Tuturial Set Up a floyd Rose
+8
lourenco
LFO666
Moura
Mário Lopes
JohnnyGuitar
Duarte_Costa
jota jota
Naré Cardoso
12 participantes
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Tuturial Set Up a floyd Rose
para todos aqueles que tem guitarras com floyd e cada vez que querem fazer um set up tem de largar bastante para o fazer....
1-Material necessario.
Chave estrela. para os parafusos das molas do floyd.
chaves allen. nao sei as medidas mas normalmente a guitarra tras as chaves necessarias
um cunha.para por por baixo do floyd e o deixar alinhado.
2- tirar a tampa trazeira da guitarra, os travadores na parte de cima do braco e colocar a cunha no floyd... eu normalmente coloco na parte da frente da guitarra por baixo da micro afinacao... mas isto e ao gosto de cada um.
3- alinhar o floyd...
para ficar como deve de ser o floyd tem de ficar paralelo ao corpo da guitarra... para isto usa se a cunha e vai colocando mais para a frente ou para traz de maneira a que fique fixa e o floyd fique alinhado... isto requer alguma paciencia... o ideal e mesmo ja ter uma cunha com a medida certa e poupa se algum trabalho e tempo neste passo...
4-afinar a guitarra.
depois do floyd estar alinhado temos de afinar a guitarra... antes de a afinarmos colocamos os parafusos da micro afinacao a meio para termos margem de afinacao..
para afinarmos a guitarra utilizamos os carrilhoes normalmente coo se nao tivessemos floyd rose...
5-equilibrio molas/cordas...
depois de afinada a guitarra tiramos a cunha e vemos se o floyd ficou desalinhado...
se este tiver desalinhado recoremos as molas na parte de traz da guitarra..
se o floyd estiver para dentro da guitarra, desapertamos os parafusos... mas devagar um puco cada um e vamos vendo o alinhamento... aqui e por tentativa e erro... e pode ser um trabalho demorado como pode ficar resolvido em minutos...
depois de encontrarmos o equlibrio voltamos a colacar os travadores das cordas e verificamos a afinacao... normalmente ainda temos de dar um toque nas molas e na afinacao... mas uma coisa pouca... colocamos os travadores novamente e se afinacao nao variar muito damos o toque final na micro afinacao e esta pronto a rockar...
espero nao ter sido muito confuso e ter ajudado... alguma duvida perguntem... se alguem tiver alguma coisa a acrescentar forca.. se tiver dito alguma coisa errada digam tambem...
Cumps
1-Material necessario.
chaves allen. nao sei as medidas mas normalmente a guitarra tras as chaves necessarias
2- tirar a tampa trazeira da guitarra, os travadores na parte de cima do braco e colocar a cunha no floyd... eu normalmente coloco na parte da frente da guitarra por baixo da micro afinacao... mas isto e ao gosto de cada um.
3- alinhar o floyd...
para ficar como deve de ser o floyd tem de ficar paralelo ao corpo da guitarra... para isto usa se a cunha e vai colocando mais para a frente ou para traz de maneira a que fique fixa e o floyd fique alinhado... isto requer alguma paciencia... o ideal e mesmo ja ter uma cunha com a medida certa e poupa se algum trabalho e tempo neste passo...
4-afinar a guitarra.
depois do floyd estar alinhado temos de afinar a guitarra... antes de a afinarmos colocamos os parafusos da micro afinacao a meio para termos margem de afinacao..
para afinarmos a guitarra utilizamos os carrilhoes normalmente coo se nao tivessemos floyd rose...
depois de afinada a guitarra tiramos a cunha e vemos se o floyd ficou desalinhado...
se o floyd estiver para dentro da guitarra, desapertamos os parafusos... mas devagar um puco cada um e vamos vendo o alinhamento... aqui e por tentativa e erro... e pode ser um trabalho demorado como pode ficar resolvido em minutos...
depois de encontrarmos o equlibrio voltamos a colacar os travadores das cordas e verificamos a afinacao... normalmente ainda temos de dar um toque nas molas e na afinacao... mas uma coisa pouca... colocamos os travadores novamente e se afinacao nao variar muito damos o toque final na micro afinacao e esta pronto a rockar...
espero nao ter sido muito confuso e ter ajudado... alguma duvida perguntem... se alguem tiver alguma coisa a acrescentar forca.. se tiver dito alguma coisa errada digam tambem...
Cumps
Convidad- Convidado
Re: Tuturial Set Up a floyd Rose
La vai palheta...
Naré Cardoso- ADMINISTRADOR
- Post Count : 11136
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
NaréCardoso escreveu:La vai palheta...
mas estou com a sensacao de que me esqueci de alguma coisa...
Convidad- Convidado
Pedro_guitar escreveu:
mas estou com a sensacao de que me esqueci de alguma coisa...
Pois... Isso ja nao sei... Nao uso disso...
Mesmo assim, boa iniciativa...
Naré Cardoso- ADMINISTRADOR
- Post Count : 11136
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
o meu floyd da minha ibanez tava desalinhado mas eu nao precisei de fazer isso, tem 2 parafusos de cada lado é frente do foyd, que da para regular a altura do floyd e com isso alinhar, claro que as cordas tem k tar afinadas, mas brigado pelo topico, se tiver k precisar ja sei onde venho
Convidad- Convidado
peter deep escreveu:o meu floyd da minha ibanez tava desalinhado mas eu nao precisei de fazer isso, tem 2 parafusos de cada lado é frente do foyd, que da para regular a altura do floyd e com isso alinhar, claro que as cordas tem k tar afinadas, mas brigado pelo topico, se tiver k precisar ja sei onde venho
esses 2 parafusos é para regular a altura das cordas...ao fazeres isso vais estar a afastar muito ou aproximar muito as cordas do braço... isso pode entrar em conflito com o estudo de solos e assim... se tiver muito perto os tapping's tornam-se mais dificeis...
aconcelho-te a mexer antes nas molas quando tiveres o floyd desalinhado... assim a altura foca sempre a mesma...
Convidad- Convidado
ya mas tipo eu mexi nisso kando troquei as cordas pk o foyd ficou mt solto pk as cordas eram de larguras fierentes e entao tive k mexer na altura das cordas
Convidad- Convidado
ya, se mudas de espessura tens de mexer na altura... mas sempre que precisases de alinhar o floyd mexe nas molas... é mais facil...peter deep escreveu:ya mas tipo eu mexi nisso kando troquei as cordas pk o foyd ficou mt solto pk as cordas eram de larguras fierentes e entao tive k mexer na altura das cordas
Convidad- Convidado
eu quando tiver tempo forco um set up e tiro umas fotos para postar aqui... sempre ajuda mais a ver os parafusos que se falam e cenas assim
Convidad- Convidado
Aqui ta mais um tutorial, mas com imagens que facilita o pessoal!
http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/3/87896/
http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/3/87896/
jota jota- Moderador
- Post Count : 2192
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
Guitarrista : Lead
eu ja ando a uns tempos para por fotos, mas nao tenho feito set up's, vai ser sabdo quando mudar de cordas para 0.010
Convidad- Convidado
isto ainda nao me dá jeito mas vai dar
quando tiver a minha rg370
quando tiver a minha rg370
Duarte_Costa- Guitar Hero
- Post Count : 1742
Guitarra : Ibanez RG350M, Schecter Damien 7, LTD H-50, Ibanez G5 ECE, Washburn D-14
Guitarrista : Indefinido
Pedro_guitar escreveu:para todos aqueles que tem guitarras com floyd e cada vez que querem fazer um set up tem de largar bastante para o fazer....
1-Material necessario.
3- alinhar o floyd...
4-afinar a guitarra.
Cumps
Sim deve ficar paralelo ao corpo da guitarra mas cuidado! o que deve ficar paralelo ao corpo da guitarra é a base do tremolo, e dependendo do tremolo isso pode ser dificil de ver.
Exemplo: o Tremolo EdgeIII da Ibanez tem uma base que NAO é paralela ao resto do tremolo. Logo quando correctamente afinado o tremolo parece que nao esta paralelo ao corpo da guitarra.
Enfim nao sei se me fiz entender. Deixo aqui um link para perceberem melhor... http://www.ibanezrules.com/tech/setup/angle.htm
Convidad- Convidado
Jem3r, agradecíamos que fizesses uma apresentação tua no tópico apropriado!
jota jota- Moderador
Alguém me pode explicar o que é o Floyd ? sff (é que como tenho acustica ainda não tive necessidade de saber esses nomes)
Convidad- Convidado
Ai tens a explicação: http://www.guitarradas.com/acessorios-para-guitarras-f21/floyd-rose-t165.htm?highlight=floyd
jota jota- Moderador
JohnnyGuitar- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 178
Guitarra : Ibanez aeg8e, Ashton (Acústica), Guitarra Portuguesa Voluta Lisboa (Fado)
Guitarrista : Vocal/Lead
ja havia um topico sobre isto, podias ter la posto estes videos
Convidad- Convidado
não reparei que ja havia esse tutorial... os SRs. Administradores que façam o favor de o mudar de sitio ou apagar o tópico.
Guitarra : Ibanez aeg8e, Ashton (Acústica), Guitarra Portuguesa Voluta Lisboa (Fado)
Já esta!
jota jota- Moderador
boas
quando faço setup á guitarra e tenho de a finar os harmónicos, nunca utilizo cunhas ou algo parecido porque isso vai-te induzir em erro na afinação...
ora se as cordas estão sobre tensão e tens de equilibrar o floyd com o corpo/molas se tu vais travar o floyd e o afinas assim, quando tiras a cunha vai alterar a distãncia 1º traste/12º e floyd/12º porque as molas assim o obrigam...
eu primeiro afino e acho equilibrio ideal para mim ( porque cada um tem o seu gosto pessoal) e ´so depois é que afino a floyd.... desaperta/andas para tras ou frente com o saddle /aperta e depois confere no afinador... sempre por tentativas até achar a afinação correta...
quando faço setup á guitarra e tenho de a finar os harmónicos, nunca utilizo cunhas ou algo parecido porque isso vai-te induzir em erro na afinação...
ora se as cordas estão sobre tensão e tens de equilibrar o floyd com o corpo/molas se tu vais travar o floyd e o afinas assim, quando tiras a cunha vai alterar a distãncia 1º traste/12º e floyd/12º porque as molas assim o obrigam...
eu primeiro afino e acho equilibrio ideal para mim ( porque cada um tem o seu gosto pessoal) e ´so depois é que afino a floyd.... desaperta/andas para tras ou frente com o saddle /aperta e depois confere no afinador... sempre por tentativas até achar a afinação correta...
Mário Lopes- Aprendiz de guitarra
- Post Count : 87
Guitarra : jackson ps-4 e B.C. rich Warlock nj series
Guitarrista : Ritmo
ah e tens de afinar com a corda solta e depois afinas a premir no 12º traste (oitava)e as notas têem que coincidir... caso nõa coincidam é o que eu disse no post anterior...
Mário Lopes- Aprendiz de guitarra
- Post Count : 87
Guitarra : jackson ps-4 e B.C. rich Warlock nj series
Guitarrista : Ritmo
Muito obrigado pelas dicas! Recentemente adquiri a minha Peavey e ela tem um floyd, e ao inicio tava me a ver lixado para afinar, porque gosto bastante de alterar e usar varias afinaçoes, e quando perguntei ao luthier da lojo onde costumo ir ele disse me que tinha de afinar o floyd cada vez que mudava de afinaçao, o problema era que nao me dava muito jeito deslocar me ate la quando mudasse a afinaçao, graças a isto vejo me mais esclarecido.
muito obrigado
muito obrigado
basicamente é , afinar cordas - equilibrar a ponte mexendo nos parafusos atrás da guitarra certo? e repetir o processo até estar tudo afinado e calibrado.
Convidad- Convidado
Página 1 de 3 • 1, 2, 3