posso ter o retorno e a gravação em simultâneo,senão tenho um loop desagradável de realimentação/feedback que não é desejável.

Em tempos também usei um amplificador e colunas hi-fi como monição de tudo o que se passava no pc;desenrasca à falta de melhor,mas não serve de monição de referência e pode até enganar no resultado final...  Wink

O que eu tenho em agenda a médio/longo prazo para renovar isto de uma ponta a outra,está a anos-luz disto tudo...(depois falamos!) Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Estudio em casa Empty Re: Estudio em casa

Mensagem por Fonte Sex Jan 27 2017, 17:25

Vou tentar contribuir, embora tenha pouca experiência nisto:

O objetivo é dar uso ao espaço e colmatar a necessidade de reservar-me um pouco do barulho que poderá passar a horas menos capazes para os vizinhos.
Esquece esta ideia, para isto ser possível ias ter de fazer um quarto dentro de um quarto que já é pequeno, no fim ias acabar por ter uma vocal booth. Palavra de ordem é aproveitares o espaço vertical.

No entanto, há umas coisas que podes fazer para isolar e reter o som no quarto.
1º Tapete de borracha a cobrir o chão, com um tapete farfalhudo em cima;
2º Porta com difusor de madeira;
3º Painéis de espuma qb, tratar especialmente dos cantos.

O layout que te propunha seria algo do género:
Estudio em casa B8MEJ7r
Zona a vermelho- Zona sagrada, aka só ter um banco, suporte de guitarra, pedalboard e a guitarra, para te dar a liberdade para tocares;
Zona a amarelo- Coloca aqui uma estante/secretária, sítio para meteres um computador, caixas e interface. Deixa o amp mesmo ao lado e escusas de ter os cabos a passar pelo sítio onde tocas. O ideal seria o PC ficar numa plataforma da estante, usas o banco que referi antes quando quiseres trabalhar nele.
Zona a verde- Sistema French cleat / suporte para guitarras na parede como nas lojas de música.

Claro que as zonas a amarelo e verde podem ser trocadas, não tendo ideia do espaço tens de julgar para o que se adequa mais.

Agora em relação a material:
-Qualquer PC aguenta os softwares de DAW, isso fica à tua escolha MAS por 300€ já arranjas um iMac de 2008 e não te tens de preocupar com problemas de drivers para windows, etc;
-Começa com uma Focusrite Scarlett para interface, o mercado é forte caso queiras revender, o ponto essencial é ter 2 entradas caso queiras micar com 2 microfones diferentes, ou até gravar demos de guitarra + voz, fica essa possibilidade em aberto;
-Microfones compra os da Thomann cópia do SM57, a diferença existe, mas para começar este não te vai atrapalhar;

Espero ter sido útil!
Fonte
Fonte
Guitarrista de garagem

Post Count : 303
Idade : 29
Localização : Guarda/Covilhã
Guitarra : Epiphone Sheraton II, Fender Lite Ash Telecaster, Takamine EG333c-LTD
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 12/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Estudio em casa Empty Re: Estudio em casa

Mensagem por BemQ Sáb Jan 28 2017, 00:13

Caro Fonte tongue

Gostei das tuas ideias. Em termos de espaço devo utilizar a zona amarela para o pc. Creio que não será um Mac.
E vou colocar o monitor na parede com suporte...economizo espaço de secretária.
A minha duvida é onde colocar as ditas espumas...Em todo lado? Sei que as bass traps é nos cantos.
E tinha ideias de colocar um difusor nas costas de onde estou sentado.
Não queria estragar a parede...uns falam de velcro outros de cola...
O microfone deve ser o shure sm58. O meu professor vai emprestar-me esse sm57. Assim tiro a teima se é do meu interface ou do micro.
Gastar dinheiro sem razao não.
Depois coloco umas fotos para ser mais claro o espaço.
Muito agradecido pelo croqui, e olha são raras as pessoas que se preocupam. Hoje estou com uma dor de dentes horrivel e a paciência é pouca para mais.

Força

sunny
BemQ
BemQ
Aprendiz de guitarra

Post Count : 84
Idade : 47
Localização : Braga
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Estudio em casa Empty Re: Estudio em casa

Mensagem por BemQ Seg Fev 13 2017, 00:22

Rock Bom inicio de semana a todos.

A "banda" já está em estúdio! Tem sido estimulante...
Para quem mal se iniciou na guitarra (faz 2 anos amanhã) é uma sensação boa, gente boa a trabalhar em conjunto.
O próximo passo seria divulgar, mas não estou muito familiarizado com o spotify. Contudo. como sei fazer edição de video vou aproveitar para as colocar no youtube assim que prontas. E claro no facebook. Mas como a minha lista de conhecidos é parca...a ver se alguém partilha.
Quanto ao estudio...falta o carpinteiro alinhavar a porta e fechar o espaço.
Estou ansioso para partilhar convosco...mesmo.

Tudo de bom

Força
sunny


ps: como comprei outro pc...as gravações e o micro ficaram muito melhores. Devia ser pelo portátil ser velhote.



BemQ
BemQ
Aprendiz de guitarra

Post Count : 84
Idade : 47
Localização : Braga
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Estudio em casa Empty Re: Estudio em casa

Mensagem por Slider56 Seg Fev 13 2017, 07:55

Alguns portáteis até nem se portam muito mal,desde que tenham um processador razoável,memória RAM quanto baste,e claro,espaço em disco para tudo e mais alguma coisa.
Porém....(há sempre um "porém"...),alguns portáteis da Toshiba e da Acer metem ruído de fundo por causa da alimentação.Se a ficha de ligação da corrente ao alimentador tiver 3 conductores (fase,neutro e terra),com algum cuidado conseguimos evitar os tais ruídos normalmente induzidos pela rede eléctrica.

Outros portáteis mais simples só trazem dois conductores nas fichas e isso só se resolve usando os gajos à força de baterias...!

Boa sorte com os projectos! Fixe
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Estudio em casa Empty Re: Estudio em casa

Mensagem por BemQ Seg Fev 13 2017, 19:08

Slider56 Laughing

Thanks. O portatil era um aproveitamento Asus iam deitá-lo ao lixo. Já tinha sido aberto não sei quantas vezes. O meu i5 actual tem 8gb de ram, optei por um sistema fixo. Sabes gravar em casa é algo infrequente até porque quando escrevo basta-me reler a musica e a melodia apareçe. È como andar de bicicleta, ou tocar/cantar o Dunas...
Em verdade, e deves concordar, se a música for boa vai ficar logo presa/agarrada ao nosso inconsciente. A minha regra de ouro é essa mesmo. Caso a letra se começe a perder e exigir/sobrepor á intenção melódica então declaradamente estamos perante um divórcio.

Feliz dia dos amorosos...

sunny

Força
BemQ
BemQ
Aprendiz de guitarra

Post Count : 84
Idade : 47
Localização : Braga
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Estudio em casa Empty Re: Estudio em casa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos