Restauro de uma Hondo II

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir em baixo

Restauro de uma Hondo II

Mensagem por barollo em Sab Ago 22 2015, 05:19

Bom dia pessoal!

Aqui começa a "epopeia" do restauro desta Hondo II. Trata-se de uma réplica de uma Les Paul, foi produzida, pelas
minhas contas, por volta do início dos anos 80 (81?/82?), segundo os catálogos que consegui consultar na net.

A Hondo foi uma marca de instrumentos relativamente baratos, o que hoje é conhecido como "low cost". Como vão ver o corpo é uma mistura de plywood com madeira (maple), o braço é bolt-on e o hardware é bastante mau: é todo em "die cast", ou seja, metal injectado, o que lhe dá pouca durabilidade e fiabilidade 0. Uma das coisas que se podia ver no anúncio do Olx era a stop bar partida num dos suportes. Ora, quem já pegou numa peça destas, já reparou que sendo em metal autêntico é pesada - o suficiente para que se for arremessada a alta velocidade causar grandes estragos - e não parte facilmente.



No entanto, estas guitarras (como podem ver nesta foto) traziam de série pickups DiMarzio, made in USA. Em todas as
opiniões que li pela net e que consultei aqui no fórum, uma coisa é certa: os pu's soavam bem e era o que realmente
tinha de curioso nestes instrumentos. Como é que se podia produzir guitarras destas com bons pu's naquela altura?
Foi pelo que percebi o "chamariz" da marca durante os anos em que existiu e que permitia, com hardware fajuto e
plywood, fazer alguns modelos interessantes e acessíveis.



A guitarra estava anunciada como "produzida há +/- 30 anos" e "parada há cerca de 10 anos". Olhando para ela, mal saiu da embalagem, deu para perceber que este instrumento nunca conheceu um saco ou estojo. As cordas (que sobram) são pura ferrugem, a entrada do jack e a ponte estão completamente calcinados. Alguns parafusos têm a cabeça completamente destruída pela ferrugem (ainda não consegui tirar o parafuso que segura o pickguard ao corpo por causa disso). Além da ferrugem, a sujidade incrustada no corpo e no braço é considerável; se calhar foi esta camada de pó e "nhanha" que impediu que a guitarra fosse comida pelos vermes...




A traseira do corpo até nem estava muito mal...


Entrada do jack é para substituir, como se pode ver.


Tuners em die cast.


O braço parece ser em mogno, com escala em rosewood, com inlays (bem bonitos, por sinal) em pearloid.


Bolt on neck, com neckplate com autocolante identificador do modelo: HD740BS. Pelo que percebi, pertence à série Deluxe; o "BS" deve significar "burst" (ou bullshit, decidam vocês! Very Happy)



Braço retirado, neck pocket à vista. Madeira autêntica por enquanto...



Ora aqui está a famigerada ponte, com as selas completamente "coladas" com a sujidade, ferrugem, etc. Como toda ela é em metal injectado, escusado será dizer que tirar a ponte foi uma aventura; WD40 em punho, a lubrificar os parafusos, alguma força para os fazer rodar e paciência a rodos pois os parafusos a rodar, começaram a desfazer-se a nível das cabeças... Die cast no seu melhor! Mas lá saiu, ah pois saiu!




Depois da ponte, e com o braço arrumado para 2º plano, comecei a inspeccionar as entranhas da máquina. Devo dizer que a razão porque comprei a Hondo foi pelos pu's, que a ser DiMarzio, teriam um som bastante interessante. Acreditando no antigo dono, que referia que nunca tinha mexido nos componentes da guitarra, eles tinham de aqui estar. Toca de verificar isso.




Voilá! Aqui estão eles! Não sei que modelo são, mas devem ser razoáveis. Os poles estão enferrujados, e com tanta ferrugem encrustada, nem o truque da borracha de tinta resolveu. Deu para amenizar um pouco, mas nada que não se resolva! O que interessa é que funcionem.

