Escalas
+7
pedrocanel
jnuno
spoon
dannielpedro
Zito
Maganão o Troll
YMalmsteen
11 participantes
Página 1 de 1
Escalas
Boas pessoal, alguém me arranja um site onde estejam todas/muitas das escalas existentes, para que eu posso pratica-las?
Abraço
Abraço
YMalmsteen- Post Count : 2
Guitarra : SX
Guitarrista : Indefinido
Re: Escalas
http://www.all-guitar-chords.com/guitar_scales.php
Maganão o Troll- Guitarrista de garagem
- Post Count : 363
Guitarra : i used to have a guitar,but then i took an arrow in the knee
Obrigado
YMalmsteen- Post Count : 2
Guitarra : SX
ja agora aproveito o balanço do topico e tiro a minha duvida:
Normalmente nos sons que costumo inventar, até hoje nunca usei nenhuma teoria, as vezes dá me na cabeça um som e passo-o para a guitarra, como conheço o braço da guitarra de cor ( sei que notas tou a tirar de cada traste e corda ) torna-se ligeiramente facil, ou entao faço algo que é tipico no metal ( é metal o que gosto mesmo de tocar ) palm mute na corda E ( D porque esta em drop D ) e ir tocando notas ao calhas ate soar algo que gosto e tem sido sempre assim .. Crio a musica sem nenhuma base teorica: escalas ou arpegios.. A verdade é que muitas vezes as musicas ficam incompletas sei que falta me inventar algo para as completar, para as enfeitar e é ai que sinto falta desse conhecimento teorico, as vezes apetece me fazer me uns harmónicos á Avenged Sevenfold e nao faço ideia de como faze-los soar bem com o ritmo que inventei etc.
Ja tentei aprender escalas e arpegios(na verdade nao sei qual e a diferença mas isso foi por nunca ter procurado porque desmotivei me) e ate sei algumas, a verdade e que, nunca compreendi como utilizar as escalas e que escalas escolher, muitos dos sites/videos é do tipo: tens escala X podes a fazer de Y maneiras e ja está, nao ensinam as diferenças. ja me aconteceu tentar criar um riff atraves da escala de blues e haver uma nota que estava fora dessa escala que soava muito melhor no que eu queria do que as que estavam la.
Resumindo: Gostava que alguem que me desse uma luzinha, um site onde aprender isso ou algo assim.
Saber as escalas é facil ( o site que o troll deu é awesome )
Gostava era de saber como e quando as utilizar, que tipos de sons posso esperar de diferente escala, que escalas devo utilizar para procurar a "cor" para o ritmo da musica etc.
Espero ter sido claro na minha duvida..
Normalmente nos sons que costumo inventar, até hoje nunca usei nenhuma teoria, as vezes dá me na cabeça um som e passo-o para a guitarra, como conheço o braço da guitarra de cor ( sei que notas tou a tirar de cada traste e corda ) torna-se ligeiramente facil, ou entao faço algo que é tipico no metal ( é metal o que gosto mesmo de tocar ) palm mute na corda E ( D porque esta em drop D ) e ir tocando notas ao calhas ate soar algo que gosto e tem sido sempre assim .. Crio a musica sem nenhuma base teorica: escalas ou arpegios.. A verdade é que muitas vezes as musicas ficam incompletas sei que falta me inventar algo para as completar, para as enfeitar e é ai que sinto falta desse conhecimento teorico, as vezes apetece me fazer me uns harmónicos á Avenged Sevenfold e nao faço ideia de como faze-los soar bem com o ritmo que inventei etc.
Ja tentei aprender escalas e arpegios(na verdade nao sei qual e a diferença mas isso foi por nunca ter procurado porque desmotivei me) e ate sei algumas, a verdade e que, nunca compreendi como utilizar as escalas e que escalas escolher, muitos dos sites/videos é do tipo: tens escala X podes a fazer de Y maneiras e ja está, nao ensinam as diferenças. ja me aconteceu tentar criar um riff atraves da escala de blues e haver uma nota que estava fora dessa escala que soava muito melhor no que eu queria do que as que estavam la.
Resumindo: Gostava que alguem que me desse uma luzinha, um site onde aprender isso ou algo assim.
Saber as escalas é facil ( o site que o troll deu é awesome )
Gostava era de saber como e quando as utilizar, que tipos de sons posso esperar de diferente escala, que escalas devo utilizar para procurar a "cor" para o ritmo da musica etc.
Espero ter sido claro na minha duvida..
Zito- Guitarrista dedicado
- Post Count : 695
Guitarra : Kramer Assault 220CM
Zito, tenho exatamente a mesma dúvida que você. Sempre toquei na 'doida', quero saber como aplicar uma escala X numa situação. Estou lendo teoria, pegando aulas de guitarra, mas ainda nao consegui desmistificar isso dentro da minha cabeça, porque que eu to em uma nota e posso ir pra outra sem sair do ritmo e da melodia. Enfim, alguém dá uma luz.
dannielpedro- Post Count : 1
Guitarra : Fender/Jackson
ainda ontem fiz assim um solozinho todo bonitinho a jogar batalha naval... porque na teoria nao faço uma ideia do que estava fazendo xD
Zito- Guitarrista dedicado
- Post Count : 695
Guitarra : Kramer Assault 220CM
Encontrei este PDF com as principais escalas que pode ser útil
http://www.easymusiclessons.com/scales/download/guitar_scales_eml_5.1.pdf
*
Harmonizer (identifica acordes e escalas que soam bem juntos) :
http://jguitar.com/harmonizer/scale2chord?scalelist=E+Dorian
http://www.easymusiclessons.com/scales/download/guitar_scales_eml_5.1.pdf
*
Harmonizer (identifica acordes e escalas que soam bem juntos) :
http://jguitar.com/harmonizer/scale2chord?scalelist=E+Dorian
Última edição por spoon em Qui maio 03 2012, 13:00, editado 4 vez(es)
spoon- Post Count : 14
Guitarra : V100
Guitarrista : Ritmo
^
muito fixe
muito fixe
jnuno- Guitarrista de garagem
- Post Count : 450
Guitarra : Schecter Omen Extreme-6 (diamond series)
Guitarrista : Lead
Pois, pode ser confuso de facto não se perceber o porquê das coisas serem como são e porque soam bem. No fundo, as aulas de teoria servem para os músicos no geral perceberem como é que podem produzir melhores resultados através de pensarem na teoria. Não é difícil, acreditem... O mal é que a teoria que aparece pelos sites é valentemente aldrabada porque é feita por pessoas que até querem ajudar mas que, sinceramente, não sabem para elas próprias.
Sugiro umas aulas de teoria one on one com quem saiba e vão ver que todo o mistério desaparece num instantinho... Há que perceber é que Si e Dó bemol são enarmónicos e ao mesmo tempo duas tonalidades diferentes... enquanto isto não fizer sentido..é difícil...
Um abraço,
Sugiro umas aulas de teoria one on one com quem saiba e vão ver que todo o mistério desaparece num instantinho... Há que perceber é que Si e Dó bemol são enarmónicos e ao mesmo tempo duas tonalidades diferentes... enquanto isto não fizer sentido..é difícil...
Um abraço,
pedrocanel- Aprendiz de guitarra
- Post Count : 71
Guitarra : Ibanez JEM 77 BFP, Gibson Les Paul Supreme Desert Burst, Gibson Les Paul Supreme (made in China) C/Gibson PU's, Yamaha RT, Ibanez RG550T c/ Fernandez SUstainer, Alhambra 11C, Admira Juanita, Maison Electro-acustica, Maison Elétrica, Vintage V1oo Lemon Drop, Vintage V100 Cherry Sunburts
Em resposta ao Zito:
Um arpegio são as notas de acorde tocadas individualmente: por exemplo para DO maior as notas são Dó, Mi e Sol. Se gostas de metal ouve por exemplo Yngwie Malmsteen, ele usa muitoos arpejos. Não te preocupes muito com a quantidade imensa de escalas que existe. Procura na net a tab dos 7 modos (Ionian, Dorian etc) e aprende a tocá-los. Isso é a base.
Normalmente uma música está sempre no mesmo tom. Um exemplo: a Nothing Else Matters está em SOL.
Os modos/escalas funcionam assim então:
-Descobres em que tom está a música
- Na NEM dos Mettalica o primeiro acorde é o Mi- , tocas a escala maior de SOL a começar em Mi (isso é o modo VI Aeolian!)
-O segundo acorde é o Ré, tocas a escala maior de SOL a começar em Ré (isso é o modo V). E por ai em diante
Tão ou mais importante que as escalas é a sequência de acordes da música. Isso diz-te em que tom estás na música e assim não te perdes.
Espero que tenhas percebido
Um arpegio são as notas de acorde tocadas individualmente: por exemplo para DO maior as notas são Dó, Mi e Sol. Se gostas de metal ouve por exemplo Yngwie Malmsteen, ele usa muitoos arpejos. Não te preocupes muito com a quantidade imensa de escalas que existe. Procura na net a tab dos 7 modos (Ionian, Dorian etc) e aprende a tocá-los. Isso é a base.
Normalmente uma música está sempre no mesmo tom. Um exemplo: a Nothing Else Matters está em SOL.
Os modos/escalas funcionam assim então:
-Descobres em que tom está a música
- Na NEM dos Mettalica o primeiro acorde é o Mi- , tocas a escala maior de SOL a começar em Mi (isso é o modo VI Aeolian!)
-O segundo acorde é o Ré, tocas a escala maior de SOL a começar em Ré (isso é o modo V). E por ai em diante
Tão ou mais importante que as escalas é a sequência de acordes da música. Isso diz-te em que tom estás na música e assim não te perdes.
Espero que tenhas percebido
Muito bem explicado !
ze_da_pevide- Aprendiz de guitarra
- Post Count : 34
Guitarra : Cort
Guitarrista : Lead
Ahahaha
Muito bom tópico:) tenho igualmente as mesmas dificuldades...
Agora comecei com umas aulas e o professor aperta muito na teoria e nos conceitos básicos... Que confusão:) não interpretem mal, é um bom professor e estou a gostar das aulas mas como soou mesmo básico saiu mesmo com enormes nós no cérebro:)
O que depois sinto falta é de alguma bibliografia para poder estudar mais um pouco em casa...
Mas para já, uma das coisas que já aprendi, é que, independentemente da teoria, é que é realmente necessário decorar as escalas, notas, arpegios e afins, e.... Praticar praticar praticar!!! Lol
Grande abraço
Muito bom tópico:) tenho igualmente as mesmas dificuldades...
Agora comecei com umas aulas e o professor aperta muito na teoria e nos conceitos básicos... Que confusão:) não interpretem mal, é um bom professor e estou a gostar das aulas mas como soou mesmo básico saiu mesmo com enormes nós no cérebro:)
O que depois sinto falta é de alguma bibliografia para poder estudar mais um pouco em casa...
Mas para já, uma das coisas que já aprendi, é que, independentemente da teoria, é que é realmente necessário decorar as escalas, notas, arpegios e afins, e.... Praticar praticar praticar!!! Lol
Grande abraço
Uropappus- Post Count : 24
Guitarra : Fender Stratocaster American Deluxe
Podem sacar da minha dropbox. Sempre é uma referência para "estudo".
https://www.dropbox.com/s/yq3gj658j30o6n6/guitar_scales_eml_5.1.pdf
https://www.dropbox.com/s/yq3gj658j30o6n6/guitar_scales_eml_5.1.pdf
mbaltazar- Guitarrista de garagem
- Post Count : 253
Guitarra : Fender CD-60, Fender Stratocaster, Squier Modded Telecaster
Muito obrigado!!
Espectacular.
Grande abraço
Espectacular.
Grande abraço