ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Evoluir na guitarra... com uma banda

+10
Dieselboy
Luis77
JoãoReis
ze gibson's
PedroGRock
guitargold
Slider56
Tifon
jonypaul
joe_strummer
14 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda Empty Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por joe_strummer Dom Set 08 2013, 05:59

Agora uma pergunta para aqueles que já tiveram ou têm bandas, é verdade que se evolui a nossa forma de tocar numa banda ou não é bem assim? Um amigo meu disse isso uma vez e queria confirmar isso.
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por jonypaul Dom Set 08 2013, 06:11

Depende do teu nível, claro. Mas sim, mesmo que o pessoal com quem tocas esteja a um nível abaixo do teu evoluis sempre porque és forçado a tocar num ritmo que pode não ser o teu, e aprendes a ouvir (isto é TÃO menosprezado) melhor o que estás a tocar e o que os outros estão a tocar contigo.
Além disso, ideias novas só podem contribuir para a tua evolução, mesmo que não gostes de algumas Wink
jonypaul
jonypaul
Guitarrista de garagem

Post Count : 290
Idade : 32
Localização : Oeiras
Guitarra : Telecaster, Walden
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por Tifon Dom Set 08 2013, 07:23

Claro que se evolui sempre: se for uma banda de covers, podes vir a melhorar a tua capacidade de ler pautas/tabs ou o teu ouvido, dependendo de como aprendes as músicas; se for de originais, vais ser forçado a criar algo novo, o que vai estimular a tua criatividade e capacidade para compor música. E depois em palco, claro, ganha-se muitas capacidades também, como o jonypaul já referiu.
Tifon
Tifon
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 166
Idade : 28
Localização : Leiria
Guitarra : Esp Ltd EC-1000Fm; Stratocaster
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por joe_strummer Dom Set 08 2013, 08:27

A banda que pretendo formar é no início de covers para treinarmos as musicas enquanto banda e depois originais, mas tenho um problema, é a maldita mão direita, que faço aquilo de forma muito tensa, como o dieselboy já tinha referido num outro tópico e não consigo tocar de forma menos tensa.
E obrigado por tirarem as minhas dúvidas.
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por Slider56 Dom Set 08 2013, 08:28

Todos os dias se aprende qualquer coisa que não sabíamos ou que já andava esquecida..Smile 

Em termos de bandas,não é juntar um punhado de malucos e toca de sarrafar e fazer barulho;há que adquirir a disciplina de saber escutar com atenção e ninguém abafar ninguém.Um passo de cada vez e trocar ideias ajuda sempre,e não acontece nenhuma magia de um dia para o outro.Leva tempo e requer muito espírito de sacrifício,mas ao fim de alguns meses já se nota se valeu a pena ou não...Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por Tifon Dom Set 08 2013, 09:49

Exatamente slider! E joe_strummer não desanimes, quando entrei para a minha primeira banda não percebia quase nada de guitarra elétrica e a minha técnica era horrível, mas com o passar do tempo fui evoluindo bastante. Não sou muito de rapidez nem de escalas (talvez por preguiça Razz ), mas noto que melhorei muito, por exemplo, a improvisar e a dar o meu toque às músicas, o que também é importante.
Tifon
Tifon
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 166
Idade : 28
Localização : Leiria
Guitarra : Esp Ltd EC-1000Fm; Stratocaster
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por guitargold Dom Set 08 2013, 10:21

eu ainda vou mais longe no que digo, tu evoluis sempre que tocas, seja onde for, no quarto, na garagem, com banda ao vivo, estas sempre a evoluir.

eu não me esqueço de onde comecei, comecei a tocar num grupo coral, era o único guitarra e baixo por tanto ou tocava baixo ou guitarra, eu acho que sou 500x melhor baixista que guitarrista mas nunca me deixam tocar baixo scratch   mas a guitarra para mim tem algo que o baixo não tem e não me importo pois da-me muito mais gozo Cool 

quando estava nesse grupo é que formei a minha primeira banda que infelizmente durou 2 anos e deu uns 4 concertos, o pessoal não levava a banda a serio, só durou esses 2 anos porque eu sou um chato e teimoso da pior espécie e estava sempre a chatear toda a gente por causa de se marcar ensaios, tenho a certeza que se não tenho pressionado tanto que a banda nem 6 messes tinha durado, e com isto aprendi uma coisa, só se pode contar com quem rema para o mesmo lado.

mas ai sim vi a minha evolução comparada ao pessoal da banda, era tão claro como a agua que eu de ensaio para ensaio estava num nivel um pouco mais alto que o deles, eles apenas tocavam as musicas no dia dos ensaios e eu estudava as musicas em casa todos os dias, na realidade eu não era muito melhor do que eles, mas era o que trabalhava mais, e por isso digo-te que tu podes evoluir ate no quarto, mas claro que quando estas numa banda tens outra dedicação e motivação que te ira  dar outro prazer em tocar ...


EDIT: já para não falar que no grupo coral tive uma grande evolução na direita, pois estava sempre a experimentar ritmos diferentes e isso, sem duvida uma grande ajuda para tocar como toco hoje " não toco muito mas faço o que posso "
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por joe_strummer Dom Set 08 2013, 12:30

guitargold o meu maior problema é o ritmo da mão direita é sempre tensa, mas vou treinar para ficar menos tensa. Mas obrigado mais uma vez pelas vossas opiniões.
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por Slider56 Dom Set 08 2013, 14:37

Arranjas um metrónomo (pode ser físico,integrado num afinador ou até mesmo em software...) e começas a habituar-te a marcares o ritmo com calma até te familiarizares com isso;leva tempo e também não se aprende de um dia para o outro.

Começa pelos compassos mais simples,neste caso o binário e com uma cadência lenta;vais ter de ter muita paciência,mas é a melhor solução.Não te queiras já atirar a cenas de que gostas entre os teus artistas favoritos,senão começas a criar vícios que mais tarde só te irão prejudicar.

Seja o que for que se queira aprender,começa-se de baixo,pelas coisas mais simples e leva-se o tempo que tiver de ser...isto se realmente queres aprender alguma coisa...Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por joe_strummer Dom Set 08 2013, 14:41

Obrigado pela dica slider56! Fixe 
Isto de aprender sozinho e não ter dinheiro para aulas é de algo complicado, por uma dessas razões que me juntei ao forúm para tirar as minhas dúvidas (e não só claro), mas mais uma vez obrigado.
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por PedroGRock Dom Set 08 2013, 14:48

eu sou da opiniao que em banda, é onde se evolui mais. desde que todos tenham o mesmo objectivo, e todos estejam focados nesse objectivo. acho isto porque? basicamente vai de encontro ao que o o guitargold diz. toques onde toques, evoluis sempre. mas com banda tens outra motivação e sentes ate uma certa obrigação em levar os temas (sejam originais ou covers) bem estudados para os ensaios para mais tarde ires fazer concertos. mas so o tocar na banda nao traz evolução, é mesmo preciso fazer o trabalho de casa e faze lo o melhor possível, para se chegar ao ensaio e tocar, e não ir para ensaio perguntar ao outro guitarrista como é parte A ou B. é claro que não invalida o facto de se tirar algumas duvidas do tipo "como fazes esta parte, para ver se fazemos igual" mas são pequenos pormenores, o maior estudo tem de vir de casa.e dai achar que a maior evolução é fazendo parte de uma banda, seja ela de covers ou originais
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por guitargold Dom Set 08 2013, 15:05

^+1

nem mais pedro, de facto uma coisa é tirar uma duvida no ensaio outra é ir para o ensaio aprender as musicas X| 
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por joe_strummer Dom Set 08 2013, 15:12

@Slider56 até agora o meu único "metrónomo" era seguir as musicas, ou seja, punha uma musica qualquer e tentava segui-la tocando por cima (apesar para vocês vos pareça ridículo ou esquesito)

@guitargold e @PedroGRock, obrigado mais uma vez pelas vossas experiências, sugestões e opiniões sobre o assunto Fixe 
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por ze gibson's Dom Set 08 2013, 17:07

dou-te o meu exemplo, "criei" uma banda, tínhamos 3 ou 4 originais, porém, decidi sair porque nao me sentia bem lá, e depois, uns amigos meus (já trintões, tinham uma banda à 4/5 anos, já com ep, experiencia em palcos, etc..) e ia lá dar uns toques, umas jams, e acabei por me tornar um membro da banda, desde aí evoluí muito, solos, ritmos, etc... infelizmente esse projecto encontra-se em standby, as bandas têm destas coisas, amigos à mesma, mas decidimos parar por um bocado... e ver o que dá... agora juntamo-nos e vamos até um estúdio fazer umas jams na mesma, mas por divertimento/passa-tempo.

mas respondendo à questão, Sim consegues sempre evoluir um bocado, claro que se te empenhares evoluis muito mais rápido e obténs mais conhecimento!
ze gibson's
ze gibson's
Guitarrista viciado

Post Count : 896
Idade : 28
Localização : Porto
Guitarra : Fender Stratocaster Custom Shop 62; Ibanez ART-120; Squier CV Tele
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 02/04/2010

https://www.facebook.com/thebookrock

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por PedroGRock Dom Set 08 2013, 17:47

guitargold, uma vez fiquei mesmo lixado com isso. convidaram me para tocar dois temas numa festa da minha terra e quando cheguei aos ensaios era o unico que sabia os temas. isto durante 2 ensaios. fiquei maluco com aquilo
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por JoãoReis Seg Set 09 2013, 03:36

da experiência que tenho a tocar com outras pessoas posso dizer-te que dá para evoluir se tocares com pessoas que estejam minimamente interessadas em fazer algo positivo.

pá, se fores tocar com gente motivada, que goste de música, seja criativa e tenha ideias para ir avançando aos poucos acho que é quase impossível não melhorar
JoãoReis
JoãoReis
Guitarrista de garagem

Post Count : 317
Idade : 31
Localização : Maia
Guitarra : Quando comprar uma decente digo qual é
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por joe_strummer Seg Set 09 2013, 04:09

Hmm então por exemplo se eu começar a compor músicas por exemplo, evoluo também? é óbvio que tenho de saber a teoria musical e isso tudo, mas já uns tempos ando a compor riffs só pela brincadeira, mas canções inteiras ainda não (falta muito para chegar esse ponto hehe).
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por jonypaul Seg Set 09 2013, 04:45

Falta muito?

Ouve Eagles of Death Metal e rapidamente te apercebes que a música não tem de ser complicada... aliás muitas vezes ideias estupidamente simples fazem grandes músicas Wink
jonypaul
jonypaul
Guitarrista de garagem

Post Count : 290
Idade : 32
Localização : Oeiras
Guitarra : Telecaster, Walden
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por Luis77 Seg Set 09 2013, 04:49

Uma boa música simples para aprender é o Go with the Flow dos Queens of the Stone Age.

3 simples power chords durante a música inteira. E o melhor é que dá gozo tocar.
Luis77
Luis77
Guitar Hero

Post Count : 1067
Idade : 31
Localização : Porto / Póvoa de Varzim
Guitarra : APC GC-10 (Clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por joe_strummer Seg Set 09 2013, 05:23

E essas musicas são em standard tuning ou em Drop C? a maioria das musicas dos Queens of Stone Age são em Drop C, mas nao tenho muita paciencia para estar a mudar de afinação normal para afinação em Dó.
Jonypaul também tens razão em uma coisa, às vezes as melhores musicas são as mais simples.
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por Luis77 Seg Set 09 2013, 06:01

Joe escreveu:por joe_strummer Hoje à(s) 12:23
E essas musicas são em standard tuning ou em Drop C? a maioria das musicas dos Queens of Stone Age são em Drop C, mas nao tenho muita paciencia para estar a mudar de afinação normal para afinação em Dó.
Eu aprendi a música em Standard. Foi no jogo Rocksmith. Dá uma olhada neste video que mostra os power chords e sequências:

Luis77
Luis77
Guitar Hero

Post Count : 1067
Idade : 31
Localização : Porto / Póvoa de Varzim
Guitarra : APC GC-10 (Clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por joe_strummer Seg Set 09 2013, 06:09

Bem simples essa música, mais uma para a minha lista hehe Fixe 
Mas sim os QOTSA são uma grande banda, então ao vivo é demais Rock 
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por Luis77 Seg Set 09 2013, 06:11

joe escreveu: por joe_strummer Hoje à(s) 13:09
Bem simples essa música, mais uma para a minha lista hehe
Mas sim os QOTSA são uma grande banda, então ao vivo é demais
Lá está. A música é muito simples mas com o amp com distorção até dá para dar nas vistas. Rock 
Luis77
Luis77
Guitar Hero

Post Count : 1067
Idade : 31
Localização : Porto / Póvoa de Varzim
Guitarra : APC GC-10 (Clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por Dieselboy Seg Set 09 2013, 07:35

@Luis77

Isso do Rocksmith dá pica ? Posso ligar a guitarra atraves de usb ?
Dieselboy
Dieselboy
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 245
Idade : 46
Localização : Porto
Guitarra : ESP KH-2 ; ESP LTD EC-1000 VB ; JACKSON RRMG PRO
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por Luis77 Seg Set 09 2013, 07:44

por Dieselboy Hoje à(s) 14:35
@Luis77

Isso do Rocksmith dá pica ? Posso ligar a guitarra atraves de usb ?
Sim, tem aspectos divertidos. Não penses é que substitui o  praticar convencional. É mais um complemento.

Para jogar tens de ter o cabo oficial (quer dizer há alguns cracks para jogares com outros mas não dá grande resultado).

Podes é comprar na amazon o cabo novo por volta 25 euros. Se estiveres interessado diz alguma coisa que eu planeio mandar vir umas coisas da amazon e fazemos pacote para não pagar portes.


Última edição por Luis77 em Seg Set 09 2013, 08:14, editado 1 vez(es)
Luis77
Luis77
Guitar Hero

Post Count : 1067
Idade : 31
Localização : Porto / Póvoa de Varzim
Guitarra : APC GC-10 (Clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Evoluir na guitarra... com uma banda Empty Re: Evoluir na guitarra... com uma banda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos