Modos Gregos
+15
edub13
Anthony
antonioctd
nunixcip
amiguels
pedrocanel
kouros
Painkiller
Rod
jota jota
Kaz
boavida
N££r!K
fabitO
kicos
19 participantes
Página 6 de 6
Página 6 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6
Re: Modos Gregos
E frigio faz parte da escala de do maior
Anthony- Post Count : 18
Idade : 36
Localização : Vila Nova de Gaia
Guitarra : Les paul
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 11/09/2011
Re: Modos Gregos
as notas de E frigio são efectivamente as notas da escala de CM.
Mas é como eu digo, só a soa a frigio tocado em contexto. Ou seja tocado por cima de Em.
As notas serem as mesma não quer dizer que a escala seja a mesma! O que interessa é a relação dessas notas com a harmonia.
Mas é como eu digo, só a soa a frigio tocado em contexto. Ou seja tocado por cima de Em.
As notas serem as mesma não quer dizer que a escala seja a mesma! O que interessa é a relação dessas notas com a harmonia.
Re: Modos Gregos
Saindo um pouco de assunto, mas envolvendo modos, eu tenho um material que tem shape dos modos gregos, se eu começar o modo Frigio pela tônica B em vez de E seria B Frigio em vez de E frigio?
Convidad- Convidado
Re: Modos Gregos
exacto e faz parte da escala Sol maior
Anthony- Post Count : 18
Idade : 36
Localização : Vila Nova de Gaia
Guitarra : Les paul
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 11/09/2011
Modos Gregos - Onde Começar ???
Boas pessoal ,tenho andado a tentar perceber os modos gregos e tal mas ainda não percebi nada.. talvez porque nao percebo grande coisa de teoria... Agora pergunto de teoria o que é preciso para enteder os modos gregos (em termos de teoria)..
edub13- Guitarrista dedicado
- Post Count : 560
Idade : 27
Localização : Seixal
Guitarra : Harley Benton Stratocaster (Braço Escalopado) e Clássica Romanza ROCIO
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 25/11/2010
Re: Modos Gregos
De maneira muito simples... penso que os modos são uma maneira diferente de percorrer a escala. Ou seja, se estivermos a falar da escala maior de C ( Dó ):
As notas são iguais em todos, mas partem de sítios diferentes. O primeiro modo, o Jónio, é igual à escala maior - começando em C.
Depois, o Dório, começa em D e acaba em D ( percorrendo as mesmas notas da escala de C ). E por aí fora.
1 - Jónio
2 - Dório
3 - Frígio
4 - Lídio
5 - Mixolídio
6 - Eólio
7 - Lócrio
De notar ( e isto se calhar já sabes ) que existe uma coisa chamada a "relativa menor" ( acho eu que é assim ) de uma escala, que corresponde ao modo Eólio.
Continuando na escala de C, a nota 6 é A. Ou seja, a escala maior de C = escala menor de A, ou modo Eólio da escala de C.
Nice?
As notas são iguais em todos, mas partem de sítios diferentes. O primeiro modo, o Jónio, é igual à escala maior - começando em C.
Depois, o Dório, começa em D e acaba em D ( percorrendo as mesmas notas da escala de C ). E por aí fora.
1 - Jónio
2 - Dório
3 - Frígio
4 - Lídio
5 - Mixolídio
6 - Eólio
7 - Lócrio
De notar ( e isto se calhar já sabes ) que existe uma coisa chamada a "relativa menor" ( acho eu que é assim ) de uma escala, que corresponde ao modo Eólio.
Continuando na escala de C, a nota 6 é A. Ou seja, a escala maior de C = escala menor de A, ou modo Eólio da escala de C.
Nice?
jonypaul- Guitarrista de garagem
- Post Count : 290
Idade : 32
Localização : Oeiras
Guitarra : Telecaster, Walden
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/10/2011
Re: Modos Gregos
Dórico... Diz-se dórico... Correcçao ah parte...xD (e peço desculpa pela correcçao ) efectivamente está bem explicado... Senão vejamos...
De forma simples e facil...
Dó maior – Ré menor (um tom)
Ré menor – Mi menor (um tom)
Mi menor – Fá maior (meio tom)
Fá maior – Sol maior (um tom)
Sol maior – Lá menor (um tom)
Lá menor – Si diminuto (um tom)
Si diminuto – Dó maior (meio tom)
Este é o famoso Jónio ou escala maior... Se fores iniciando na nota a seguir já existe variaçao...
Ré menor – Mi menor (um tom)
Mi menor – Fá maior (meio tom)
Fá maior – Sol maior (um tom)
Sol maior – Lá menor (um tom)
Lá menor – Si diminuto (um tom)
Si diminuto – Dó maior (meio tom)
Dó maior – Ré menor (um tom)
Este é o Modo Dórico...
Agora é so aplicar ah guitarra. Uma pequena dica... As escalas Maiores
- Jónio;
- Lídio;
- Mixolídio
começam sempre com o segundo e quarto dedo... ou seja... o BIG (médio) e o litle (mindinho).xD
Espero ter ajudado.
De forma simples e facil...
Dó maior – Ré menor (um tom)
Ré menor – Mi menor (um tom)
Mi menor – Fá maior (meio tom)
Fá maior – Sol maior (um tom)
Sol maior – Lá menor (um tom)
Lá menor – Si diminuto (um tom)
Si diminuto – Dó maior (meio tom)
Este é o famoso Jónio ou escala maior... Se fores iniciando na nota a seguir já existe variaçao...
Ré menor – Mi menor (um tom)
Mi menor – Fá maior (meio tom)
Fá maior – Sol maior (um tom)
Sol maior – Lá menor (um tom)
Lá menor – Si diminuto (um tom)
Si diminuto – Dó maior (meio tom)
Dó maior – Ré menor (um tom)
Este é o Modo Dórico...
Agora é so aplicar ah guitarra. Uma pequena dica... As escalas Maiores
- Jónio;
- Lídio;
- Mixolídio
começam sempre com o segundo e quarto dedo... ou seja... o BIG (médio) e o litle (mindinho).xD
Espero ter ajudado.
Tiago Miguel Rodrigues- Guitarrista de garagem
- Post Count : 284
Idade : 35
Localização : Porto
Guitarra : Clássica APC Lusitana GC100/Harley Benton MS-11WH (Strat.)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 11/01/2011
Re: Modos Gregos
Desculpa, foi a minha tradução literal do "Dorian"
jonypaul- Guitarrista de garagem
- Post Count : 290
Idade : 32
Localização : Oeiras
Guitarra : Telecaster, Walden
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/10/2011
Re: Modos Gregos
Na boa...
Tiago Miguel Rodrigues- Guitarrista de garagem
- Post Count : 284
Idade : 35
Localização : Porto
Guitarra : Clássica APC Lusitana GC100/Harley Benton MS-11WH (Strat.)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 11/01/2011
Re: Modos Gregos
Acho o tema dos modos gregos muito interessante, pois é o que eu uso para improvisar. O meu estilo não é bem rock, é jazz.
Eu não concordo muito com pegar apenas no acorde e daí deduzir uma escala/modo. Eu gosto de ver primeiro a progressão de acordes.
Se virmos bem a escala harmonizada de Dó (C Dm Em F G Am Bdim) existem por exemplo três acordes maiores, C, F e G (o G normalmente é de sétima), e não é por isso que vou usar o jónico em todos eles. Aliás os 7 modos são todos construídos em torno da mesma tonalidade. Quando o JD557 sugeriu para a progressão C-Bm-A7 usar C jónico-B eólio-A mixolídeo, eu não concordo porque isso nem está no mesmo tom. C e Bm estão em G, e A7 está em D. Eu usava isto: C Lydian - B Phrygian e A7 Mixolydian. Eu acho que todos os modos são importantes.
Posso estar enganado, eu sou um autoditacta. Mas é assim que costumo pensar quando vou improvisar numa música.
Eu não concordo muito com pegar apenas no acorde e daí deduzir uma escala/modo. Eu gosto de ver primeiro a progressão de acordes.
Se virmos bem a escala harmonizada de Dó (C Dm Em F G Am Bdim) existem por exemplo três acordes maiores, C, F e G (o G normalmente é de sétima), e não é por isso que vou usar o jónico em todos eles. Aliás os 7 modos são todos construídos em torno da mesma tonalidade. Quando o JD557 sugeriu para a progressão C-Bm-A7 usar C jónico-B eólio-A mixolídeo, eu não concordo porque isso nem está no mesmo tom. C e Bm estão em G, e A7 está em D. Eu usava isto: C Lydian - B Phrygian e A7 Mixolydian. Eu acho que todos os modos são importantes.
Posso estar enganado, eu sou um autoditacta. Mas é assim que costumo pensar quando vou improvisar numa música.
Re: Modos Gregos
A ideia de pensar num modo para cada acorde tanto pode ser para ajudar nas digitações como para buscar sons diferentes.
Se te limitares a tocar os modos que fazem parte da escala terás à disposição as mesmas notas do que se pensasses apenas numa escala para a progressão toda.
No caso de a progressão não ser totalmente (ou nada) no mesmo tom, já nem sequer dava para fazeres nada disso.
Se te limitares a tocar os modos que fazem parte da escala terás à disposição as mesmas notas do que se pensasses apenas numa escala para a progressão toda.
No caso de a progressão não ser totalmente (ou nada) no mesmo tom, já nem sequer dava para fazeres nada disso.
kouros- Guitar GOD
- Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010
Re: Modos Gregos
Eu percebo e também faço isso imensas vezes! Mas quando tentamos adaptar escalas a progressões de acordes talvez seja melhor começar pelo que faz sentido. Quanto à progressão: se mudasse o A7 para Am ficava bem fixe
Re: Modos Gregos
Me ajudem , como eu as aplico na música ? se o tom for Em eu uso que escala ? porque ?
Ryuuga- Aprendiz de guitarra
- Post Count : 26
Idade : 24
Localização : Guarabira
Guitarra : Epiphone Les Paul Special 2
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 24/11/2012
Página 6 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6
Tópicos semelhantes
» WORKAULA #7 NOTAS CARACTERÍSTICAS DOS MODOS GREGOS
» Ajuda em teoria/prática (modos gregos e arpejos)
» SLModes: Modos Gregos, Teoria Pitch Axis, Modulação Modal
» Duvida nos Modos
» Modos Gregros
» Ajuda em teoria/prática (modos gregos e arpejos)
» SLModes: Modos Gregos, Teoria Pitch Axis, Modulação Modal
» Duvida nos Modos
» Modos Gregros
Página 6 de 6
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos