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Modos Gregos

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Mensagem por Convidad Qui Jul 30 2009, 10:22

Ora bem, para quem estiver interessado em aprender novas escalas para improvisar, deixo aqui os 7 modos gregos:
Nota: Grande parte das informações aqui colocadas foram retiradas do site www.tuguitarras.com. Se quiserem mais informações podem ir lá ver. Rolling Eyes

Modo de dó (jónico): (Escala maior)

De todos, este é o modo mais conhecido, também chamado de escala maior.

Neste modo, os intervalos são:
Código:
I - 1 tom - II - 1 tom - III - 1/2 tom - IV - 1 tom - V - 1 tom - VI - 1 tom - VII - 1/2 tom - VIII

A escala de dó no modo jónico, será, então: Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó.

Numa caixa simples no pescoço da guitarra, temos:
Código:

E|------------------|
B|------------------|
G|-----------2-4-5--|
D|-----2-3-5--------|
A|-3-5--------------|
E|------------------|

Características deste modo:
- A 4ª (Fá) e a 7ª (Si) são sensíveis, sendo que, quando não usadas por uma transição, resultam num efeito de dissonância.
- Por vezes é utilizada a 4ª aumentada (F#) nesta escala para "enriquecer" o solo. (Algumas pessoas chamam-lhe de "blues note".
- É utilizado para improvisar sobre acordes maiores, acordes 7a maior, etc.

Modo de ré (dórico):

Este aqui tem andado muito "na moda", muitos guitarristas têm solado neste modo.

Neste modo, os intervalos são:
Código:
I - 1 tom - II - 1/2 tom - III - 1 tom - IV - 1 tom - V - 1 tom - VI - 1/2 tom - VII - 1 tom - VIII

A escala de dó no modo dórico, será, então: Dó Ré Mib Fá Sol Lá Sib Dó.
(Nota: a escala de ré, seria: Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó Ré. Os 7 modos gregos, quando tocados na tonalidade do próprio modo, correspondem à escala de dó maior, mas começando numa nota diferente. Razz)

Numa caixa simples no pescoço da guitarra, temos:
Código:

E|------------------|
B|------------------|
G|-----------2-3-5--|
D|-------3-5--------|
A|-3-5-6------------|
E|------------------|

Características deste modo:
- Pode ser usado para improvisar em acordes menores e 7ª dominante.
- A 6ª (Lá) é utilizada para enriquecer a melodia.
- Mais uma vez, pode ser usada a 4ª aumentada (Fá#).

Modo de mi (frigio ou dório):

Aqui está mais outro modo, este aqui mais utilizado em estilos como metal, devido à segunda estar a apenas meio tom da 1ª.

Neste modo, os intervalos são:
Código:
I - 1/2 tom - II - 1 tom - III - 1 tom - IV - 1 tom - V - 1/2 tom - VI - 1 tom - VII -1 tom - VIII

A escala de dó no modo frigio, será, então: Dó Réb Mib Fá Sol Láb Sib Dó.

Numa caixa simples no pescoço da guitarra, temos:
Código:

E|------------------|
B|------------------|
G|-------------3-5--|
D|-------3-5-6------|
A|-3-4-6------------|
E|------------------|

Características deste modo:
- Pode ser usado para improvisar em acordes menores (se tiver uma 9ª ou 13ª, estas devem ser bemois), 7ª dominante e sus4.
- A 2ª menor pode ser utilizada com a 1ª para dar algum "peso" à música.
- É aconselhável ser utilizada nas progressões III/IV.

Modo de fá (lídio ou hipolídio):

OK, este é um modo bastante semelhante ao jónico, a única diferença é a 4a, que passa a ser aumentada.

Neste modo, os intervalos são:
Código:
I - 1 tom - II - 1 tom - III - 1 tom - IV - 1/2 tom - V - 1 tom - VI - 1 tom - VII - 1/2 tom - VIII

A escala de dó no modo lídio, será, então: Dó Ré Mi Fá# Sol Lá Si Dó.

Numa caixa simples no pescoço da guitarra, temos:
Código:

E|------------------|
B|------------------|
G|-----------2-4-5--|
D|-----2-4-5--------|
A|-3-5--------------|
E|------------------|

Características deste modo:
- Pode ser usado em praticamente todos os acordes maiores.

Modo de sol (mixolídio ou hipofrigio):

Mais um modo bastante semelhante ao jónico. A única diferença é que, em vez da 7ª maior, passa-se a usar a 7ª dominante.
Neste modo, os intervalos são:
Código:
I - 1 tom - II - 1 tom - III - 1/2 tom - IV - 1 tom - V - 1 tom - VI - 1/2 tom - VII - 1 tom - VIII

A escala de dó no modo mixolídio, será, então: Dó Ré Mi Fá Sol Lá Sib Dó.

Numa caixa simples no pescoço da guitarra, temos:
Código:

E|------------------|
B|------------------|
G|-----------2-3-5--|
D|-----2-3-5--------|
A|-3-5--------------|
E|------------------|

Características deste modo:
- Pode ser usado com acordes de 7ª.
- A 7ª deixa de ser sensível.
- Mais uma vez, pode ser utilizada a 4ª aumentada durante a improvisação.

Modo de lá (eólio ou hipodórico): (escala menor natural)

Outro modo bastante utilizado, também conhecido como escala menor natural.

Neste modo, os intervalos são:
Código:
I - 1 tom - II - 1/2 tom - III - 1 tom - IV - 1 tom - V - 1/2 tom - VI - 1 tom - VII - 1 tom - VIII

A escala de dó no modo eólio, será, então: Dó Ré Mib Fá Sol Láb Sib Dó.

Numa caixa simples no pescoço da guitarra, temos:
Código:

E|------------------|
B|------------------|
G|-------------3-5--|
D|-------3-5-6------|
A|-3-5-6------------|
E|------------------|

Características deste modo:
- Pode ser usado com acordes menores (desde que não possuam a 7ª maior).
- A 7ª deixa de ser sensível.
- Possui, geralmente, um carácter mais triste que a escala maior.
- A nota mais importante é a 6ª.

Modo de si (lócrio): (escala menor natural)

Finalmente, o último modo (e o que eu, pessoalmente, menos gosto, visto a 5a ser diminuida)

Neste modo, os intervalos são:
Código:
I - 1/2 tom - II - 1 tom - III - 1 tom - IV - 1/2 tom - V - 1 tom - VI - 1 tom - VII - 1 tom - VIII

A escala de dó no modo eólio, será, então: Dó Ré Mib Fá Solb Láb Sib Dó.

Numa caixa simples no pescoço da guitarra, temos:
Código:

E|------------------|
B|------------------|
G|-------------3-5--|
D|-------3-4-6------|
A|-3-4-6------------|
E|------------------|

Características deste modo:
- Pode ser usado com acordes diminuídos.


Última edição por JD557 em Qui Set 03 2009, 04:45, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Convidad Qui Jul 30 2009, 10:39

Palheta +1 Eu ainda so sei 4 dos modos mas tou a acabar de aprender os outros 3.


Última edição por 1jomi1 em Qui Jul 30 2009, 10:41, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Convidad Qui Jul 30 2009, 10:40

Mas atençao que faltam ai bueda boxes dos modos mas isso ai ja tem que ser o pessoal a pesquisar
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Mensagem por Convidad Qui Jul 30 2009, 12:41

É pá, claro que não meti as boxes todas, se não o tópico nunca mais acabava Razz
É mais para o pessoal ter uma ideia da sonoridade.

Eu também normalmente só uso 4: jónico, dórico, eólio e frígio (este último mais raramente, mas gosto de brincar com ele Razz )

Mas é sempre bom ter uma ideia dos outros. Cool
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Mensagem por kicos Qui Jul 30 2009, 12:41

bom trabalho! Cool
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Mensagem por Convidad Qui Jul 30 2009, 13:27

ya nunca mais saiamos daqui tipo tu usas os mesmos que eu mas tu usas o frigio e eu uso o mixolidio. Mas aquele que mais costumo usar e o eolico (ou eolio) e depois o dorico ya mas tens razao e sempre bom saber alguma coisinha dos outros e tal Very Happy
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Mensagem por fabitO Sex Jul 31 2009, 03:32

Pessoal alguem me pode explicar para que serve estes modos é que nunca tive aulas de guitarra... Sad Sad

Podem explicar Sad Question
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Mensagem por Convidad Sex Jul 31 2009, 04:46

fabito, estes modos são basicamente, mais escalas para improvisares.

Por exemplo, quando fazes um acorde Dó maior sétima, estás a tocar Dó, Mi, Sol e Sib.
A escala de Dó Maior não tem Sib, só tem Si, logo não podes (melhor, não deves) solar nessa escala.
No entanto, se tocares a escala de dó mixolídeo, já tens Dó, Mi, Sol e Sib.

Atenção que, por exemplo, a escala de Sol Maior também tem Dó, Mi, Sol e Sib (até, é exactamente igual ao dó mixolídeo, só troca a ordem das notas), no entanto, ao solares nessa escala sobre Dó maior sétima estavas a alterar a tonalidade, o que não deveria soar muito bem.

Entendes a ideia? Razz
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Mensagem por fabitO Sex Jul 31 2009, 05:04

Nao muito bem,mas já sei que estas escalas é pa improvisar.

Eu pa improvisar faco umas cenas que soem bem com a musica...

Tipo outra duvida que tenho é tipo quando eu quiser fazer uma musica posso fazer com os acordes que me aptecer ou tenho de respeitar alguma ordem
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Mensagem por Convidad Sex Jul 31 2009, 09:04

Mas nao deve ser assim que deves de improvisar. Tu deves de estudar bem as escalas e ver licks que as complementem. Tipo o que o JD557 queria explicar e que tipo va eu estou a fazer um Do maior de setima e tu estas a tentar improvisar por cima com escala de do maior mas depois ves que a de Do maior nao soa bem e a razao e porque o acorde do Do maior de setima é Dó, Mi, Sol e Sib e tu ves que a escala que tas a tocar nao tem uma das notas (neste caso Sib). Entao vais procurar outra escala que fique bem percebes? Os modos gregos sao apenas mais escalas para improvisares e para te sentires mais a vontade a improvisar e tipo saber mais teoria musical nunca fez mal a ninguem Razz
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Mensagem por N££r!K Sex Jul 31 2009, 11:30

vamos la ver se percebi, tipo tens o acorde Ré maior numa musica e podes substitui-lo por estas coisas?
ou so poxo fazer estas coisas quando alguem esta a tocar um re maior?
desculpem a linguagem mas nao percebo muito lol! lol!
cumpzzzzz
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Mensagem por Convidad Sex Jul 31 2009, 12:02

N££r!K, fica aqui um exemplo.

Imagina que o guitarra ritmo está a fazer:
C Bm A7 (Não é lá grande progressão, mas pronto... progressões de acordes também não é o meu forte Razz )

Sabes que, para solar, deves usar:
C jónico, B eólio e A mixolídeo, por exemplo.

Se ainda não entenderes bem o porquê disto, toca uma progressão de acordes menores e improvisa com a escala maior. Vais ver que certas notas soam mal (neste caso, será a 3ª e a 7ª).

Podes também fazer músicas inteiras só num modo. Por exemplo, esta aqui está toda em mi frígio (se não me engano). Razz



Última edição por JD557 em Sex Jul 31 2009, 12:17, editado 2 vez(es)
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Mensagem por fabitO Sex Jul 31 2009, 12:04

e como e que sabes onde se situam essas escalas no braco da guitarra??? Sad Sad
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Mensagem por Convidad Sex Jul 31 2009, 12:07

Sim tu podes tocar os modos quando alguem ta a tocar um acorde de Re maior mas nao podes substitui-lo, e podes usar tambem as escalas maiores as pentatonicas, harmonic minor etc.. Mas os modos sao bons tambem por exemplo se tas a tocar um acorde que tem um nota que a escala maior desse acorde nao tem e logo soa mal e nao a deves usar tu procuras algo para substituir essa escala e encontras um modo que tem essa nota pronto. Mas atençao que nao funciona sempre claro mas isto aqui e so um exemplo percebes?
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Mensagem por Convidad Sex Jul 31 2009, 12:09

Fabito, não entendi muito bem a tua pergunta...

Estão no mesmo sitio que qualquer outra escala, digo eu. Razz
Nos exemplos que coloquei em cima, tens as escalas de dó numa oitava, para fazer de outra nota qualquer é só mudar a caixa de sitio.
(Atenção que quando usas a corda si a caixa muda)

Para além disso, tens aí a lista dos intervalos. (1 tom=2 trastes,1/2 tom=1 traste). Assim podes criar caixas diferentes, se te der jeito.
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Mensagem por Convidad Sex Jul 31 2009, 12:10

Ah ja percebi fabito tu nao sabes localizar as notas no braço da guitarra certo?
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Mensagem por Convidad Sex Jul 31 2009, 12:12

Tipo eu ja fiz uma composiçao toda em A eolio para um concurso mas tipo quem ainda nao sabe as escalas maiores e menores devia de aprender primeiro essas e so depois os modos.
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Mensagem por fabitO Sex Jul 31 2009, 12:23

olhem eu nao percebo nada disto de caixas e o car**** e modos fdx. Sad Sad

Eu sei localizar as notas mas de escalas nunca ouvi falar por isso e que tou assim eu pra mim o que voces dizem é chines Sad
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Mensagem por Convidad Sex Jul 31 2009, 12:33

fabitO escreveu:olhem eu nao percebo nada disto de caixas e o car**** e modos fdx. Sad Sad

Eu sei localizar as notas mas de escalas nunca ouvi falar por isso e que tou assim eu pra mim o que voces dizem é chines Sad

Ya man toda a gente passa por essa fase vais ver tu assim que consigas perceber bem vais ver que sabes logo tudo mas entao tipo tu nao ligues aos modos ainda tens de começar do inicio.

Escala e uma sequencia ordenada de sons que pode ser ascendente do som mais grave para o mais agudo ou descendente dos som mais agudo para o mais grave. Isto e a definiçao de uma escala.
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Mensagem por Convidad Sex Jul 31 2009, 12:34

Percebes o que e uma escala certo?
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Mensagem por fabitO Sex Jul 31 2009, 12:35

sim isso sim...vá continua Smile

Sff
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Mensagem por Convidad Sex Jul 31 2009, 12:41

Entao e a formaçao de uma escala musical depende da nota a que esta se aplica percebes?
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Mensagem por fabitO Sex Jul 31 2009, 12:44

yh,vá continua tás a ser o meu primeiro prof de musica Smile Very Happy
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Mensagem por Convidad Sex Jul 31 2009, 12:50

Va mas isto e uma explicaçao rapida por isso mas vamos la ver se percebes Very Happy Tipo eu nao vou falar de intervalos nem nada por ia-te baralhar bue mesmo vou so falar em torno do que disse agora tipo entao imagina que encontras uma backtrack que esta em do maior tu usas a escala de do maior e as escalas que derivam desta para improvisar percebes?
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Mensagem por fabitO Sex Jul 31 2009, 12:53

yh e como e que eu sei essas escalas?sao aquelas que la estao em cima dos modos???nao deve ser...
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