ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Shielding - for dummys

+27
lore
MARKOARAUJO
apmacc
mr_clean
bates
samc
Rafael99
Carecaz
AfonsoAlves
Waltheer
lourenco599
silverwing91
MValadas
Prats
Uminety
Slider56
carlosxana
used4music
ali3ncorp
ObiQueloKenobi
lowprofile
GuitarParts
.:Rodrigo:.
Scorp
PedroOliveira
Zito
Z3D
31 participantes

Página 7 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 7 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Z3D Sex Fev 22 2013, 17:27

O shilding destina-se a isolar toda a electronica da guitarra de interferncias provenientes dos proprios componentes e do exterior certo?

Aqui quando se fala isolamento não é isolamento eléctrico, mas sim electromagnético. Daí a borracha não servir de nada pois não tem propriedades que "absorvam" as interferências externas.
Não há interferências dos próprios componentes. É tudo externo, por exemplo: aparelhos electrónicos, microondas, lâmpadas neon/fuorescentes, o próprio circuito eléctrico de casa (com os seus maravilhosos 50Hz) etc. Tudo isso emite interferência externa que entra no circuito da guitarra como se este fosse uma "antena receptora", e de duas maneiras pelo menos:
- injectado directamente pelos aparelhos causadores
- injectado pelo próprio corpo do guitarrista - explicando melhor, o nosso corpo tb absorve muita interferencia externa e fica carregado com ruído, que é "absorvido" pela guitarra, principalmente pelos pickups (que são mais sensíveis).

A guitarra quando leva o shielding (feito por material condutor) no fundo tenta-se criar uma gaiola de Faraday - sim bates, é isso mesmo - de forma que proteja o seu circuito. Esta gaiola é que irá absorver em grande parte (não todo, mas grande parte) o ruído emitido pelas fontes externas, e direcciona este ruído para o "ground".
Daí ser importante ligar toda a gaiola (shielding) ao ground, e também ligar cada parte do shielding (parte dos pickups, das cavidades) entre si para manter a contiuidade das diversas "gaiolas". Assim todas estarão ligadas ao ground.

Como nota, que também está referida no post inicial, que regra geral existe um condutor que liga a ponte (bridge) ao ground. Este condutor serve exactamente como "escape" do ruído absorvido pelo guitarrista - quando toca nas cordas o ruído reduz, pois o corpo do guitarrista fica directamente ligado ao ground e o ruído que o seu corpo tem é descarregado para o ground, em vez de ser induzido nos pickups (atenção, eu disse induzido, não é preciso estar a tocar nos pickups para eles captarem este ruído).
Esta é a justificação de porquê o ruído é reduzido quando tocamos numa parte metálica da guitarra (cordas, ponte etc).
A razão é esta: o nosso corpo fica ligado ao ground. Não "faz de ground" ou "falta ground" como muitos julgam erradamente.
Para terem uma ideia do ruído que o nosso corpo carrega, basta ligarem o amp e tocarem na ponta do cabo com os dedos. O que ouvem é o ruído existente no corpo.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 7 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Z3D Sex Fev 22 2013, 17:34

E já agora, se tiverem tempo e gostarem/tenham curiosidade nestas coisas de engenharia, leiam o artigo que o ObiQueloKenobi meteu no segundo link.
É fabuloso!
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 7 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por JHV Sex Fev 22 2013, 18:02

Yap ja lhe dei uma vista de olhos na diagonal e deu para concluir algumas coisas...
quero ler depois com mais calma e atnção...
JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 7 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por ZuZ Ter Out 15 2013, 13:30

O tema do Shielding tem alguma controversia, já li que não é boa ideia e q há artistas que tiram tudo isso e inclusive o verniz debaixo de pickups etc..para som. Eu por mim concordo com o keep it simple.
ZuZ
ZuZ

Post Count : 3
Idade : 50
Localização : Seixal
Guitarra : stratocaster, etc
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 09/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 7 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Slider56 Ter Out 15 2013, 13:41

A dita controvérsia nem é nada do outro mundo;há guitarras que apesar de não terem qualquer shielding,comportam-se maravilhosamente,enquanto que outras  nem por isso.Cada caso é um caso e segue-se a velha regra que já tem muitos anos e funciona sempre:

Se está a funcionar bem,não façam reparações/alterações desnecessárias.

O "Óptimo" é o maior inimigo do "Bom"...Wink 
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 7 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por ZuZ Ter Out 15 2013, 15:18

sim... e mais ainda... algum ruído faz parte..nao me chateia..e até acho piada. Já me habituei e não é algo que me deixe demasiado preocupado... o que se faz e como soa (groove, dinâmica etc) para mim é mais importante do que se há algum ruido ou não. (dentro de alguns limites evidententemente). O q já me apercebi é que menos é mais. Há inclusive artistas que para estudio mandam ligar os pickups directo (sem passar pelos selectores etc) para preservar o timbre e reduzir o circuito ao essencial - ficariam admirados da quantidade de gente q faz isso e da diferença q faz ao som. Wink
ZuZ
ZuZ

Post Count : 3
Idade : 50
Localização : Seixal
Guitarra : stratocaster, etc
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 09/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 7 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Z3D Ter Out 15 2013, 18:28

Pois, é controverso... ou não. Depende da perspectiva.

Perspectiva do guitarrista desinformado:
- O shielding tira "tone". Eu já experimentei e nota-se a milhas. A guitarra fica "mortiça" (dito em ingles - "dull"). Por isso tirei o shielding a todas as minhas guitarras. E nem pensar faze-lo à novas.
- Mas sabes porque razão isso é assim?
Resposta a) - Não! mas do alto da minha experiencia de anos e anos a tocar e experimentar guitarras digo-te que é assim!

(típico: eu não acredito em bruxas mas que as há, há!)
Resposta b) - porque a película de shielding é de cobre/alumínio e isso influencia o campo magnético do pickup. Além disso cria uma capacitancia, como se fosse um condensador, com o pickup, e funciona como os condensadores de "tone". Daí a guitarra ficar com menos "top-end", mais abafada...etc...
(típico: eu não percebo muito disto mas ouvi dizer/li algures que....)

Perspectiva do guitarrista informado:
Não indo à parte mecânica da coisa (unhas, pestana, bridge, cordas etc) o "tone", "timbre", "whatever-you-call-it", duma guitarra é influenciado maioritariamente pelo pickup. Mas não é só. A escolha de potenciometros e condensadores usados são de extrema importância. Um potenciometro de 500k numa strat irá faze-la soar mais "bright" do que os habituais pots de 250K. Um condensador de 0,047uF, usando os mesmos 500K (ou 250K) no pot de tom, irá fazer soar mais baixas frequencias do que um de 0,022uF.

Ok, sabendo isto...

A justificação ou resposta a) merece comentário lógico. O simples facto de fazer shielding obriga a colocar cordas novas, e só isso altera o tom. Além disso, a probabilidade de haver um shielding mal feito pode ser considerada e deve entrar em conta. Há quem tenha muita experiencia a tocar ou a fazer seja o que for.... e a cometer os mesmos erros.

A justificação b) é a que parece ter mais lógica, certo?
Pois, teria toda a lógica caso o cobre e o alumínio fossem materiais ferromagnéticos, como as cordas de aço - essas sim influenciam o "tone" heh? Pois é.... Mas não são. Prova? cheguem um iman perto do cobre ou alumínio. Ele é atraido? Não. Pronto, eis a prova. Portanto a pelicula de cobre/alumínio influenciar o campo magnético é... ilógico :)O cobre e o alumínio não são ferromagnéticos. Ponto final paragrafo.
Mas ainda há mais.
A película pode sugerir uma capacitancia entre o sinal e o "ground" (que é onde está ligada).
hmmm.... seria verdade... vamos a contas então. A capacitancia aparece quando dois condutores (no nosso caso, o condutor de sinal e a película) estão separados e existe um material dielectrico entre eles (no nosso caso o ar e o isolante à volta do fio de sinal). O problema é que neste caso a capacitancia é tão, mas tão pequena que a sua influencia no "tone" é negligenciável. Aliás nem é perceptível. Posso afirmar (e posso provar cientificamente) que a difeferneça que existe entre condensadores iguais usados no pot de tom é muito maior devido à tolerancia de fabrico.
Aliás... muito mais então influenciaria o facto de um humbucker ter "covers" ou ser "naked" (há quem diga tb que influencia o "tone"... )

Mas isto MESMO que fosse verdade*, seria facilmente resolvido: a troca dum condensador e/ou um potenciometro no circuito de tom.

Ah sim... porque sou-vos sincero. prefiro o tom com muito menos ruído. Se quiser mais top-end, pelo menos é para isso que existem os pots de treble nos amps. Para tirar o ruido seria mais complicado e teria de usar noise-gates e afins.... you do the maths....

E por ultimo, não esquecer o poder da "sugestão"... tenho a certeza que alguem que leia estas linhas for tirar o shielding da guitarra, quando a ligar novamente vai notar "diferenças".  

* agora que penso nisso, é verdade que altera o "tone" sim.
É um "tone" sem ruido agora....
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 7 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por alexcoupe Qua Out 16 2013, 00:56

Eu fiz um shielding em todas as minhas Strats e não me arrependo nada. não vejo ou melhor não ouço nenhuma diferenca no timbre da mesma e mesmo que houvesse não seria perceptivel ao ouvido humano.
alexcoupe
alexcoupe
Guitar Hero

Post Count : 1353
Idade : 44
Localização : Setubal
Guitarra : Epiphone Wildcat, Fender Telecaster, squier Stratocaster Maison
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 7 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por used4music Qua Out 16 2013, 04:23

@Z3D

AWSOME!!!
used4music
used4music
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 188
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : Usadas
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 7 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Z3D Qua Out 16 2013, 07:09

Lembrei-me duma coisa entretanto.
Estamos a falar de shielding nas cavidades, mas há quem faça shielding nos pickups colocando pelicula de cobre à volta da bobinagem. E aí sim, pode realmente haver um acoplamento capacitivo entre a bobinagem e a película. Isso nunca fiz, e não aconselho fazer a quem não tem experiencia pois é preciso haver cuidados adicionais. E mesmo assim não é garantido que não afecte o "tone".
Atenção a isso...
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 7 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Z3D Qua Out 16 2013, 07:30

Há inclusive artistas que para estudio mandam ligar os pickups directo (sem passar pelos selectores etc) para preservar o timbre e reduzir o circuito ao essencial - ficariam admirados da quantidade de gente q faz isso e da diferença q faz ao som.
Isso resolve-se bem sem fazer grandes alterações. Basta usar potenciómetros "no load", tipo isto:
http://www.guitarelectronics.com/product/CPFNL11/Fender-No-Load-Guitar-Tone-Pot-Split-Shaft.html

Ou fazer modificação aos pots existentes, que é super simples de ser feito.


Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 7 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Scorp Qua Out 16 2013, 09:40

Mais uma vez em grande Z3D!!! Bom post!!! Fixe 
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 7 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Z3D Qua Out 16 2013, 10:23

Não digam essas coisas que ainda vem aí alguem que prova que estou completamente errado...
A sério.

Mas até ver parece-me lógico o que escrevi.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 7 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Omfigueiredo Sex Dez 27 2013, 02:05

Muito muito bom, obrigado.
O que me fartei de procurar na net em inglês e os meus cumpradres são o máximo.
Go no further...5***** Z3d
Obrigado!
Omfigueiredo
Omfigueiredo
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 50
Localização : Lisboa
Guitarra : Squier St Serie M 1989, Squier Tele, Aria Mosrite 1702T 1970, APC 3C
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 25/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 7 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Z3D Sáb Dez 28 2013, 10:19

Nao tens de agradecer figueiredo. Se precisares de alguma ajuda estamos cá para isso.
Rock on!
(e boas entradas!)
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 7 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Omfigueiredo Ter Jan 07 2014, 07:28

Boas,

Hoje foi comprar material ao AKI e encontrei por acaso este rolo de papel alumínio com 5cm x 10 metros por 4,50€.
(no foto do lado direito, a outra é o que tinha cá em cobre)

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/823/y4oe.jpg/

São ambos autocolantes e decidir testar ambos:

A fita de alumínio é mais leve e fraca, mas por outro lado mais fácil de manusear, cortar e fazer contornos. (não tem nada a ver com aquela folha de cozinha que se desfaz)

1º testei a solda e para meu espanto o alumínio também pegou ao fio.
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/202/go3x.jpg/

2º Testei a continuidade da corrente com o multímetro, sendo igual em ambos. Depois fiz um "teste de resistência" e dei um puxão: a solda no cobre não saíu e a do alumínio saltou mas fez alguma resistência. Se calhar o suficiente para se manter estática no interior da guitarra, não sei

3 º Depois fiz o mesmo, como proposto no tuturial do Z3D e usei um parafuso e a continuidade foi exatamente a mesma entre o cobre e o aluminio.
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/202/g4r6.jpg/

Deixo-vos apenas este post, tendo em conta a grande diferença de preço entre o cobre e o alumínio, com resultados aparentemente iguais, com a vantagem o aluminio ser mais fácil de trabalhar (na minha opinião).
Omfigueiredo
Omfigueiredo
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 50
Localização : Lisboa
Guitarra : Squier St Serie M 1989, Squier Tele, Aria Mosrite 1702T 1970, APC 3C
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 25/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 7 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Waltheer Ter Jan 07 2014, 07:34

Soldar alumínio é muito complicado. o que aí tens na imagem é a chamada "cold solder joint", que pode ou não estar a passar contacto
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 7 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Omfigueiredo Ter Jan 07 2014, 07:39

Pois... Foi só mesmo para experimentar mas ficou igual ao cobre a passar corrente que testei.
Para mim vou experimentar ambos numa guitarra dummy mas usar o parafuso no alumínio
Omfigueiredo
Omfigueiredo
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 50
Localização : Lisboa
Guitarra : Squier St Serie M 1989, Squier Tele, Aria Mosrite 1702T 1970, APC 3C
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 25/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 7 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Slider56 Ter Jan 07 2014, 08:49

Muito embora funcione,é algo desaconselhável fazer shielding e misturar fitas de alumínio e cobre;dadas a características diferentes entre os dois metais,e com a acção de factores externos (humidades,temperaturas,etc...) por vezes pode acontecer que um dos metais reaja de modo diferente e acontece embora muito raramente haver alguns pontos de isolamento,já para não falar em oxidação...cuidado!

Ou se usa uma,ou outra.Sabemos que o isolamento com folha de cobre é mais eficaz embora mais caro,mas se optarem pela fita de alumínio auto-adesiva (procurem no LeRoy Merlin que é mais barata!!!),a dica do parafuso resulta bem e sem problemas de maior!

Resta voltar a deixar o aviso da praxe:

quando fizerem qualquer tipo de shielding,tenham o máximo cuidado para que algumas partes de hardware não toquem na folha de cobre ou alumínio ( switches e potemciómetros).Por vezes algumas cavidades são tão apertadas que,ao fecharem as tampas ou control plates alguns pernos de potenciómetros e switches entram em contacto com a blindagem e fazem curto-circuito;ou ficam com um som desagradável,ou por e simplesmente ficam sem som (circuito anulado!).
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - for dummys - Página 7 Empty Re: Shielding - for dummys

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 7 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos