Terminologia das escalas
2 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Terminologia das escalas
Mike7seveN escreveu:Pedro_guitar escreveu:dá uma vista de olhos neste link ---> http://forumjazz.forumeiros.net/t32-teoria-musical-intervalos-e-formacao-de-acordes-maiores-e-menores#161
tens ai os intervalos.
basicamente se tiver "b" é intervalo menor e se tiver "#" é intervalo aumentado.
Boas,
Andei hoje a estudar isso no comboio e acho que já percebi. Basicamente será entre cada número (1, 2, 3,...) vamos ter 1 tom, portanto, para Mí temos:Mi 1Será que estou certo?
Fá 2b
Fa# 2
Sol 3b
Sol# 3
La 4b
La# 4
Si 5b
Do 5
Do# 6b
Re 6
Re# 7b
Mi 7Pedro_Guitar escreveu:nao , estas errado.de Mi a Lá é 4ªP e nao 4ªD. refaz isso a partir dai
Fiquei com uma dúvida, o que significa: "diminuto no caso das 4ª, 5ª e 8ª que sao perfeitas" ?
Tks,
Mike7seveN
bem, as 4ª, 5ª e 8ª sao diminutas, pois estes intervalos nao teem menores, ou sao dininutos, perfeitos ou aumentados
Convidad- Convidado
O erro que fizeste foi fazer uma 4b. Lembra-te sempre que as 4ª e as 8ª não têm diminutos, ou seja, não há 4b.
Ah, e não vás pelo "por cada número vai 1 tom" porque depois calha mal.. É que da 3 para a 4 só vai meio tom.. Não vás por aí, senão lá mais para a frente, quando quiseres montar os acordes mais esquisitos, vais andar sempre a fazer imensas contas..
Ah, e não vás pelo "por cada número vai 1 tom" porque depois calha mal.. É que da 3 para a 4 só vai meio tom.. Não vás por aí, senão lá mais para a frente, quando quiseres montar os acordes mais esquisitos, vais andar sempre a fazer imensas contas..
Convidad- Convidado
Mi 1
Fá 2b
Fa# 2
Sol 3b
Sol# 3
La 4
La# 5b
Si 5
Do 6b
Do# 6
Re 7b
Re# 7
Será isto? É que agora estou um pouco confuso Se não for isto então preciso de uma leitura mais aprofundada que as folhas que li!
Tks,
Mike7seveN
Fá 2b
Fa# 2
Sol 3b
Sol# 3
La 4
La# 5b
Si 5
Do 6b
Do# 6
Re 7b
Re# 7
Será isto? É que agora estou um pouco confuso Se não for isto então preciso de uma leitura mais aprofundada que as folhas que li!
Tks,
Mike7seveN
Convidad- Convidado
agora acertaste, se nao vi mal. estuda bem intervalos. isso é bué importante na construçao de acordes.
tipo, 1 3 5 é acorde maior, 1 b3 5 é acorde menor, 1 b3 b5 é acorde meio diminuto. encontras estes 3 acordes em qualquer campo harmonico maior.
tipo, 1 3 5 é acorde maior, 1 b3 5 é acorde menor, 1 b3 b5 é acorde meio diminuto. encontras estes 3 acordes em qualquer campo harmonico maior.
Convidad- Convidado
Porreiro!
A forma de construir acordes tem uma fórmula para cada tipo (menor, maior,...)?
A forma de construir acordes tem uma fórmula para cada tipo (menor, maior,...)?
Convidad- Convidado
Não sei se já chegaste a essa parte...mas já começaste as inversões dos acordes?
É que existe acordes no estado fundamental, 1ºinversão e segunda inversão...
O livro que estás a ver tb fala sobre isso?
Convidad- Convidado
sizes escreveu:Não sei se já chegaste a essa parte...mas já começaste as inversões dos acordes?
O livro é uma coisa pequena (+/- 30 pags) só sobre escalas. Sobre intervalos tirei alguns artigos da net e outras coisas dos posts do pessoal para ler. Também andei a ver se arranjava mais uns livros na net sobre acordes e outra teoria...O que é mesmo o mais básico por onde se deve começar? sem ser saber as notas...
Convidad- Convidado
exacto, todos os acordes tem uma formula. os maiores sao 1 3 5---> tonica 3ª maior 5ª perfeita.
os menores sao 1 b3 5. em que a 3ª é menor. sempre que vires uma formula, seja acordes o escalas, sempre que tiver b3, é menor. a 3ª é que define se o acorde é maior ou menor. por exemplo, os power chords, nao sao maiores nem menores, sao acordes de 5, e nao teem a 3ª a defenir o tipo de acorde. estes acordes só teem a tonica e a 5ª perfeita, no caso de Dó5 (sempre que for de 5,é powerchord, se nao exitir mais indicaçoes, um acorde F#mb5 é um acorde diminuto composto por 3 notas, a tonica, a 3ªm e a 5ª diminuta) tem Dó e Sol, o Mi (que diz que o acorde é maior ou menor) desaparece.
bem, por inde deves começar?? acho que por isto mesmo que temos estado a falar, intervalos e construção de acordes. depois de saberes bem intervalos tenta harmonizar a escala maior
os menores sao 1 b3 5. em que a 3ª é menor. sempre que vires uma formula, seja acordes o escalas, sempre que tiver b3, é menor. a 3ª é que define se o acorde é maior ou menor. por exemplo, os power chords, nao sao maiores nem menores, sao acordes de 5, e nao teem a 3ª a defenir o tipo de acorde. estes acordes só teem a tonica e a 5ª perfeita, no caso de Dó5 (sempre que for de 5,é powerchord, se nao exitir mais indicaçoes, um acorde F#mb5 é um acorde diminuto composto por 3 notas, a tonica, a 3ªm e a 5ª diminuta) tem Dó e Sol, o Mi (que diz que o acorde é maior ou menor) desaparece.
bem, por inde deves começar?? acho que por isto mesmo que temos estado a falar, intervalos e construção de acordes. depois de saberes bem intervalos tenta harmonizar a escala maior
Convidad- Convidado
Mike7seveN escreveu:Boas pessoal,
Andei a procurar se já havia algum post parecido com o que vou fazer mas não encontrei, se alguém souber de um direccione-me para lá, sff.
Estava há pouco a olhar para um livro de escalas e não consigo perceber quais são as notas a que corresponde a contagem deles, passo a explicar:
Estando numa escala pentatónica (5 notas), por exemplo Mí menor. A progressão será Mi Sól Lá Sí Ré#, espero não me ter enganado.
Eles definem uma fórmula para a progressão da seguinte forma: R,b3,4,5,b7, em que R (root) é a nota inícial (e.g. Mí) e 3,4,...são respectivamente as notas terceira, quarta,... E é esta parte que eu não percebo. A escala iria Mí Fá Sol Lá..., portanto a terceira nota será um Sol como se comprova na prática, mas segundo a fórmula seria um Sol bemol, certo?
É esta a minha grande questão
Obrigado,
Mike7seveN
Pessoal desculpem estar a citar um post cujo assunto provavelmente já quase está esquecido, mas essa "formula" está correcta. Mike7seveN a unica coisa que te falhou foi o facto de essa ser a formula para tranformar escalas MAIORES em escalas pentatonicas.
Assim imagina que queres fazer a escala pentatonica de MI Maior. A escala de Mi maior tem como armação de clave Fa#-Do#-Sol#-Re#. Logo as notas da escala são: mi-fa#-sol#-lá-si-do#-re#-mi.
Logo a escala pentatónica seria assim
R - b3 - 4 - 5 - b7
Mi - Sol natural (visto que o bemol o fez descer meio tom) - Lá - Si - Ré natural.
Se quisesses a escala Pentatónica de Mi(escalas pentatónica não são menores nem Maiores são pentatónicas) o mais facil era pegares na escala de mi menor(cuja relativa Maior é Sol M que tem fa# na armação de clave) e pegares na 1º,3º,4º,5º,7º notas e assim tens a pentatónica de mi
Abraço
Nunixcip
nunixcip- Guitarrista viciado
- Post Count : 910
Guitarra : ibanez grg270b, acustica: pablo romero
Guitarrista : Vocal/Ritmo
pentatonicas nao há maiores ou menores?? tas enganado se uma escala tem b3 é menor, e aquela formula da pentatonica em, cima tem b3, se for 3 é maior. que existe também. faz lá o segundo modo da escala pentatonica menor e obtens o desenho da escala pentatonica maior. e a defeniçao de ser uma escala pentatonica é ter 5 notas penta=5=escala pentatonica.
Convidad- Convidado
Qual é a expressão em inglês para "intervalo"? No contexto musical claro!
Convidad- Convidado
Pedro_guitar escreveu:pentatonicas nao há maiores ou menores?? tas enganado se uma escala tem b3 é menor, e aquela formula da pentatonica em, cima tem b3, se for 3 é maior. que existe também. faz lá o segundo modo da escala pentatonica menor e obtens o desenho da escala pentatonica maior. e a defeniçao de ser uma escala pentatonica é ter 5 notas penta=5=escala pentatonica.
Peço desculpa, nunca tinha ouvido falar que havia pentatónicas maiores. Faz algum sentido. Eu sinceramente não costumo usar muito pentatónicas, prefiro em vez da pentatónica menor a escala de blues e em vez da pentatónica maior o modo mixólidio.
Abraços
Nunixcip
nunixcip- Guitarrista viciado
- Post Count : 910
Guitarra : ibanez grg270b, acustica: pablo romero
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Sim, mas as pentatónicas maiores não são nenhum papão. Na verdade quem sabe as menores sabe também as maiores, pois elas funcionam com relativas.. Ou seja, a uma penta menor corresponde uma penta maior..
Ah, e olha que o modo mixolídio não substitui as pentatónicas, nem sequer tem uma sonoridade parecida.. Para cada situação..
Ah, e olha que o modo mixolídio não substitui as pentatónicas, nem sequer tem uma sonoridade parecida.. Para cada situação..
Convidad- Convidado
Alguém tem livros de formação de acordes em formato digital que me possa enviar, sff?
Tks,
Mike7seveN
Tks,
Mike7seveN
Convidad- Convidado
Mike7seveN escreveu:Alguém tem livros de formação de acordes em formato digital que me possa enviar, sff?
Tks,
Mike7seveN
Se já dominas intervalos, tens aqui estes sites com várias formulas de acordes (os mais importantes), e já tens muito para te entreter:
http://www.riddleworks.com/chords.html
ou
http://www.smithfowler.org/music/Chord_Formulas.htm
Bom estudo
Convidad- Convidado
Rob Harris escreveu:Mike7seveN escreveu:Alguém tem livros de formação de acordes em formato digital que me possa enviar, sff?
Tks,
Mike7seveN
Se já dominas intervalos, tens aqui estes sites com várias formulas de acordes (os mais importantes), e já tens muito para te entreter:
http://www.riddleworks.com/chords.html
ou
http://www.smithfowler.org/music/Chord_Formulas.htm
Bom estudo
Tks
Acho que não domino completamente mas parece-me que o essencial é decorar a forma de construir os intervalos e depois sai facilmente. Vou experimentar fazer um aqui:
Re 1
Re# 2b
Mi 2
Fa 3b
Fa# 4
Sol 5b
Sol# 5
La 6b
La# 6
Si 7b
Do 7
F*** acho que está errado! Começando em notas diferentes a estrutura é diferente? Tem a ver com ser perfeita ou diminuta???
Convidad- Convidado
Mike7seveN escreveu:
Acho que não domino completamente mas parece-me que o essencial é decorar a forma de construir os intervalos e depois sai facilmente. Vou experimentar fazer um aqui:
Re 1
Re# 2b
Mi 2
Fa 3b
Fa# 4
Sol 5b
Sol# 5
La 6b
La# 6
Si 7b
Do 7
F*** acho que está errado! Começando em notas diferentes a estrutura é diferente? Tem a ver com ser perfeita ou diminuta???
Não pá, não podes saltar intervalos! Esqueceste-te da 3, passaste da 3b para a 4!
Faz outra vez a partir daí
Convidad- Convidado
Rob Harris escreveu:Mike7seveN escreveu:
Re 1
Re# 2b
Mi 2
Fa 3b
Fa# 4
Sol 5b
Sol# 5
La 6b
La# 6
Si 7b
Do 7
Não pá, não podes saltar intervalos! Esqueceste-te da 3, passaste da 3b para a 4!
Faz outra vez a partir daí
Claro!
Re 1
Re# 2b
Mi 2
Fa 3b
Fa# 3
Sol 4
Sol# 5b
La 5
La# 6b
Si 6
Do 7b
Re 8
Foi pura distracção, juro!
Então constroi-se sempre da mesma forma? É só tirar o bemol na quarta e oitava?!
Tks,
Mike7seveN
Convidad- Convidado
os intervalos sao sempre iguais, comeces em Dó, ré, mi, a nota que for
Convidad- Convidado
Pedro_guitar escreveu:os intervalos sao sempre iguais, comeces em Dó, ré, mi, a nota que for
Porreiro pah!
Tks.
Então depois de estudar formação de acordes já se pode passar para escalas ou existe mais alguma coisa que deva ver antes?
Mike7seveN
Convidad- Convidado
podes fazer isso. como podes também estudar escalas e depois formaçao de acordes.
Convidad- Convidado
O meu conselho é intercalares, estudas a acordes e escalas ao mesmo tempo, acho que é menos monótono, mas podes fazer como quiseres claro
Convidad- Convidado
Página 2 de 2 • 1, 2
Página 2 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos