ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Metodo de aprendizagem

3 participantes

Ir para baixo

Metodo de aprendizagem Empty Metodo de aprendizagem

Mensagem por Someones Dom maio 29 2011, 09:37

Sei que provavelmente existem alguns tópicos a falar sobre o assunto, mas preferia uma ajuda mais directa.
Eu toco ah cerca de 4 ou 5 anos, e sempre me considerei um guitarrista basico pois sempre me dediquei apenas a parte ritmica da coisa. Nao sei escalas (sei a pentatonica mas nunca percebi o porque das varias formas de escala pelo braço), nao sei notas da guitarra (shame on me i know), ora muito pouca coisa eu sei, e isto sao coisas que por exemplo no piano nao tenho qualquer dificuldade. Mas desde ah um ano pa ca que formei banda e quero evoluir so que a informaçao é tanta que uma pessoa nao sabe por onde começar. Queria perceber tambem de teoria para me facilitar a composiçao e para realmente entender o que estou a fazer.
Eu todos os dias o que faço é pegar numa liçao das centenas que tenho da guitar techniques e aprender. Mas nao sei se isso será o mais correcto.
Eu quero um caminho lógico e eficaz para poder tocar guitarra da maneira que eu quiser. Saber teoria e tecnica. Nao tenho qualquer intençao de ser o guitarrista mais rapido, mas sim como um guitarrista de blues, apesar de eu tocar indie rock.
Espero que me possam dar umas "luzes" no caminho a seguir para conseguir atingir aquele nivel de toco o que tenho na cabeça sem estar limitado. Laughing
Someones
Someones

Post Count : 5
Idade : 33
Localização : lx
Guitarra : jagmaster
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 10/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Metodo de aprendizagem Empty Re: Metodo de aprendizagem

Mensagem por Convidad Dom maio 29 2011, 10:38

bem, começando por uma ponta. tu nao és um guitarrista basico só por estudares a parte ritmica da musica. antes pelo contrario, se estudares como deve ser, podes ser um grande guitarrista ritmico. se tens uma boa base ritmica, entao vai te ser mais facil entrar pelos caminhos do lead. começa por estudar intervalos e escala maior natural. tenta saber os intervalos no papel e também no braço da guitarra. vai te ajudar a conhecer os sitios das notas no braço. depois de saberes isto bem atira te a construção de acordes na escala maior. faz a construção de acordes para todas as tonalidades, sustenidos e bemois incluidos. é claro que para fazeres isto precisas de estudar a escala maior em todas as tonalidades maiores. ah, importante, quando falo em construção de acordes, nao falo apenas nos maiores e menores. falo também nas extensões. 7ª 9ª e afins. depis de isto bem sabido podes entao entrar no estudos dos modos gregos da escala maior, como se aplicam os modos, em que situações, acordes, etc. e já tens aqui trabalhinho para muito tempo
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Metodo de aprendizagem Empty Re: Metodo de aprendizagem

Mensagem por Someones Dom maio 29 2011, 11:11

obrigado pela resposta, mas secalhar nao me expressei da melhor das formas. eu quero saber teoria, mas nao tao aprofundado. Eu procuro mais uma guia para o que fazer a seguir, do estilo : começa por estudar o nome das notas, depois vai aprender escalas, depois faz exercicios "x" ou "y". Sei que o teu conselho foi nesta onda mas pareceu-me um bocado a aprofundar na teoria e deixar a pratica um bocado de lado. E sim, antes da pratica vem a teoria, apesar de nem sempre ser assim! Anyway, intervalos é algo que ja percebo mais ou menos bem, escala é pa esquecer e ai ta o meu grande problema é nao conhecer o braço da guitarra de cima abaixo. Pois se conhecesse com as bases teoricas que tenho de aprender piano sozinho conseguia provavelmente formar acordes e saber o porque de os ter formado assim. Mas vou continuar a explorar os conselhos que me deste, e fico a espera de mais conselhos de outros users ;D
Someones
Someones

Post Count : 5
Idade : 33
Localização : lx
Guitarra : jagmaster
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 10/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Metodo de aprendizagem Empty Re: Metodo de aprendizagem

Mensagem por Convidad Dom maio 29 2011, 11:13

por acaso ja tinha pensado num topico destes... LOL porque que ninguém que saiba nunca se lembrou de fazer uma lista do que estudar por ordem de forma a potenciar o estudo... uma espécie de rpg guide para guitarra x)
impossível né?
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Metodo de aprendizagem Empty Re: Metodo de aprendizagem

Mensagem por Convidad Dom maio 29 2011, 11:16

someones acho que o pedro queria dizer que ao estudares uma escala ajuda-te a decorar o braço da guitarra... as notas... vais a net e ves o desenho da escala maior em dó depois praticas as figuras em cada parte do braço com um metronomo e ao mesmo tempo que dizes as notas em voz alta... ajuda bastante
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Metodo de aprendizagem Empty Re: Metodo de aprendizagem

Mensagem por PC Dom maio 29 2011, 11:21

Sabes a melhor das soluçoes? aulinhas de guitarra! eu tambem tinha o mesmo problema que tu, mas deixei de o ter graças às aulas Smile
PC
PC
Guitarrista de garagem

Post Count : 315
Idade : 28
Localização : Lisboa
Guitarra : Schecter Demon 6
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 05/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Metodo de aprendizagem Empty Re: Metodo de aprendizagem

Mensagem por Convidad Dom maio 29 2011, 11:23

bem queria mas não ha tenho tempo =$
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Metodo de aprendizagem Empty Re: Metodo de aprendizagem

Mensagem por Someones Dom maio 29 2011, 11:39

muitas vezes aulas nao é a melhor opçao, seja por tempo ou por dinheiro, mas tambem porque as vezes o professor pode nao ter o melhor metodo de ensino. se houvesse, como o maddox disse, uma espécie de lista organizada por uma ou varias pessoas que tem boa formaçao de guitarra para ajudar os mais carenciados Very Happy
Someones
Someones

Post Count : 5
Idade : 33
Localização : lx
Guitarra : jagmaster
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 10/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Metodo de aprendizagem Empty Re: Metodo de aprendizagem

Mensagem por Convidad Dom maio 29 2011, 11:47

^ so true... arranjar um bom prof de guitarra eletrica não é facil...
quanto a lista parece-me impossível mas não custa pedir =)
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Metodo de aprendizagem Empty Re: Metodo de aprendizagem

Mensagem por lourenco599 Dom maio 29 2011, 12:10

Guthrie Govan Creative Guitar 1 - Cutting Edge Techniques

Tenta encontrar este livro junto com o CD. Basicamente, tem o que o pedro disse. Essa ordem e base teórica, lê este livro. ATENÇÃO! Lê do principio ao fim, não saltes partes. Boa sorte nisso. Very Happy

PS: Procura o livro no fórum, que acho que existe um tópico com Ebooks do género para "Partilhar". Very Happy
lourenco599
lourenco599
Guitar Hero

Post Count : 1260
Idade : 28
Localização : Vagos
Guitarra : Epiphone Gothic Explorer; Walden CS500 CE
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Metodo de aprendizagem Empty Re: Metodo de aprendizagem

Mensagem por Someones Dom maio 29 2011, 12:24

obrigado lourenço, vou procurar isso entao ;D
Someones
Someones

Post Count : 5
Idade : 33
Localização : lx
Guitarra : jagmaster
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 10/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Metodo de aprendizagem Empty Re: Metodo de aprendizagem

Mensagem por lourenco599 Dom maio 29 2011, 12:27

https://guitarradas.forumeiros.com/t2668-biblia-dum-guitarrista-guthrie-govan-creative-guitar?highlight=Guthrie+Govan

Aqui tens. O segundo livro podes sacar já, mas aprende primeiro e domina tudo o que está no primeiro.
lourenco599
lourenco599
Guitar Hero

Post Count : 1260
Idade : 28
Localização : Vagos
Guitarra : Epiphone Gothic Explorer; Walden CS500 CE
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Metodo de aprendizagem Empty Re: Metodo de aprendizagem

Mensagem por Someones Dom maio 29 2011, 13:17

thanks. ja tinha sacado o primeiro, nem fazia ideia que havia um segundo. Tao uma pessoa seguindo estes 2 livros ja apanhas uma boa base das cenas?
Someones
Someones

Post Count : 5
Idade : 33
Localização : lx
Guitarra : jagmaster
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 10/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Metodo de aprendizagem Empty Re: Metodo de aprendizagem

Mensagem por lourenco599 Dom maio 29 2011, 14:38

Creio que sim (também os ando a estudar), mas pelo que vi, têm conteudo bastante bom, e acima de tudo, correcto. Very Happy
lourenco599
lourenco599
Guitar Hero

Post Count : 1260
Idade : 28
Localização : Vagos
Guitarra : Epiphone Gothic Explorer; Walden CS500 CE
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Metodo de aprendizagem Empty Re: Metodo de aprendizagem

Mensagem por Convidad Dom maio 29 2011, 14:47

i will give it a try
and a try ends with a "unfo"
LOl
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Metodo de aprendizagem Empty Re: Metodo de aprendizagem

Mensagem por Convidad Dom maio 29 2011, 15:49

eu falei no estudo teórico aliado ao pratico. mas não me expressei bem. ao mesmo tempo que estudas a escala no papel estudas no papel. depois com os acordes é igual estudas determinado acorde no papel e vais po-lo na guitarra.

sim, esse livro é bastante bom. se te guiares por ai safas te bem
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Metodo de aprendizagem Empty Re: Metodo de aprendizagem

Mensagem por Convidad Dom maio 29 2011, 16:36

nao esqueçam este topico um dia voltarão aqui para me dizer o que ler a seguir x)
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Metodo de aprendizagem Empty Re: Metodo de aprendizagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos