ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Evoluir na guitarra... com uma banda

+10
Dieselboy
Luis77
JoãoReis
ze gibson's
PedroGRock
guitargold
Slider56
Tifon
jonypaul
joe_strummer
14 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda - Página 2 Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por nanjos Seg Set 09 2013, 08:10

@Dieselboy, tens aqui um tópico a falar sobre o jogo:
https://guitarradas.forumeiros.com/t6212-rocksmith

Na minha opinião já valia a pena na 1ª versão do jogo, o que vai sair agora em Outubro parece vir muito melhor.

Mas para não haver aqui Off Topic! é melhor discutir isso no outro tópico.
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda - Página 2 Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por Dieselboy Seg Set 09 2013, 09:31


@nanjos
Obrigado pela info. E desculpa pelo duplo offtopic
Dieselboy
Dieselboy
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 245
Idade : 46
Localização : Porto
Guitarra : ESP KH-2 ; ESP LTD EC-1000 VB ; JACKSON RRMG PRO
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda - Página 2 Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por JoãoReis Qua Set 11 2013, 08:14

eu não gosto de compor sozinho. ou melhor, gosto de levar ideias de riffs ou letras ou simplesmente melodias para a sala e começar a tocar sem saber bem o que vai sair. na minha opiniao, é desses momentos de "incerteza" que vêm as coisas boas
JoãoReis
JoãoReis
Guitarrista de garagem

Post Count : 317
Idade : 31
Localização : Maia
Guitarra : Quando comprar uma decente digo qual é
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda - Página 2 Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por joe_strummer Qua Set 11 2013, 09:50

por isso é que disse que a parte de compor canções sozinho falta e muito para lá chegar e não sou nenhum pete townshend para andar a compor musicas sozinho, uma coisa é um riff e outra coisa é um canção e canções para mim era melhor em grupo, há sempre alguém dá uma dica aqui e outra ali e etc.
E em relação às letras, esquece lá isso, eu a compor letras pareço os ramones no primeiro album, ou faço uma quadra ou então uma quadra e um refrão.lol! 
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda - Página 2 Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por davidlopes78 Qua Set 11 2013, 10:43

Isso de compor não é para quem "quer". É para quem "pode" .
Podes ser um excelente compositor, e nem por isso seres um bom executante/cantor. E o contrario tambem é verdade.
Por exemplo, e vou falar acerca da minha opinião (que poderá não ser partilhada por todos), o Jorge Palma. eu adoro Jorge Palma. Apesar de não ser um instrumentista de excepção e a voz deixar muito a desejar, compoe como poucos no nosso país. Sergio Godinho.... outro na mesma situação. Fez coisas lindissimas.
O que eu quero dizer é que poderás ser um optimo guitarrista, mesmo que não tenhas jeito nenhum para compor. Não quero com isso dizer que não tenhas que saber improvisar, escalas, teoria musical, ....etc. mas a composição é muito mais do que isso. Nasce com o musico, é um dom, como em qualquer outra arte (pintura, poesia, etc, etc...)
davidlopes78
davidlopes78
Guitarrista de garagem

Post Count : 469
Idade : 46
Localização : Vila Verde de Ficalho
Guitarra : Tokai Love Rock, Sterling by Music Man SUB Silo 3
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda - Página 2 Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por Luis77 Qua Set 11 2013, 10:50

^concordo plenamente.

Basta ver no youtube dezenas de asiaticos, até míudos, que tocam imenso. Mas quando toca a criar originais não sai uma de jeito.

Outra coisa que também acho que pode ajudar a evoluir é começar a te gravar. Tanto som, para avaliar erros, como vídeo para avaliar a tua postura.
Luis77
Luis77
Guitar Hero

Post Count : 1067
Idade : 31
Localização : Porto / Póvoa de Varzim
Guitarra : APC GC-10 (Clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda - Página 2 Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por joe_strummer Qua Set 11 2013, 10:53

eu tenho por acaso dois videos no youtube, mas garanto que não sou lá grande espingarda.
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda - Página 2 Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por davidlopes78 Qua Set 11 2013, 10:54

Isso do gravar é bem verdade. Um gajo as vezes toca e ta a soar que é um mimo. Depois vai ouvir a gravação e pensa.... "onde estão os tempos, e a afinação.... fogo este não sou eu a tocar"
davidlopes78
davidlopes78
Guitarrista de garagem

Post Count : 469
Idade : 46
Localização : Vila Verde de Ficalho
Guitarra : Tokai Love Rock, Sterling by Music Man SUB Silo 3
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda - Página 2 Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por joe_strummer Qua Set 11 2013, 10:57

Para confirmar que não sou lá grande espingarda estão aqui os dois vídeos


e aqui enganei-me diversas vezes xD



Após verem estes dois vídeos, que aspectos devo melhorar? Quero críticas construtivas e já agora dicas e outras coisas que queiram dizer.
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda - Página 2 Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por joe_strummer Qua Set 11 2013, 11:00

E o ínicio do vídeo que fiz do mannish boy, a intro é uma autêntica anedota xD Vale mais nao ter feito X| 
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda - Página 2 Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por nastyeffects Qua Set 11 2013, 12:09

Concordo com a ideia de que gravar/filmar ajuda, por exemplo devido a ser mais fácil apercebermo-nos de falhas no "tempo" que quando estamos a tocar não notamos.

davidlopes78 escreveu:Isso do gravar é bem verdade. Um gajo as vezes toca e ta a soar que é um mimo. Depois vai ouvir a gravação e pensa.... "onde estão os tempos, e a afinação.... fogo este não sou eu a tocar"
É tipo levar com um balde de água fria, passar de Rock para Embarassed
nastyeffects
nastyeffects

Post Count : 22
Idade : 33
Localização : Faro
Guitarra : Epiphone Sg-400 PRO + Les Paul brinca na areia
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda - Página 2 Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por Slider56 Qua Set 11 2013, 16:01

Joe,tudo tem um começo e asseguro-te de que ninguém nasce ou nasceu ensinado,portanto...um dia de cada vez,muito trabalho e espírito de sacrifício se quiseres evoluir,seja com uma banda ou a solo.Não se faz nada sem trabalho e não acontece seja o que for de um dia para o outro.

Só para que saibas,já toco há muitos anos,e ainda estou a aprender e nada me dá mais gozo do que aprender algo de novo,ou rectificar alguma asneira que tenha andado a fazer anos seguidos,seja uma malha,um solo,uma harmonia ou uma técnica qualquer.Nos últimos dois dias tenho andado a fazer "revisões da matéria dada" à volta de uma banda bem complexa mas que me dá muita pica desde o primeiro álbum : Jethro Tull

É normal que tu tenhas os teus gostos pessoais e tenhas tendência para quereres aprender as malhas e solos do que gostas,mas aconselho-te a ouvir MUITA música,da que gostas e da que não gostas e tentes entender o que estás a ouvir;ajuda imenso!Wink 


Mãos e orelhas à obra,se faz favor! Fixe
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda - Página 2 Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por JoãoReis Qua Set 11 2013, 16:15

concordo que tudo o que envolva artes requer um "dom" de nascença. mas pegando num exemplo fora das artes que todos conhecemos... repara no Messi. está na cara que Deus lhe bufou para os pés. o homem tem talento nato. mas tinha chegado onde chegou se não tivesse treinado? claro que não.

eu acho que as artes é igual. tu nasces com maior ou menor aptidão, mas por muito talentoso que sejas sem trabalho e empenho nada se faz. no meu caso pessoal a "inspiração" divide-se assim:
riffs, melodias, etc - ouvir música até não aguentar mais;
letras - ler poesia em especial de grandes letristas (se quiseres em português já se falou aqui no Palma e no Godinho, em inglês tens Beatles, Neil Young ou Dylan)
JoãoReis
JoãoReis
Guitarrista de garagem

Post Count : 317
Idade : 31
Localização : Maia
Guitarra : Quando comprar uma decente digo qual é
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda - Página 2 Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por joe_strummer Qua Set 11 2013, 17:04

@Slider56 há uns meses comprei uns livros de teoria e prática sobre a guitarra, um apesar de ter um título um bocado para o parvo e penso que já devem ter visto à venda, Guitarra para Totós mas ensina seja na teoria ou na prática tudo o sobre a guitarra e dos vários estilos musicais, como o rock, blues, jazz, folk e clássico e não só, claro, e o outro chama-se Guitarra Eléctrica - Noções Básicas, mas ainda não os li e praticar como deve ser, isto por preguiça. Em relação a ouvir outras coisas além ods meus gostos musicais preferidos, pra aí mais ou menos um nao, comecei a ouvir blues, um género que já tinha ouvido falar mas que não tinha ouvido nenhuma musica desse género musical, ao principio não gostei mas com o tempo passei a gostar e compreender a sua história (o factor mais decisivo) e o próprio estilo, e aos tempo para cá ando a ouvir uma vez ou outra reggae e ska, só falta ouvir jazz xD

@JoãoReis, isso do "dom", quem o tiver tem a vida mais facilitada do que aquele que não tem, mas qualquer das maneiras isso pode ser trabalhado, quer tenha dom ou não, eu por exemplo não tenho o dom para a música, para vou trabalhando o que posso, mas só não trabalho mais por preguiça. Em relação à poesia (musical), gosto mais as poesias do Carlos Tê (não sei se ainda é letrista do Rui Veloso) e às poesias em inglês, gosto mais dos beatles, bob dylan, oasis e algumas dos led zeppelin.
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda - Página 2 Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por Slider56 Qui Set 12 2013, 06:07

Perguiça...?! esquece lá isso,senão não vais a lado nenhum.Tens de mexer o corpinho e fazer muitos sacrifícios porque os resultados não aparecem de um dia para o outro.TEns de ouvir muita coisa,mas habitua-te a começar pelas coisas mais simples;falaste em Jazz,que é uma forma de música assaz complexa,e que requer um estudo prévio no sentido de entenderes como aquilo "funciona",e o que será necessário para entenderes o sentido daquilo (como surgiu,as origens,o que caracteriza a diversas formas de jazz,escalas,estilos,artistas,etc,etc....).O blues é uma forma de jazz,mas também tem imensas variantes e muito por onde estudar...

Mexe-te e desliga a perguiça de vez!Neutral
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda - Página 2 Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por joe_strummer Qui Set 12 2013, 06:25

Pois tenho de lutar ferozmente contra a preguiça, mas obrigado pelas dicas Very Happy
Mas sim o jazz é estilo muito complexo, tal como o blues.
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda - Página 2 Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por Alguém Qui Set 12 2013, 06:46

@joe_strummer

Tive o mesmo problema que tu até há uns 3 meses. Sempre toquei sozinho e desmotivava rapidamente; tocava por uns 2-3 meses e depois encostava a guitarra a um canto por uns 2-3 anos. Não tinha por onde "pegar" naquilo que criava e não passavam apenas de acordes soltos sem nada que os interligasse. O melhor que conseguia fazer era tocar músicas já existentes.

Até que comecei a trabalhar com um colega que é baterista. Ele trouxe uma bateria electrónica e começamos a fazer algum barulho.
Mostrei-lhe um pouco daquilo que já tinha criado e em conjunto descobrimos um "elo" que conseguiu interligar os tais "acordes" soltos e já começamos a criar alguma coisa.

Digo-te que neste momento ele está de férias e todos os dias pego na guitarra e ensaio quase até à exaustão aquilo que já criamos no intuito da "perfeição" (as aspas estão lá de propósito). Nunca me senti tão motivado como agora para tocar a guitarra.


Última edição por Alguém em Qui Set 12 2013, 07:12, editado 1 vez(es)
Alguém
Alguém
Aprendiz de guitarra

Post Count : 41
Idade : 47
Localização : Porto
Guitarra : Les Paul
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 27/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda - Página 2 Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por Luis77 Qui Set 12 2013, 07:05

^ é exactamente isso que procuro. Acho que se encontrar pessoal para tocar em conjunto a motivação será muito maior.
Luis77
Luis77
Guitar Hero

Post Count : 1067
Idade : 31
Localização : Porto / Póvoa de Varzim
Guitarra : APC GC-10 (Clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda - Página 2 Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por joe_strummer Qui Set 12 2013, 12:05

Agora de repente fiquei motivado, ao aprender o twist and shout dos beatles (a versão principiante ensinada pelo marty schwartz) e depois disso recomecei a ler o livro Guitarra para Totós para ler a teoria e praticar o que lá vem no livro. Mas sim, haver se arranjo pessoal para tocar em conjunto.
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda - Página 2 Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por Luis77 Qui Set 12 2013, 15:07

É pena não seres cá de cima que se arranjava já qualquer coisa. Razz 
Luis77
Luis77
Guitar Hero

Post Count : 1067
Idade : 31
Localização : Porto / Póvoa de Varzim
Guitarra : APC GC-10 (Clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda - Página 2 Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por joe_strummer Qui Set 12 2013, 15:13

Mas acho que já não é necessário Luis77, mas obrigado na mesma. Se vivesse aí no Porto as coisas eram diferentes .
E mesmo assim não sou grande espingarda mas faço o que posso para melhorar.
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda - Página 2 Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos