ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Shielding - for dummys

+27
lore
MARKOARAUJO
apmacc
mr_clean
bates
samc
Rafael99
Carecaz
AfonsoAlves
Waltheer
lourenco599
silverwing91
MValadas
Prats
Uminety
Slider56
carlosxana
used4music
ali3ncorp
ObiQueloKenobi
lowprofile
GuitarParts
.:Rodrigo:.
Scorp
PedroOliveira
Zito
Z3D
31 participantes

Página 4 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 4 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Z3D Qui Nov 29 2012, 09:50

Continuando então. Peguei no fio que vem do tremolo e soldei-o ao cobre na cavidade dos controlos - normalmente este fio vem de fábrica ligado à carcaça dos pots, que por sua vez vão ser interligados à massa. Mas como o shielding vai ser todo ligado à massa também, o efeito de soldar o fio vai dar exactamente ao mesmo.

Cá vai a foto dele lá soldado, é o fio preto.

Rolling Eyes
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 4 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por AfonsoAlves Qui Nov 29 2012, 09:54

okapa obrigado;)
e que esse fio esta-me a atrofiar porque nao me deixa tirar a pick guard
AfonsoAlves
AfonsoAlves
Guitarrista dedicado

Post Count : 737
Idade : 29
Localização : Avelar
Guitarra : Rochester sgs; Ibanez Amf ; Squier Telecaster Deluxe ; Baixo jack & danny, ukulele Mahalo; viola de marca branca
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 04/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 4 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Slider56 Qui Nov 29 2012, 17:30

Recapitulando...

há 4 tipos de blindagem que podem ser feitas numa guitarra,mas por razões mais do que óbvias,as mais em conta são a famosa fita autocolante de alumínio e a de cobre,sendo esta bem mais eficaz.
As outras alternativas são a tinta de grafite que se encontra na maioria das guitarras japonesas de gamas média e alta,e uma rara e caríssima tinta de prata;nos anos 70 e 80 algumas guitarras e baixos eléctricos de algumas marcas topo de gama usavam esta tinta para fazer shielding;um bom exemplo eram as famosas Kramer com braços em alumínio e headstock en forma de fisga e as Alembic. Shocked (oh sim...eram caras que até doía... pale )

À falta de melhor,a Fratermusic e o Mrjack vendem folhas de cobre e fazem o serviço sem problemas;como solução de recurso,mas igualmente eficaz a tal fita autocolante em alumínio da que se vende nas lojas de tubagens de esquentadores e lojas de ferragens também serve se o trabalho fôr feito como deve ser.

Uma coisa é certa e já se falou nisso vezes sem conta: se não souberem fazer,não inventem!Peçam a quem sabe para não dar raia,porque não basta apenas colar a fita nas cavidades e costas do pickguard....!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 4 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por AfonsoAlves Qui Nov 29 2012, 17:41

alem das cavidades tem de se soldar o tal fio de massa ao cobre certo?
AfonsoAlves
AfonsoAlves
Guitarrista dedicado

Post Count : 737
Idade : 29
Localização : Avelar
Guitarra : Rochester sgs; Ibanez Amf ; Squier Telecaster Deluxe ; Baixo jack & danny, ukulele Mahalo; viola de marca branca
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 04/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 4 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Slider56 Qui Nov 29 2012, 17:58

...e não só:verificar a continuidade em todos os pontos onde se aplique a folha,e acima de tudo ter o cuidado de evitar que alguns switches toquem na blindagem.

GRosso modo,as Fender Strato e Tele têm medidas certas e isso não acontece,mas em algumas réplicas ligeiramente mais estreitas,pode acontecer que os terminais de um switch de 3 ou 5 posições toquem na blindage e provoquem ou ruídos estranhos, ou por i simplesmente cancelem o sinal e não há som para ninguém.

Apanhei há alguns anos um "artista" que tinha a mania que sabia fazer tudo e mais alguma coisa.Por curiosidade,peguei na guitarra de que ele se queixava de não dar som ou então um som muito estranho,desaparafusei o pickguard,e simplesmente colei um bocado de fita de papel de pintura na zona onde o switcher tocava no shielding e...problema resolvido... Rolling Eyes

Quando as situações são préviamente analisadas e estudadas,tendo os materiais certos e o saber,tudo corre bem,desde que não haja componentes defeituosos,e não esquecer que este tipo de trabalhos deve ser feito de modo limpo,eficaz e sem mariquices;aquilo não é para mostar a ninguém...é para isolar o circuito e proteger a guitarra de ruídos e interferências diversas!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 4 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por AfonsoAlves Qui Nov 29 2012, 18:16

vou tentar fazer a minha amanha vou mandar vir o cobre
AfonsoAlves
AfonsoAlves
Guitarrista dedicado

Post Count : 737
Idade : 29
Localização : Avelar
Guitarra : Rochester sgs; Ibanez Amf ; Squier Telecaster Deluxe ; Baixo jack & danny, ukulele Mahalo; viola de marca branca
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 04/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 4 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Z3D Sex Nov 30 2012, 01:48

Uma coisa é certa e já se falou nisso vezes sem conta: se não souberem fazer,não inventem!Peçam a quem sabe para não dar raia,porque não basta apenas colar a fita nas cavidades e costas do pickguard....!

Isto devia ser lei, com obrigatoriedade de pagamento de coima por cada post aflito que surja a seguir ....
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 4 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Slider56 Sex Nov 30 2012, 14:38

Se assim fosse estávamos a nadar em guito...€€€€€€€€... Razz
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 4 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Rafael99 Dom Jan 20 2013, 09:00

Boas pessoal!

Obrigado por este tópico muito bem feito!

Atrevi-me a fazer um Shielding à minha Fender Squier e digo-vos.... ficou impecável, agora não faz nenhum tipo de ruídos fantasmas!!
É uma modificação que vale a pena nestas guitarras, elas não trazem protecção nenhuma!

Já parece uma guitarra razoável! Very Happy


Rafael99
Rafael99

Post Count : 14
Idade : 32
Localização : Vila do Conde
Guitarra : Squier stratocaster
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 4 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Slider56 Dom Jan 20 2013, 10:57

Os ruídos que normalmente associamos a guitarras armadas com singlecoils (e não só...) dependem de um número de factores que por vezes nos escapa.Desde a ligação à corrente não ter terra,um amplificador com filtragem deficiente,e claro a própria guitarra. Já apanhei Squier's e outras low-cost sem o mínimo de shielding e absolutamente silenciosas,isto porque vinham com um circuito eléctrico muito bem montado.

Se tiveste bons resultados é porque fizeste bem o trabalho! Fixe
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 4 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Rafael99 Dom Jan 20 2013, 11:07

Pois, acredito que isso seja verdade.
Se calhar até foi por outro motivo que não o shielding que resultou, mas pronto se não o fizesse ela ainda estaria a fazer ruídos XD

O que fiz foi basicamente forrar muito bem todo o interior e pickguard, e depois fiz uma pequena placa de cobre com quatro fios cabos de cobre soldados a ela.
1º cabo soldei à massa onde as molas estão presas
2º cabo coloquei encostado à folha de alumínio por baixo do primeiro singlecoil.
3º cabo coloquei encostado à folha de alumínio do pickguard
4º cabo liguei à cavidade do jack plate (deste cabo saiu outro para ligar à massa do conector do jack)

Aparafusei esta placa de cobre sobre a folha de alumínio.

O cabo original que estava soldado ao local onde as molas prendem cortei-o e isolei a ponta com fita cola eléctrica. Para n interferir em nada.

E voçês perguntam: Para quê tanto cabo? Simples, como estava com medo que não resultasse, e tinha muito cabo disponível optei pelo seguro, caso não fosse a "jaula de alumínio" estar bem selada XD

Aqui está uma imagem


Shielding - for dummys - Página 4 Fotos0220
Rafael99
Rafael99

Post Count : 14
Idade : 32
Localização : Vila do Conde
Guitarra : Squier stratocaster
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 4 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por samc Qui Jan 24 2013, 11:13

Shielding - for dummys - Página 4 Img0171ng

Na altura que fiz, arranjei dois rolos baratos de fita de cobre autocolante então deu para cobrir integralmente as cavidades da guitarra e o pickguard e ainda sobrou. Ficou tudo igual para melhorar o aspecto
Não é preciso ligar um fio extra para a cavidade do jack porque o fio da massa está ligado à parte metálica do jack e por conseguinte faz contacto com a fita de cobre nas extremidades. Aliás algo que alertam nas modificações guitarras é com respeito à criação de GROUND LOOPS.
Quanto aos resultados notei uma redução do ruído de perto de uns 15/20%.
samc
samc

Post Count : 18
Idade : 74
Localização : Leiria
Guitarra : Strat
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 22/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 4 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Z3D Qui Jan 24 2013, 11:30

samc: ground loops em guitarras é um mito. Para que isso aconteça é necessário que hajam dois grounds distintos a potenciais diferentes.
E isso não acontece numa guitarra nem que a vaca tussa.

(a não ser que queiras contar com a diferença de potencial criada pela resistividade de cada fio condutor... que é completamente desprezável como deves calcular)

Não é preciso ligar um fio extra para a cavidade do jack porque o fio da massa está ligado à parte metálica do jack e por conseguinte faz contacto com a fita de cobre nas extremidades.
Não percebi bem o que pretendes dizer mas o facto de ser ou não preciso ligar seja o que for, o importante é que haja continuidade entre todas as partes que fazem parte do ground.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 4 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por samc Qui Jan 24 2013, 11:50

O que eu queria dizer é que o sinal da massa é transportado por o fio para o jack de saída. A parte metálica do jack de saída está por isso toda ligada à massa. Como a parte metálica faz contacto com o topo superior do shielding, fica tudo com ligação ao ground.

Agora expliquei melhor Wink

Quanto aos ground loops estou a ser perfeccionista, mas não quero desprezar totalmente a resistividade porque no caso de usarem-se fitas autocolantes de cobre, os contatos não serão perfeitos (oxidação do cobre e isolamento do adesivo utilizado). Mesmo que seja algo a desprezar prefiro não arriscar (assim se existir algum problema não ficarei desconfiado disso) - para quem tem poucos conhecimentos como eu mais vale fazer as coisas logo bem ao início.
samc
samc

Post Count : 18
Idade : 74
Localização : Leiria
Guitarra : Strat
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 22/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 4 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Z3D Qui Jan 24 2013, 12:13

samc:
repara, só há um ground: o que vem do amplificador e liga ao jack da guitarra. Podes ligar os fios como quiseres, os electroes vão sempre dar a esse ground.
Se tiveres algo menos bem, não é por causa dos loops.
Acredita em mim, é impossível haver ground loops nas ligações internas duma guitarra. Fixe

(eu estou a sublinhar isto para que não haja dúvidas a quem eventualmente leia. É um mito)

Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 4 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Waltheer Qui Jan 24 2013, 13:36

Vamos por partes:

@rafael99:

1º cabo soldei à massa onde as molas estão presas


e a outra ponta?

O cabo original que estava soldado ao local onde as molas prendem cortei-o e isolei a ponta com fita cola eléctrica. Para n interferir em nada.

e ficou lá a fazer o quê??

Aquele fio vermelho que lá tens colado com fita cola isoladora (e que lá vai durar meia dúzia de dias colado) serve para quê?

Já aqui houve discussão sobre os ground loops, há quem diga que numa guitarra não existem, há quem diga que sim... basicamente esse fio vermelho está é a fazer ground loop...

Por algum motivo, TODOS os fabricantes de pickups e luthiers e guitar techs recomendam o "star grounding". Para quê e porquê? deve ser só porque fica giro.

@samc:
Não é preciso ligar um fio extra para a cavidade do jack porque o fio da massa está ligado à parte metálica do jack e por conseguinte faz contacto com a fita de cobre nas extremidades. Aliás algo que alertam nas modificações guitarras é com respeito à criação de GROUND LOOPS.

exactamente. já agora, tira também os grounds a mais nas costas dos potênciómetros.





Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 4 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Rafael99 Qui Jan 24 2013, 14:02

Se repararem onde tem o pedaço de fitacola maior é onde se juntam os cabos todos, soldeios a uma placa de cobre presa ao corpo da guitarra por um parafuso (está coberta com fitacola porque eu tenho a mania de isolar tudo Fogo! ) . Nessa placa estão ligados quatro cabos. Um vem da massa das molas, outro está encostado à fita de alumínio da guitarra. Outro está ligado à fita de alumínio do pickguard e outro vai para a cavidade do jack. Sei que pus cabos a mais, mas pus com a intenção de garantir a condutividade em toda a parte da guitarra.... provavelmente estou a cometer uma barbaridade electrónica ou qualquer coisa do género... Mas ainda não deu problemas...por isso.. "tasse bem" XD

O outro fio da antiga massa deixei lá caso o meu projecto falha-se e eu quisesse por tudo como estava. Acho que n deve interferir em nada.

Ah!!! Outra coisa importante...talvez relevante...ou não. Em todos os orifícios de parafusos fiz questão de eleminar o excesso de alumínio. Ou seja, nos buracos onde se enfiam os parafusos, afastei toda a fita de alumínio que pudesse entrar em contacto com os parafusos...Porquê? não sei...foi instinto lol!

Só vos digo uma coisa, eu antigamente nem podia estar a tocar perto do modem da net ou mesmo perto do pc... Aliás, mesmo estando afastadinha em cima da cama sem ninguém lhe toca ela fazia sons estranhos! em qualquer pickup fazia ruídos.... AGORA? Nada....que beleza...caladinha
Rafael99
Rafael99

Post Count : 14
Idade : 32
Localização : Vila do Conde
Guitarra : Squier stratocaster
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 4 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por ali3ncorp Qui Jan 24 2013, 14:11

"Sei que pus cabos a mais"

Então se sabes porque eh que os puses-te?lool
basta ires pela logica, se o pickguard encosta no aluminio da cavidade, entao ai ja retiravas esse fio que esta colado ao pickguard que vai ate as cavidade dos pus, pois assim que encostam estao automaticamente "a fazer" ground.
o que vem da cavidade do tremolo (soldado na garra que prende as molas) basta estar soldado as costas do pot, nao precisa de estar a fazer ligação ah cavidade que por sua vez esta ligada ao pickguard que por sua vez esta ligado ah cavidade do jack...
refaz isso com pehs e cabeça para ficar um trabalho mais limpinho e menos confuso lool
Acredito que esteja silenciosa e que a tua intenção eh nao haver duvidas que nada falha, mas isso eh exagerado Fixe
ali3ncorp
ali3ncorp
Moderador

Post Count : 2311
Idade : 41
Localização : Lisboa / Alenquer
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 4 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Rafael99 Qui Jan 24 2013, 14:34

Admito que é exagerado, mas gosto de jogar pelo seguro. Eu sei bem essa lógica toda até porque eu li muito antes de fazer o que fiz.
Mas pronto... eu percebi o que fiz, eu sei como está feito, eu sei refazer, eu tinha cabo a mais, eu tinha fita cola que sobre, eu adoro fiarada e confusão e ainda por cima não se vê nada Very Happy

E se disse-se assim...ai e tal é uma guitarra muito boa tem que ser bem estimada...ai eu de certeza que teria muito mais cuidado em deixar o menos entulho possível. Agora uma Squier?! eu quero é que ela toque e me dure mais uns bons tempos XD
Rafael99
Rafael99

Post Count : 14
Idade : 32
Localização : Vila do Conde
Guitarra : Squier stratocaster
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 20/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 4 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Z3D Qui Jan 24 2013, 15:08

Já aqui houve discussão sobre os ground loops, há quem diga que numa guitarra não existem, há quem diga que sim... basicamente esse fio vermelho está é a fazer ground loop...

Por algum motivo, TODOS os fabricantes de pickups e luthiers e guitar techs recomendam o "star grounding". Para quê e porquê? deve ser só porque fica giro.

Não.
E não aceredito que TODOs eles recomendem isso. Porque se eles percebem algo de física e electrotecnia deviam também saber que é IMPOSSÌVEL haver ground loops dentro das ligações duma guitarra.
Que fique bem claro: um condutor "ground" pode dar 10 voltas aos pots, come-and-go, nunca existirá ground loop. Só existe 1 (UM) ground, que vem do jack. Tudo o resto é uma extensão desse ground. Aliás, todo o condutor (dê as 10 voltas ou não dê) É O GROUND.
Para haver ground-loop é preciso que hajam 2 (DOIS) grounds a potenciais diferentes.
Por exemplo, para haver ground loops era necessário que o circuito interno da guitarra tivesse dois jacks, duas saídas, dois grounds, ligados a dois amps, cada um com o seu ground. (daí ouvirem falar em eliminar um dos grounds quando aparece ruído, o famoso ground lift!)

mas se acham que sou eu que sou teimoso... ide procurar nos livros e nos locais do costume a definição de ground-loop e como ele é criado. Eu ajudo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Ground_loop_(electricity)
http://searcystringworks.blogspot.pt/2009/04/buzz-kill-star-grounding-myth.html
http://www.talkbass.com/forum/f38/got-damn-buzz-please-help-944160/index2.html#post13650236 - olha este parece-me luthier...

Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 4 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Waltheer Qui Jan 24 2013, 15:56

@Z3D:

Nunca tocaste guitarra e cantaste ao mesmo tempo?
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 4 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Z3D Qui Jan 24 2013, 15:59

Acha que já...embora por pouco tempo pois espantei até os gatos. Porquê?
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 4 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Waltheer Qui Jan 24 2013, 16:16

@z3d: porque dizer que a corrente só passa pelo cabo da guitarra é mentira.
Actualmente já não acontece tanto, mas com material mais antigo / instalações elétricas deficientes, os guitarristas / vocalistas (e os baixistas também) estavam sempre a apanhar choques nos micros. (lá está, como dizias, diferencias de corrente e ground loops). Quem diz micros diz qualquer outro material ligado à corrente, e o corpinho serve de "path of least resistance".

Se os valores são significativos ou não é outra estória.

Agora em relação aos rolos de spaghetti dentro das guitarras serem ou não indutores de ruído (ground loops ou não): da mesma forma que um cabo de má qualidade enrorado no chão provoca ruído (porque apanha interferências) a mesma coisa acontece com as guitarras (especialmente porque os shieldings não são faraday's perfeitos). E, embora não conheça ponta dum corno de física, há uma enorme diferença entre as ligações de uma guitarra realizadas com fio de boa qualidade ou com "fio de pesca". E embora tb a quantidade de fio utilizada (menos fio=melhor tom e menos ruído) também tenha vindo a ser mitificada e desmitificada por essas internets, façam o teste. E gravem o antes e o depois, pois os nossos ouvidos parece que tb nos enganam.

Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 4 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Z3D Qui Jan 24 2013, 16:28

Tens ideia que estás a falar de algo completamente diferente de um ground-loop dentro da guitarra certo?

http://www.aqdi.com/groundloop.htm

Eu nunca disse que a corrente só passa pelo cabo da guitarra. Não é por acaso que já morreram guitarrístas por electrocução. Mas nada disso tem a ver com os supostos "ground-loops" no circuito interno da guitarra.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 4 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Waltheer Qui Jan 24 2013, 16:52

Sim, o que tu dizeste é só há um ground, que vem do jack.

E sim, o exemplo que dei foi de uma coisa diferente, exactamente para reforçar que o sinal não é só pu's pots, jack.

Quanto aos ground loops dentro da guitarra, como disse, não pesco um boi de física, a única coisa que posso dizer é que pela experiência, menos fio, bom fio e bom shielding diminuem considerávelmente TANTO o ruído provocado pelos singles (ou captado pelos singles) como pelos humbuckers e continuarei a usar cobre em detrimento do alumínio. Resulta para mim, fica mais bonito e sinceramente trabalha-se muito melhor com a fita de cobre que com a fita de alumínio.
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 4 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos