ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

+11
bates
Luis Miguel
TiagoRibeiro
Scorp
guitargold
paulo2534
ObiQueloKenobi
LGZT
Z3D
Luis77
Maurício
15 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Empty Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

Mensagem por Maurício Sáb Ago 10 2013, 13:06

Boas pessoal,

Há poucos dias pus aqui no fórum uma guitarra que estava a pensar adquirir. O homem pedia 150 euros por ela, depois baixo para 50, mas como o dinheiro não abunda e disse-lhe que tinha que restaura-la acabamos por fazer uma troca em que ele ficou com uma apc clássica de baixo custo, sem ponte, e eu fiquei com esta guitarra. Tenho algumas ideias em mente, mas antes de partilhá-las com vocês, é melhor ficarem com as fotos da menina.

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! <a href=Fantasia - Primeiro projecto de restauro! 7jlg  " />

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! <a href=Fantasia - Primeiro projecto de restauro! 4qk6  " />

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! <a href=Fantasia - Primeiro projecto de restauro! 7km8  " />

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! <a href=Fantasia - Primeiro projecto de restauro! G06j  " />

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! <a href=Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Nqsi  " />

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! <a href=Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Kzmt  " />

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! <a href=Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Hgj7  " />

O corpo parece-me ser de uma só peça, é bastante pesada, e as quincas que vêm na foto em que a guitarra está de lado são as piores, o que considerando que a guitarra tem pelo menos 40 anos, não é mau...
É o meu primeiro projecto de restauro, mas quero fazer algo em condições! A minha dúvida principal prende com a mudança, ou não, da cor da guitarra. Acho que esta pintura ou se adora ou se odeia, eu estou indeciso xD... A electrónica em princípio terá que ser mudada porque, segundo me disseram, os pu's já não funcionam, apesar de logo que possa ir testar isso mesmo. Tenho duas vias que posso seguir, uma se deixar esta pintura, outra se optar por pintá-la de novo... Antes de me colocar em mais aventuras e começar a efectuar gastos, quero me decidir se mantenho ou não a pintura, daí que pedia a vossa opinião sobre este assunto.

Outra coisa que gostava era que me dissessem o que acham da troca e da guitarra... Já agora, e se não for pedir muito xD, que me fossem dizendo as alterações que faziam na "vechia signora", para ver se tenho algumas ideias.

PS: Alguém conhece a marca dos tuners?
Maurício
Maurício
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 151
Idade : 32
Localização : Funchal-Madeira
Guitarra : Fantasia
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Empty Re: Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

Mensagem por Luis77 Sáb Ago 10 2013, 13:36

Ei lá... Em termos estéticos a guitarra é muito bonita. Vou acompanhar este restauro.
Luis77
Luis77
Guitar Hero

Post Count : 1067
Idade : 31
Localização : Porto / Póvoa de Varzim
Guitarra : APC GC-10 (Clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Empty Re: Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

Mensagem por Z3D Sáb Ago 10 2013, 14:13

que beleza!

vou.-te ser sincero, a unica coisa que faria era ver se o hardware estava em condições, desmerdificava-o todo, oleava, esfregava ate tudo o que fosse cromado brilhar. O que fosse preciso alterar ou substituir, lá teria de ser...
Depois pegava na electronica e via se os PUs estavam OK, o switch OK...o resto (pots, jack, ligações... isso resolve-se facilmente)
E mais nada! A pintura, as quincas... isso é que lhe dá o mojo todo!
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Empty Re: Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

Mensagem por Maurício Sáb Ago 10 2013, 14:19

Obrigado aos dois pela resposta :-)

Ha coisas que terei que comprar. Faltam as sadles á ponte, um dos pots está meio solto, terei que aperta, se der, se não terão qe ser novos. Os pu's não quero ter esperanças porque penso que não dão...

Acho que foi um achado... Mas vai dar trabalho..
Maurício
Maurício
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 151
Idade : 32
Localização : Funchal-Madeira
Guitarra : Fantasia
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Empty Re: Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

Mensagem por Z3D Sáb Ago 10 2013, 14:21

se tiveres um multimtro ves ja se estao ou nao em condições, os pus.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Empty Re: Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

Mensagem por Z3D Sáb Ago 10 2013, 14:21

manda-ma pra ca q eu vejo Razz
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Empty Re: Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

Mensagem por LGZT Sáb Ago 10 2013, 14:22

Concordo com o Z3D, a pintura está altamente!

Grande negócio Fixe 
LGZT
LGZT
Guitar Hero

Post Count : 1282
Idade : 37
Localização : Touring UK
Guitarra : Custom J&D ST-1: Kurt Cobain "Vandalism Strat" RH Replica + Melody M5100 "Stang" (work in progress) + Boston BC200 + Encore Vintage Standart Strat (MII)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Empty Re: Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

Mensagem por Maurício Sáb Ago 10 2013, 14:27

Já tinha pedido um multímetro emprestado xD

Quando chegar já vejo!
Maurício
Maurício
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 151
Idade : 32
Localização : Funchal-Madeira
Guitarra : Fantasia
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Empty Re: Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

Mensagem por ObiQueloKenobi Sáb Ago 10 2013, 14:37

A guitarra tem um aspecto emsmo fixe. Por mim era só uma limpeza a fundo e um bom setup para ficar pronta a tocar.
avatar
ObiQueloKenobi
Guitar Hero

Post Count : 1883
Localização : Lisboa
Guitarra : roland micro cube & esp ltd m-10
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Empty Re: Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

Mensagem por paulo2534 Sáb Ago 10 2013, 14:38

começa a desmontar tudo, que depois dá gosto a montar Twisted Evil 

procura no forum topicos do genero, principalmente do user walther, logo vais ter mais ideias de como restaurar isso como deve ser mantendo todo o mojo Twisted Evil
paulo2534
paulo2534
Guitarrista dedicado

Post Count : 635
Idade : 25
Localização : Guimarães
Guitarra : Epiphone wildkat; Tanglewood TW1; Harley Benton Strat. Sunbrust modificada ; Yamaha C-30(classica); Technics KN6000(synth)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Empty Re: Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

Mensagem por guitargold Sáb Ago 10 2013, 15:03

por ObiQueloKenobi Hoje à(s) 21:37

A guitarra tem um aspecto emsmo fixe. Por mim era só uma limpeza a fundo e um bom setup para ficar pronta a tocar.
e rever a electronica, a serio a guitarra é muito bonita eu não lhe mexia por 2 motivos, o primeiro é que é bonita e tem aquela cena das guitarras velhas que não se explica, o segundo é que sendo esse o teu primeiro projeto acho que é um desperdício começares a fazer experiencias numa guitarra tão bonita.

o que eu faria era o seguinte :

desmontar tudo " tirar o braço, caravelhas, e por ai fora..."

uma desmerdificação extrema ou seja tudo bem limpinho .

montar tudo e refazer a electronica, certamente o problema de electronica não deve ser grave e deve ser facil de resolver, se não der para resolver de maneira nenhuma ai sim pensaria em electronica nova, nunca mas mesmo nunca eu pensaria em trocar a electronica toda de uma guitarra sem a ouvir primeiro e poder ver que tipo de som tem.

um setup bem feito " nivelamenteo de trastes, afinação de oitavas por ai fora " e ficava pronta Twisted Evil 

outra coisa importante sobre a pintura, acho que para este caso não conta muito, mas por vezes num restauro se fizeres uma pintura e tirares a pintura original pode alterar drasticamente o valor da peça que estas a restaurar " normalmente desvaloriza muito "
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Empty Re: Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

Mensagem por Maurício Sáb Ago 10 2013, 15:31

Já decidi que fica a cor original!

Vou limpa-la toda a nível de hardwere... Já agora, qual a melhor maneira de tirar a ferrugem dos tuners, da bridge, etc....
Maurício
Maurício
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 151
Idade : 32
Localização : Funchal-Madeira
Guitarra : Fantasia
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Empty Re: Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

Mensagem por Scorp Sáb Ago 10 2013, 15:35

Acho que tomaste a decisão certa, a guitarra tem um look brutal, era um crime repintares essa senhora!!!!

Vai colocando fotos de todo o processo de "restauro"!!! Fixe 
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Empty Re: Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

Mensagem por TiagoRibeiro Sáb Ago 10 2013, 16:17

É linda a menina. Boa sorte com o restauro. Segunda também vou buscar umas peças para restaurar uma Kasuga Strat, depois crio um tópico também.

Btw isso é neck through ou é impressão minha?
TiagoRibeiro
TiagoRibeiro
Guitarrista dedicado

Post Count : 503
Idade : 33
Localização : Vila Nova de Famalicão
Guitarra : Yamaha CPX900/Epiphone Les Paul Custom Pro Ebony/Fender American Standard Stratocaster
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 15/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Empty Re: Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

Mensagem por Luis Miguel Sáb Ago 10 2013, 17:10

bela guitarra...

ja a bue que nao vinha ao guitarradas ja tinha saudades destes diy, ,mas agora tenho andado bue ocupado
Luis Miguel
Luis Miguel
Guitar Legend

Post Count : 2652
Idade : 28
Localização : viseu
Guitarra : Epiphone Les Paul Standard LTD Mahogany Candy Apple Red Metallic
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Empty Re: Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

Mensagem por Maurício Sáb Ago 10 2013, 18:49

Obrigado pelas opinioes :-)

@ Tiago Ribeiro - É neck trough sim senhor :-)
Maurício
Maurício
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 151
Idade : 32
Localização : Funchal-Madeira
Guitarra : Fantasia
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Empty Re: Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

Mensagem por bates Sáb Ago 10 2013, 23:39

Bump. Tenta mesmo so alterar aquilo q n for recuperavel. A guitarra vomita pinta xD
bates
bates
Guitar Hero

Post Count : 1399
Idade : 37
Localização : Loulé
Guitarra : Epi ES-339 / Epi LP Studio / LP Standard DiY / Veracruz Mod-755 / Valencia CG180
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 07/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Empty Re: Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

Mensagem por Slider56 Dom Ago 11 2013, 15:08

Tem todo o aspecto de ter sido mais uma das muitas marcas que nem duraram muito nem fizeram história e muito menos deixaram registos de produção ou catálogos...

Entre os finais dos anos 40 e até início dos anos 90 apareceram e desapareceram montes de marcas das mais diversas proveniências,desde Alemanha,Suécia,Polónia,Itália,Rússia,Hungria,Bélgica,etc,etc... (isto sem falar nas orientais e modelos diversos americanos pré e post LP's e Fender's)...

Tira bem as medidas da bridge e vê lá se coincide com as medidas de uma Tune-O-Matic actual;de resto a electrónica deverá ser o mal menor a resolver.Não lhe alteres a pintura;deixa-a estar como está e concentra-te em melhorar apenas a vertente de hardware...Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Empty Re: Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

Mensagem por Maurício Dom Ago 11 2013, 15:18

Obrigado bates e Slider pelas vossas respostas...

Pois Slider, quero arranjar as 3 sadles que faltam, tenho outras 3... Pa desemerdificar a ponte, os tuners, etc, o que aconselhas? Wd40?
Maurício
Maurício
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 151
Idade : 32
Localização : Funchal-Madeira
Guitarra : Fantasia
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Empty Re: Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

Mensagem por Slider56 Dom Ago 11 2013, 15:34

Sim;para limpar toda a porcaria acumulada durante anos,arranjas um pequeno tupperware,metes tudo lá dentro devidamente desmontado e dá-lhe com WD40 com fartura de modo a que fique tudo sobmerso ou quase.Deixas ficar as peças de molho aí uns bons dois ou três dias,e vais agitando a "sopa" para ajudar à desmerdificação.Se tiveres por aí uma escova de dentes velha,sempre poderás ir escovando as diversas peças,mas sempre com o máximo cuidado de não deixares o líquido ir parar à roupa.

Pegas num panos velho e depois dos dois ou três dias de banho,tiras as peças,escovas e deixas em cima do pano (sempre absorve muita coisa....).Não te garanto que fique tudo com aspecto novo,porque têm aspecto de já ter sofrido muito em contacto com o ar,humidade,pó e afins,mas sempre ficarão com melhor aspecto...

Depois conta como foi...Wink 


Atenção: os componentes do circuito eléctrico (pots,switch,e semelhantes) não se limpam com WD40!Usa-se um spray limpa contactos de electrónica denominado Kontakt 60!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Empty Re: Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

Mensagem por Maurício Dom Ago 11 2013, 15:39

Obrigado :-)

Sim, sei que a parte electronica na se mergulha em wd40, obviamente... vai precisar de uma limpeza de electronica tambem, e fica ja a nota para comprar esse spray!
Maurício
Maurício
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 151
Idade : 32
Localização : Funchal-Madeira
Guitarra : Fantasia
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Empty Re: Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

Mensagem por Slider56 Dom Ago 11 2013, 15:41

Fixe 

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! 327_60_200
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Empty Re: Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

Mensagem por Z3D Dom Ago 11 2013, 16:07

Eu já fiz o processo descrito pelo Slider e ficou tudo bem oleadinho e desmerdificado (ou melhor, ficou o possível que não é assim tão pouco!). No final dei um acabamento com Duraglit e ficou um mimo, até fiquei cego de tanto brilho! What a Face 

O slider tb referiu para nao usar wd40 na electrónica, e muito bem porque embora não seja o teu caso há muito menino que faz isso e depois... "caput" electrónica.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Empty Re: Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

Mensagem por Maurício Dom Ago 11 2013, 16:15

Por acaso tinha essa dúvida acerca de um acabamento assim para o brilhante. Ainda bem que respondeste Z3D, mesmo sem eu ter perguntado xD...

Maurício
Maurício
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 151
Idade : 32
Localização : Funchal-Madeira
Guitarra : Fantasia
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Empty Re: Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

Mensagem por Slider56 Seg Ago 12 2013, 05:35

A composição química do WD40 não anda muito longe dos velhos Mobil Penetrating e outros productos semelhantes;são derivados do petróleo e servem precisamente para desmerdificar e desenferrujar peças diversas,mesmo com uma corrosão algo avançada.Agora imaginem o que aquilo faz aos componentes electrónicos a juntar à porcaria acumulada...affraid 

Há cerca de um ano e meio,andava por aqui um "artista/espírito iluminado" com um problema semelhante e apesar de o terem aconselhado dúzias de vezes a proceder da forma correcta,o gajo simplesmente ignorou tudo e vai de afogar a guitarra em WD40...aquilo criou uma pasta de imundice dentro dos pots e não só,e apesar de ser uma guitarra vagamente recuperável,deve ter ido parar ao lixo;como nunca mais apareceu por cá,deve ter desistido...X|
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fantasia - Primeiro projecto de restauro! Empty Re: Fantasia - Primeiro projecto de restauro!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos