ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A vossa pedalboard!!

+60
Rui
Moura
PedroGRock
tcgomes
Ricardo_m
Croccifixio
gifun
lourenco599
Fonte
norim_13
guitargold
Z3D
x1sian
Valveaddicted
sweepx
.:Rodrigo:.
Letra
John B
Ricardo Matias
barollo
_:Seth:_
Carecaz
AfonsoAlves
Scorp
ricardoferreira
Uminety
kouros
Luis Miguel
sputo21
ribatexano
MarlonMorais
Miguel_5
Vaginnvs
Sobreira
MaDj
nunixcip
Prats
x0091935
miguek
maxx77
ralfcaetano
perlepumpa
citrinus
flipex
Schmeichel
ze gibson's
TiagoDuarte
deepshadows
SYNAPSYS666
kicos
Fype_7
N££r!K
Ze Manel
boavida
Slider56
SergioPt
MKordeiro
JIPI
Rod
Afonso Patinhas
64 participantes

Página 16 de 17 Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17  Seguinte

Ir para baixo

A vossa pedalboard!! - Página 16 Empty Re: A vossa pedalboard!!

Mensagem por Skaven Sex Set 12 2014, 16:50

epa, tá bem. bom equipamento não faz milagres, mas ajuda.
Ajuda, concordo contigo mas os dedinhos ajudam muito mais! Very Happy
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Guitarrista : Indefinido

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem por PedroGRock Sex Set 12 2014, 17:05

o tone vem principalmente dos dedos. os resto são apenas coisas sem importância. mas há muito boa gente que nao acha isso infelizmente
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Guitarra : afinada

Mensagem por Skaven Sex Set 12 2014, 17:12

Para ti próprio e para o teu público o que interessa é como pensas, como observas, como sonhas e como transformas tudo isto criando música (arte), qualquer outra pessoa que pense de outra forma não merece se quer ouvir-te. Wink

Skaven
Skaven
Guitar Hero

Mensagem por MarlonMorais Sex Set 12 2014, 17:13

as coisas não são assim tão lineares. podes ter um bom som em termos de técnica, mas isso não te faz conseguir tirar um som de guitarra só do teu amplificador como quando tens um Shin-Ei Companion Fuzz no sinal.

para mim ambas as coisas são super importantes, saber tocar é importante, saber criar o som em si que queremos realmente é igualmente importante. há muita gente que sabe tocar muito bem mas não sabe sacar som da guitarra nem para salvar a vida.
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom

Mensagem por Skaven Sex Set 12 2014, 17:27

Há (na minha opinião) três coisas importantes, arte, técnica e equalização.

A arte vem da alma, ou tens ou não tens talento para transmitir o que pensas tocando, e, olha que este talento não se aprende, ou se têm ou não se têm, há imensos guitarristas que tocam imenso e depois para criar alguma coisa com alma e sentimento são zero, para mim estes são cepos, mais vale dedicarem-se a outra coisa, estou farto de conhecer malta que toca imenso a imitar o que já existe mas depois criar algo original com qualidade esquece, são também denominados por instrumentistas frios e vazios, não são músicos na minha opinião;

A técnica aprende-se com professores e em casa (trabalhando e estudando);

A equalização que neste caso eu compreendo como conhecimento do teu material é fundamental para conseguires que a tua expressão funcione e olha que quanto mais compras mais difícil fica para dominares isto;

Eu não tenho dúvidas nenhumas que se apenas tivesse um pedal desde o dia 1 que toco, hoje tocava muito mas muito melhor! Very Happy
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Mensagem por bates Sex Set 12 2014, 18:00

Também não é necessário ser tão extremista skaven. Se tocarias melhor com um unico pedal? Talvez se todo o som que quisesses tirar pudesse vir desse pedal. Compreendo a lógica numa perspetiva de que passarias mais tempo a praticar o tocar em si e menos a experimentar diferentes efeitos. Mas é como tudo, é uma questão de gerencia de tempo de acordo com aquilo que procuramos. Tudo tem a sua parte e os pedais n fazem o guitarrista melhor nem pior, só diferente. Como disseste, a arte vem da alma e o bom ou mau vem da alma dos outros, eles é que vão dizer se somos bons ou maus. Nós temos é de cagar para isso e divertirmo-nos hehehe
bates
bates
Guitar Hero

Post Count : 1399
Guitarra : Epi ES-339 / Epi LP Studio / LP Standard DiY / Veracruz Mod-755 / Valencia CG180

Mensagem por kouros Sex Set 12 2014, 18:24

Não concordo nada com isso da arte ser algo que se tem ou não tem.

A arte de tocar (a técnica) não tem nada a vêr com a arte de criar (ou seja, a arte em si).

Tal como a técnica, a arte de criar/compôr também se cultiva, o problema de muitos é essa mistura de conceitos.. acham que se tocarem muito vão criar arte melhor ou mais elaborada..

Muitos compositores tocam zero instrumentos e muitos instrumentistas (essencialmente de orquestra) não tocam nem uma nota se não tiverem uma pauta à frente.

Compôr, criar e improvisar também se treina e aprofunda. Atenção que improvisar não significa "tocar ao calhas e vêr o que sai".. já vi que muitos tem essa ideia errada.

Quem passa o dia a tocar, a aprender uma data de músicas por tabs e acordes estará apenas a praticar o lado físico mas muito pouco do lado "aural" e artístico.

Depois admiram-se que passados 10 anos tocam a mesma coisa, acham que não tem jeito para compôr e estranham o facto de "as minhas composições soam a um conjunto de riffs de outras bandas com uma nota ou outra diferente".... não é de estranhar já que andaram a praticar precisamente isso e não a parte da mente/cérebro que nos permite criar arte.

Resumindo, a ideia base é perguntar-mos a nós mesmos "o que queremos?" de forma a podermos estabelecer o caminho para lá chegarmos.

Querer ser artístico e passar o dia fechado no quarto a lêr tabs e a tocar por posições....

Hmm, sorry.. not gonna happen.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Guitarra : Sim

Mensagem por MarlonMorais Sáb Set 13 2014, 04:04

Muito bem dito.
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom

Mensagem por Skaven Sáb Set 13 2014, 04:25

Também não é necessário ser tão extremista skaven. Se tocarias melhor com um unico pedal?
Faz uma experiência, toca apenas com 1 pedal durante 1 mês e depois diz-me se não ficaste muito mais focado no que é verdadeiramente importante. Wink

A arte de tocar (a técnica) não tem nada a vêr com a arte de criar (ou seja, a arte em si).
A técnica não é arte porque não produz por si só nada de artístico, a única arte é a criação.

Tal como a técnica, a arte de criar/compôr também se cultiva, o problema de muitos é essa mistura de conceitos.. acham que se tocarem muito vão criar arte melhor ou mais elaborada..
É verdade a arte cultiva-se o problema é que essa cultura apenas poucos conseguem apanhar porque não têm talento para tal, não são artistas ou não têm a música no sangue, escolhe uma. Wink

O resto concordo com tudo. Very Happy
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Mensagem por bates Sáb Set 13 2014, 05:38

Faz uma experiência, toca apenas com 1 pedal durante 1 mês e depois diz-me se não ficaste muito mais focado no que é verdadeiramente importante.  

E o que é verdadeiramente importante? Não há one-size-fits-all. Por essa lógica também tocávamos sem amps pq o gain tb mascara mt aquilo que tocamos e algumas imperfeiçoes passam ao lado. Essencialmente é bom experimentar, querer sempre algo mais e aprender e fazer por isso e mais importante, gostar do que se está a fazer. O foco tem de vir da mente, não de limitações impostas por nós. É o que eu acho, claro.. Smile

Última edição por bates em Sáb Set 13 2014, 05:50, editado 1 vez(es)
bates
bates
Guitar Hero

Post Count : 1399
Guitarra : Epi ES-339 / Epi LP Studio / LP Standard DiY / Veracruz Mod-755 / Valencia CG180

Mensagem por Skaven Sáb Set 13 2014, 05:46

Sim e eu concordo contigo mas isto tudo têm a ver com a qualidade e quantidade de pedais, aquilo que eu defendo (embora não cumpra na íntegra) é que a possibilidade de poder comprar mais e mais desajuda mais do que ajuda, obviamente que eu digo 1 pedal para ficar a ideia da quantidade o que não invalida que o que eu escrevi não seja verdade e volto a dizer o mesmo.

Faz um teste e reduz os teus pedais a metade ou a 1/3 e no fim do mês vê se não ficaste muito mais focado no que é verdadeiramente importante, acredita em mim, vais soar melhor! Very Happy
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Mensagem por Skaven Sáb Set 13 2014, 06:38

Já agora por piada e já que o tópico são pedalboards, fica aqui um histórico das minhas últimas 5 boards, faltam imensos pedais que comprei/troquei e vendi mas não fotografei mas pronto... dá para ter uma ideia do exagero que sinceramente confesso-vos que não me me fez melhor músico:

A vossa pedalboard!! - Página 16 Pealboards_Combo
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Mensagem por kouros Sáb Set 13 2014, 07:04

Se um gajo está mais voltado para sound design do que para a guitarra em si, força nisso. Se quer é compôr música para vários instrumentos e não lhe interessa se tem uma guitarra desligada ou uma gaita de beiços, siga!!!

Como disse anteriormente, o essencial é definir o objectivo e não nos deixarmos toldar por pressões exteriores (género musical que está na moda, a concepção de outras pessoas acerca do que é "boa música", etc).

Pelo menos cá na tugalândia acho que todos irão concordar que existem básicamente dois extremos no assunto "tocar guitarra":

Caso 1 - Um indivíduo que fala muito de guitarras/guitarristas/gear e que até fala "à músico" já desde que aprendeu um Lá menor, sempre a transmitir uma ideia de que é um expert, ou seja, um grande Pro que já sabe tudo o que há para saber.

Parece que alguém nas imediações (café/casa do amigo/rua) tem uma guitarra e dentro de momentos ela vai aparecer... Ora a partir daqui, o sujeito em questão já se está a justificar "para o que não vai tocar". A guitarra lá aparece e então as justificações tornam-se mais concretas tipo "não estou habituado a: estas cordas/este tipo de guitarra/acção alta/acção baixa/este amp/esta palheta/etc etc".

Conclusão a tirar: Se sentes que te encaixas mais neste perfil do que no seguinte, é bem provável que não toques a ponta da piça. O melhor a fazer é ter humildade para admitir e começar a trabalhar para contrariar a tendência de estagnação ou fraca evolução.

Caso 2 - Um indivíduo que nunca está satisfeito com o seu progresso, acha sempre que poderia ser muito melhor guitarrista e está sempre a estudar/ponderar formas de evoluir.

Parece que alguém nas imediações (café/casa do amigo/rua) tem uma guitarra e dentro de momentos ela vai aparecer... O sujeito não diz ai nem ui, está habituado a ter guitarras na mão e toca em qualquer coisa. Em vez de ser ele a passar verbalmente a ideia de que é um Pro, são as pessoas que tiveram esta opurtunidade de o ouvir que, muito entusiasmadas com a performance, vão ter com o indivíduo e enchem-no de perguntas.

Se te encaixas neste perfil é muito provável que estejas a fazer alguma coisa bem, podes é relaxar um pouco na auto-crítica porque quando é muito intensa pode paralizar ou desmotivar.

Pensa agora nestes dois extremos, imagina uma linha no meio e com toda a tua honestidade identifica para que lado tombarias se a isso fosses obrigado.

Não é preciso admitir/vangloriar aqui nada em público, o importante é conseguirem ser honestos convosco.
kouros
kouros
Guitar GOD

Mensagem por Skaven Sáb Set 13 2014, 07:40

Gostei dos teus "cases". Very Happy

Dentro do case 2 há muitas variáveis para instrumentistas e músicos mas ok... .
Pessoalmente o meu "case" será o 2 ainda que como voltei a tocar á pouco tempo sou apenas um embrião.. . Very Happy

Podes já agora identificar também no case 2, as pequenas depressões com o teu som que nunca está bom, insatisfação total com tudo o que produzes e sempre que fazes algo só dás por acabado porque têm mesmo que ser sendo que mais tarde arrependes-te sempre de não mudado isto ou aquilo etc... .

Também convínhamos que uma grandíssima pare dos artistas (escolha a arte) têm desequilíbrios em vários segmentos, talvez por isso também desenvolvam tanto a parte criativa.

Última edição por Skaven em Sáb Set 13 2014, 07:52, editado 1 vez(es)
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Mensagem por kouros Sáb Set 13 2014, 07:49

@skaven

dois extremos no assunto "tocar guitarra":

Eu escrevi isto de propósito para que a situação fosse apenas esta e tivesse o menor número de variáveis possíveis. O assunto é então aquilo que tu achas ou queres achar que tocas versus o que realmente tocas, ou seja, aquilo que sai da tua guitarra e não da tua boca.
kouros
kouros
Guitar GOD

Mensagem por Skaven Sáb Set 13 2014, 07:51

Pronto então se é esse o assunto eu retiro as variáveis... . Very Happy
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Mensagem por kouros Sáb Set 13 2014, 07:53

"Ponha ponha ponha!!!!"

Basketball
kouros
kouros
Guitar GOD

Mensagem por Skaven Sáb Set 13 2014, 07:55

Estava a tentar levar isto mais para a polêmica mas tu não me deixas e assim este tópico vai "desaparecer" num instante... . Very Happy
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Mensagem por kouros Sáb Set 13 2014, 08:03

O problema de ir para a polêmica são os egos feridos... que automáticamente se tornam egos que se autoprotegem.

Resultado: Ninguém vai admitir porra nenhuma nem para si mesmo. Fica tudo mais ou menos como no eterno assunto da teoria ser "evil"... na verdade só tem esta opinião quem 1-não percebeu verdadeiramente para que serve a teoria 2-andou a estudar a teoria "errada/pouco útil" 3-é fã de 2 ou 3 sujeitos que apregoam esta ideia (invariávelmente são sujeitos que ao fim de 30anos de carreira ainda tocam a mesma coisa).

Lembram-se do gajo que aprendeu teoria (intervalos, formação de acordes, sistema númerico e etc) e disse "Porra pa, eu era muito melhor antes de aprender teoria, quem me dera que fosse possível voltar atrás no tempo!"? Lembram-se dele?

Eu também não.
kouros
kouros
Guitar GOD

Mensagem por Skaven Sáb Set 13 2014, 08:10

Portanto, agora estamos a conversar sobre a importância da teoria no contexto musical, bom... concordo contigo plenamente, sem teoria é muito mais complicado (se possível de todo) mas também digo-te já que se não tiveres alma não é a teoria que te vai safar como artista. Very Happy
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Mensagem por Velut Umbra Sáb Set 13 2014, 08:24

Na minha perspectiva, os pedais são bons na medida em que, sempre que me apanhei com um
efeito novo, experimentei algumas coisas diferentes, do género less is more, com espaços
e silêncios (sim, isto ao início era só chugga-chugga-chugga), por exemplo no caso dos chorus
ou delays. De qualquer modo, grande parte das coisas que compus foram ou na acústica ou
unplugged, que é o que acontece 90% do tempo que toco.

A arte (em termos de produção criativa), requer umas coisas:

1 - bom gosto. Tivemos há uns tempos aqui no fórum uma malha de uma banda, cujo vocalista tinha
formação musical, era supostamente "pro", mas... bem... enfim! Lá por sabermos como funciona uma
bomba atómica não quer dizer que consigamos construir uma que funcione;

2 - uma noção mínima do que estamos a fazer. Experimentalismo puro resulta em jazz daquele que
considero irritante, com cada um a tocar para seu lado em cromáticos dissonantes e resulta tudo menos
música (um bando de lémures surdos a tocar com theremins presos ao rabo de babuínos teriam melhores
hipóteses de gerar uma música);

3 - gosto pela coisa. Conheci pessoal que comprou a guitarra porque o pessoal na escola que sabia tocar
o More Than Words tinha as meninas mais giras lá de volta (bónus para os que cantavam também, que
aí podiam ter um harém), e como "é bué difícil, esse acorde", deixaram as guitarras a apodrecer a
um canto;

4 - alguém para apreciar, positiva ou negativamente, o trabalho produzido. Se estamos a fazer a coisa só
para nós, estamos a ser plenamente egoístas.
Velut Umbra
Velut Umbra
Guitar Hero

Post Count : 1282
Guitarra : Maison Flying V FV500, Harley Benton DIY Flying V, Squier Hello Kitty Stratocaster, Ibanez RX170d
Guitarrista : Ritmo

Mensagem por kouros Sáb Set 13 2014, 08:31

Se não sabes o que pretendes e não tens espirito crítico, é bem provável que a tua jornada musical se limite a "ir passando o tempo". Vais-te distraindo com a pedalboard, compras guitarras, amps... estás entretido.

Não há mal nenhum nisso. Guitarras é um hobby como qualquer outro. Se achas que quando tiveres a guitarra/pedal/amp XPTO é que vais "dar o salto", estás-te a iludir. É muito fácil desviar a atenção do que exije trabalho e empenho (estudar música/guitarra) e atribuir a falta de "seja o que fôr" a factores externos. 90% dos guitarristas dirão que é a culpa é da guitarra/pedalboard/amp... mas por mais que comprem/troquem equipamento continuam com a tal insatisfação. Neste caso só é cego quem não quer vêr, o problema não é nem nunca foi o equipamento.

O único mal é misturar as coisas e andar a propagar "desinformação" para aqueles que procuram ajuda para alcançar o seu objectivo... seja como DJ a passar mp3 em festas, compositor de orquestra ou guitarrista numa banda de covers.

Por isso é que nunca acredito em chavões, frases feitas ou ideias que se propagam. Sejam críticos para com aquilo que vos "impingem" e também convosco.

kouros
kouros
Guitar GOD

Mensagem por Skaven Sáb Set 13 2014, 08:39

Yep este teu último post vai de acordo com o que tenho escrito neste tópico (e em vários outros), o gear ajuda um pouco mas não é isso que faz a diferença, vou citar-me em total concordância contigo:

epa, tá bem. bom equipamento não faz milagres, mas ajuda.
Ajuda, concordo contigo mas os dedinhos ajudam muito mais!

O som (Tone) está nos dedos, um bom músico não precisa destas merdas que eu tenho, como não sou bom músico ajudam-me a soar melhor, era preferível não precisar dos pedais.

Para ti próprio e para o teu público o que interessa é como pensas, como observas, como sonhas e como transformas tudo isto criando música (arte), qualquer outra pessoa que pense de outra forma não merece se quer ouvir-te.
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Mensagem por kouros Sáb Set 13 2014, 08:50

O pessoal obcecado com o tone esquece-se de uma variável muito importante.. vocês não ouvem "dedos -> guitarra -> material diverso -> amp".

Depois do amp ainda temos "microfone -> pré da mesa/consola -> EQ generoso na fase de mistura -> layering (mais nas bases rítmicas)-> etc etc etc" .....e depois disso ainda tem o vosso dispositivo digital/analógico (aquilo que está a converter o som em algo reproduzível em colunas/phones) e depois disso ainda tem as ditas colunas/phones e o local onde estão a ouvir.

Muitas variáveis para algo que parece/parecia tão absoluto hein?
kouros
kouros
Guitar GOD

Mensagem por kouros Sáb Set 13 2014, 08:59

Falando então mais concretamente em pedais (já que é esse o tópico)...

Que os pedais todos no mundo passassem, como por magia, de caixas de metal coloridas a caixas de acrílico transparente sem nada escrito (com o interior igual).

A snobice e a mitologia ia logo toda cu ca#$%. Pedais são apenas circuitos com componentes electrónicos.

Se quiserem também podemos falar do que é um condensador e de como um daqueles de 50€ para meter no circuito da guitarra (no pot de tone) vai fazer toda a diferença.
kouros
kouros
Guitar GOD

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 16 de 17 Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17  Seguinte

Ir para o topo