ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como sei em que Tom está a musica para fazer solos?

+3
pedrocanel
MARKOARAUJO
paulo282
7 participantes

Ir para baixo

Como sei em que Tom está a musica para fazer solos? Empty Como sei em que Tom está a musica para fazer solos?

Mensagem por paulo282 Sex Set 07 2012, 09:43

Bem a questão essencial e essa . Gostava que me explicassem de uma forma pouco complicada como descubro o tom de uma musica ja vi algumas explicações mas fiquei a perceber peta .
paulo282
paulo282
Aprendiz de guitarra

Post Count : 82
Idade : 31
Localização : Paços ferreira
Guitarra : Kramer Striker 211 custom
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 22/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como sei em que Tom está a musica para fazer solos? Empty Re: Como sei em que Tom está a musica para fazer solos?

Mensagem por MARKOARAUJO Sex Set 07 2012, 12:57

dá uma olhada nos videos no tópico aulas virtuais está lá,duvidas,depois diz,caso algo não percebas,e adiciona aqui o video e tenta explicar o que não percebes,assim para falar (escrever é mais complicado)para estar a explicar tudo é um processo mais complicado ainda. Wink
EDT:Palavra (mais)estava ais...
MARKOARAUJO
MARKOARAUJO
Guitarrista viciado

Post Count : 896
Idade : 48
Localização : braga
Guitarra : Mak.V
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 08/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como sei em que Tom está a musica para fazer solos? Empty Re: Como sei em que Tom está a musica para fazer solos?

Mensagem por pedrocanel Ter Out 23 2012, 16:34

Essa pergunta por vezes demora anos a responder Smile Arranja quem te ensine teoria musical que vais ver que não há centenas de escalas como por aí se diz... A resposta pode ser simplificada mas tens de ter umas permissas já bem fundamentadas na ideia para responder a isso. (Se conheceres os ciclos das 4as e das 5as facilita) A frase chave é Frade ao SOl Reza a Missinha Smile Acredites ou não, está aqui a resposta ao que perguntas!!!
pedrocanel
pedrocanel
Aprendiz de guitarra

Post Count : 71
Idade : 48
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez JEM 77 BFP, Gibson Les Paul Supreme Desert Burst, Gibson Les Paul Supreme (made in China) C/Gibson PU's, Yamaha RT, Ibanez RG550T c/ Fernandez SUstainer, Alhambra 11C, Admira Juanita, Maison Electro-acustica, Maison Elétrica, Vintage V1oo Lemon Drop, Vintage V100 Cherry Sunburts
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/07/2011

http://www.josecanela.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como sei em que Tom está a musica para fazer solos? Empty Re: Como sei em que Tom está a musica para fazer solos?

Mensagem por kouros Ter Out 23 2012, 18:17

"SInto uma MIcose LÁ no REcto, mas vou aplicar esta SOLução que dizem que DOi mas FAz bem" Olé

Isto é para se fôr em quartas.. a verdade é que isto na prática não te vai servir para nada, quanto muito para saberes se deves meter # ou b quando estiveres a escrever uma pauta (também não serve de muito, pelo menos até conseguires captar escalas de ouvido).


O meu conselho seria começares por detectar a tónica em músicas/passagens simples. Há exemplos no youtube que explicam a matemática da coisa tanto em termos de escala como de harmonia. Assim que fores associando a teoria aos sons, começas a ter vocabulário e a captar as coisas mais fácilmente.

Pesquisa cadências (V-I por exemplo) e exemplos que definam bem a tónica.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como sei em que Tom está a musica para fazer solos? Empty Re: Como sei em que Tom está a musica para fazer solos?

Mensagem por Maganão o Troll Ter Out 23 2012, 18:57

SInto uma MIcose LÁ no REcto, mas vou aplicar esta SOLução que dizem que DOi mas FAz bem

Provavelmente a mnemónica mais épica de sempre Laughing
Maganão o Troll
Maganão o Troll
Guitarrista de garagem

Post Count : 363
Idade : 33
Localização : Problem ?
Guitarra : i used to have a guitar,but then i took an arrow in the knee
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 22/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como sei em que Tom está a musica para fazer solos? Empty Re: Como sei em que Tom está a musica para fazer solos?

Mensagem por Scorp Ter Out 23 2012, 19:08

Completamente!!!!! Laughing
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como sei em que Tom está a musica para fazer solos? Empty Re: Como sei em que Tom está a musica para fazer solos?

Mensagem por pedrocanel Qua Out 24 2012, 01:44

Olá Kouros, parece-me existir aí algum ressabiamento quanto aos meus posts mas posso estar apenas a ver da perspetiva errada.

Quanto ao não servir para nada, devo dizer-te que, tirando essa mnemónica genial, (e que é de facto uma pena que não se ensine assim, mesmo no conservatório onde tal linguagem seria a mais apropriada para ensinar aos nossos filhos e filhas como se pode usar linguagem de taberna para aprender música) continua a ser utilizada a mnemónica que dei para memorizar o ciclo das quintas (o das quartas tem outro mas nem me atrevo a colocá-lo após tão bela inovação).

E de facto serve para alguma coisa mas para isso temos de compreender bem o que está lá... tal e qual como se virmos dois acordes maiores com um tom ou meio tom de diferença, sabemos imediatamente a tonalidade em que nos encontramos... Mas como corro o risco de ser dito que não serve para nada, deixo a discussão seguir sem minha intervenção.

Cumprimentos a todos e boa música.
pedrocanel
pedrocanel
Aprendiz de guitarra

Post Count : 71
Idade : 48
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez JEM 77 BFP, Gibson Les Paul Supreme Desert Burst, Gibson Les Paul Supreme (made in China) C/Gibson PU's, Yamaha RT, Ibanez RG550T c/ Fernandez SUstainer, Alhambra 11C, Admira Juanita, Maison Electro-acustica, Maison Elétrica, Vintage V1oo Lemon Drop, Vintage V100 Cherry Sunburts
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/07/2011

http://www.josecanela.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como sei em que Tom está a musica para fazer solos? Empty Re: Como sei em que Tom está a musica para fazer solos?

Mensagem por kouros Qua Out 24 2012, 04:06

Ressabiamento quanto aos teus posts? Mas quem és tu? Laughing

Para alguma coisa serve, óbviamente.. senão nem eu tinha acrescentado a segunda mnemónica. Simplesmente não serve para nada tendo em conta o post inicial.

É como alguém perguntar "como seguro na palheta?" e vir aqui alguém falar sobre sweep..
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como sei em que Tom está a musica para fazer solos? Empty Re: Como sei em que Tom está a musica para fazer solos?

Mensagem por Dieselboy Ter Jun 18 2013, 16:25

Fica aqui um site que encontrei e achei bastante interessante.

http://www.scales-chords.com
Dieselboy
Dieselboy
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 245
Idade : 46
Localização : Porto
Guitarra : ESP KH-2 ; ESP LTD EC-1000 VB ; JACKSON RRMG PRO
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como sei em que Tom está a musica para fazer solos? Empty Re: Como sei em que Tom está a musica para fazer solos?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos