Modos Gregos
+15
edub13
Anthony
antonioctd
nunixcip
amiguels
pedrocanel
kouros
Painkiller
Rod
jota jota
Kaz
boavida
N££r!K
fabitO
kicos
19 participantes
Página 4 de 6
Página 4 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6
Modos Gregos
Desculpem.. eu sei que sou novo aqui no forum, mas andei por aqui a ver umas coisas e achei este topico.
Os modos gregos são uma coisa que fazem confusão a muita gente, pelo que eu tenho visto por aqui e tambem de algum pessoal com quem falo.
Eu tambem nao percebo o suficiente para andar aqui a colocar posts de teoria... Mas sei tão pouco, que me dou ao luxo de pedir aí ao pessoal mais velho e que ja tem algum calo nisto, que ponha aí um post a explicar tudo tim-tim por tim-tim, em portugues e com linguagem para totos (neste caso refiro-me apenas a mim).
Espero que alguem responda a este topico soon
Obrigado pessoal
King MAchado
Os modos gregos são uma coisa que fazem confusão a muita gente, pelo que eu tenho visto por aqui e tambem de algum pessoal com quem falo.
Eu tambem nao percebo o suficiente para andar aqui a colocar posts de teoria... Mas sei tão pouco, que me dou ao luxo de pedir aí ao pessoal mais velho e que ja tem algum calo nisto, que ponha aí um post a explicar tudo tim-tim por tim-tim, em portugues e com linguagem para totos (neste caso refiro-me apenas a mim).
Espero que alguem responda a este topico soon
Obrigado pessoal
King MAchado
Convidad- Convidado
Re: Modos Gregos
eu fiz um documento com todos os modos e quando deve utiliza-los e posso-te ajudar se quiseres meu
Convidad- Convidado
1jomi1 escreveu:http://guitarteacher.wordpress.com/2007/11/29/8-pentatonic-exercises/
Ve ai
obrigado
Convidad- Convidado
1jomi1 escreveu:eu fiz um documento com todos os modos e quando deve utiliza-los e posso-te ajudar se quiseres meu
podes disponibilizar isso sff.. ia dar jeito... se percebs disso... agradeço a ajuda!!
king machado
Convidad- Convidado
http://www.guitarradas.com/teoria-musical-f12/teoria-musical-t1414.htm
Convidad- Convidado
basta clicares no simbolo '+' que tá ao lado da mensagem que queres premiar, perto da imagem do user
Eu já ando à algum tempo para fazer um vídeo a explicar os modos.
Penso que a malta perde-se muito na teoria, sabem que existem 7 modos, uns maiores outros menores, mas depois na pratica não sabem o que fazer.
É a mesma coisa que ter o martelo e o prego, e não saber como prega-lo na parede.
De uma forma muito resumida:
Existem 7 modos, Jónio (maior), Dório (menor), Frigio (menor), Lidio (maior), mixolidio (maior), Aeolio (menor) e Lócrio (vamos considerar menor).
Todos eles derivam da escala de dó (C) maior (major), que meio mundo conhece e que é exactamente o mesmo que o modo Jónio.
A diferença dos modos se chamarem modos e não escalas, é porque começam (por exemplo) na nota Dó e terminam num Dó.
Nada de novo até aqui.
Algo que é fundamental saber, para compreender a sua utilização, é que os modos estão interligados, ou seja, se eu estiver a tocar o modo jónio, ao lado (subindo para notas mais agudas) vai estar o dório, e a seguir o frigio, etc. Se optar por ir para trás (descer para notas mais graves), salto do Jonio, para o lócrio, seguindo o Aeolio, etc.
Isto é portante, porque a partir do momento em que descobrem que modo devem tocar, podem saltar de modo em modo que estão sempre na tónica.
Eu percebo que seja dificil visualizar isto só com texto, mas talvez la para o fim da semana ou no inicio da proxima semana, consiga fazer um video para explicar isto melhor.
E outra curiosidade para quem não sabe, as Pentatonicas derivam dos modos. Sabendo o esqueleto dos modos, se retirarmos a 2º e a 4º nota do modo (se não estou em erro), obtém as pentatonicas.
Penta=5 notas
Penso que a malta perde-se muito na teoria, sabem que existem 7 modos, uns maiores outros menores, mas depois na pratica não sabem o que fazer.
É a mesma coisa que ter o martelo e o prego, e não saber como prega-lo na parede.
De uma forma muito resumida:
Existem 7 modos, Jónio (maior), Dório (menor), Frigio (menor), Lidio (maior), mixolidio (maior), Aeolio (menor) e Lócrio (vamos considerar menor).
Todos eles derivam da escala de dó (C) maior (major), que meio mundo conhece e que é exactamente o mesmo que o modo Jónio.
A diferença dos modos se chamarem modos e não escalas, é porque começam (por exemplo) na nota Dó e terminam num Dó.
Nada de novo até aqui.
Algo que é fundamental saber, para compreender a sua utilização, é que os modos estão interligados, ou seja, se eu estiver a tocar o modo jónio, ao lado (subindo para notas mais agudas) vai estar o dório, e a seguir o frigio, etc. Se optar por ir para trás (descer para notas mais graves), salto do Jonio, para o lócrio, seguindo o Aeolio, etc.
Isto é portante, porque a partir do momento em que descobrem que modo devem tocar, podem saltar de modo em modo que estão sempre na tónica.
Eu percebo que seja dificil visualizar isto só com texto, mas talvez la para o fim da semana ou no inicio da proxima semana, consiga fazer um video para explicar isto melhor.
E outra curiosidade para quem não sabe, as Pentatonicas derivam dos modos. Sabendo o esqueleto dos modos, se retirarmos a 2º e a 4º nota do modo (se não estou em erro), obtém as pentatonicas.
Penta=5 notas
Convidad- Convidado
Bem pessoal, estive agora a gravar os vídeos com os modos, vou ver se passo isto para o pc e ponho online.
São 2 partes, a primeira vou por disponível para todas as pessoas puderem ver, mas a segunda visto que é informação um pouco mais priviligiada, vou pedir-vos para que subscrevam ao meu utube e dou-vos acesso, de modo a que fique conteúdo restrito aos users do forum.
São 2 partes, a primeira vou por disponível para todas as pessoas puderem ver, mas a segunda visto que é informação um pouco mais priviligiada, vou pedir-vos para que subscrevam ao meu utube e dou-vos acesso, de modo a que fique conteúdo restrito aos users do forum.
Convidad- Convidado
Vash recebes palheta por isso, boa explicação e muito útil... Quando estiverem aí os vídeos recebes outra.
boavida- Moderador
- Post Count : 3392
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Estou só a editar a segunda parte, o primeiro daqui a 10 minutos já deve estar ai no utube.
Obrigado
Obrigado
Convidad- Convidado
Fixe... Bons videos para ajudar nos exercícios. Sai palheta
boavida- Moderador
- Post Count : 3392
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Ah e tal...Muito bom!!
muito bom mesmo! toma lá mais palheta que mereçes!
muito bom mesmo! toma lá mais palheta que mereçes!
Kaz- ADMINISTRADOR
- Post Count : 1971
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Muito bom mesmo!
jota jota- Moderador
- Post Count : 2192
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
Kaz porque não colocar os vídeos no canal Guitarradas no youtube?!
jota jota- Moderador
- Post Count : 2192
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
a questao já foi levantada. estou à espera da deliberação do gajo!
Kaz- ADMINISTRADOR
- Post Count : 1971
Guitarra : Epiphone SG Special
vash és o meu heroi xD!!!
Rod- Guitar Legend
- Post Count : 2167
Guitarra : ryan les paul black,PRS SE custom 24 Whale blue
Guitarrista : Vocal/Lead
Boas pessoal, antes de mais quero agradecer o vosso feedback. É bom saber que posso ajudar ao partilhar alguns dos meus conhecimentos.
Quero apenas pedir desculpa pela minha tardia resposta, é que desde que fiz os vídeos, não tenho estado por aqui.
São apenas algumas noções básicas, eu quando tiver tempo faço um terceiro vídeo para vos mostrar como aplicar os modos com um riff a correr.
Quero apenas pedir desculpa pela minha tardia resposta, é que desde que fiz os vídeos, não tenho estado por aqui.
São apenas algumas noções básicas, eu quando tiver tempo faço um terceiro vídeo para vos mostrar como aplicar os modos com um riff a correr.
Convidad- Convidado
Grande explicação e videos Vash!! Parabéns!
e fazeres um terceiro video a aplicares esses modos em um riff era muito fixe mesmo para o pessoal ver como isso funciona na prática!
e fazeres um terceiro video a aplicares esses modos em um riff era muito fixe mesmo para o pessoal ver como isso funciona na prática!
Painkiller- Guitar Hero
- Post Count : 1200
Guitarra : Schecter Damien Elite FR / Esp Ltd Viper100
Vash, posso ter perdido algo pelo caminho de toda a explicação, se for o caso as minhas desculpas.
Uma das coisas que o pessoal tem dificuldade em perceber é que para usar os modos, apenas precisa de saber as 5 posições das escalas maiores. A partir dai, consoante a root que está a usar, transpõe para a escala natural respectiva e tem um modo.
Igualmente, que existem algumas regras básicas práticas. Dois ex:
1) Se quiseres um modo menor, desde que a 4ª ou a 2ª não sejam maiores, podes usar o aeolian.
2) Se for um um modo menor, com 2ª ou 4ª maior, então terá de ser dorian.
3) Com acordes dominantes, mixolydian. (modo maior)
Claro que isto se estiveres a tocar sempre na mesma escala ou modo. Se variares consoante a nota de base que está a ser tocada, temos um novo leque de possibilidade.
Nada como pequenas aplicações práticas para as pessoas perceberem os modos.
Espero não ter repetido nada que tenha sido dito.
ab.
Uma das coisas que o pessoal tem dificuldade em perceber é que para usar os modos, apenas precisa de saber as 5 posições das escalas maiores. A partir dai, consoante a root que está a usar, transpõe para a escala natural respectiva e tem um modo.
Igualmente, que existem algumas regras básicas práticas. Dois ex:
1) Se quiseres um modo menor, desde que a 4ª ou a 2ª não sejam maiores, podes usar o aeolian.
2) Se for um um modo menor, com 2ª ou 4ª maior, então terá de ser dorian.
3) Com acordes dominantes, mixolydian. (modo maior)
Claro que isto se estiveres a tocar sempre na mesma escala ou modo. Se variares consoante a nota de base que está a ser tocada, temos um novo leque de possibilidade.
Nada como pequenas aplicações práticas para as pessoas perceberem os modos.
Espero não ter repetido nada que tenha sido dito.
ab.
Convidad- Convidado
Página 4 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6