GUITAR SETUP - LIMPEZA E TROCA DE CORDAS
+4
Fype_7
GGuitars
nanjos
Arpeggio
8 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
GUITAR SETUP - LIMPEZA E TROCA DE CORDAS
Mais um vídeo em português com uma excelente explicação sobre como limpar uma guitarra e trocar as cordas. Inclui o polimento dos trates e lubrificação da nut.
Convidad- Convidado
Re: GUITAR SETUP - LIMPEZA E TROCA DE CORDAS
Boas aproveitei o topico com meses para perguntar algo sobre este assunto dos frets,eu comprei uma lixa de 1000 foi o q consegui arranjar aqui na zona,e comprei duraglith aquele produto de dar brilho a metais etc,,,cromados por ai...
sera que a lixa de 1000 ainda e muito forte para apenas limpar e tirar alguma impureza dos frets?
tem quer ser 1500 ou aquela palha de aço?
sera que a lixa de 1000 ainda e muito forte para apenas limpar e tirar alguma impureza dos frets?
Arpeggio- Guitarrista de garagem
- Post Count : 485
Guitarra : Ibanez RG7 Iron Label
Guitarrista : Ritmo
A lixa 1000, embora já não coma muito, ainda desbasta algum metal.
Se o objectivo é só polir eu usava lã de aço 0000 se conseguires arranjar, ou então uns panos da Jim dunlop próprios para polir trastes. Custam perto de 5€ e duram muito tempo.
Se o objectivo é só polir eu usava lã de aço 0000 se conseguires arranjar, ou então uns panos da Jim dunlop próprios para polir trastes. Custam perto de 5€ e duram muito tempo.
nanjos- ADMINISTRADOR
- Post Count : 4323
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Palha de aço: bom e barato.Arpeggio escreveu:Boas aproveitei o topico com meses para perguntar algo sobre este assunto dos frets,eu comprei uma lixa de 1000 foi o q consegui arranjar aqui na zona,e comprei duraglith aquele produto de dar brilho a metais etc,,,cromados por ai...
GGuitars- Aprendiz de guitarra
- Post Count : 49
Guitarra : Baixo.
o objectivo é polir e uma limpeza valente,pois eles nao estao maus...
A palha de aço que arranjo e para lavar a loiça,apenas lol pois onde tive nao tinham,mas tinham a lixa 1000 que vou usar com cuidado,nao quero tirar o redondo deles,mas penso que 1000 nao retira metal assim para ficarem rasos nao?
A palha de aço que arranjo e para lavar a loiça,apenas lol pois onde tive nao tinham,mas tinham a lixa 1000 que vou usar com cuidado,nao quero tirar o redondo deles,mas penso que 1000 nao retira metal assim para ficarem rasos nao?
melhor que palha de aço: lã de aço
Fype_7- Guitarrista viciado
- Post Count : 813
Guitarra : Ibanez RG270DX, Ibanez RG3570z , Ibanez PF10, Pablo Romero (Clássica)
acredito,pior e arranjar aqui na zona,como moro aqui a menos de 2 anos,ainda me escapa uma casa ou outra,mas nao encontrei disso...
tentar me safar com a lixa 1000,bem suave esta lixa desconhecia isto hehehehehe
tentar me safar com a lixa 1000,bem suave esta lixa desconhecia isto hehehehehe
vou dar a minha opinião.
eh do mais barato que ha e de certeza que encontras isso no Cadaval...
é o que eu uso e gosto bastante. dura muito, limpa a "jorda" toda da escala e os trastes ficam mais "brilhantes"....
eh do mais barato que ha e de certeza que encontras isso no Cadaval...
é o que eu uso e gosto bastante. dura muito, limpa a "jorda" toda da escala e os trastes ficam mais "brilhantes"....
ali3ncorp- Moderador
- Post Count : 2311
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
hahahaha ok,ok,esfregao verde isso tenho ali alguns novos na cozinha...hehe vou roubar um a Maria
Tao mas passo na escala tambem,sendo assim?
Tenho aqui um frasco da gibson de fretboard conditioner aplico-o depois de passar o esfregão verde?
Tao mas passo na escala tambem,sendo assim?
Tenho aqui um frasco da gibson de fretboard conditioner aplico-o depois de passar o esfregão verde?
ya, eu aplico na escala tb o esfregão mas de "mansinho" para evitar riscos.
depois pode entao aplicar o tal conditioner...eu normalmente uso um boacdinho de oleo de cedro LOL
depois pode entao aplicar o tal conditioner...eu normalmente uso um boacdinho de oleo de cedro LOL
ali3ncorp- Moderador
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
okok,parece-me bem...daqui a pouco ja vou tratar disso,eviatr tirar as cordas por completo que nao tenho de momento outras para por,e estas estao novas...foi falta de lembrança na altura que as meti,podia ter feito isto,bem la vem os "mas" da vida LOL
Obrigadao,depois mostro como ficou...
PS-mas passo no final o duraglith nao?,aquilo e relamente muito bom os carrilhoes estao q nem um espelho,gosto de tudo nos trinques...
Obrigadao,depois mostro como ficou...
PS-mas passo no final o duraglith nao?,aquilo e relamente muito bom os carrilhoes estao q nem um espelho,gosto de tudo nos trinques...
era isso que ia dizer mas esqueci-me..
depois da um feedback teu..porque eu gosto do resultado mas ate neste tipo de coisas gostos sao gostos e diferem de pessoa para pessoa...isto porque ha varias tecnicas e cada um tem a sua perferida..
depois da um feedback teu..porque eu gosto do resultado mas ate neste tipo de coisas gostos sao gostos e diferem de pessoa para pessoa...isto porque ha varias tecnicas e cada um tem a sua perferida..
ali3ncorp- Moderador
Faço sim,vou fazer tudo nas calmas e sem esforços,para nao lixar nada,mais vale a pena demorar do que fazer rapido e mal...confesso ter alte paixao por esta guitarra
Ainda acabam por usar Fairy nas guitarras...
Cuidado com esses esfregões verdes,porque não são todos rigorosamente iguais;não dava jeito nenhum aparecer um lanho numa escala,pois não...?
cuidado com os "desmerdificadores" de improviso... ... e mãos à obra!
Cuidado com esses esfregões verdes,porque não são todos rigorosamente iguais;não dava jeito nenhum aparecer um lanho numa escala,pois não...?
cuidado com os "desmerdificadores" de improviso... ... e mãos à obra!
Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count : 11293
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
LOL...tens razão Slider...dai eu alertar para usar o esfregão verde mas de "mansinho" aquilo limpa tudo mas sem duvida que se tem de ter cuidado pois pode haver esfregoes com menos qualidade.
ali3ncorp- Moderador
Bom, lã de aço... pensei que fosse complicado arranjar. Afinal há em qualquer Continente/Jumbo e afins... comprei um rolo daquilo dá até pros meus netos (muito mesmo). Barato.
Z3D- Guitar GOD
- Post Count : 3975
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
tao vou comprar lã de aço amanha no continente do bombarral,acabei por ter visitas e nao fazer nada...
fazer isto nas calmas, amanha ja dou noticias,sendo assim pois essa lã foi falada uma ocasiao la no luthier orlando das caldas da rainha,e pensei que nao se vendia assim na boa,...
fazer isto nas calmas, amanha ja dou noticias,sendo assim pois essa lã foi falada uma ocasiao la no luthier orlando das caldas da rainha,e pensei que nao se vendia assim na boa,...
Pronto acabei de fazer a limpeza dos trastes,tentei tirar fotos,mas a certa altura esqueci-me das fotos hehehe,eis o que fiz:
Este foi o material que usei: a dita lã de aço,duraglit,fretboard conditioner,chave de parafusos,fita adesiva de papel e o desenrolador de cordas.
[img][/img]
decidi meter fita de papel junto ao pente,para nao deixar as cordas sairem dos carrilhoes,saquei o lock das cordas da bridge(nao sei se dei o nome certo),e ficaram todas ordenadas direitinhas,mas ate aconselho a meterem fita de papel nas cordas na posiçao exacta (da 1º para a 6º)assim nao se amaranham todas...
[img][/img]
suporte ou lock da bridge ja solto
[img][/img]
A seguir meti a fita adesiva de papel entre os trastes:
[img][/img]
e depois passei a lã de aço nos trastes ate sentir aquela suavidade em todos eles,sem abusar da força exercida neles,retirei a fita,e meti o condicionador de escalas...na escala claro,nao precisei de passar na madeira pois estava sem sujidade,pois costumo por sempre o condicionador na madeira da escala quando mudo de cordas...e limpo...os frets é que nunca tinha feito...
[img][/img]
Aqui ja com as cordas...
[img][/img]
[img][/img]
Notei GRANDE diferença,ao tocar nela,bem então nos bends escorrega que é uma maravilha,ja nao prende ou sente-se aquele escorregar mais carrancudo...
E notei que fiquei sem quaisquer fretbuzz,o que nao estava ha espera pois tinha ligeiramente um pouquinho de buzz na 6 corda,mas ja não...
Não sei se foi do que fiz ou de apenas retirar as cordas e voltar a por no sitio,sei que saio por completo.
Obrigado pelas dicas...
Abraço
Este foi o material que usei: a dita lã de aço,duraglit,fretboard conditioner,chave de parafusos,fita adesiva de papel e o desenrolador de cordas.
[img][/img]
decidi meter fita de papel junto ao pente,para nao deixar as cordas sairem dos carrilhoes,saquei o lock das cordas da bridge(nao sei se dei o nome certo),e ficaram todas ordenadas direitinhas,mas ate aconselho a meterem fita de papel nas cordas na posiçao exacta (da 1º para a 6º)assim nao se amaranham todas...
[img][/img]
suporte ou lock da bridge ja solto
[img][/img]
A seguir meti a fita adesiva de papel entre os trastes:
[img][/img]
e depois passei a lã de aço nos trastes ate sentir aquela suavidade em todos eles,sem abusar da força exercida neles,retirei a fita,e meti o condicionador de escalas...na escala claro,nao precisei de passar na madeira pois estava sem sujidade,pois costumo por sempre o condicionador na madeira da escala quando mudo de cordas...e limpo...os frets é que nunca tinha feito...
[img][/img]
Aqui ja com as cordas...
[img][/img]
[img][/img]
Notei GRANDE diferença,ao tocar nela,bem então nos bends escorrega que é uma maravilha,ja nao prende ou sente-se aquele escorregar mais carrancudo...
E notei que fiquei sem quaisquer fretbuzz,o que nao estava ha espera pois tinha ligeiramente um pouquinho de buzz na 6 corda,mas ja não...
Não sei se foi do que fiz ou de apenas retirar as cordas e voltar a por no sitio,sei que saio por completo.
Obrigado pelas dicas...
Abraço
ficou impecavel.. a minha les paul bem precisava de um tratamento semelhante...
Convidad- Convidado
O gajo corta assim as cordas a guitarra? isso nao faz mal?
speicherspule- Guitarrista de garagem
- Post Count : 330
Guitarra : De momento nenhuma :|
Guitarrista : Lead
speicherspule@ tambem me fez impressao ver isso,acho que nao esta bem feito cortar assim as cordas mas nao sei...se faz mal ou nao
vasco@ faz-se bem isto,nas calmas...fica bem melhor,de longe acredita....
como é que abriste a embalagem do duraglit? também comprei não consigo abrir isto!
Convidad- Convidado
btw quem nao tiver fretboard conditionor creio que tambem pode usar oleo de cedro para os moveis... isto em trastes rosewood, eu usei e ficou impecavel... mas se usarem usem um de jeito, eu usei da marca "pronto" nada de marcas brancas
Convidad- Convidado
HEHEHEHEHE!
Nao fui o único a anhar com isso...
Meti uma chave de fendas e fui levantando a tampa aos poucos,amolguei um pouco mas agora abre e fecha bem,penso que é só na primeira vez que abres...
mostra ai depois como ficou...
Nao fui o único a anhar com isso...
Meti uma chave de fendas e fui levantando a tampa aos poucos,amolguei um pouco mas agora abre e fecha bem,penso que é só na primeira vez que abres...
mostra ai depois como ficou...
Olha q o condicionador e baratinho...
Compra para a proxima vez ,tambem é bom no tratamento da madeira,faz conservar...
Compra para a proxima vez ,tambem é bom no tratamento da madeira,faz conservar...
Página 1 de 2 • 1, 2