Continuando pelas entranhas; devo dizer que nunca tinha visto nada semelhante. O corpo desta guitarra é uma sandes de maple com madeira prensada, em que o plywood é o recheio. Senão vejamos: tem um topo em maple, que chega a 1cm de espessura, com plywood a rodear toda a estrutura, e que assenta em mais um soalho de maple com cerca de 1cm. No entanto, existe uma pequena "câmara" entre o topo e o plywood, fazendo desta guitarra "chambered"? como algumas Gibson actuais; "strange this guitar is" diria Yoda... Mas adiante.
Faz deste corpo algo ligeiramente mais fino que uma Gibson ou uma Epiphone contemporâneas, mas um pouco semelhante a algumas Gibson dos finais dos anos 60, pelo que vi em algumas ocasiões. Refiro-te concretamente a uma Gibson LP Standard de 1968 que vi exposta num café em Vila Real - Johnnie Red - pertença de um famoso guitarrista da praça... no entanto, ficam ressalvadas as devidas diferenças! Wink





Passemos para as traseiras; toca de tirar as tampas dos controlos e conferir como andam as coisas. Ah! Não esquecer de tirar os knobs para ver como andam os pots. As extremidades dos pots devem ser as únicas estruturas que não enferrujaram ao longo dos anos. No entanto, o pó é tanto que até por aqui existe.



Pots de 500k, o banal do mais banal e switch ao nível de algumas Epiphone's MIK, fraquinho, fraquinho... No entanto, tudo está bem ligado e (aparentemente) funcional.






Inspeccionado o corpo, toca de limpar tudo e puxar o lustro dentro do possível. Não se livra de uma aspiração em condições, tal a quantidade de pó e sujidade dentro das cavidades, mas isso fica para mais tarde, pois já era 1 e tal da manhã. Cheguei a testar os pu's, para ver se havia alguma "vida" dentro deles, e, para meu espanto, e com uma entrada de jack totalmente calcinada, ainda deu para ter uma resposta positiva dos pequenos. Não se livra de uma troca - esta entrada está seriamente danificada - mas eles estão alive and kicking! Rock

Passando ao braço; gosto dos inlays, bem bonitos por sinal, no entanto, precisa de (no mínimo) um fret dressing. Parece que o anterior dono gostava de martelar e bem as primeiras 3 cordas e portanto elas estão vincadas nos primeiros frets. Veremos... Nesta fase, interessei-me em inspeccionar (e bem!) o braço, limpar a escala e polir os frets para tirar o "berdete" agarrado. Depois de uma boa limpeza, até parece outra! Até o logotipo ficou com bom aspecto! No entanto, os afinadores não deixam de ser fraquinhos mesmo após a limpeza... Razz






E pronto, assim termina a 1ª fase dos trabalhos. 2ªfeira deve chegar a stop bar gentilmente enviada pelo alexcoupe (muito obrigado! Smile ) e vamos ver se não necessitará de uma TOM também... se alguém tiver por aí alguma, diga alguma coisa! Very Happy


Última edição por barollo em Sab Ago 22 2015, 09:05, editado 1 vez(es)
avatar
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1678
Idade : 39
Localização : Porto
Guitarra : Fender USA Telecaster Deluxe '10; Fender USA Stratocaster Deluxe '99; Fender Stratocaster USA Blackie '04; Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Deluxe '12; Gibson Les Paul Junior '10; Gibson SG Standard '95; PRS CE24 '98; Takamine EF341SC '09; Takamine FP400SC '93.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro de uma Hondo II

Mensagem por Slider56 em Sab Ago 22 2015, 06:15

Vais ter muito trabalho pela frente,disso não te livras! Twisted Evil

Realmente a Hondo era na altura o que são hoje em dia a Harley Benton ou a Jack and Dany,sem tirar nem pôr.O que interessava era construírem guitarras o mais parecidas possível com os modelos de eleição de sempre das grandes marcas (stratos,teles,LPs e SGs principalmente).

A Ibanez embarcou inicialmente numa aventura que deu excelentes cópias fieis,antes de levarem com o martelo dos tribunais por causa dos copyrights,e cessaram as cópias.No caso da Hondo e outras marcas menores,aquilo não se podia considerar cópias,mas sim réplicas de muita má qualidade,apesar das medidas muito próximas dos originais,conseguiram passar,mas tal como tu podes verificar,os materiais usados são do pior e mais barato (daí os preços baixos de venda!).

Relativamente ao uso dos DiMarzio,não vale a pena embandeirar em arco,por esta marca,apesar de fabricar excelentes pickups desde há muitos anos,nunca foi uma marca topo de gama;carradas de marcas usaram durante anos a fio vários modelos,como por exemplo o famoso Super Distortion,agora conhecido como DP100,e nas diversas variantes,tais como standard humbucker,ou stacked humbucker.

Não esquecer que os chamados pickups de topo eram marcas pouco conhecidas,caras p'ra cacete,e pouca malta as usava.A DiMarzio era e é uma marca absolutamente normal apesar de fabricar excelentes pickups.Provávelmente esses pickups que tens nessa guitarra são standard HB's,mas não deixam ninguém pendurado!

Vou acompanhar este projecto,claro... Wink

_________________
http://www.oficinadaguitarra.com/

Is baile ina bhfuil an croí...
Gura slán an scérlai
avatar
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11210
Idade : 62
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro de uma Hondo II

Mensagem por barollo em Sab Ago 22 2015, 08:26

Bem verdade, Slider!

Parece que, depois de consultar fóruns, depois da "marretada" que levaram, a Hondo enveredou pelo fabrico de réplicas low cost. Até lá, e atendendo ao que muitos referem, a Hondo fazia cópias fiéis da Gibson e Fender, sendo as Les Paul produzidas com corpos em mogno, com set neck, e hardware razoável.
avatar
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1678
Idade : 39
Localização : Porto
Guitarra : Fender USA Telecaster Deluxe '10; Fender USA Stratocaster Deluxe '99; Fender Stratocaster USA Blackie '04; Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Deluxe '12; Gibson Les Paul Junior '10; Gibson SG Standard '95; PRS CE24 '98; Takamine EF341SC '09; Takamine FP400SC '93.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro de uma Hondo II

Mensagem por barollo em Sab Ago 22 2015, 09:09

E pronto, assim acabou a 1ªfase dos trabalhos! Very Happy
avatar
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1678
Idade : 39
Localização : Porto
Guitarra : Fender USA Telecaster Deluxe '10; Fender USA Stratocaster Deluxe '99; Fender Stratocaster USA Blackie '04; Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Deluxe '12; Gibson Les Paul Junior '10; Gibson SG Standard '95; PRS CE24 '98; Takamine EF341SC '09; Takamine FP400SC '93.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro de uma Hondo II

Mensagem por alexcoupe em Sab Ago 22 2015, 10:42

Bem fixe, tens ai muito trabalhinho pela frente, isso fica bem com o hardware um pouco relic, não ponhas tudo brilhante e cromado, eu fiz o mesmo trabalho numa Les Paul Memphis, e tive um trabalhão enorme com esta guitarra, os niveis de qualidade são muito idênticos aos da Hondo, tive de colocar a parte eletrica toda de novo, e o braço foi todo aberto pintado de novo com trastes novos e truss rod trocado, mas não tenciono vende-la, não sou grande fan de Les Paul e esta faz o trabalho como se quer, boa continuação e força com isso.
avatar
alexcoupe
Guitar Hero

Post Count : 1349
Idade : 39
Localização : Setubal
Guitarra : Epiphone Wildcat, Fender Telecaster, squier Stratocaster Maison
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/12/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro de uma Hondo II

Mensagem por barollo em Sab Ago 22 2015, 11:11

Boas. Felizmente o braço até nem está mau, precisa de um fret dressing, no mínimo. O truss rod está imaculado e por enquanto desapertei-o enquanto não leva as cordas novas. De resto, vai precisar de uma ponte nova, muito provavelmente. Espero que nada mais. ..
avatar
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1678
Idade : 39
Localização : Porto
Guitarra : Fender USA Telecaster Deluxe '10; Fender USA Stratocaster Deluxe '99; Fender Stratocaster USA Blackie '04; Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Deluxe '12; Gibson Les Paul Junior '10; Gibson SG Standard '95; PRS CE24 '98; Takamine EF341SC '09; Takamine FP400SC '93.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro de uma Hondo II

Mensagem por Slider56 em Sab Ago 22 2015, 12:46

Pelo sim pelo não refaz-lhe o circuito todo de fio a pavio;aproveitas os pickups se estiverem em condições,e cuidado com o toggle de 2 posições,que deve ser dos modelos mais rascas (caixa rectangular).

_________________
http://www.oficinadaguitarra.com/

Is baile ina bhfuil an croí...
Gura slán an scérlai
avatar
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11210
Idade : 62
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro de uma Hondo II

Mensagem por lore em Sab Ago 22 2015, 12:51

Acho que tenho ali uma TOM arrumada...
boa sorte com o restauro !
avatar
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro de uma Hondo II

Mensagem por barollo em Sab Ago 22 2015, 19:13

Se a quiseres vender, diz coisas! Wink
avatar
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1678
Idade : 39
Localização : Porto
Guitarra : Fender USA Telecaster Deluxe '10; Fender USA Stratocaster Deluxe '99; Fender Stratocaster USA Blackie '04; Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Deluxe '12; Gibson Les Paul Junior '10; Gibson SG Standard '95; PRS CE24 '98; Takamine EF341SC '09; Takamine FP400SC '93.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro de uma Hondo II

Mensagem por lore em Dom Ago 23 2015, 01:30

Qual é a medidas das roscas ?
avatar
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro de uma Hondo II

Mensagem por barollo em Dom Ago 23 2015, 08:21

Distância entre pólos: 72mm.
Queres o tamanho das cabeças,
avatar
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1678
Idade : 39
Localização : Porto
Guitarra : Fender USA Telecaster Deluxe '10; Fender USA Stratocaster Deluxe '99; Fender Stratocaster USA Blackie '04; Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Deluxe '12; Gibson Les Paul Junior '10; Gibson SG Standard '95; PRS CE24 '98; Takamine EF341SC '09; Takamine FP400SC '93.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro de uma Hondo II

Mensagem por lore em Dom Ago 23 2015, 08:37

esta tem 74 mm entre centros e roscas de 4 mm
tb tenho uma tail tudo epiphone
avatar
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro de uma Hondo II

Mensagem por barollo em Dom Ago 23 2015, 09:16

Manda fotos!
avatar
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1678
Idade : 39
Localização : Porto
Guitarra : Fender USA Telecaster Deluxe '10; Fender USA Stratocaster Deluxe '99; Fender Stratocaster USA Blackie '04; Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Deluxe '12; Gibson Les Paul Junior '10; Gibson SG Standard '95; PRS CE24 '98; Takamine EF341SC '09; Takamine FP400SC '93.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro de uma Hondo II

Mensagem por lore em Dom Ago 23 2015, 10:23

Vao pelo face
avatar
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro de uma Hondo II

Mensagem por barollo em Dom Ago 23 2015, 15:51

Já estive a ver!

Já te respondo!!!!
avatar
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1678
Idade : 39
Localização : Porto
Guitarra : Fender USA Telecaster Deluxe '10; Fender USA Stratocaster Deluxe '99; Fender Stratocaster USA Blackie '04; Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Deluxe '12; Gibson Les Paul Junior '10; Gibson SG Standard '95; PRS CE24 '98; Takamine EF341SC '09; Takamine FP400SC '93.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro de uma Hondo II

Mensagem por barollo em Seg Ago 24 2015, 10:35

Olá novamente,

Hoje foi dia de ponte nova. O alexcoupe gentilmente cedeu-me uma tailpiece para o projecto, que, como podem ver, assenta na perfeição! Very Happy Obrigado alexcoupe! Wink



Entretanto, decidi também trocar a "tune-o-matic". Os pinos, além das cabeças muito desgastadas, estão extremamente perros e portanto vou trocar a ponte. Se alguém tiver por aí uma perdida por casa, avisem! Very Happy

Vou dando novidades! Wink
avatar
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1678
Idade : 39
Localização : Porto
Guitarra : Fender USA Telecaster Deluxe '10; Fender USA Stratocaster Deluxe '99; Fender Stratocaster USA Blackie '04; Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Deluxe '12; Gibson Les Paul Junior '10; Gibson SG Standard '95; PRS CE24 '98; Takamine EF341SC '09; Takamine FP400SC '93.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro de uma Hondo II

Mensagem por alexcoupe em Seg Ago 24 2015, 10:52

Ficou que nem uma luva e está um bocado relicada, era da minha Memphis que levou uma em Aluminio. a tune o matic não tenho, mas olha a Fratermusic tem lá umas baratinhas que te desenrascam na perfeição.

http://fratermusic.com/store/pontes-tailpieces/pontes-guitarra/pontes-les-paul/ponte-tune-o-matic-4mm-b-161

Tens esta também por 5€
http://olx.pt/anuncio/pente-para-guitarra-estilo-les-paul-IDy2YV1.html#19ab862e3c
avatar
alexcoupe
Guitar Hero

Post Count : 1349
Idade : 39
Localização : Setubal
Guitarra : Epiphone Wildcat, Fender Telecaster, squier Stratocaster Maison
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/12/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro de uma Hondo II

Mensagem por barollo em Seg Ago 24 2015, 11:28

Ok. Obrigado! Very Happy
avatar
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1678
Idade : 39
Localização : Porto
Guitarra : Fender USA Telecaster Deluxe '10; Fender USA Stratocaster Deluxe '99; Fender Stratocaster USA Blackie '04; Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Deluxe '12; Gibson Les Paul Junior '10; Gibson SG Standard '95; PRS CE24 '98; Takamine EF341SC '09; Takamine FP400SC '93.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro de uma Hondo II

Mensagem por alexcoupe em Qui Ago 27 2015, 05:18

Então como vai esse projecto?
avatar
alexcoupe
Guitar Hero

Post Count : 1349
Idade : 39
Localização : Setubal
Guitarra : Epiphone Wildcat, Fender Telecaster, squier Stratocaster Maison
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/12/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro de uma Hondo II

Mensagem por barollo em Qui Ago 27 2015, 10:58

Boas.

Neste momento, estamos de férias. Wink quando voltar vou começar a por o braço em condições, começando pelos frets. Encomendei material do ebay para completar o projecto, só deve chegar nas próximas semanas, electrónica e uma tune o matic bridge, agora é aguardar. Wink
avatar
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1678
Idade : 39
Localização : Porto
Guitarra : Fender USA Telecaster Deluxe '10; Fender USA Stratocaster Deluxe '99; Fender Stratocaster USA Blackie '04; Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Deluxe '12; Gibson Les Paul Junior '10; Gibson SG Standard '95; PRS CE24 '98; Takamine EF341SC '09; Takamine FP400SC '93.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro de uma Hondo II

Mensagem por barollo em Qua Set 09 2015, 04:09

Bom dia, pessoal!

É tempo de fazer actualizações ao tópico com mais alguns progressos.

O corpo aguarda a entrada de jack e uma revisão da electrónica, mas como não consigo estar parado, o braço está em "actividade". Tinha reparado quando a recebi que um dos inlays me parecia solto, daí ter começado por aí.
Toca de tirar o respectivo e colar com cianoacrilato - a boa Super Cola 3 Smile - e tirar o excesso. Só tenho fotos do produto final, sorry! Aproveitei para limpar bem o fretboard, recorrendo a uma lâmina e aplicando pouca pressão... e até nem pareceu mal. Wink

Aqui está o "gajo", o primeiro inlay, no sítio e sem a camada de cola por cima, que parecia um lago. Razz


A escala limpinha. Ainda falta aplicar o lemon oil para hidratar a madeira.




Em seguida, os trastos. De facto, e à primeira vista, alguns dos trastos estavam bastante gastos em algumas zonas e o que melhor se poderia adequar seria provavelmente um refret. Mas numa guitarra destas seria um investimento que eu não queria ter e portanto procurei outras alternativas. É certo que um fret dressing seria suficiente, mas mesmo assim algumas "amolgadelas" deixaram-me preocupado. Pesquisei pela net e encontrei alguns vídeos no Youtube acerca deste problema e resolvi arriscar. Aqui está um dos links para verem o que tentei fazer:



O resultado ainda não é definitivo - tenho de arranjar um conjunto de limas em condições para isto - mas não parece mal de todo. Com um fret dressing a seguir, é capaz de ficar bastante bem! Wink






E é tudo por agora! Over and out!

Ideias, sugestões, comentários, críticas, são sempre benvindos! Very Happy
avatar
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1678
Idade : 39
Localização : Porto
Guitarra : Fender USA Telecaster Deluxe '10; Fender USA Stratocaster Deluxe '99; Fender Stratocaster USA Blackie '04; Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Deluxe '12; Gibson Les Paul Junior '10; Gibson SG Standard '95; PRS CE24 '98; Takamine EF341SC '09; Takamine FP400SC '93.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro de uma Hondo II

Mensagem por alexcoupe em Qua Set 09 2015, 04:45

no fim passa com uma lixa fininha tipo 1000 e lã de aço 000, depois um pouco de massa de polir enquanto tens a escala protegida, vais ver que fica outra coisa, mas isso queria mesmo era um fret dressing.
avatar
alexcoupe
Guitar Hero

Post Count : 1349
Idade : 39
Localização : Setubal
Guitarra : Epiphone Wildcat, Fender Telecaster, squier Stratocaster Maison
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/12/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro de uma Hondo II

Mensagem por barollo em Qua Set 09 2015, 05:21

Eu vou usando a lixa 1000 para ir dando uns retoques... se calhar a massa de polir era porreiro, vou por isso na minha lista de compras. Wink Thanks!

Mas vai ser alvo de fret dressing, disso não se safa! Very Happy
avatar
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1678
Idade : 39
Localização : Porto
Guitarra : Fender USA Telecaster Deluxe '10; Fender USA Stratocaster Deluxe '99; Fender Stratocaster USA Blackie '04; Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Deluxe '12; Gibson Les Paul Junior '10; Gibson SG Standard '95; PRS CE24 '98; Takamine EF341SC '09; Takamine FP400SC '93.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro de uma Hondo II

Mensagem por alexcoupe em Qua Set 09 2015, 05:30

Não desgastes demais os fretes agora deixa um bocado para quando fizeres o fret dressing.
avatar
alexcoupe
Guitar Hero

Post Count : 1349
Idade : 39
Localização : Setubal
Guitarra : Epiphone Wildcat, Fender Telecaster, squier Stratocaster Maison
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/12/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro de uma Hondo II

Mensagem por barollo em Qua Set 09 2015, 05:39

Sim, só lhes quero dar alguns retoques, nada de mais. Além disso, o conjunto de limas é algo que já estava a pensar há algum tempo, portanto convém ter isso em casa, assim como algum outro material, como solda em condições, um suporte para o ferro de soldar, entre outras coisas que serão necessárias para outras reparações "minor" que por cá tenha.
Não quero ser luthier nem nada que se pareça, mas há coisas que um tipo que toque guitarra, na minha opinião, deve saber fazer para se desenrascar: trocar um pot ou uma entrada de jack, por exemplo; agora, refrets e coisas mais meticulosas não é para mim! Wink
É por isso que este projecto calha bem, para aprender a fazer certas coisas sem ter a responsabilidade de danificar material de primeira. A guitarra terá a revisão de um profissional, é certo, mas por enquanto vai servindo para refinar técnica de soldar, trocar componentes, reparar frets, limpar/tratar escala, etc., que são coisas mais simples, para que não esteja dependente de um luthier para fazer isso, o que envolve perda de tempo... e de guito! Wink
avatar
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1678
Idade : 39
Localização : Porto
Guitarra : Fender USA Telecaster Deluxe '10; Fender USA Stratocaster Deluxe '99; Fender Stratocaster USA Blackie '04; Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Deluxe '12; Gibson Les Paul Junior '10; Gibson SG Standard '95; PRS CE24 '98; Takamine EF341SC '09; Takamine FP400SC '93.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Restauro de uma Hondo II

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum