ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Floyd Rose Vs. Ponte Fixa

+4
onthewheels
v-shadow
ze gibson's
Topper
8 participantes

Ir para baixo

Floyd Rose Vs. Ponte Fixa Empty Floyd Rose Vs. Ponte Fixa

Mensagem por Topper Seg Jun 17 2013, 05:07

boas pessoal!
Nunca toquei com Floyd Rose, nem com tremolo nenhum, apenas com ponte fixa.
Uns dizem maravilhas dos Floyd, outros nem por isso. O que já percebi é que não é um sistema de facil nem rápida afinação.
Ando a namorar uma Schecter que há disponivel com e sem Floyd Rose, mas estou indeciso.
Sendo canhoto, ainda não encontrei uma loja, pelo menos para os meus lados, que tivesse uma guitarra com floyd Rose para experimentar para ver se me adaptava ou gostava, uma vez que a Schecter só vêm de encomenda.
Já vi diversos videos no You tube a explicarem como funciona e tal, mas sinceramente gostava de opiniões mais pessoais de quem faz uso frequente, ou até quem conhece bem os dois sistemas, qual prefere, vantagens e desvantagens...
Topper
Topper
Aprendiz de guitarra

Post Count : 28
Idade : 43
Localização : Barreiro
Guitarra : Schecter Damien Elite Avenger FR / Epiphone SG400 / Epiphone FT-165 / Ibanez LP Series
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Floyd Rose Vs. Ponte Fixa Empty Re: Floyd Rose Vs. Ponte Fixa

Mensagem por ze gibson's Seg Jun 17 2013, 05:13

há floyds e floyds, uns bons e bacanos que não desafinam a cada utilização que lhe
dás, outros, lá fazes algo mais "puxado" e lá vai a afinação, claro que ter uma guitarra com uma ponte "não fixa", quando já se tem outras de ponte fixa, é sempre bom, pois podemos ter mais variação nas músicas, mas foi o que eu disse, há floyds e floyds, assim como tremolos, igualmente... tem muito que se lhe diga este tema de Floyd Rose vs. Ponte fixa, vai do gosto de cada um penso eu, embora haja algumas pontes, que pronto..

Penso que há pessoas que tem Shecters aqui no fórum com e sem floyd, espera que eles venham até cá e deêm a sua opinião, espero ter ajudado um pouco.. abrir umas luzes
ze gibson's
ze gibson's
Guitarrista viciado

Post Count : 896
Idade : 28
Localização : Porto
Guitarra : Fender Stratocaster Custom Shop 62; Ibanez ART-120; Squier CV Tele
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 02/04/2010

https://www.facebook.com/thebookrock

Ir para o topo Ir para baixo

Floyd Rose Vs. Ponte Fixa Empty Re: Floyd Rose Vs. Ponte Fixa

Mensagem por v-shadow Seg Jun 17 2013, 05:43

nao compras uma guitarra com um bom floyd por menos de 500€ (nova), de resto, é uma cena que só tu podes ver se gostas ou não, é mesmo uma questão de experimentares.
em relação á afinação, se o floyd for bom, nao vais ter problemas nenhuns, é normal desafinar um pouco com o passar dos dias, mas a micro-afinaçao está lá para isso mesmo.
se ao trocares de cordas, optares por umas de diferente espessura, aí já tens que perder algum tempo a nivelar a ponte e a afinar tudo como deve ser.

a ponte fixa é mais prática, pessoalmente prefiro fixa mas só porque nao sei usar floyds
v-shadow
v-shadow
Guitar Hero

Post Count : 1299
Idade : 37
Localização : s. joao da madeira
Guitarra : razorback V "costumized", "prs"
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Floyd Rose Vs. Ponte Fixa Empty Re: Floyd Rose Vs. Ponte Fixa

Mensagem por onthewheels Seg Jun 17 2013, 06:34

Bem, eu tenho uma strat que vem com Floyd Rose... E velhinha tanto a guitarra como o Floyd (Lol, tem cerca 20 anos) uma coisa posso dizer.. Nao perde a afinação por nada do mundo... Agora a parte chata e que cada vez que trocas as cordas tens de perder umas 2 horas (isso porque eu sou nabo e mão percebo nada do assunto) até teres os armonicos bem '' situados '' lol

mas de resto é um sistema fixe para quem quer uma ponte móvel...
onthewheels
onthewheels
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 138
Idade : 36
Localização : Lisboa
Guitarra : algumas...
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/11/2012

http://billylobster.weebly.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Floyd Rose Vs. Ponte Fixa Empty Re: Floyd Rose Vs. Ponte Fixa

Mensagem por Dieselboy Seg Jun 17 2013, 07:21

Eu já tive guitarras de ponte fixa e agora tenho com Floyd Rose e dificilmente voltarei para guitarras de ponte fixa. Se há coisa que me decepciona é tocar numa guitarra com um bom braço e depois de fazer alguns bends a guitarra fica desafinada ... Posso-te dizer que a minha guitarra mantém-se afinada durante meses com cordas 0.9  e acredita que puxo bem pelos bends e pelo floyd!

Mas isto não é assim tão linear, tudo depende do teu estilo como guitarrista, se usas diferentes tipos de afinação, etc

Quanto afinação com floyd rose não é um bicho de 7 cabeças! É uma questão de te informares como funciona.
Dieselboy
Dieselboy
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 245
Idade : 46
Localização : Porto
Guitarra : ESP KH-2 ; ESP LTD EC-1000 VB ; JACKSON RRMG PRO
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Floyd Rose Vs. Ponte Fixa Empty Re: Floyd Rose Vs. Ponte Fixa

Mensagem por Topper Seg Jun 17 2013, 09:11

Sim, eu também uso bends com frequência e volta e meia lá tenho que andar a afinar as cordas outras vez. Normalmente gosto de tocar hard rock, heavy, thrash, por aí fora...
Gosto de tocar em C#, tipo a afinação dos Slayer, gosto do som mais grave. Em ponte fixa, tenho a facilidade de alterar o tom rapido e com frequência. Já em Floyd pelo que tive a ver já ñ é bem assim. 
Mas também uma vez que ia ficar com outra guitarra tinha uma afinada em C# e outra em E.
Gosto muito de ver Kerry King, Steve Vai, Joe Satriani, Dimebag também era um verdadeiro mestre do Floyd Rose.
Também fico vidrado a ver Michael Romeo tocar, se bem que comparando com Kerry King, por exemplo, usa mais bends do que tremolo... E faltam aqui ainda muitos nomes mesmo!
Topper
Topper
Aprendiz de guitarra

Post Count : 28
Idade : 43
Localização : Barreiro
Guitarra : Schecter Damien Elite Avenger FR / Epiphone SG400 / Epiphone FT-165 / Ibanez LP Series
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Floyd Rose Vs. Ponte Fixa Empty Re: Floyd Rose Vs. Ponte Fixa

Mensagem por Valveaddicted Seg Jun 17 2013, 10:23

Nenhum tipo de guitarra é melhor que o outro (ponte fixa - Tremolo), cada tipo de guitarra tem as suas vantagens e desvantagens.
Uma guitarra com tremolo (desde que seja uma boa guitarra com um bom tremolo e setup "em dia") quase nunca vai desafinar, e nas muito raras ocasiões que isso acontecer, vai ser algo tão ligeiro que a micro-afinação é mais do que suficiente para resolver rapidamente o assunto, é até este um dos motivos que me leva a tocar hoje em dia mais com guitarra com tremolos, a estabilidade da afinação. Como desvantagem tens a mudança de afinação (se entenderes que queres mudar) e a troca de cordas.
Também gosto de guitarras de ponte fixa, especialmente para "brincar" com a afinação e fazer "drop's".
Cada uma tem as suas vantagens, agora... acho que deves fazer especial cuidado com uma coisa, se por acaso comprares uma guitarra com tremolo, deves ter o cuidado de comprar uma que tenha um bom. Se numa boa guitarra um tremolo te dá maior estabilidade de afinação, numa guitarra de fraca qualidade ou numa boa mas com o setup por fazer, tens o "outro lado da moeda", ou seja, uma guitarra com uma afinação completamente instável. 

Sinceramente, eu faço os setups ás minhas guitarras e não vejo nenhum bicho de 7 cabeças para fazer um setup, trocar cordas ou afinação, requer é alguma pratica, depois disso, os ajustes fazem-se rapidamente e sem grande problema.
Valveaddicted
Valveaddicted
Guitarrista de garagem

Post Count : 340
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Ibanez, Gibson, Dean.
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 12/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Floyd Rose Vs. Ponte Fixa Empty Re: Floyd Rose Vs. Ponte Fixa

Mensagem por Topper Seg Jun 17 2013, 12:17

A guitarra é esta:

http://cachepe.zzounds.com/media/fit300by300/quality65/Se89865H-9963188b6b79eead79ad7eacc6734344.jpg

E sem Floyd é esta:

http://cachepe.zzounds.com/media/quality,85/rotate,-45/89850H-446dfd7a9d28067979e193a729e18a59.jpg

Se alguém aqui conhecer bem a Schecter, com ou sem Floyd Rose, agradecia uma opinião. Até agora do que vi na net, as criticas são bastante positivas e são poucas as negativas.
Topper
Topper
Aprendiz de guitarra

Post Count : 28
Idade : 43
Localização : Barreiro
Guitarra : Schecter Damien Elite Avenger FR / Epiphone SG400 / Epiphone FT-165 / Ibanez LP Series
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Floyd Rose Vs. Ponte Fixa Empty Re: Floyd Rose Vs. Ponte Fixa

Mensagem por Valveaddicted Seg Jun 17 2013, 13:24

Se essa guitarra for esta

http://www.schecterguitars.com/International/Vault/200/081544700830/Damien-Elite-Avenger-FR.aspx

Eu até acho piada a quase todas as specs da guitarra... menos ao tremolo, que é um floyd rose special.

Muita gente gosta dos special, assim como de alguns floyd rose licensed, e não digo que sejam maus, mas têm um desgaste bem mais precoce (por serem feitos de materiais de qualidade inferior aos "topos de gama") e o "feel" na maior parte das vezes é diferente (para algumas pessoas não faz diferença, para outras faz toda a diferença). Por isso eu prefiro pagar mais um pouco, ter um bom tremolo e evitar estes.

Existem vários tremolos realmente bons (floyd rose original, schaller, edge/edge pro/edge lo-pro/edge zero, ect) e estes são as opções mais seguras que podes encontrar. Depois tens os que considero aceitáveis embora não sejam o ideal, que são os tremolos floyd rose feitos no oriente (Coreia), mais propriamente os floyd rose 1000 series (feitos à semelhança dos floyd rose original, mas na Coreia e com materiais aceitáveis, mas inferiores aos tremolos alemães).

Fica aqui a página da floyd rose, dá uma espreitadela que vale a pena para ficares com uma ideia melhor.

http://floydrose.com/bridges/index.php

No caso dessa Schecter, eu preferia a de ponte fixa.
Tem specs muito porreiras (madeiras, pickups, tuners, etc), só que para o meu gosto, a ponte devia ser pelo menos uma floyd rose 1000, que são curiosamente as que equipam a gama Hellraiser e Blackjack deles (muitos vendedores gostam de dizer que são OFR... mas não, são da série 1000).
Valveaddicted
Valveaddicted
Guitarrista de garagem

Post Count : 340
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Ibanez, Gibson, Dean.
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 12/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Floyd Rose Vs. Ponte Fixa Empty Re: Floyd Rose Vs. Ponte Fixa

Mensagem por Topper Ter Jun 18 2013, 05:53

Sim Valveaddicted, a guitarra é essa mas noutra cor.Tive a ver o link dos Floyd Rose que mandaste. Obrigado! 
Nas especificações dela realmente diz que é Floyd Rose special.
Eu gosto muito da guitarra, não é muito comum, principalmente para canhoto!
Caso ache que o Floyd que ela trás não cumpra as funções como deve ser é possível trocar um outro melhor?
Topper
Topper
Aprendiz de guitarra

Post Count : 28
Idade : 43
Localização : Barreiro
Guitarra : Schecter Damien Elite Avenger FR / Epiphone SG400 / Epiphone FT-165 / Ibanez LP Series
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Floyd Rose Vs. Ponte Fixa Empty Re: Floyd Rose Vs. Ponte Fixa

Mensagem por Dieselboy Ter Jun 18 2013, 06:39

Já tive uma guitarra durante vários anos com um Floyd Rose Special e só tenho a dizer bem. Se calhar tive sorte, pq ao contrario do que disse o Valveaddicted achei bastante robusto e muito fiável a nível de afinação. Não sei ao certo onde foi fabricado mas penso que tenha sido na Koreia uma vez que a guitarra era uma ESP LTD KH 202 made in Koreia.
Dieselboy
Dieselboy
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 245
Idade : 46
Localização : Porto
Guitarra : ESP KH-2 ; ESP LTD EC-1000 VB ; JACKSON RRMG PRO
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Floyd Rose Vs. Ponte Fixa Empty Re: Floyd Rose Vs. Ponte Fixa

Mensagem por Velut Umbra Ter Jun 18 2013, 08:46

Já tive uma Maison com floyd (réblica baratucha), mas o bicharoco até era fixe.
Após muitos ajustes, lá aprendi a trocar de cordas em menos de 15 minutos e a deixar
a ponte nivelada.
Tive também de adaptar a posição da mão para o palm muting porque tinha tendência a
forçar o floyd e ficar a tocar um cagagésimo mais agudo... Nada de mais.
Agora que não a tenho, sinto falta de brincar um pouco com os divebombs e afins.
Se fosse a ti, comprava a guitar com floyd. Pelo menos ficas já com a artilharia toda.
Velut Umbra
Velut Umbra
Guitar Hero

Post Count : 1282
Idade : 47
Localização : Cascais
Guitarra : Maison Flying V FV500, Harley Benton DIY Flying V, Squier Hello Kitty Stratocaster, Ibanez RX170d
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Floyd Rose Vs. Ponte Fixa Empty Re: Floyd Rose Vs. Ponte Fixa

Mensagem por Zelig Ter Jun 18 2013, 16:20

Caso ache que o Floyd que ela trás não cumpra as funções como deve ser é possível trocar um outro melhor?

Sim, podes trocar por um Floyd Rose original mais tarde. Custam é cerca de 230 euros.
Mas duvido que nos primeiros tempos tenhas problemas graves.
Zelig
Zelig

Post Count : 19
Idade : 56
Localização : Lisboa
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 30/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Floyd Rose Vs. Ponte Fixa Empty Re: Floyd Rose Vs. Ponte Fixa

Mensagem por Topper Qua Jun 19 2013, 04:51

Dieselboy, tenho um amigo meu que têm essa ESP LTD KH 202 e ao inicio ele estava a ficar um pouco desesperado com aquilo. Na loja ainda lhe quiseram cobrar 55€ por um setup. Eu disse-lhe, se cada vez que a guitarra desafinar vais pagar isso por um setup, a guitarra sai-te ao preço do ouro!!! Com calma e umas dicas da net lá atinou com os ajustes e afinação. Agora está satisfeito!
Nunca pude usa-la, porque sou canhoto, mas do que vi, gostei.
Mas já decidi, vou comprar com Floyd Rose.
Pessoal, obrigado pelas opiniões! LaughingLaughing
Topper
Topper
Aprendiz de guitarra

Post Count : 28
Idade : 43
Localização : Barreiro
Guitarra : Schecter Damien Elite Avenger FR / Epiphone SG400 / Epiphone FT-165 / Ibanez LP Series
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Floyd Rose Vs. Ponte Fixa Empty Re: Floyd Rose Vs. Ponte Fixa

Mensagem por Dieselboy Qua Jun 19 2013, 04:55

55 € por um setup é um assalto ehehehe

Atenção que há 2 "versões" dessa guitarra, uma feita na Koreia e outra na Indonésia. Eu tive a sorte de apanhar uma Koreana que sao bem melhores e vinham com pickups EMG HZ e não ESP. Grande guitarra em relação ao preço/qualidade!
Dieselboy
Dieselboy
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 245
Idade : 46
Localização : Porto
Guitarra : ESP KH-2 ; ESP LTD EC-1000 VB ; JACKSON RRMG PRO
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Floyd Rose Vs. Ponte Fixa Empty Re: Floyd Rose Vs. Ponte Fixa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos