Terminologia das escalas
2 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Terminologia das escalas
Boas pessoal,
Andei a procurar se já havia algum post parecido com o que vou fazer mas não encontrei, se alguém souber de um direccione-me para lá, sff.
Estava há pouco a olhar para um livro de escalas e não consigo perceber quais são as notas a que corresponde a contagem deles, passo a explicar:
Estando numa escala pentatónica (5 notas), por exemplo Mí menor. A progressão será Mi Sól Lá Sí Ré#, espero não me ter enganado.
Eles definem uma fórmula para a progressão da seguinte forma: R,b3,4,5,b7, em que R (root) é a nota inícial (e.g. Mí) e 3,4,...são respectivamente as notas terceira, quarta,... E é esta parte que eu não percebo. A escala iria Mí Fá Sol Lá..., portanto a terceira nota será um Sol como se comprova na prática, mas segundo a fórmula seria um Sol bemol, certo?
É esta a minha grande questão
Obrigado,
Mike7seveN
Andei a procurar se já havia algum post parecido com o que vou fazer mas não encontrei, se alguém souber de um direccione-me para lá, sff.
Estava há pouco a olhar para um livro de escalas e não consigo perceber quais são as notas a que corresponde a contagem deles, passo a explicar:
Estando numa escala pentatónica (5 notas), por exemplo Mí menor. A progressão será Mi Sól Lá Sí Ré#, espero não me ter enganado.
Eles definem uma fórmula para a progressão da seguinte forma: R,b3,4,5,b7, em que R (root) é a nota inícial (e.g. Mí) e 3,4,...são respectivamente as notas terceira, quarta,... E é esta parte que eu não percebo. A escala iria Mí Fá Sol Lá..., portanto a terceira nota será um Sol como se comprova na prática, mas segundo a fórmula seria um Sol bemol, certo?
Obrigado,
Mike7seveN
Convidad- Convidado
Re: Terminologia das escalas
Não percebi a pergunta...
Root que dizes ser a primeira nota, em liguagem musica chama-se tonica, ou seja é a primeira nota de uma escala ( EX Dó M tónica é dó)....
sobre a pentatonica, essa progreção, tb não percebi o que querias dizer com essas notas,( o que é a progreção ?) ocorreu-me que seja a armação de clave, mas não é porque a armação de clave de Mi , é Fá# Dó# Sól# Ré#, se fosse da escala Mi b, era Síb Míb Láb
Talvez se te conseguires explicar melhor ao que te referes eu te possa ajudar..
Root que dizes ser a primeira nota, em liguagem musica chama-se tonica, ou seja é a primeira nota de uma escala ( EX Dó M tónica é dó)....
sobre a pentatonica, essa progreção, tb não percebi o que querias dizer com essas notas,( o que é a progreção ?) ocorreu-me que seja a armação de clave, mas não é porque a armação de clave de Mi , é Fá# Dó# Sól# Ré#, se fosse da escala Mi b, era Síb Míb Láb
Talvez se te conseguires explicar melhor ao que te referes eu te possa ajudar..
Convidad- Convidado
Quando digo progressão estou-me a referir à ordem sequencial pela qual tocas as notas na escala pentatónica, começando na tónica (em inglês root).
Corrijam-me se estiver errado mas a "progressão" no caso da escala pentatónica de Mí menor, será: Mi Sól Lá Sí Ré#.
No livro que estava a ler, em inglês, usam uma fórmula para definir estas 5 notas: R,b3,4,5,b7, onde b=bemol. Os números são o número da nota começando na tónica e seguindo a ordem normal: Mí Fá Sol Lá...
A minha questão é: tendo em conta a fórmula a segunda nota seria b3 que corresponde a Sol bemol, o que na realidade não se verifica, portanto, devo estar a fazer uma interpretação errada e, o que gostava de saber é como interpretar a fórmula.
tks,
Mike7seveN
Corrijam-me se estiver errado mas a "progressão" no caso da escala pentatónica de Mí menor, será: Mi Sól Lá Sí Ré#.
No livro que estava a ler, em inglês, usam uma fórmula para definir estas 5 notas: R,b3,4,5,b7, onde b=bemol. Os números são o número da nota começando na tónica e seguindo a ordem normal: Mí Fá Sol Lá...
A minha questão é: tendo em conta a fórmula a segunda nota seria b3 que corresponde a Sol bemol, o que na realidade não se verifica, portanto, devo estar a fazer uma interpretação errada e, o que gostava de saber é como interpretar a fórmula.
tks,
Mike7seveN
Convidad- Convidado
Então, pelo percebi, no livro diz que a escala pentatónica é Mi Sol Lá SI Ré # ???
Convidad- Convidado
Mike7seveN escreveu:Boas pessoal,
Obrigado,
Mike7seveN
Não, não é assim que funciona. Antes de estudares escalas, sugiro que estudes Intervalos. Só assim vais conseguir ter uma visão mais clara das escalas, e mais para a frente dos modos.
Nesse caso, a 3b de Mi é Sol, porque já há um meio tom natural de Mi para Fá, e a 3b tem [/b]sempre[b] 1 meio tom.
Por exemplo, na escala de dó, ré# vai ser a 3b.
Convidad- Convidado
para saberesas pentatonicas tens q saber a maior e depois tiraso IV e o VI grau
Pati- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 191
Guitarra : Epiphone
Guitarrista : Indefinido
Rob Harris escreveu:Mike7seveN escreveu:Boas pessoal,
Obrigado,
Mike7seveN
Não, não é assim que funciona. Antes de estudares escalas, sugiro que estudes Intervalos. Só assim vais conseguir ter uma visão mais clara das escalas, e mais para a frente dos modos.
Nesse caso, a 3b de Mi é Sol, porque já há um meio tom natural de Mi para Fá, e a 3b tem [/b]sempre[b] 1 meio tom.
Por exemplo, na escala de dó, ré# vai ser a 3b.
Então o bemol serve para compensar o facto de do Mi para o Fá só ir meio-tom? E os números significam o quê? Eu pensava que eram as notas que vinham a seguir na sequência partindo do Mi!
Conheces algum artigo ou livro que possa ler sobre intervalos?
Obrigado,
Mike7seveN
Convidad- Convidado
Por exemplo, entre sol e lá, existe sol #, que é igual a Láb...
INTERVALOS
numa escala padrão, (dó)...os meis tons são:
mi fá/ sí do...
isto singifica que mi fa, é uma 2m, sol la, 2M
si do é uma 2m, fa sol, 2M
nos intervalos de terceiras, same sheet,
uma 3m tem um meio tom, ou seja mi sol é uma 3 m ( MI FA sol)
sol si é uma 3M porque não tem meio tom(sol la si, não tem meio tom)
si re 3m ( SI DO re)
NOTA: o caps lock são os meios tons...
ou seja, para ser uma 2m, tem de haver um meio tom ( mi fa/ si do)
Penso que não troqui nada xD...
EDIT: existem também intervalos de quartas, quintas ( diminutas, perfeitas, aumentadas), sextas, sétimas, oitavas....
e como nas quintas nem todos sao M ou m, como nas quintas, temos aumentadas, diminutas, perfeitas...
depois se for preciso compelto isto, ou alguem completa...
INTERVALOS
numa escala padrão, (dó)...os meis tons são:
mi fá/ sí do...
isto singifica que mi fa, é uma 2m, sol la, 2M
si do é uma 2m, fa sol, 2M
nos intervalos de terceiras, same sheet,
uma 3m tem um meio tom, ou seja mi sol é uma 3 m ( MI FA sol)
sol si é uma 3M porque não tem meio tom(sol la si, não tem meio tom)
si re 3m ( SI DO re)
NOTA: o caps lock são os meios tons...
ou seja, para ser uma 2m, tem de haver um meio tom ( mi fa/ si do)
Penso que não troqui nada xD...
EDIT: existem também intervalos de quartas, quintas ( diminutas, perfeitas, aumentadas), sextas, sétimas, oitavas....
e como nas quintas nem todos sao M ou m, como nas quintas, temos aumentadas, diminutas, perfeitas...
depois se for preciso compelto isto, ou alguem completa...
Convidad- Convidado
Mike7seveN escreveu:
Então o bemol serve para compensar o facto de do Mi para o Fá só ir meio-tom? E os números significam o quê? Eu pensava que eram as notas que vinham a seguir na sequência partindo do Mi!
Obrigado,
Mike7seveN
Os números são os intervalos.. por exemplo, 2 pode ser chamado também de 2M, e é um intervalo que não tem meios tons. Ou seja, é o intervalo Dó-Ré, Lá-Sí, etc. O 2b corresponde à 2m, e é já um intervalo que admite 1 meio tom. Corresponde a intervalos como Dó-Dó#, Mi-Fá(este é meio tom natural). Pegando neste último exemplo, Quando temos a nota Mi como tónica, e queremos arranjar a 2M, temos que pensar na nota que vem a seguir ao Mi: Pensamos no fá. Mas como entre Mi e fá temos 1 meio tom, temos que adicionar um # ao fá, ou seja, vamos adicionar-lhe mais meio tom. Assim, esse meio tom somado ao meio tom que já tínhamos, vai dar 1 tom e a nota Fá#, e então é essa a 2M.
EDIT: Se quiseres mando-te os meus apontamentos desta matéria por mail, pode ser que ajude
Convidad- Convidado
Correcto, portanto Mike7seveN, acho que já levas aqui umas boas explicações xD
Olha, acho que devias de começar por escalas normais..como:
M
m harmónica
m melódica
Depois passas para as mistas
Maior mista principal
M mista Secundaria
m mista prinicipal
m mista secundaria
são as escalas que se deve entender primeiro, antes de avançar, para as pentatonicas, hispano-arabes, ciganas, diatonicas, cromaticas....
se precisares de ajuda nalguma das escalas, diz que eu ou outro membro explicamos-te
M
m harmónica
m melódica
Maior mista principal
M mista Secundaria
m mista prinicipal
m mista secundaria
são as escalas que se deve entender primeiro, antes de avançar, para as pentatonicas, hispano-arabes, ciganas, diatonicas, cromaticas....
se precisares de ajuda nalguma das escalas, diz que eu ou outro membro explicamos-te
Convidad- Convidado
sizes escreveu:Correcto, portanto Mike7seveN, acho que já levas aqui umas boas explicações xD
M
m harmónica
m melódica
Maior mista principal
M mista Secundaria
m mista prinicipal
m mista secundaria
Obrigado pela sugestão. Eu fiquei com esta dúvida logo na 3ª página do livro, porque eles ao início dão alguns exemplos de escalas e as fórmulas de construção correspondentes, as primeiras escalas eram pentatónicas Talvez no desenvolvimento do livro eles sigam uma ordem mais correcta.
Obrigado pela ajuda,
Mike7seveN
Convidad- Convidado
Rob Harris escreveu:Mike7seveN escreveu:
Obrigado,
Mike7seveN
Os números são os intervalos.. por exemplo, 2 pode ser chamado também de 2M, e é um intervalo que não tem meios tons. Ou seja, é o intervalo Dó-Ré, Lá-Sí, etc. O 2b corresponde à 2m, e é já um intervalo que admite 1 meio tom. Corresponde a intervalos como Dó-Dó#, Mi-Fá(este é meio tom natural). Pegando neste último exemplo, Quando temos a nota Mi como tónica, e queremos arranjar a 2M, temos que pensar na nota que vem a seguir ao Mi: Pensamos no fá. Mas como entre Mi e fá temos 1 meio tom, temos que adicionar um # ao fá, ou seja, vamos adicionar-lhe mais meio tom. Assim, esse meio tom somado ao meio tom que já tínhamos, vai dar 1 tom e a nota Fá#, e então é essa a 2M.
EDIT: Se quiseres mando-te os meus apontamentos desta matéria por mail, pode ser que ajude
Agradecia os apontamentos envia para mike_seven7@hotmail.com sff
Outra coisa, só em escalas menores é que se admitem meios tons?
Tks,
Mike7seveN
Convidad- Convidado
Mike7seveN escreveu:
Tks,
Mike7seveN
Vou enviar então
As escalas não têm que admitir meios tons, isso é história dos intervalos. Vê primeiro o que te vou mandar e depois o pessoal explica-te o que não perceberes..
Convidad- Convidado
Rob Harris escreveu:Mike7seveN escreveu:
Tks,
Mike7seveN
Vou enviar então
As escalas não têm que admitir meios tons, isso é história dos intervalos. Vê primeiro o que te vou mandar e depois o pessoal explica-te o que não perceberes..
É melhor é...estou a ver que me falta muita base
Convidad- Convidado
Mike7seveN escreveu:sizes escreveu:Correcto, portanto Mike7seveN, acho que já levas aqui umas boas explicações xD
M
m harmónica
m melódica
Maior mista principal
M mista Secundaria
m mista prinicipal
m mista secundaria escalas mistas???!!!! onde foste buscar essa??
Obrigado pela sugestão. Eu fiquei com esta dúvida logo na 3ª página do livro, porque eles ao início dão alguns exemplos de escalas e as fórmulas de construção correspondentes, as primeiras escalas eram pentatónicas Talvez no desenvolvimento do livro eles sigam uma ordem mais correcta.
Obrigado pela ajuda,
Mike7seveN
ordem mais correcta?? nao há ordem correcta, eu acho que se deve começar pela escala maior, há quem diga que as pentatonicas sao melhores.
mas uma coisa, estuda bem intervalos.
vou te dar uma ajuda
Dó 1 (unissono)
Ré 2 (1 tom)
Mi 3 (2 tons)
Fá 4 (2tons e meio)
Sol 5 (3 tons e meio)
Lá 6 (4 tons e meio
Si 7 (5 tons e meio)
Dó 8 (6 tons)
se te aparecer "b" (bemol), quer dizer que o intervalo é menor (diminuto no caso das 4ª, 5ª e 8ª que sao perfeitas). um bemol tira sempre meio tom a nota, seja em que situaçao for. ou seja, se tivermos b3 temos um intervalo de 3ª menor (1 tom e meio) de Dó para Mib por exemplo, ou de Lá para Dó.
se te aparecer "#" (sustenido) que dizer que o intervalo é aumentado. ou seja, um #3 significa que o intervalo em vez de 2 tons, passou a ter dois tons e meio, de Fá para Lá# por exemplo.
alguma coisa que nao tenhas percebido apita.
em relaçao aos meios tons, já me apercebi que nao conheces os intervalos da escala natural de Dó.
Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó.
isto é a escala maior natural de dó e vou te contar um segredo, tem meios tons, mais que 1 até, na realidade sao dois. entre Mi e Fá apenas existe meio tom, assim como entre Si e Dó.
Convidad- Convidado
não percebo esse tom de desprezo, misturado com ironia --''
Confundi-me nos intervalos, por isso, é que no fim, disse '' penso que não troqui nada''
E já agora, vou-te contar um segredo, Escalas Mistas existem sim, eu não venho para aqui inventar nada...
Numa escala Maior Mista principal, baixas o 6º grau, isto é :
Do, Re, Mi, Fa, Sol, LAb, Si
Numa Maior Mista Secundária, o senhor baixa o 6º e o 7º grau da escala:
Do, Re, Mi, Fa, Sol, LAb, SIb
As menores mistas, em vez da baixar, sobe-se...
Ou seja mm
Do, Re, Mi, Fa, Sol, La# Si
Chamam-se mista, pois se ouvires estas escalas, vai te parecer uma maior, mas uma menor ao mesmo tempo....
Até á vista!
Confundi-me nos intervalos, por isso, é que no fim, disse '' penso que não troqui nada''
E já agora, vou-te contar um segredo, Escalas Mistas existem sim, eu não venho para aqui inventar nada...
Ou seja mm
Chamam-se mista, pois se ouvires estas escalas, vai te parecer uma maior, mas uma menor ao mesmo tempo....
Até á vista!
Última edição por sizes em Qua Mar 16 2011, 17:23, editado 1 vez(es)
Convidad- Convidado
qual tom de desprese misturado com ironia?? nunca na vida. apenas me limitei a fazer uma observaçao, quando perguntei "onde foste buscar isso?!" queria mesmo saber onde tinhas aprendido isso, sem qualquer tipo de ironia. ati apenas fiz essa pergunta, que por acaso fiz dentro do "quote" a vermelho para chamar a atençao. todo o resto do post é dirigido ao Mike7seven. o "segredo" (apenas me refiro ao facto de ter dito que era um segredo), foi em tom de brincandeira e foi para explicar que qualquer escala, maior ou menor, tem meios tons. há que ler as coisas como deve de ser. nao tenho verdades escondidas, muito menos tons de desprezo misturados com ironia, lâ bem o meu post sff. mike7seven, se nao perceberes alguma coisa, apita
Convidad- Convidado
sizes escreveu:não percebo esse tom de desprezo, misturado com ironia --''
Ou seja m m prinicipal
Do Re Mi Fa Sol La# Si#
Até á vista!
Desculpem meter-me no assunto, mas nunca tinha ouvido falar nessas escalas mistas. Se tiveres mais informação manda-me por favor.. Poupavas-me o trabalho de harmonizar essas escalas e isso
Convidad- Convidado
Pedro_guitar,lendo o teu post com atenção ''onde foste buscar essa''', leva-me a perceber que o que digo é inventado e errado, é totalmente diferente de'' ..isso'', foi por isso que reagi assim...
Mas pronto, peço desculpa então, e chega, nem vale a pena continuar...
fica-se por aqui, isto é um lugar de discussão de ideias e não de interpretações
Assunto encerrado, e siga...
Por mim continua tudo bem!
Mas pronto, peço desculpa então, e chega, nem vale a pena continuar...
fica-se por aqui, isto é um lugar de discussão de ideias e não de interpretações
Assunto encerrado, e siga...
Por mim continua tudo bem!
Convidad- Convidado
mas diz lá, onde foste buscar essa informaçao das escalas mistas, agora estou curioso. e gosto de aprender coisas novas
Convidad- Convidado
Tenho aulas de formação musical numa academia de musica, foi lá.
Em baixo fica a explicação, e um exemplo:
Tens uma escala normal, para ficar mista, fazes como se fosses fazer uma Cigana, ou Harmonica, as alterações são estas :
Maior Mista principal, baixa-se o 6º grau, isto é :
Numa Maior Mista Secundária, baixa-se o 6º e o 7º grau da escala:
Ou seja menor mista prinicipal(6º)
por exemplo em SOL b M ( armação de clave: Sib Mib Láb Reb Solb Dob)
para ficar menor mista fica assim:( aumenta-se 6º grau)
SOL La SI DO Re Mibequadro Fa SOl
como mi na armação ja estava bemol, para subir tem de se usar um bequadro.
Em baixo fica a explicação, e um exemplo:
Tens uma escala normal, para ficar mista, fazes como se fosses fazer uma Cigana, ou Harmonica, as alterações são estas :
Maior Mista principal, baixa-se o 6º grau, isto é :
Numa Maior Mista Secundária, baixa-se o 6º e o 7º grau da escala:
Ou seja menor mista prinicipal(6º)
por exemplo em SOL b M ( armação de clave: Sib Mib Láb Reb Solb Dob)
para ficar menor mista fica assim:( aumenta-se 6º grau)
SOL La SI DO Re Mibequadro Fa SOl
como mi na armação ja estava bemol, para subir tem de se usar um bequadro.
Última edição por sizes em Qua Mar 16 2011, 17:22, editado 1 vez(es)
Convidad- Convidado
A maior mista principal é um bocado exótica, não gosto muito. A maior mista secundária já me pareceu mais ocidental
Convidad- Convidado
Pedro_guitar escreveu:Mike7seveN escreveu:
Obrigado pela ajuda,
Mike7seveN
ordem mais correcta?? nao há ordem correcta, eu acho que se deve começar pela escala maior, há quem diga que as pentatonicas sao melhores.
mas uma coisa, estuda bem intervalos.
vou te dar uma ajuda
Dó 1 (unissono)
Ré 2 (1 tom)
Mi 3 (2 tons)
Fá 4 (2tons e meio)
Sol 5 (3 tons e meio)
Lá 6 (4 tons e meio
Si 7 (5 tons e meio)
Dó 8 (6 tons)
se te aparecer "b" (bemol), quer dizer que o intervalo é menor (diminuto no caso das 4ª, 5ª e 8ª que sao perfeitas). um bemol tira sempre meio tom a nota, seja em que situaçao for. ou seja, se tivermos b3 temos um intervalo de 3ª menor (1 tom e meio) de Dó para Mib por exemplo, ou de Lá para Dó.
se te aparecer "#" (sustenido) que dizer que o intervalo é aumentado. ou seja, um #3 significa que o intervalo em vez de 2 tons, passou a ter dois tons e meio, de Fá para Lá# por exemplo.
alguma coisa que nao tenhas percebido apita.
em relaçao aos meios tons, já me apercebi que nao conheces os intervalos da escala natural de Dó.
Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó.
isto é a escala maior natural de dó e vou te contar um segredo, tem meios tons, mais que 1 até, na realidade sao dois. entre Mi e Fá apenas existe meio tom, assim como entre Si e Dó.
Se calhar não dei a entender, mas a escala maior natural de Dó conheço e também conheço os meios tons. Acho que o meu problema está na interpretação daquela forma de escrita das escalas tendo em conta os intervalos, já me enviaram algumas coisas e procurei outras na net para ler. Se mesmo assim não chegar lá volto a chatear o pessoal
Convidad- Convidado
dá uma vista de olhos neste link ---> http://forumjazz.forumeiros.net/t32-teoria-musical-intervalos-e-formacao-de-acordes-maiores-e-menores#161
tens ai os intervalos.
basicamente se tiver "b" é intervalo menor e se tiver "#" é intervalo aumentado.
tens ai os intervalos.
basicamente se tiver "b" é intervalo menor e se tiver "#" é intervalo aumentado.
Convidad- Convidado
Pedro_guitar escreveu:dá uma vista de olhos neste link ---> http://forumjazz.forumeiros.net/t32-teoria-musical-intervalos-e-formacao-de-acordes-maiores-e-menores#161
tens ai os intervalos.
Boas,
Andei hoje a estudar isso no comboio e acho que já percebi. Basicamente será entre cada número (1, 2, 3,...) vamos ter 1 tom, portanto, para Mí temos:
Mi 1
Fá 2b
Fa# 2
Sol 3b
Sol# 3
La 4b
La# 4
Si 5b
Do 5
Do# 6b
Re 6
Re# 7b
Mi 7
Será que estou certo?
Fiquei com uma dúvida, o que significa: "diminuto no caso das 4ª, 5ª e 8ª que sao perfeitas" ?
Tks,
Mike7seveN
Convidad- Convidado
Página 1 de 2 • 1, 2
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos