ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

método correto

+6
MValadas
PedroOliveira
SemStrat
ObiQueloKenobi
jonypaul
domingos
10 participantes

Ir para baixo

método correto Empty método correto

Mensagem por domingos Qua Ago 15 2012, 05:36

Olá, onde ando a aprender o professor dá-nos as músicas toca à nossa frente e eu tenho que repetir, até conseguir tocar mais ou menos, muda-se de música e assim se repete..
Sinto que não estou a aprender satisfatoriamente, não domino escalas e nem sequer sei as notas no braço ou como se formam acordes, ou ler uma pauta e isto mete-me impressão porque fico sempre naquela de me perguntar se estou a aprender corretamente e frustra-me ver um acorde escrito e n poder lá chegar por teoria ou n saber ler uma pauta.

É este o método normal para aprender ou existem outros melhores para o que quero? É que n me sinto a evoluir pois n compreendo o que faço e isso frustra-me.
domingos
domingos
Guitarrista dedicado

Post Count : 514
Idade : 40
Localização : Fafe
Guitarra : Epiphone Special II modified by Ali3ncorp e Sonus LP (Nelly)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

método correto Empty Re: método correto

Mensagem por jonypaul Qua Ago 15 2012, 05:49

Se não sabes as notas no braço, tens bom remédio... aprende-as lol!
É fácil de apanhar, começas com as cordas, depois vais descobrindo a partir das cordas mais graves. Pelo menos foi assim que eu fiz.

Agora, tocar simplesmente em repetição... pá, foi assim que eu aprendi a tocar, mas foi sozinho, à pala, e demorou algum tempo. Porque é que não lhe pedes para dar umas aulinhas mais teóricas?
jonypaul
jonypaul
Guitarrista de garagem

Post Count : 290
Idade : 32
Localização : Oeiras
Guitarra : Telecaster, Walden
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

método correto Empty Re: método correto

Mensagem por ObiQueloKenobi Qua Ago 15 2012, 05:57

Isso foi o que fiz sozinho e, com a ajuda de um livro que comprei há uns anos, já identifico uma dúzia de acordes e as notas do braço. O que me faz falta é aprender escalas e conseguir improvisar/compôr, se começasse a ter agora aulas desse género também me sentiria frustrado.

Caga no gajo e põe-te a ver o site do JustinGuitar.
avatar
ObiQueloKenobi
Guitar Hero

Post Count : 1883
Localização : Lisboa
Guitarra : roland micro cube & esp ltd m-10
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

método correto Empty Re: método correto

Mensagem por domingos Qua Ago 15 2012, 06:17

Vou falar c ele se calhar. Ele ainda m ensinou algumas escalas por este método mas n sei o q toco ou pq s formam.. o q é estupido. Apercebi-m disso quando estudava sozinho umas escalas e vi justa minima e outras coisas q n sabia o q era. Sinto-m a reproduzir palavras sem saber o q querem dizer
domingos
domingos
Guitarrista dedicado

Post Count : 514
Idade : 40
Localização : Fafe
Guitarra : Epiphone Special II modified by Ali3ncorp e Sonus LP (Nelly)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

método correto Empty Re: método correto

Mensagem por SemStrat Qua Ago 15 2012, 06:29

Vai ao site do Justin ou do Cifra clube. E sempre tens mais noções e lições que podes juntar ao que estás a aprender.
SemStrat
SemStrat
Aprendiz de guitarra

Post Count : 28
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Les Paul, SG
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 28/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

método correto Empty Re: método correto

Mensagem por ObiQueloKenobi Qua Ago 15 2012, 06:39

Descobri o CifraClub a semana passada, espectáculo!
avatar
ObiQueloKenobi
Guitar Hero

Post Count : 1883
Localização : Lisboa
Guitarra : roland micro cube & esp ltd m-10
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

método correto Empty Re: método correto

Mensagem por domingos Qua Ago 15 2012, 14:38

eu conheço o cifra club, mas por acaso alguém me sabe dizer se o esquema de ensino deles é estruturado?
Isto é, tem passo a passo o q se deve aprender ou tem de tudo um pouco espalhado? È que passado algum tempo a ir lá buscar info ainda n consegui perceber essa parte
domingos
domingos
Guitarrista dedicado

Post Count : 514
Idade : 40
Localização : Fafe
Guitarra : Epiphone Special II modified by Ali3ncorp e Sonus LP (Nelly)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

método correto Empty Re: método correto

Mensagem por Convidado Qua Ago 15 2012, 15:02

epá o cifra cub n é dos melhores mas ajuda mais que o teu stor
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

método correto Empty Re: método correto

Mensagem por PedroOliveira Qua Ago 15 2012, 15:07

Eu penso que percebo o domingos e até tenho a mesma duvida. Ele quer aprender tudo de uma forma continua, que esteja organizada e que ensine tudo. As vezes dizem, aprende escala X's, ou coisa Y, e agente fica a pensar onde é que isso se insere. É a ordem correcta de aprendizagem? Não falhamos nada que ficou para trás?

PedroOliveira
PedroOliveira
Guitarrista dedicado

Post Count : 640
Idade : 30
Localização : Portugal
Guitarra : Vintage V100, LAG AK100
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

método correto Empty Re: método correto

Mensagem por Convidado Qua Ago 15 2012, 15:18

Por acaso as aulas do meu stor são otimas ele ensina escala e depois diz a onde por exemplo se podem inserir, e toca algumas musicas com aquela escala ou algumas malhas com aquela escala.
Quando é para ensinar as musicas(eu só toco Lead) ele diz me o sitio correcto e como devo fazer para ficar mais rápido.
Tu devias dizer que não estás a perceber ou então ir a várias escolas ai da zona e ter uma ou duas aulas com o professor dessa escola(para veres a qual professor mais te adaptas). Very Happy
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

método correto Empty Re: método correto

Mensagem por jonypaul Qua Ago 15 2012, 15:22

Na minha opinião não existe um método "continuo" de aprender... há umas coisas que convém saber, mas de resto eu prefiro ir aprendendo quando me apetece Very Happy

Particularmente para o pessoal que toca sem professor, acho que o mais importante é divertirem-se a tocar. E grande parte disto passa por aprenderem a usar os ouvidos e começarem a deixar as tablaturas de lado... eu pelo menos só comecei realmente a gostar de tocar quando comecei a escrever as minhas coisas e a brincar livremente com a guitarra.
jonypaul
jonypaul
Guitarrista de garagem

Post Count : 290
Idade : 32
Localização : Oeiras
Guitarra : Telecaster, Walden
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

método correto Empty Re: método correto

Mensagem por MValadas Qua Ago 15 2012, 15:41

Na minha modesta opinião estás a correr um risco muito grande ao aprender dessa forma.

Eu passei pela mesma experiência. Comecei aprender com onze anos de idade...nao sei se percebem o que isso significa, tendo em conta que tenho 30, hoje tinha obrigação de ser um excelente guitarrista.

Acontce que aprendi com o mesmo método e ao fim de um ano sabia tocar bem todos os acordes abertos e mesmos powerchords, passado dois anos sabia fazer bem dedilhados e apanhava bem os ritmos acontece que nao aprendi escalas, formação de acordes, nem treinei bem o ouvido, etc.

Resultado passaram poucos anos e acabei por perder a vontade e o gosto, quando tinha 20 anos desisti de tocar pq nao saia dos ritmos e ainda hoje sou péssimo a fazer solos ou escalas.

Foi preciso chegar aos trinta para voltar a ganhar vontade para voltar a pegar numa guitarra e começar aprender algo mais.

Se queres um conselho procura ter uma conversa com o teu professor se vires que o método não te agrada, muda!!
MValadas
MValadas
Aprendiz de guitarra

Post Count : 62
Idade : 42
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez AS73
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

método correto Empty Re: método correto

Mensagem por Convidado Qua Ago 15 2012, 16:04

Pois M valadas isso é muito desagradável
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

método correto Empty Re: método correto

Mensagem por domingos Qua Ago 15 2012, 16:16

Longe de mim criticar o método que ele usa pois conheço vários miúdos que com ele evoluíram bastante rápido mesmo. E com excelentes resultados, Eu evoluí bastante, apenas não tanto e não como eu queria, provavelmente será problema de descoordenação minha e do gosto que tenho em perceber as coisas q faço. Vou falar com ele e ver
domingos
domingos
Guitarrista dedicado

Post Count : 514
Idade : 40
Localização : Fafe
Guitarra : Epiphone Special II modified by Ali3ncorp e Sonus LP (Nelly)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

método correto Empty Re: método correto

Mensagem por Convidado Qua Ago 15 2012, 16:24

Se calhar eles também evoluiram mas deparam se com a mesma coisa que tu mas tu és capaz de não notar como se calhar eles não notam em ti ,um bom método é tudo bem explicado e se fores tu a fazer perguntas. Quanto tens duvidas fazes perguntas.
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

método correto Empty Re: método correto

Mensagem por domingos Qua Ago 15 2012, 16:59

Sou professor, não de música mas de outras disciplinas e sei que nem todos os alunos aprendem da mesma forma, pelo menos sei que a nível de primeiro ciclo existem na verdade dezenas de formas de ensinar a escrever chegando mesmo a aplicar-se métodos diferentes dentro da mesma turma, daí a importância de haver investigação a nível de metodologias pedagógicas.
Sei que uma das metodologias mais utilizadas no ensino da música é o "método suzuki" cujo ênfase é na audição e imitação, pode não funcionar comigo mas não criticarei o meu professor pois se a maioria dos alunos atinge melhores resultados com ele pode ser que eu apenas necessite de ter aulas individuais para experimentar outro método. Não somos todos iguais..
E não me interpretem mal, divirto-me bastante, mas pela experiÊncia que tenho na vida os ensinamentos duros são os que me ficaram e que me têm dado mais vantagens a nível de vida daí eu sentir a necessidade de chegar à teoria para compreender e melhorar a prática.
domingos
domingos
Guitarrista dedicado

Post Count : 514
Idade : 40
Localização : Fafe
Guitarra : Epiphone Special II modified by Ali3ncorp e Sonus LP (Nelly)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

método correto Empty Re: método correto

Mensagem por Z3D Qua Ago 15 2012, 17:11

Eu ja tive aulas... com dois professores.
O primeiro passávamos mais tempo a falar do que a ensinar/aprender alguma coisa... era porreiro.
O segundo começou-me a dar uma arregaçadela em teoria (mea culpa, eu pedi-lhe) que fiquei tipo "phodasss! e tocar carai!?"
Desisti disso tudo, peguei em 116$ aproximadamente e inscrevi-me no jamplay durante 1 ano.
Profissional, 5*. Muita teoria, mas muita pratica. Muitos professores, sessões ao vivo de aulas de interacção com alunos, muito bom.
Junta isto a sites como o Justin e outros que tais, e de certeza com o empenho e tempo chegas aos teus objectivos. Experimenta, eles têm free trial.

Eu se me empenhasse mais, treinasse mais, etc etc etc, de certeza que já teria conseguido uma evolução tremenda. Como tudo na vida, claro...

PS: atenção, eu não sou um completo noob na guitarra, mas falha-me ainda muito a teoria e percorrer as escalas.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

método correto Empty Re: método correto

Mensagem por JPINHEIRO Qui Ago 16 2012, 15:45

Costuma-se dizer que há muitas marias na terra.
Se achas que com esse prof não estás a aprender como queres ou o que queres, podes sempre procurar outro(s), comparar e optar por um deles.
Foi o que eu fiz ( e não me dei mal....).
JPINHEIRO
JPINHEIRO

Post Count : 12
Idade : 47
Localização : Amarante
Guitarra : Classica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

método correto Empty Re: método correto

Mensagem por mbaltazar Qui Ago 16 2012, 16:37

Oi Domingos,
Acho que se não estas a gostar,ou o professor muda de método ou mudas tu de professor...

Métodos existem vários, esse sinceramente na minha opinião parece-me mau. Não estás a aprender a tocar guitarra, estás a aprender a ser um papagaio... Sem música para papaguear sabes fazer o que na guitarra?

Um método bom, para a maioria dos mortais, é balancear teoria (escalas, arpeggios, exercicios de flexibilidade, solfejo, etc) que é a parte menos fixe e mais seca, com aprenderes a tocar algumas músicas que gostas, e isto já te dá pica...

Levas com a pastilha, mas tocas o que gostas. E quando dás por ti a teoria começa a fazer sentido porque percebes a utilidade pratica da coisa e evoluis...

Fala com o professor. Diz-lhe o que achas, se resultar anda mais uns tempos, se não bye-bye.
mbaltazar
mbaltazar
Guitarrista de garagem

Post Count : 253
Idade : 45
Localização : Porto-Salvo
Guitarra : Fender CD-60, Fender Stratocaster, Squier Modded Telecaster
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

método correto Empty Re: método correto

Mensagem por pedrocanel Qui Ago 23 2012, 08:49

Olá Domingos, se não estás satisfeito e considerares outras opções dou-te a possibilidade de fazeres comigo uma aula gratuita sem compromisso e depois decides o que fazer.

Realmente o sistema "monky say, monkey do" não me parece pedagogicamente correto...

919704465
canela arroba josecanela ponto com
pedrocanel
pedrocanel
Aprendiz de guitarra

Post Count : 71
Idade : 48
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez JEM 77 BFP, Gibson Les Paul Supreme Desert Burst, Gibson Les Paul Supreme (made in China) C/Gibson PU's, Yamaha RT, Ibanez RG550T c/ Fernandez SUstainer, Alhambra 11C, Admira Juanita, Maison Electro-acustica, Maison Elétrica, Vintage V1oo Lemon Drop, Vintage V100 Cherry Sunburts
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/07/2011

http://www.josecanela.com

Ir para o topo Ir para baixo

método correto Empty Re: método correto

Mensagem por Z3D Qui Ago 23 2012, 09:35

PedroCanel: ele é de Fafe, se não me engano.
Tu és de Lisboa, de acordo com o teu perfil.
Aulas à distância?
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

método correto Empty Re: método correto

Mensagem por pedrocanel Qui Ago 23 2012, 10:03

Olá. Eu dou aulas via Skype para o Alentejo profundo e para o UK presentemente (e já o fiz para o Brasil e outras localidades em Portugal). A distância não é um problema... É por isso mesmo que ofereço a primeira para as pessoas perceberem que se trata de uma aula normal. Não é meu costume também agarrar nas mãos dos meus alunos e colocá-las no sítio certo pelo que à distância é o mesmo Smile

Vais ver que em português também se ensina muito bem... é experimentar.
pedrocanel
pedrocanel
Aprendiz de guitarra

Post Count : 71
Idade : 48
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez JEM 77 BFP, Gibson Les Paul Supreme Desert Burst, Gibson Les Paul Supreme (made in China) C/Gibson PU's, Yamaha RT, Ibanez RG550T c/ Fernandez SUstainer, Alhambra 11C, Admira Juanita, Maison Electro-acustica, Maison Elétrica, Vintage V1oo Lemon Drop, Vintage V100 Cherry Sunburts
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/07/2011

http://www.josecanela.com

Ir para o topo Ir para baixo

método correto Empty Re: método correto

Mensagem por Z3D Qui Ago 23 2012, 10:15

Mas é que sou mesmo capaz!
Pode mandar-me por PM mais promenores, (horários, preços... o que achares pertinente)?
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

método correto Empty Re: método correto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos