ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda_Por onde começar?

4 participantes

Ir para baixo

Ajuda_Por onde começar?  Empty Ajuda_Por onde começar?

Mensagem por Hpalma Ter Dez 19 2017, 07:49

Bom dia,

Estou a começar a aprender a tocar guitarra de forma autodidacta e não estou a conseguir perceber o que devo aprender primeiro e como estruturar a prática, conseguem me dar umas luzes sobre o que se deve aprender primeiro.
Eu consigo ter cerca de 1H30 por dia para praticar, mas não consigo estruturar esse tempo e perco-me muito no que devo fazer, e no que deve treinar.

Abraços
Hpalma
Hpalma

Post Count : 7
Idade : 37
Localização : Lisboa
Guitarra : Epiphone DR100
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 19/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda_Por onde começar?  Empty Re: Ajuda_Por onde começar?

Mensagem por PedroGRock Qui Dez 21 2017, 13:44

No YouTube tens muito boas aulas para te ajudar as dar os primeiros passos.

Sugiro te começares por aprender os acordes básicos e a escala pentatonica.
Uma dica muito importante, usa sempre o metrônomo. É fundamental estudar no tempo certo
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda_Por onde começar?  Empty Re: Ajuda_Por onde começar?

Mensagem por Hpalma Qui Dez 21 2017, 15:03

Obrigado Pedro,

Eu estou a usar os vídeos do youtube e mais algumas aplicações como a cifras e o Justin guitar, têm sido a minha base para tirar conhecimento.

Netrônomo ainda não tinha ouvido ou visto em lado nenhum.
Obrigado pela dica.
Abraços
Hpalma
Hpalma

Post Count : 7
Idade : 37
Localização : Lisboa
Guitarra : Epiphone DR100
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 19/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda_Por onde começar?  Empty Re: Ajuda_Por onde começar?

Mensagem por PedroGRock Sáb Dez 23 2017, 07:51

A utilidade do metrônomo é manter te a tocar no tempo quando nao estás a tocar por cima das músicas. Uso bastante a praticar escalas, riffs e licks.
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda_Por onde começar?  Empty Re: Ajuda_Por onde começar?

Mensagem por maseumaseu Dom Dez 24 2017, 13:13

Olá Palma! Nunca pensaste numas aulas? Existem escolas que dão 1 hora por semana, a preços simpáticos.
Por vezes, algumas igrejas têm grupos de jovens que ensinam gratuitamente. Sempre dá para aprender a aplicar os acordes básicos e sacar os ritmos ideais. Num ano estás pro. Depois é evoluir ...
maseumaseu
maseumaseu
Guitarrista de garagem

Post Count : 280
Idade : 58
Localização : Lisboa
Guitarra : Epiphone ES335, Jackson Spectra Bass JS3, Fender CD60CE, APC GA100CW, SonoraSGN450
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 13/01/2014

https://www.youtube.com/@maseumaseu

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda_Por onde começar?  Empty Re: Ajuda_Por onde começar?

Mensagem por Hpalma Ter Dez 26 2017, 04:52

Boas,

eu tenho pensado nas aulas, mas o tempo que tenho disponível no meu dia a dia é depois das 22h, o que invalida quase por completo as aulas. Mas se vir que não consigo evoluir sozinho vou ter que arranja o buraquinho no meu dia para ir a umas aulas.
Hpalma
Hpalma

Post Count : 7
Idade : 37
Localização : Lisboa
Guitarra : Epiphone DR100
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 19/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda_Por onde começar?  Empty Re: Ajuda_Por onde começar?

Mensagem por maseumaseu Ter Dez 26 2017, 14:26

O importante é não perderes o gosto e estares sempre disposto a ires mais além. Outra hipótese é um amigo ensinar-te os primeiros acordes e músicas. Existem músicas que se tocam só com 2 acordes.
maseumaseu
maseumaseu
Guitarrista de garagem

Post Count : 280
Idade : 58
Localização : Lisboa
Guitarra : Epiphone ES335, Jackson Spectra Bass JS3, Fender CD60CE, APC GA100CW, SonoraSGN450
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 13/01/2014

https://www.youtube.com/@maseumaseu

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda_Por onde começar?  Empty Re: Ajuda_Por onde começar?

Mensagem por Hpalma Sex Dez 29 2017, 03:25

Boas,

Estou ciente que é uma aprendizagem difícil e demorada, e estou a trabalhar com isso sempre em mente sem qualquer ilusão que daqui a 1 meses vou estar a tocar músicas.
Neste momento estou me focar mais na técnica, fazer de dedelhados a percorrer todas as cordas e todas as casas + pentatonica no início, e para o final do treino faço troca de acordes com o metrônomo só a tocar na primeira batida mas sem parar a mão direita nas restantes 3. Já consigo trocar bem entre o Acorde E A D, estou agora a começar a conseguir o C mas é mais aberto e difícil.

O que acham desta pratica?

Abraços
Hpalma
Hpalma

Post Count : 7
Idade : 37
Localização : Lisboa
Guitarra : Epiphone DR100
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 19/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda_Por onde começar?  Empty Re: Ajuda_Por onde começar?

Mensagem por PedroGRock Sáb Dez 30 2017, 06:23

Para o início a técnica de trocar os acordes é óptima. Nunca percas o hábito de usar o metrônomo. Nunca testei, mas disseram ms quebtambem ajuda, é fazeres os acordes é deixares o acorde feito durante uns 30segundos. Dizem que ajuda a não a memorizar a posição dos dedos.
Se precisares de alguma ajuda, apita
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda_Por onde começar?  Empty Re: Ajuda_Por onde começar?

Mensagem por egiptogrunge Seg Jan 08 2018, 04:50

Boas, para quem se esta a iniciar sozinho este curso online é top:

https://www.coursera.org/learn/guitar

Fala um pouco sobre os tópicos mais importantes e obriga-te a treinar pois tens umas tarefas(testes) semanais e para obteres o "diploma" tens de realizar todas as tarefas. Só tem um problema, na minha opinião existe um salto muito grande em termos de dificuldade aí entre a 5ª e a 6ª semana do curso (não me recordo bem qual), que é basicamente quando metem os acordes de barra ao barulho, pois estes levam algum tempo até saírem bem. Para mim não foi difícil pois não era nada novato mas para muito do pessoal iniciante acaba por ser complicado. Assim aconselho te a te inscreveres já, a ires assistindo às aulas que já estejam disponíveis e depois qd iniciar o curso tenta ir fazendo o máximo que conseguires, tipo fazer 2 semanas numa, para depois teres mais tempo quando a dificuldade subir.

Tal como te foi aconselhado tenta arranjar algum sítio onde possas ter alguma assistência/aula presencial, se não queres gastar dinheiro procura tunas, grupos de musica popular, grupos ligados à igreja, etc. onde te podem ensinar as bases e com sorte apanhares alguém que toque muito e te ensine bem. É que por muita info que tenhas online há coisas que só presencialmente como corrigir posturas e assim.
egiptogrunge
egiptogrunge
Guitarrista dedicado

Post Count : 594
Idade : 36
Localização : Braga
Guitarra : Vintage V100; Epiphone Dot Studio; Fender Squier Standard Tele RW
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda_Por onde começar?  Empty Re: Ajuda_Por onde começar?

Mensagem por Hpalma Qui Mar 15 2018, 05:56

Boas pessoal,

Tenho trabalhado no duro e a evolução tem corrido bem, a troca de acordes já acontece com muito mais naturalidade e já consigo tocar o Dunas e o Borrow dos Silence4 já sai quase todo, mas as trocas para o Dó falham muitas vezes, talvez por ser um acorde com os dedos muito abertos.

Nos acordes de barra ainda não consigo fazer a pressão na segunda corda, fica na zona do nó do dedo indicador, no Fá e Sol barra, alguma dica?

Estou também a começar a aprender o stairway to heaven, alguma dica que posso ajudar nesta fase?

Abraços
Hpalma
Hpalma

Post Count : 7
Idade : 37
Localização : Lisboa
Guitarra : Epiphone DR100
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 19/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda_Por onde começar?  Empty Re: Ajuda_Por onde começar?

Mensagem por maseumaseu Ter Abr 03 2018, 14:27

Amigo Palma! Todos passamos por isso, é normal! Não desistas! Tenta musica mais fáceis, como musicas populares. é mais fácil e dá para te motivares. Quanto à barra, ela vai ... com o tempo!
maseumaseu
maseumaseu
Guitarrista de garagem

Post Count : 280
Idade : 58
Localização : Lisboa
Guitarra : Epiphone ES335, Jackson Spectra Bass JS3, Fender CD60CE, APC GA100CW, SonoraSGN450
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 13/01/2014

https://www.youtube.com/@maseumaseu

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda_Por onde começar?  Empty Re: Ajuda_Por onde começar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos