ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Shielding

+12
Fype_7
Carecaz
Zito
guitargold
Slider56
allgood
Naré Cardoso
Duarteman
Oscarense
ali3ncorp
LGZT
Ricardo Matias
16 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Shielding Empty Shielding

Mensagem por Ricardo Matias Sex Jan 21 2011, 09:28

Depois de procurar no forúm e não encontrar nada sobre Shielding, decidi dar uma volta pelo google e encontrei isto da Fratermusic.


Uma das tarefas mais comuns no nosso atelier é a aplicação do shielding no sistema eléctrico da guitarra. O shielding consiste numa cobertura metálica (ou de outros materiais condutores) à volta do sistema eléctrico (incluindo Pickups).

Normalmente as guitarras de baixa, média-baixa gama, não possuem esta cobertura, ou se possuem é insuficiente. O resultado disto é uma guitarra ruidosa, repleta do característico Hummm. A situação piora se estivermos a falar de guitarras com single coils ou com o uso de muito overdrive/distorção.

Um Pickup é uma bobina que capta variações electromagnéticas. Lamentavelmente, as ondas electromagnéticas invadem o nosso espaço e somos bombardeados por elas 24h por dia: televisão, rádio, telemóveis e radiações do espaço chegam ao nosso circuito eléctrico e tentam manifestar-se sob a forma de ruído.

A única forma de nos vermos livres delas (ou quase) é isolando o circuito e ligando-o a massa.

Os materiais mais comuns para isolar um circuito são os seguintes:

Folha de cobre: Sem dúvida uma das melhores coberturas para fazer um shielding. Um dos lados tem uma cola que o torna fácil de aplicar. Todas as emendas podem ser soldadas. O seu inconveniente é o preço.

Fita de alumínio: Sem dúvida outro bom material. Lamentavelmente não pode ser soldado como o cobre mas nas nossas experiências tem demonstrado ser tão eficaz como este, Dá para aplicar várias camadas e ainda assim permite a condução entre elas.

Tinta condutora: Outra solução prática. Boa eficiência e fácil aplicação, contudo difícil de encontrar.

Grafite em spray: De fácil aplicação mas não demonstra a eficácia de outros métodos.

Para este serviço precisámos de um multímetro e de outras ferramentas simples (tal como um x-acto, tesoura e um lápis de solda). Temos de aplicar o material de maneira que o sistema eléctrico fique no interior deste. No final, qualquer ponto tem de dar 0 ohms (ou próximo de tal) e que este não toque nos componentes (excepto naqueles que estão ligados à massa).

Bem agora queria ouvir aqui quem ja fez Shielding caseiro ou percebe do assunto, e se tiverem fotos era fantástico.
Ricardo Matias
Ricardo Matias
Guitar Hero

Post Count : 1520
Idade : 30
Localização : Alenquer
Guitarra : Fender Squier Telecaster & SX Standard Series (Tipo ST)
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 29/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding Empty Re: Shielding

Mensagem por LGZT Sex Jan 21 2011, 09:45

Eu fiz um shielding caseiro lol vê no meu projecto!
LGZT
LGZT
Guitar Hero

Post Count : 1282
Idade : 37
Localização : Touring UK
Guitarra : Custom J&D ST-1: Kurt Cobain "Vandalism Strat" RH Replica + Melody M5100 "Stang" (work in progress) + Boston BC200 + Encore Vintage Standart Strat (MII)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding Empty Re: Shielding

Mensagem por Convidad Sex Jan 21 2011, 09:52

acho que vou fazer um à minha guitarra
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Shielding Empty Re: Shielding

Mensagem por Ricardo Matias Sex Jan 21 2011, 12:06

Eu sei que fizes-te gostarias de explicar neste topico, para quem procura como fazer shielding caseiro saiba onde procurar?
Ricardo Matias
Ricardo Matias
Guitar Hero

Post Count : 1520
Idade : 30
Localização : Alenquer
Guitarra : Fender Squier Telecaster & SX Standard Series (Tipo ST)
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 29/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding Empty Re: Shielding

Mensagem por ali3ncorp Sex Jan 21 2011, 13:57

Bem..tb andei ah procura no forum sobre o assunto..Nao me lembrei de procurar fora deste...falha minha e para ti Palheta +1 ja que esta info eh a meu ver bastante util.

Eu estou a fazer um projecto de uma replica de um baixo e o shielding eh uma das etapas.
Tinha ido ah mr. jack mas a folha de cobre estava esgotada, estive tb a ponderar aplicar grafite em spray, mas gracas a ti e ao artigo que aqui deixas-te ja fiquei ilucidado e ja sei o que fazer (visto que estava ate ah data com duvidas).

ora spray nem pensar, e se o aluminio eh tao eficaz como a folha de cobre e eh mais barato, la vai ser disso que o baixo vai levar. sendo o unico inconviniente nao poder ser soldado, para mim isso nao sera inconviniente..

Eu hei-de fazer o tutorial quando o fizer e coloco aqui depois o link para o meu projecto na parte do shielding..

Para ja vamos aguardar e mais uma vez, excelente topico, muito ilucidativo a meu ver Wink
ali3ncorp
ali3ncorp
Moderador

Post Count : 2311
Idade : 41
Localização : Lisboa / Alenquer
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding Empty Re: Shielding

Mensagem por Oscarense Sex Jan 21 2011, 16:47

Fico a espera do tuturial Fixe
Oscarense
Oscarense
Guitarrista dedicado

Post Count : 578
Idade : 28
Localização : Amadora
Guitarra : Ashton AGC35
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 09/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding Empty Re: Shielding

Mensagem por Duarteman Sex Jan 21 2011, 17:30

Também vou fazer shielding à minha Tele. Estou seriamente a pensar fazer isso na "easy way", dar umas camadinhas de grafite nas cavidades e no pickguard.
Duarteman
Duarteman
Guitarrista de garagem

Post Count : 353
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Century CG-530, Squier Affinity Telecaster
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 08/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding Empty Re: Shielding

Mensagem por Naré Cardoso Sáb Jan 22 2011, 08:03

Duarteman escreveu:Também vou fazer shielding à minha Tele. Estou seriamente a pensar fazer isso na "easy way", dar umas camadinhas de grafite nas cavidades e no pickguard.

escreveu:Grafite em spray: De fácil aplicação mas não demonstra a eficácia de outros métodos.



X| Rolling Eyes Laughing
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding Empty Re: Shielding

Mensagem por Duarteman Sáb Jan 22 2011, 13:05

NaréCardoso escreveu:
Duarteman escreveu:Também vou fazer shielding à minha Tele. Estou seriamente a pensar fazer isso na "easy way", dar umas camadinhas de grafite nas cavidades e no pickguard.

escreveu:Grafite em spray: De fácil aplicação mas não demonstra a eficácia de outros métodos.



X| Rolling Eyes Laughing
Esse artigo tem muito que se lhe diga. Já pesquisei bem sobre o assunto e, se as camadas forem bem dadas, tem tanta (ou mais eficácia que a folha de cobre/alumínio.
Duarteman
Duarteman
Guitarrista de garagem

Post Count : 353
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Century CG-530, Squier Affinity Telecaster
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 08/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding Empty Re: Shielding

Mensagem por allgood Sáb Jan 22 2011, 13:24

A folha de aluminio é de facto tão boa como a de cobre e muito mais barata (podem surripiar o rolo lá da cozinha que funciona Very Happy ) mas, tem o inconveniente de não se poder soldar e, no caso da que a mãe usa, é mais dificil de trabalhar por ser menos resistente.
Podem usar varias camadas embora isso não vá melhorar muito o "shielding" mas não as colem umas as outras ou lá se vai o contacto electrico.Podem p/ex colar a 1ª camada no pickguard e, a segunda colam apenas as extremidades(ou apenas o centro).
No corpo da guitarra, já usei agrafos e cola.Os agrafos evitam o problema do isolamento da 1ª camada pela cola.
Para o fio de ligação pode ser usado 1 terminal ou fazem um "olhal" (um "O") na extremidade do fio e prendem sobre a folha com 1 pequeno parafuso.
Voltando ao pickguard, a ligação é feita pelo "corpo" dos potenciometros e é necessario algum cuidado ao montar para não danificar a folha.
Parece-me boa ideia depois de fixa a folha e montada a electronica, revestir as areas que levaram a folha com plastico autocolante para evitar algum contacto indesejado (no caso de um potenciometro ou jack que desapertou mesmo antes do concerto ou ensaio Fogo! ) mas, atenção ao que disse acima: é necessario garantir que a folha do pickguard fica em contacto com a do corpo.
Nas guitarras sem pickguard, o podem fazer o "olhal" e usar um dos parafusos da tampa para fazer o contacto.
Uma ultima coisa importante: convem que o fio ou fios que ligam na folha sejam ligados ao ponto central de "massa" ou "terra" da guitarra.Normalmente na blindagem de um dos potenciometros que podem identificar facilmente porque já lá deve ter outras "terras" e bastante solda.
Espero não me ter esquecido de nada...... scratch

Já tinha posto este link noutro local.Mostra o processo com folha de cobre:
http://www.artandtechnology.com.au/guitar/shielding-strat.html

Edit para adicionar este link: http://www.feiradeciencias.com.br/sala11/11_47.asp

Mais um edit para aconselhar a que usem apenas um tipo de material, isto é ou usam cobre ou aluminio ou grafite ou o que seja mas, só um material.


Última edição por allgood em Sáb Fev 19 2011, 11:05, editado 4 vez(es)
allgood
allgood
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 60
Guitarra : Vintage,Epi,Fender,Maya,J&D,Washburn,Echo,Hofner
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding Empty Re: Shielding

Mensagem por LGZT Sáb Jan 22 2011, 14:29

allgood escreveu: A folha de aluminio é de facto tão boa como a de cobre e muito mais barata (podem surripiar o rolo lá da cozinha que funciona Very Happy

Eu usei na minha e nem tive muita dificuldade na montagem. Basta moldar a folha de aluminio nas cavidades, retirar, por cola (ou fita adesiva daquela que cola dos 2 lados) e meter lá a folha Razz

debaixo do pickguard já convém a folha ter o corte a medida e sempre certificar que quer a folha de aluminio do pickguard quer a do corpo se unem quando a guitarra estiver montada...
LGZT
LGZT
Guitar Hero

Post Count : 1282
Idade : 37
Localização : Touring UK
Guitarra : Custom J&D ST-1: Kurt Cobain "Vandalism Strat" RH Replica + Melody M5100 "Stang" (work in progress) + Boston BC200 + Encore Vintage Standart Strat (MII)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding Empty Re: Shielding

Mensagem por allgood Sáb Jan 22 2011, 14:38


Boa ideia essa da fita adesiva dos 2 lados Fixe
allgood
allgood
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 60
Guitarra : Vintage,Epi,Fender,Maya,J&D,Washburn,Echo,Hofner
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding Empty Re: Shielding

Mensagem por ali3ncorp Qua Jan 26 2011, 01:08

Pois o pessoal se calhar se aplicar varias camadas de graffite aquilo ate fica bom mas acho que nao sera a melhor opcao visto que ao comparar com a folha de aluminio, fica mais caro e com a agravante de poder nao ficar tao bom.

Entao agora vamos la ver se entendi quanto ao processo de shielding.LOL...

Era uma das minhas duvidas, pelo que percebi, nem o potenciometro nem o jack, deverao ficar em contacto com a folha do shielding certo??
ali3ncorp
ali3ncorp
Moderador

Post Count : 2311
Idade : 41
Localização : Lisboa / Alenquer
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding Empty Re: Shielding

Mensagem por LGZT Qua Jan 26 2011, 03:15

Os pots têm de ficar em contacto com a folha de aluminio do pickguard, quanto ao jack não é preciso... Smile
LGZT
LGZT
Guitar Hero

Post Count : 1282
Idade : 37
Localização : Touring UK
Guitarra : Custom J&D ST-1: Kurt Cobain "Vandalism Strat" RH Replica + Melody M5100 "Stang" (work in progress) + Boston BC200 + Encore Vintage Standart Strat (MII)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding Empty Re: Shielding

Mensagem por allgood Qua Jan 26 2011, 03:20

Nunca usei grafite pelo que não sei até que ponto é eficaz.
Os terminais não devem ficar em contacto.Apenas o corpo ou blindagem ficam quando os montas por cima da folha.A ideia é mais "blindar" a area dos pickups já que a maior parte dos potenciometros estão naturalmente blindados quando se liga o corpo a "terra". Tudo isso deve ser feito evitando "loops" isto é, ligar a mesma peça duas vezes na terra. Se quiseres levar isso ao extremo, podes cortar a folha no locais onde vais montar os pots e o jack e ligar as "terras" por fio ou ainda usar jack em plastico e potenciometros com o "parafuso" isolado da blindagem mas acho que é exagerar.
allgood
allgood
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 60
Guitarra : Vintage,Epi,Fender,Maya,J&D,Washburn,Echo,Hofner
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding Empty Re: Shielding

Mensagem por Slider56 Qua Jan 26 2011, 04:35

Já usei o spray de grafite,e dá resultado,mas convém dar no mínimo duas a três camadas,tendo o cuidado de deixar secar bem entre as aplicações.
A primeira camada vai servir como primário,ou seja,servirá grosso modo para entranhar a grafite em todas as fendas,recantos e locais de difícil acesso;as camadas seguintes vão consolidar a aplicação,e garantir a continuidade do isolamento.Costumo verificar isso com um multímetro.Se quiserem pôr folha de alumínio ou de cobre por cima,tanto melhor,mas se ficar bem feito à primeira não será assim tão necessário reforçar a blindagem.

Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding Empty Re: Shielding

Mensagem por ali3ncorp Qua Jan 26 2011, 04:49

Ok ja percebi entao..
td pode tocar na blindagem excepto os terminais dos pots...

Tnks
ali3ncorp
ali3ncorp
Moderador

Post Count : 2311
Idade : 41
Localização : Lisboa / Alenquer
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding Empty Re: Shielding

Mensagem por Slider56 Qua Jan 26 2011, 08:38

Para quem tiver paciência e saiba o que está a fazer,sempre podem aplicar pequenos pedaços de manga retráctil nos diversos terminais.Não só evita contactos acidentais,como também protege os terminais do spots,switches e não deixa a humidade lixar nada.Sempre fica o trabalho mais limpo e com aspecto profissional.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding Empty Re: Shielding

Mensagem por Convidad Qua Jan 26 2011, 15:40

allgood escreveu: A folha de aluminio é de facto tão boa como a de cobre e muito mais barata (podem surripiar o rolo lá da cozinha que funciona Very Happy ) mas, tem o inconveniente de não se poder soldar e, no caso da que a mãe usa, é mais dificil de trabalhar por ser menos resistente.
Podem usar varias camadas embora isso não vá melhorar muito o "shielding" mas não as colem umas as outras ou lá se vai o contacto electrico.Podem p/ex colar a 1ª camada no pickguard e, a segunda colam apenas as extremidades(ou apenas o centro).
No corpo da guitarra, já usei agrafos e cola.Os agrafos evitam o problema do isolamento da 1ª camada pela cola.
Para o fio de ligação pode ser usado 1 terminal ou fazem um "olhal" (um "O") na extremidade do fio e prendem sobre a folha com 1 pequeno parafuso.
Voltando ao pickguard, a ligação é feita pelo "corpo" dos potenciometros e é necessario algum cuidado ao montar para não danificar a folha.
Parece-me boa ideia depois de fixa a folha e montada a electronica, revestir as areas que levaram a folha com plastico autocolante para evitar algum contacto indesejado (no caso de um potenciometro ou jack que desapertou mesmo antes do concerto ou ensaio Fogo! ) mas, atenção ao que disse acima: é necessario garantir que a folha do pickguard fica em contacto com a do corpo.
Nas guitarras sem pickguard, o podem fazer o "olhal" e usar um dos parafusos da tampa para fazer o contacto.
Uma ultima coisa importante: convem que o fio ou fios que ligam na folha sejam ligados ao ponto central de "massa" ou "terra" da guitarra.Normalmente na blindagem de um dos potenciometros que podem identificar facilmente porque já lá deve ter outras "terras" e bastante solda.
Espero não me ter esquecido de nada...... scratch

Já tinha posto este link noutro local.Mostra o processo com folha de cobre:
http://www.artandtechnology.com.au/guitar/shielding-strat.html

Eu na minha RG ou tenho tinta condutora ou grafite nao sei qual... mas foi aplicada com trincha. pela Ibanez
mas a pickguard nao traz nada. apenas uma especie de folha de aluminio na zona dos potenciometros....
Portanto nao percebi bem essa parte de assegurar que as folhas da pickguard e do corpo fiquem em contacto....
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Shielding Empty Re: Shielding

Mensagem por allgood Qui Jan 27 2011, 05:09

Como é que a tinta ou grafite faz contacto com a "especie de folha de aluminio" na tua guitarra?
allgood
allgood
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 60
Guitarra : Vintage,Epi,Fender,Maya,J&D,Washburn,Echo,Hofner
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding Empty Re: Shielding

Mensagem por Convidad Qui Jan 27 2011, 07:29

pelo que percebi nao faz! dai a minha duvida....
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Shielding Empty Re: Shielding

Mensagem por Convidad Qui Jan 27 2011, 08:34

supostamente tem de haver uma cavidade magneticamente fechada para haver isolamento total. dai, se existir pickguard, o shilding do pickguard tem de estar em contacto com o shilding da cavidade dos potenciomentros e dos pick ups.

vejam aqui como se faz ----> http://www.fratermusic.com/shielding-eliminar-ruidos-da-guitarra/
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Shielding Empty Re: Shielding

Mensagem por Convidad Qui Jan 27 2011, 08:43

nao ha shielding na pickguard!... so na zona dos potenciometros (que obviamente estão na pickguard)

https://2img.net/r/ihimizer/img28/9863/14012011534.jpg

Mas entrantto acho que já vi como é... a tinta sai um pouco fora da cavidade na zona dos potenciometros... deve ser ai que faz contacto com a pickguard
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Shielding Empty Re: Shielding

Mensagem por Convidad Qui Jan 27 2011, 08:55

pronto, acaba por ser no pickguard, nao na sua totalidade, mas em parte mas sou da opiniao que se deve fazer uase na totalidade, de modo a fachar a "caixa" e ficar totalmente isolado. ou seja, fazer shilding no pick guard até a zona onde acabam as cavidades dos potenciometros e pick ups

http://www.stocklogic.com/nohum/tele3.jpg
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Shielding Empty Re: Shielding

Mensagem por Convidad Qui Jan 27 2011, 09:47

vai la dizer isso aos senhores da fabrica na indonesia! loool
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Shielding Empty Re: Shielding

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos