ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guitarra - Iniciação ao Método Clássico

+2
bwhite
felizol44
6 participantes

Ir para baixo

Guitarra - Iniciação ao Método Clássico Empty Guitarra - Iniciação ao Método Clássico

Mensagem por felizol44 Sáb maio 12 2012, 19:47

Boas pessoal,

Depois de uns tempos sem andar por aqui, retomei a guitarra com outro tipo de metodologia de aprendizagem... O método clássico. Vou aqui deixar algumas noções e exercícios muito básicos para quem quiser iniciar-se nesta vertente da guitarra.

Aviso já que o método clássico apresenta muito rigor, exige muita dedicação e paciência e acima de tudo a progressão é muito lenta... Partindo do princípio que se aceitam estes "termos" vamos então começar...

A primeira coisa a fazer com uma guitarra clássica nas mãos é encontrar uma posição correcta que nos permita a não existência de vícios ou imperfeições posteriormente. Assim sendo, deve-se estar sentado, usando algo para dar altura à perna esquerda (eu uso um "banquinho" para o pé, mas para quem não tenha e/ou não queira comprar, um dicionário serve perfeitamente). Depois de termos a perna ligeiramente levantada, há que encaixar a guitarra na coxa esquerda de forma a que o braço dela fique ligeiramente na diagonal... Dependendo do guitarrista, o braço poderá estar mais ou menos levantado. A mão esquerda que será colocada no braço da guitarra, deverá estar de forma a que o braço faça uma espécie de um "L". No início poderá ser desconfortável, mas tudo tem o seu propósito e mais lá para a frente notar-se-á uma grande velocidade com estas posições. Quanto à mão direita, esta deve estar descaída paralelamente ás cordas da guitarra de forma a que o polegar nunca dobre para dentro, deve estar sempre apontado na direcção do braço da guitarra e se possível com uma ligeira curvatura. Vejam a imagem desta posição de forma a perceber-se melhor: http://www.google.com/imgres?start=172&um=1&hl=pt-PT&client=firefox-a&hs=zoi&sa=N&rls=org.mozilla:pt-PT:official&biw=1252&bih=585&tbm=isch&tbnid=4Rc--6SBwb670M:&imgrefurl=http://guitarra-me.blogspot.com/p/como-comecar.html&docid=nD9geeuGocK3AM&imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_0ZhooInrba8/TBZLJHcSQSI/AAAAAAAAABM/jNr-IMUNtgc/s1600/classic_sit.jpg&w=250&h=375&ei=2QSvT56RF8TI0QWA7_2rCQ&zoom=1&iact=hc&vpx=989&vpy=197&dur=364&hovh=275&hovw=183&tx=106&ty=295&sig=103680648525381008991&page=7&tbnh=130&tbnw=94&ndsp=27&ved=1t:429,r:6,s:172,i:206

Outro dos aspectos muito importantes é, obviamente, a afinação e o passo a seguir depois de a guitarra estar na posição correcta... Quem souber pode afinar de ouvido, mas para os iniciantes aconselho vivamente a comprar um afinador de clip minimamente decente de forma a que a guitarra seja sempre bem afinada sem se perder muito tempo.

Ultrapassando estes dois passos podemos começar os exercícios propriamente ditos, relembrando que a progressão será muito lenta e que poderá ser uma grande "seca" de início mas lá mais para a frente valerá certamente a pena quando se conseguir tocar peças inteiras.

Em primeiro lugar é preciso perceber como se identificam as cordas, e também os dedos.

Cordas: as cordas começam a contar-se de baixo para cima, ou seja, da mais aguda para a mais grave, sendo a 1ª corda a mais aguda e a 6ª a mais grave.

MI (E) - 6ª corda Dedos: P - polegar; I - indicador; M - médio; A - anelar
Lá (A) - 5ª corda
Ré (D) - 4ª corda
Sol (G) - 3ª corda
Si (B) - 2ª corda
mi (e) - 1ª corda

Nota: as últimas 3 cordas serão os bordões.

Bordões: os bordões são as últimas 3 cordas da guitarra, as 3 mais graves (MI, Lá e Ré / 6ª, 5ª e 4ª corda) e tocam-se frequentemente com o polegar, podendo haver exercícios em que são tocadas com dois dos outros dedos.

Pulsações: as pulsações, de forma rápida e directa, são a forma como nós tocamos com os dedos na guitarra. Existem dois tipos de pulsações: a pulsação simples e a pulsação apoiada. A pulsação apoiada é a mais fácil pois apoiamos os dedos na corda anterior e dá-nos segurança ao tocar a corda. Por exemplo se tocarmos a corda Si (2ª corda), os dedos estarão apoiados na corda Sol (3ª corda). A pulsação simples, por sua vez, é a mais difícil já que não há qualquer tipo de apoio e toca-se com os dedos virados para cima.

Tempos: é sempre importante não nos atrasarmos ou adiantarmos em relação aos tempos. Por isso aconselho que com o pé direito ou se quiserem usando o metrónomo, contem os tempos para se irem habituando a esse aspecto que é muito importante. Para o primeiro exercício vamos usar 1 tempo, ou seja, uma semínima. Cada batimento com o pé corresponde a um tempo. Aconselho ao princípio uma velocidade muito lenta.

Tendo estas noções, passemos então ao primeiro exercício:

Dedos: para este exercício usaremos apenas os dedos indicador e médio em pulsação simples de forma a ganhar consistência e equilíbrio nesses 2 dedos. Primeiro o indicador, depois o médio em todas as cordas da guitarra. Começando com uma subida (da 1ª para a 6ª) e em seguida uma descida (da 6ª para a 1ª corda). O objectivo é que o som saia o mais equilibrado possível, não havendo diferenças no nível de som independentemente do dedo que esteja a tocar a corda.

Cordas:
E ---------------------------------------0-0----------------
A -----------------------------------0-0----0-0---------------
D -------------------------------0-0------------0-0--------------
G ---------------------------0-0--------------------0-0---------
B ----------------------0-0-----------------------------0-0-----
e -------------------0-0------------------------------------0-0---

Isto é o mais básico que há para a guitarra clássica, e sem estas noções e este exercício não vale a pena começar a tocar coisas mais complexas se estes aspectos não forem dominados. Se pretenderem avisem que eu posso desenvolver este método de guitarra e posso começar a postar exercícios/técnicas conforme for evoluindo, mas apenas no caso obviamente, de existirem interessados.
felizol44
felizol44
Guitarrista de garagem

Post Count : 388
Idade : 32
Localização : Covilhã
Guitarra : Fender Jaguar Custom Made; APC 8C; Baixo Flea Street Bass
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra - Iniciação ao Método Clássico Empty Re: Guitarra - Iniciação ao Método Clássico

Mensagem por bwhite Seg maio 14 2012, 10:05

Epá, é sempre interessante Smile
bwhite
bwhite
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 127
Idade : 30
Localização : Leiria
Guitarra : Ibanez Fireman & Iceman / Squier Strat / Fender MA-1 (acústica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/02/2012

https://www.youtube.com/user/SpiriTLP

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra - Iniciação ao Método Clássico Empty Re: Guitarra - Iniciação ao Método Clássico

Mensagem por GuitarParts Seg maio 14 2012, 10:22

uuiii...long time a go.

na altura, disseram-me para fazer da seguinte forma:

o polegar ficava encarregue das cordas Mi e Lá.
o indicador para a Ré
medio para Sol
anelar para Si
mindinho para Mi

mas isto já deve ser um exercicio mais avançado, digo eu.
GuitarParts
GuitarParts
Guitarrista viciado

Post Count : 984
Idade : 50
Localização : Margem Sul
Guitarra : Classica, E-acustica e electrica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 26/08/2010

http://www.lojadorock.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra - Iniciação ao Método Clássico Empty Re: Guitarra - Iniciação ao Método Clássico

Mensagem por bwhite Seg maio 14 2012, 10:26

Aposto que sim, eu a tocar qualquer coisa com o mindinho atrapalho-me todo xD
bwhite
bwhite
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 127
Idade : 30
Localização : Leiria
Guitarra : Ibanez Fireman & Iceman / Squier Strat / Fender MA-1 (acústica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/02/2012

https://www.youtube.com/user/SpiriTLP

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra - Iniciação ao Método Clássico Empty Re: Guitarra - Iniciação ao Método Clássico

Mensagem por .:Rodrigo:. Seg maio 14 2012, 10:33

a mim ensinaram-me o polegar para os 3 bordões e o indicador, medio e anelar para as sol, si e mi, respectivamente
.:Rodrigo:.
.:Rodrigo:.
ADMINISTRADOR

Post Count : 4122
Idade : 28
Localização : Évora/Setúbal
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra - Iniciação ao Método Clássico Empty Re: Guitarra - Iniciação ao Método Clássico

Mensagem por TiagoRibeiro Ter maio 15 2012, 07:54

A mim ensinaram-me como ao Rodrigo. Alias mindinho não se usa, se dizes isso a um clássico ou algum professor do conservatório eles esfolam-te vivo. xD
TiagoRibeiro
TiagoRibeiro
Guitarrista dedicado

Post Count : 503
Idade : 33
Localização : Vila Nova de Famalicão
Guitarra : Yamaha CPX900/Epiphone Les Paul Custom Pro Ebony/Fender American Standard Stratocaster
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 15/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra - Iniciação ao Método Clássico Empty Re: Guitarra - Iniciação ao Método Clássico

Mensagem por GuitarParts Qua maio 16 2012, 11:33

não percebo porquê mas tá bem.
até conheço quem agarre na palheta com com o polegar e indicador e utilize os outros 3 para dedilhar.
acho que utilizando os 5 dedos há uma maior versatilidade, mas quem sou eu.
GuitarParts
GuitarParts
Guitarrista viciado

Post Count : 984
Idade : 50
Localização : Margem Sul
Guitarra : Classica, E-acustica e electrica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 26/08/2010

http://www.lojadorock.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra - Iniciação ao Método Clássico Empty Re: Guitarra - Iniciação ao Método Clássico

Mensagem por TiagoRibeiro Qua maio 16 2012, 11:42

Isso de utilizar a palheta e dedilhar ao mesmo tempo já e outra história, contudo é díficil, mesmo assim, veres alguém a usar o mindinho mesmo nesses casos, o que acontece muitas vezes (Chris Broderick por exemplo) é usarem uma thumb pick e usarem depois o anelar, médio e indicador.

O Sr. Chris Broderick até inventou um esquema para segurar uma palheta ao polegar porque não gostava de nenhuma thumb pick que encontrava. Para além disso ele usa isso para fazer 8-finger tap
TiagoRibeiro
TiagoRibeiro
Guitarrista dedicado

Post Count : 503
Idade : 33
Localização : Vila Nova de Famalicão
Guitarra : Yamaha CPX900/Epiphone Les Paul Custom Pro Ebony/Fender American Standard Stratocaster
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 15/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra - Iniciação ao Método Clássico Empty Re: Guitarra - Iniciação ao Método Clássico

Mensagem por bwhite Qua maio 16 2012, 13:44

Gostava de aprender a fazer esse tipo de picking que o Guitarparts disse como deve ser, mas o mindinho emperra sempre que tento começar... x)
bwhite
bwhite
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 127
Idade : 30
Localização : Leiria
Guitarra : Ibanez Fireman & Iceman / Squier Strat / Fender MA-1 (acústica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/02/2012

https://www.youtube.com/user/SpiriTLP

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra - Iniciação ao Método Clássico Empty Re: Guitarra - Iniciação ao Método Clássico

Mensagem por lourenco599 Qua maio 16 2012, 14:04

O Chris Broderick são outros tantos, no que toca a técnica. Nem entres por aí. Laughing
O maior problema que eu vejo em dedilhar com o mindinho, é a falta de calo nele, para além de ter pouca força nele. Mas não é algo impossível, nem sequer difícil de treinar.
lourenco599
lourenco599
Guitar Hero

Post Count : 1260
Idade : 28
Localização : Vagos
Guitarra : Epiphone Gothic Explorer; Walden CS500 CE
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra - Iniciação ao Método Clássico Empty Re: Guitarra - Iniciação ao Método Clássico

Mensagem por bwhite Qua maio 16 2012, 14:24

O problema é mesmo ganhar força, pelo menos para mim
bwhite
bwhite
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 127
Idade : 30
Localização : Leiria
Guitarra : Ibanez Fireman & Iceman / Squier Strat / Fender MA-1 (acústica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/02/2012

https://www.youtube.com/user/SpiriTLP

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra - Iniciação ao Método Clássico Empty Re: Guitarra - Iniciação ao Método Clássico

Mensagem por GuitarParts Qui maio 17 2012, 03:30

é melhor nem tentarem, ainda levam um ensaio de porrada. Very Happy

GuitarParts
GuitarParts
Guitarrista viciado

Post Count : 984
Idade : 50
Localização : Margem Sul
Guitarra : Classica, E-acustica e electrica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 26/08/2010

http://www.lojadorock.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra - Iniciação ao Método Clássico Empty Re: Guitarra - Iniciação ao Método Clássico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos