ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

o Zito fez um Shielding na sua kramer

+6
Z3D
Slider56
Waltheer
nanjos
carlosxana
Zito
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

o Zito fez um Shielding na sua kramer Empty o Zito fez um Shielding na sua kramer

Mensagem por Zito Qui Jun 07 2012, 18:48

Boas pessoal
Tenho andado com uns problemas com a minha Kramerzinha, no guitar rig tocava sempre com os niveis de Input/output muito baixos, pois quando os metia mais altitos fazia um ruido enorme... tambem no meu Amp registava ruidos principalmente quando movia o botao do tom para tons mais brilhantes. Foi me sugerido fazer o Shielding, demorei uns dias para ganhar coragem para abrir a minha menina, mas la foi.

Material usado:
Fita de aluminio
um fio condutor de Electricidade
Chave de fendas

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/59/img0101mc.jpg
soltei as cordas e desaparafusei os PU's
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/213/img0102no.jpg
Enfardei o Buraco dos pickups com fita de aluminio,
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/831/img0103uzq.jpg
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/827/img0104lwe.jpg
a parte da ligaçao do fio ficou por conta de meu pai, usamos so um fio. Desculpem nao ter tirado fotos. para que o fio ficasse preso a fita, foram feitos dois furos numa tirinha de fita, e o fio ( sem isolamento ) foi deu uma volta sobre a fita atraves desses dois furos e colado a fita ( tanto num como no outro PU )

A parte de ligar o fio á terra, (foi ligado o no botao do volume, em baixo ( onde esta ligado o fio preto da bridge )ficou tambem por conta de meu pai,
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/201/img0100ne.jpg

ele achou nao ser necessario soldar o fio a guitarra ( e o electricista é ele nao sou eu ), por sua vez, o que ele fez foi o que se pode ver na imagem.

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/585/img0105qd.jpg
Para terminar ele usou um aparelho, que nao sei o nome, que serve para saber se a ligaçao esta bem feita, foi colocado um dos "pauzinhos" da maquina sobre o aluminio do Neck pickup, e o outro sobre o jack femea da guitarra, a maquina fez o seu "pi pi pi" a confirmar que estava tudo ok.
Restou me aparafusar tudo, por as cordas e testar a guitarra

Resultados : O Ruido quase que desapareceu, tanto no meu amp, como no guitar rig, utilizando o mic input ( Tenho os niveis de Input e output no maximo e somente com o ruido "caracteristico" do mic input ( algo do tipo :"SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS" ). Posso usar tons mais brilhantes na minha guitarra e tirar um som limpo .. contudo com o meu aparelho USB guitar Link continuo a ter um ruido enorme.

Quero agradecer ao Arpeggio ( que é o mestre de estudio, sabe apontar a todos os defeitozinhos no som e explicou-me a necessidade do shielding para resolver os problemas que estava a ter ) e principalmente ao Z3D ( que perdeu umas boas horas a explicar-me o que fazer e a compreender a teorica toda por detras do shielding )


Última edição por Zito em Sex Jun 08 2012, 04:20, editado 1 vez(es)
Zito
Zito
Guitarrista dedicado

Post Count : 695
Idade : 32
Localização : Flores /Açores
Guitarra : Kramer Assault 220CM
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

o Zito fez um Shielding na sua kramer Empty Re: o Zito fez um Shielding na sua kramer

Mensagem por carlosxana Sex Jun 08 2012, 01:51

pena nao se ver as fotos Desapontado
carlosxana
carlosxana
Guitarrista de garagem

Post Count : 491
Idade : 52
Localização : gaia
Guitarra : cort kx custom/Prs tremonti/Schecter Hellraiser Extreme C-1 FR,
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

o Zito fez um Shielding na sua kramer Empty Re: o Zito fez um Shielding na sua kramer

Mensagem por Zito Sex Jun 08 2012, 04:16

o imageshack ta todo atrofiado ultimamente :s
Zito
Zito
Guitarrista dedicado

Post Count : 695
Idade : 32
Localização : Flores /Açores
Guitarra : Kramer Assault 220CM
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

o Zito fez um Shielding na sua kramer Empty Re: o Zito fez um Shielding na sua kramer

Mensagem por carlosxana Sex Jun 08 2012, 05:05

http://tinypic.com/?t=postupload
este é o site que uso para meter fotos e até agora não falha cheers
carlosxana
carlosxana
Guitarrista de garagem

Post Count : 491
Idade : 52
Localização : gaia
Guitarra : cort kx custom/Prs tremonti/Schecter Hellraiser Extreme C-1 FR,
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

o Zito fez um Shielding na sua kramer Empty Re: o Zito fez um Shielding na sua kramer

Mensagem por nanjos Sex Jun 08 2012, 05:16

Temos mais um mestre do DIY Fixe

Com a ajuda do pessoal vai-se conseguindo fazer as coisas, apesar da distância Very Happy

Gostei particularmente dos termos técnicos como "pauzinhos" e "pi pi pi" Laughing

Mas o que interessa é que funcionou.

Quanto às imagens, dá para ver, só que não copiaste os links correctos, no imageshack tens que copiar o link de "Forum" na opção "Inserir esta imagem".
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

o Zito fez um Shielding na sua kramer Empty Re: o Zito fez um Shielding na sua kramer

Mensagem por Waltheer Sex Jun 08 2012, 05:27

O teu pai que solde o fio da ponte sff. Essas soluções "à lá electricista" são fonte de problemas.
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

o Zito fez um Shielding na sua kramer Empty Re: o Zito fez um Shielding na sua kramer

Mensagem por Slider56 Sex Jun 08 2012, 08:42

Eu uso sempre o Photobucket para guardar imagens que uso em diversos sites,e até à data nunca falhou.

Outra questão já muito falada noutros tópicos relacionados é o facto de por vezes os diversos componentes (pots,switches,etc) poderem entrar em contacto com a blindagem/shielding...se o ponto de contacto for a terra/massa/ground/whatever,não há problema;agora se o ponto de contacto for do hot,podem acontecer duas coisas:ou um ruído desagradável e um som merdoso,ou por e simplesmente não há som... No

Aconselho a malta que faz este tipo de mods que tenham o cuidado de aplicar um bocado de fita isoladora de electricista ou mesmo fita de papel nas áreas de blindagem onde possam haver esses contactos indesejáveis.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

o Zito fez um Shielding na sua kramer Empty Re: o Zito fez um Shielding na sua kramer

Mensagem por Waltheer Sex Jun 08 2012, 08:48

@slider:

se o ponto de contacto for a terra/massa/ground/whatever,não há problema;

há problema sim sr. "Ground loops", podem introduzir mais ruído do que a inexistência de blindagem...
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

o Zito fez um Shielding na sua kramer Empty Re: o Zito fez um Shielding na sua kramer

Mensagem por Slider56 Sex Jun 08 2012, 09:01

Sim pode acontecer,mas muito raramente;depende da complexidade dos circuitos.Num set simples basta que os componentes que fiquem demasiado próximos da blindagem estejam devidamente protegidos.

Nesta semana desenrasquei o filho de um amigo meu com uma réplica de strat,e verifiquei que alguns terminais do switch de 5 posições ficavam muito próximos do fundo do recorte;bastou aplicar um pouco de fita de papel auto adesivo naquele local,e problema resolvido.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

o Zito fez um Shielding na sua kramer Empty Re: o Zito fez um Shielding na sua kramer

Mensagem por Z3D Sáb Jun 09 2012, 02:57

Agora que me debrucei um pouco mais sobre o assunto, cá me parece que é muito difícil, ou mesmo impossível, que hajam loops de massa na guitarra quando conectada ao amp via cabo.... é que só há um caminho para terra (que é o cabo), e portanto seja qual for a maneira que se liguem as terras só existe esse caminho. Ou seja, não há "2ª" terra, só há um caminho que é o cabo - que por sua vez está ligado à massa do amp - quando a guitarra está directamente ligada ao amp, claro - logo não há loop de terras - só há uma terra, e somente essa.
Isto seja ligação à terra dos pots, switchs ou shielding, vai tudo "escoar" nessa terra. O circuito é só um, não há aqui dois sistema com duas terras diferentes (condição necessária para existencia de ground loop).

@zito: não tinha visto este tópico, só agora o vi. E vi também a soldadura (ou falta dela) do fio da bridge/shielding no pot de volume. Por favor, pede ao teu pai que te solde isso. Isso não está em condições, basta um abanão ou mesmo com o passar do tempo isso vai-se desfazer.... vá, fazer trabalhinho bem feito, sff... Fixe
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

o Zito fez um Shielding na sua kramer Empty Re: o Zito fez um Shielding na sua kramer

Mensagem por filipe75 Sáb Jun 09 2012, 05:23

Também queria fazer um a minha guitarra mas não percebo puto dessas coisas.... Fogo!
filipe75
filipe75
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 107
Idade : 26
Localização : Coimbra
Guitarra : epiphone les paul 100|Fernando Sanchez 1008 (acustica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 16/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

o Zito fez um Shielding na sua kramer Empty Re: o Zito fez um Shielding na sua kramer

Mensagem por Z3D Sáb Jun 09 2012, 17:39

filipe: o shielding é simples de fazer, mas a simplicidade é directamente proporcional a diversos factores.
Acima de tudo é necessário entender o que estamos a fazer e porquê. Não é só ligar e soldar fios, é necessário perceber o que se faz.
Depois vem o "jeitinho" para fazer um serviço limpo, seja no acondicionamento do shielding (fita aluminio/cobre etc), seja nas soldaduras necessárias etc.
Ou seja, como comecei: o shielding é simples de fazer, mas para quem não sabe pode tornar-se uma dor de cabeça...
Há muita informação na net, desde youtube a sites sobre este assunto. Se entenderes algo de fenómenos electricos torna-se mais simples.
No fundo a simplicidade tem a sua complexidade Smile

Alguma ajuda q precises estamos por cá.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

o Zito fez um Shielding na sua kramer Empty Re: o Zito fez um Shielding na sua kramer

Mensagem por Waltheer Sáb Jun 09 2012, 19:21

@z3d:

pois, não há só um circuito entre a guitarra e o amp, estás-te a esquecer de ti na equação...

http://alexplorer.net/guitar/basics/grounding.html

Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

o Zito fez um Shielding na sua kramer Empty Re: o Zito fez um Shielding na sua kramer

Mensagem por Z3D Sáb Jun 09 2012, 19:49

@waltheer:

Não não me esqueci... e o corpo humano é tudo menos um "sink" de terra. É mais um "source" de ruído, seja em forma de indução electromagnética (daí o shielding) seja fisicamente quando toca nas partes metálicas (cordas, bridge, pots, switchs). E o ruído segue sempre pelo caminho mais "fácil" para a terra, que no caso é comum e única.

Sobre o link que enviaste, já o li. A figura que ele mostra que é um suposto ground loop é tudo menos isso. É outro "desvio" para a terra? é sim senhor. Mas a terra é, como mais uma vez te digo, única. Para haver loop é preciso que hajam no mínimo duas terras*. Novamente, todo o ruído induzido segue para o mesmo caminho.

PS: podes dizer que devido ao tamanho do condutor que "está a mais" na figura, pode ser criada uma diferença de potencial entre as suas duas pontas provocadas pela resistividade criada no próprio fio ( d.d.p essa que seria proporcional ao comprimento e inversamente proporcional à sua secção) e que, eventualmente, influenciaria o circuito terra. No entanto tal resistividade é tão negligenciável que nem sequer deve ser considerada nestas questões. ATenção que não estou a dizer que a maneira como ele mostra na figura está errada. Pelo contrário, a bem de um trabalho mais "limpo" deve ser assim lgado. Agora o que ele mostra é tudo menos um ground loop.

edit: * duas terras onde haja diferença de potencial entre elas criando um loop de corrente/interferencia. Algo que não existe na ligação que se vê na imagem do site (excluindo a situação negligenciável que referi acima claro).
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

o Zito fez um Shielding na sua kramer Empty Re: o Zito fez um Shielding na sua kramer

Mensagem por filipe75 Dom Jun 10 2012, 04:33

Já estive a ver umas coisas e até já comecei a fazer o shielding...
já fiz ao bridge pickup na parte de dentro fiz o seguinte:
o Zito fez um Shielding na sua kramer Img0400ay

Tirei as cordas

o Zito fez um Shielding na sua kramer Img0401ag

Tirei o pickup

o Zito fez um Shielding na sua kramer Img0402au

Comecei a colar a fita de alumínio

o Zito fez um Shielding na sua kramer Img0406as

A fita de alumínio acabada de colar

O buraco dos pickups já está que faço a seguir?
filipe75
filipe75
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 107
Idade : 26
Localização : Coimbra
Guitarra : epiphone les paul 100|Fernando Sanchez 1008 (acustica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 16/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

o Zito fez um Shielding na sua kramer Empty Re: o Zito fez um Shielding na sua kramer

Mensagem por Zito Dom Jun 10 2012, 04:47

faz o mesmo no neck pickup e liga um fio entre eles
Zito
Zito
Guitarrista dedicado

Post Count : 695
Idade : 32
Localização : Flores /Açores
Guitarra : Kramer Assault 220CM
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

o Zito fez um Shielding na sua kramer Empty Re: o Zito fez um Shielding na sua kramer

Mensagem por filipe75 Dom Jun 10 2012, 04:58

como assim um fio?
filipe75
filipe75
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 107
Idade : 26
Localização : Coimbra
Guitarra : epiphone les paul 100|Fernando Sanchez 1008 (acustica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 16/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

o Zito fez um Shielding na sua kramer Empty Re: o Zito fez um Shielding na sua kramer

Mensagem por Zito Dom Jun 10 2012, 05:47

um fio para fazer a ligação entre os dois pickups para depois ligares a terra.
Zito
Zito
Guitarrista dedicado

Post Count : 695
Idade : 32
Localização : Flores /Açores
Guitarra : Kramer Assault 220CM
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

o Zito fez um Shielding na sua kramer Empty Re: o Zito fez um Shielding na sua kramer

Mensagem por Slider56 Dom Jun 10 2012, 09:42

Zito...não a ligação "entre os dois pickps",mas sim entre as blindagens de cada buraco.Deixa lá os pickups sossegados... Very Happy

Neste tipo de guitarras com cavidades separadas,convém que se forre muito bem cada uma,e que haja contacto entre todas;só assim a blindagem/shielding se torna eficaz.Volto a avisar para terem cautela,não vá algum terminal de um switch ou mesmo de um potenciómetro entrar em contacto com a blindagem.Façam isso certinho e direitinho,sem pressa e com cuidado.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

o Zito fez um Shielding na sua kramer Empty Re: o Zito fez um Shielding na sua kramer

Mensagem por Arpeggio Ter Jun 12 2012, 11:56

Ha granda zito,está aqui a sair um luthier açoreano que só visto...


Abraços!!
Arpeggio
Arpeggio
Guitarrista de garagem

Post Count : 485
Idade : 49
Localização : Cadaval
Guitarra : Ibanez RG7 Iron Label
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 24/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

o Zito fez um Shielding na sua kramer Empty Re: o Zito fez um Shielding na sua kramer

Mensagem por Zito Ter Jun 12 2012, 14:13

so agora e que vi o post Slider, sim isso , enganei-me xD sorry
Zito
Zito
Guitarrista dedicado

Post Count : 695
Idade : 32
Localização : Flores /Açores
Guitarra : Kramer Assault 220CM
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

o Zito fez um Shielding na sua kramer Empty Re: o Zito fez um Shielding na sua kramer

Mensagem por paulo2534 Ter Jun 12 2012, 14:17

Arpeggio, não gozes, o gajo deve ser o unico gajo nos açores a fazer isto, com alguma prática ainda pode ganhar uns trocos lá na terra dele, visto ser o unico.
paulo2534
paulo2534
Guitarrista dedicado

Post Count : 635
Idade : 25
Localização : Guimarães
Guitarra : Epiphone wildkat; Tanglewood TW1; Harley Benton Strat. Sunbrust modificada ; Yamaha C-30(classica); Technics KN6000(synth)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

o Zito fez um Shielding na sua kramer Empty Re: o Zito fez um Shielding na sua kramer

Mensagem por lourenco599 Ter Jun 12 2012, 14:23

^ Dúvido que o user Arpeggio estivesse a gozar com o Zito. E é muito bom que o Zito aprenda a arte da lutheria, visto que, pelos vistos, nos Açores não encontras ninguém que o faça. Ainda pode vir a ganhar uns valentes cobres com a brincadeira.
lourenco599
lourenco599
Guitar Hero

Post Count : 1260
Idade : 28
Localização : Vagos
Guitarra : Epiphone Gothic Explorer; Walden CS500 CE
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

o Zito fez um Shielding na sua kramer Empty Re: o Zito fez um Shielding na sua kramer

Mensagem por Arpeggio Ter Jun 12 2012, 14:52

claro q nao estava a gozar loool,olha agora...

eu e o zito estamos sempre pelo msn a trocar conhecimentos etc...na cunbersa em geral...tanto ele me ajuda em cenas como eu a ele...é alto individuo...recomendo a sua amizade a qualuqer um lol...

se eu estivesse a gozar só ele é q podia se queixar...ja tem idade para se defender...

paulo2534 @ nao sou gaijo para gozar com quem nao conheço,mesmo sendo na internet...e alias ja tenho idade para ter um POUCO de juizo hehehe,pouquinho senao morro velho...


PS-ele tem mesmo de aprender TUDO,porque lá nos açoires,pelo menos na ilha dele, luthiers nepia...




Arpeggio
Arpeggio
Guitarrista de garagem

Post Count : 485
Idade : 49
Localização : Cadaval
Guitarra : Ibanez RG7 Iron Label
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 24/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

o Zito fez um Shielding na sua kramer Empty Re: o Zito fez um Shielding na sua kramer

Mensagem por paulo2534 Ter Jun 12 2012, 15:50

Arpeggio, ao dizer gozar, tava a querer dizer brincar com o assunto, mas o Zito daqui a uns tempos pode ganhar uns bons trocos com luthieria, nem que seja pra investir em guitarras
paulo2534
paulo2534
Guitarrista dedicado

Post Count : 635
Idade : 25
Localização : Guimarães
Guitarra : Epiphone wildkat; Tanglewood TW1; Harley Benton Strat. Sunbrust modificada ; Yamaha C-30(classica); Technics KN6000(synth)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

o Zito fez um Shielding na sua kramer Empty Re: o Zito fez um Shielding na sua kramer

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos