Duvida nos Modos
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Duvida nos Modos
Ora bem, eu estive a ver umas coisas teoricas na wiki do guitarradas, e tenho uma duvida nos modos. La diz que para se fazerem sons mais graves, a partir do modo Jonio, podesse ir para o modo locrio. Mais abaixo aparecem umas tabs com notas a rondar a quinta casa no modo jonio e mete a decima quinta casa ao barulho no modo locrio, a minha questao é se isso tem a ver com a repetição das notas a partir da decima segunda casa? pois nao da muito jeito estar a solar na quinta casa, e de repente saltar para a decima quinta e ao contrario do que diz la, fazer sons mais agudos.
Obrigado desde ja
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Marant3- Post Count : 7
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Re: Duvida nos Modos
Boas Marant3, não sei o que queres dizer,com os modos jonio e locrio!!!!
dá uma olhada aqui, se saberes a escala diatónico, todas as formas é mais fácil perceber isto...
http://www.google.com/imgres?q=modo+diatonico&hl=pt-PT&client=firefox-a&hs=ORD&sa=X&rls=org.mozilla:pt-PT:official&biw=1024&bih=675&tbm=isch&prmd=imvnsb&tbnid=TbrbOsTFQ9UQkM:&imgrefurl=http://www.dmu.uem.br/lappso/index.php%3Ftitle%3DTaa_ch1.11&docid=zd0qnYKJfvgaMM&imgurl=http://www.dmu.uem.br/lappso/images/5/52/Pitag.gif&w=290&h=110&ei=l0MCT4P_ApPX8QOp2r2bAQ&zoom=1&iact=hc&vpx=751&vpy=164&dur=1390&hovh=88&hovw=232&tx=136&ty=32&sig=112409107016479448683&page=9&tbnh=63&tbnw=165&start=121&ndsp=16&ved=1t:429,r:15,s:121
http://www.google.com/imgres?q=modo+locrio&hl=pt-PT&client=firefox-a&hs=x0X&sa=X&rls=org.mozilla:pt-PT:official&biw=1024&bih=675&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=Epvut5n1Xvs6IM:&imgrefurl=http://riffmusical.blogspot.com/&docid=BxBdaIP6JLT8NM&imgurl=http://2.bp.blogspot.com/-UrmWFTHOMTA/TViekXQaoCI/AAAAAAAAAG0/n0EL78cgasc/s1600/modos1.jpg&w=441&h=659&ei=M0ICT63lLoaV8QOG_72kAQ&zoom=1&iact=hc&vpx=708&vpy=203&dur=1588&hovh=275&hovw=184&tx=88&ty=179&sig=112409107016479448683&page=1&tbnh=163&tbnw=109&start=0&ndsp=20&ved=1t:429,r:18,s:0
dá uma olhada aqui, se saberes a escala diatónico, todas as formas é mais fácil perceber isto...
http://www.google.com/imgres?q=modo+diatonico&hl=pt-PT&client=firefox-a&hs=ORD&sa=X&rls=org.mozilla:pt-PT:official&biw=1024&bih=675&tbm=isch&prmd=imvnsb&tbnid=TbrbOsTFQ9UQkM:&imgrefurl=http://www.dmu.uem.br/lappso/index.php%3Ftitle%3DTaa_ch1.11&docid=zd0qnYKJfvgaMM&imgurl=http://www.dmu.uem.br/lappso/images/5/52/Pitag.gif&w=290&h=110&ei=l0MCT4P_ApPX8QOp2r2bAQ&zoom=1&iact=hc&vpx=751&vpy=164&dur=1390&hovh=88&hovw=232&tx=136&ty=32&sig=112409107016479448683&page=9&tbnh=63&tbnw=165&start=121&ndsp=16&ved=1t:429,r:15,s:121
http://www.google.com/imgres?q=modo+locrio&hl=pt-PT&client=firefox-a&hs=x0X&sa=X&rls=org.mozilla:pt-PT:official&biw=1024&bih=675&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=Epvut5n1Xvs6IM:&imgrefurl=http://riffmusical.blogspot.com/&docid=BxBdaIP6JLT8NM&imgurl=http://2.bp.blogspot.com/-UrmWFTHOMTA/TViekXQaoCI/AAAAAAAAAG0/n0EL78cgasc/s1600/modos1.jpg&w=441&h=659&ei=M0ICT63lLoaV8QOG_72kAQ&zoom=1&iact=hc&vpx=708&vpy=203&dur=1588&hovh=275&hovw=184&tx=88&ty=179&sig=112409107016479448683&page=1&tbnh=163&tbnw=109&start=0&ndsp=20&ved=1t:429,r:18,s:0
MARKOARAUJO- Guitarrista viciado
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Re: Duvida nos Modos
Todos os modos são uma repetição das notas, mais graves ou mais agudas, mas a começar noutra nota. Se as notas forem, por exemplo, dó, ré, mi, fá, sol, lá, si podes tocar cada nota em qualquer sítio do braço porque se repetem constantemente, basta perceberes onde fica cada nota.
rfgs- Guitarrista de fim-de-semana
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Re: Duvida nos Modos
Em relação a este tópico, ao problema colocado pelo Marant3,estive a estudar,mas ainda não entendi o seu problema; mas com isto descobri um truque como saber os modos usando apenas uma escala,não é fácil passar isso em escrita mas estou praticando,e acho que deve de ser o "segredo" dos "(guitarristas) prof"que nunca revelaram ou também não se aperceberam, passam muita teoria, que só dá confusão para quem anda a começar alguns modos, nunca vi ou ouvi falar de tal coisa mas que dá certo dá, quando estiver mais ou menos apresentável a minha teoria faço um video.
MARKOARAUJO- Guitarrista viciado
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Re: Duvida nos Modos
Na guitarra como instrumento, os modos são úteis para que "tudo se ligue" ao longo da escala e não seja necessário tocar "em caixas de posições".
Musicalmente falando só conseguimos ouvir e dar sentido aos modos e às suas diferenças se os tocarmos partindo sempre da mesma tónica, ou seja:
Tocar a escala de Dó maior e depois começar em Lá para ouvirmos o modo menor, é buraco. O que fazemos é tocar a escala de Dó maior e a de Dó menor (ou outro modo qualquer partindo de Dó).
Misturando um pouco o conceito de conhecer o braço da guitarra com o lado mais musical da coisa, imaginemos que temos uma progressão de acordes tirados estritamente da escala de Dó maior (Dó, Fá e Sol por exemplo).. Podemos pegar na "caixa" da escala de Dó maior e andar para cima e para baixo, o que resultará numa bela cagada e não nos ajuda muito a construir um vocabulário musical. Por outro lado podemos ter um pensamento modal em relação à escala e aplicar o modo correspondente a cada acorde (Dó maior, Fá lídio e Sol mixolídio).
A grande vantagem é que temos as notas fortes/fracas/tensões correspondentes a cada acorde em vez de andarmos a passear num unica escala (tonica). Além disso os modos "encaixam" todos ao longo da escala da guitarra, depois de nos habituarmos a eles e à forma como se relacionam em termos de digitação, ficamos a conhecer o braço todo da guitarra.
Ó Marko, se achas que vais inventar a roda... esquece lol
Musicalmente falando só conseguimos ouvir e dar sentido aos modos e às suas diferenças se os tocarmos partindo sempre da mesma tónica, ou seja:
Tocar a escala de Dó maior e depois começar em Lá para ouvirmos o modo menor, é buraco. O que fazemos é tocar a escala de Dó maior e a de Dó menor (ou outro modo qualquer partindo de Dó).
Misturando um pouco o conceito de conhecer o braço da guitarra com o lado mais musical da coisa, imaginemos que temos uma progressão de acordes tirados estritamente da escala de Dó maior (Dó, Fá e Sol por exemplo).. Podemos pegar na "caixa" da escala de Dó maior e andar para cima e para baixo, o que resultará numa bela cagada e não nos ajuda muito a construir um vocabulário musical. Por outro lado podemos ter um pensamento modal em relação à escala e aplicar o modo correspondente a cada acorde (Dó maior, Fá lídio e Sol mixolídio).
A grande vantagem é que temos as notas fortes/fracas/tensões correspondentes a cada acorde em vez de andarmos a passear num unica escala (tonica). Além disso os modos "encaixam" todos ao longo da escala da guitarra, depois de nos habituarmos a eles e à forma como se relacionam em termos de digitação, ficamos a conhecer o braço todo da guitarra.
Ó Marko, se achas que vais inventar a roda... esquece lol
kouros- Guitar GOD
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Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010
Re: Duvida nos Modos
Vê este video: https://www.youtube.com/watch?v=nwhzkC1E2Uw e vais perceber melhor.
Convidad- Convidado
Re: Duvida nos Modos
Bom dia, ao longo dos anos tenho reparado que há poucos temas na musica que gerem tanta confusão como os modos porque este tópico foi quase mitificado ao que me parece. Gostava de poder contribuir para clarificar.
Os modos (que não sendo escalas por definição cumprem o requisito das mesmas, um conjunto de notas com repetição da primeira) são basicamente 7 também que depois podem ser também alterados com a alteração de alguns dos graus.
Posto isto, passo a tentar explicá-los resumidamente.
Historicamente, o nome foi atribuído aos modos pelas características de cada povo grego (o nome de cada modo deriva de uma parte da Grécia) e assim define se o modo é mais "forte" ou mais "dócil". Se quiserem transportar para Portugal seria imaginarmos que o Jónico era o modo Lisboeta, o Dòrico o Alentejo, o Frígio os Açores e por aí fora... Estas características não foram metidas ao calhas...
De todas as explicações que leio dos modos encontro poucas que falem do que realmente importa...da sonoridade que um determinado modo tem. Para lá chegar leiam mais um pouco sff...
Vamos usar a tonalidade de Dó Maior para ser mais simples pois é uma tonalidade que não tem acidentes (a armação da clave encontra-se vazia).
O modo Jónico é igual à escala maior e como tál é Do Re Mi Fa Sol La Si Do. Notem que neste caso, os acorde da fundamental (ou tónica ou raiz), Sub-Dominante e DOminante são estes DóM, FáM e SolM. Aqui não há grande coisa que saber pois a sonoridade da escala maior (do modo Jónico é sobejamente conhecida).
Para ilustrar a coisa basta pensarmos no modo Dórico (2º modo também chamado modo de ré). As notas constantes do modo Dórico na tonalidade de Dó são:
Re, Mi Fa Sol La Si Do Re
As mesmas notas que na escala de Dó maior apenas com uma pequena diferença. A nota inicial e final certo? Estamos quase lá...
Os acordes I, IV e V (Tónica, Sub-DOminante e DOminante) são:
Rém, Sol M e Lá m
Ora experimentem lá fazer uma harmonia (muito importante) QUE RESOLVA A RÉ menor e toquem estas notas por cima.... é isto que é ser algo modal. Usando as notas de Dó Maior (que é o centro tonal, ou a tonalidade) construímos algo que resolve a Ré menor.
Façam o mesmo com todos os outros modos e acabou a confusão. Não se esqueçam que o importante não é decorar posições nem coisa alguma dessas mas sim entender e ouvir o modo... Se antes de o tocarmos já o conseguirmos "ouvir" é aí que estamos a compreender o modo.
Experimentem ainda com o modo:
Frígio - (modo de mi)
Lídio - (modo de Fá)
Mixolídio - (modo de Sol)
Aeólio - (Modo de Lá)
Lócrio - (Modo de Si)
Como entendem para explicar cada um dos modos seriam necessárias uns pares de horas mas é por isso que dou aulas
Espero ter sido de ajuda.
Os modos (que não sendo escalas por definição cumprem o requisito das mesmas, um conjunto de notas com repetição da primeira) são basicamente 7 também que depois podem ser também alterados com a alteração de alguns dos graus.
Posto isto, passo a tentar explicá-los resumidamente.
Historicamente, o nome foi atribuído aos modos pelas características de cada povo grego (o nome de cada modo deriva de uma parte da Grécia) e assim define se o modo é mais "forte" ou mais "dócil". Se quiserem transportar para Portugal seria imaginarmos que o Jónico era o modo Lisboeta, o Dòrico o Alentejo, o Frígio os Açores e por aí fora... Estas características não foram metidas ao calhas...
De todas as explicações que leio dos modos encontro poucas que falem do que realmente importa...da sonoridade que um determinado modo tem. Para lá chegar leiam mais um pouco sff...
Vamos usar a tonalidade de Dó Maior para ser mais simples pois é uma tonalidade que não tem acidentes (a armação da clave encontra-se vazia).
O modo Jónico é igual à escala maior e como tál é Do Re Mi Fa Sol La Si Do. Notem que neste caso, os acorde da fundamental (ou tónica ou raiz), Sub-Dominante e DOminante são estes DóM, FáM e SolM. Aqui não há grande coisa que saber pois a sonoridade da escala maior (do modo Jónico é sobejamente conhecida).
Para ilustrar a coisa basta pensarmos no modo Dórico (2º modo também chamado modo de ré). As notas constantes do modo Dórico na tonalidade de Dó são:
Re, Mi Fa Sol La Si Do Re
As mesmas notas que na escala de Dó maior apenas com uma pequena diferença. A nota inicial e final certo? Estamos quase lá...
Os acordes I, IV e V (Tónica, Sub-DOminante e DOminante) são:
Rém, Sol M e Lá m
Ora experimentem lá fazer uma harmonia (muito importante) QUE RESOLVA A RÉ menor e toquem estas notas por cima.... é isto que é ser algo modal. Usando as notas de Dó Maior (que é o centro tonal, ou a tonalidade) construímos algo que resolve a Ré menor.
Façam o mesmo com todos os outros modos e acabou a confusão. Não se esqueçam que o importante não é decorar posições nem coisa alguma dessas mas sim entender e ouvir o modo... Se antes de o tocarmos já o conseguirmos "ouvir" é aí que estamos a compreender o modo.
Experimentem ainda com o modo:
Frígio - (modo de mi)
Lídio - (modo de Fá)
Mixolídio - (modo de Sol)
Aeólio - (Modo de Lá)
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Como entendem para explicar cada um dos modos seriam necessárias uns pares de horas mas é por isso que dou aulas
Espero ter sido de ajuda.
pedrocanel- Aprendiz de guitarra
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Guitarra : Ibanez JEM 77 BFP, Gibson Les Paul Supreme Desert Burst, Gibson Les Paul Supreme (made in China) C/Gibson PU's, Yamaha RT, Ibanez RG550T c/ Fernandez SUstainer, Alhambra 11C, Admira Juanita, Maison Electro-acustica, Maison Elétrica, Vintage V1oo Lemon Drop, Vintage V100 Cherry Sunburts
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Re: Duvida nos Modos
A meu vêr a grande dificuldade das pessoas para ouvirem os modos é precisamente essa explicação teórica "derivativa", que apesar de correcta e fácil de perceber, não ajuda quem ainda não tem ginástica auditiva.
Se querem conseguir ouvir os modos, toquem-nos sempre a partir da mesma tónica. Se tocarem Dó maior e depois Ré dórico, o ouvido estará condicionado pelo que acabou de ouvir (Dó maior) e entenderá o Ré dórico como sendo Dó maior na mesma, este é o grande problema que faz com que o pessoal entenda teóricamente mas não consigam ouvir a diferença na prática.
Se querem conseguir ouvir os modos, toquem-nos sempre a partir da mesma tónica. Se tocarem Dó maior e depois Ré dórico, o ouvido estará condicionado pelo que acabou de ouvir (Dó maior) e entenderá o Ré dórico como sendo Dó maior na mesma, este é o grande problema que faz com que o pessoal entenda teóricamente mas não consigam ouvir a diferença na prática.
kouros- Guitar GOD
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Re: Duvida nos Modos
Olá Kouros, é por isso mesmo que disse para o fazerem com uma "harmonia dórica" como seja Rém SOlM e Lám. A resolução faz-se a Rém e até podemos usar uma outra modulação a Ré menor como tonalidade vizinha transformando o V grau em Dominante maior e assim passar a Ré Harmónico menor.
Cumprimentos,
Cumprimentos,
Última edição por pedrocanel em Qua Fev 08 2012, 08:52, editado 1 vez(es)
pedrocanel- Aprendiz de guitarra
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Re: Duvida nos Modos
E não achas que isso é muita complicação para quem ainda está a aprender? Além disso a deslocação de tónica continua a ser desnecessária e contraproducente para quem ainda não tem ouvido para a coisa.
A melhor forma é fazer tudo em Dó e mais nada. Se for para harmonizar, é tambem tudo em Dó, adaptando apenas o acorde para menor no caso dos modos menores.
Apesar de tudo continuo a achar que não ha forma mais imediata de ouvir os modos do que tocar a 6a corda solta (mi) e ir tocando nas outras cordas as respectivas escalas (Mi maior, Mi dórico, Mi frígio, etc..) - Com este método qualquer principiante ouve as diferenças.
A melhor forma é fazer tudo em Dó e mais nada. Se for para harmonizar, é tambem tudo em Dó, adaptando apenas o acorde para menor no caso dos modos menores.
Apesar de tudo continuo a achar que não ha forma mais imediata de ouvir os modos do que tocar a 6a corda solta (mi) e ir tocando nas outras cordas as respectivas escalas (Mi maior, Mi dórico, Mi frígio, etc..) - Com este método qualquer principiante ouve as diferenças.
kouros- Guitar GOD
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Re: Duvida nos Modos
Olá Kouro, não me parece de facto que seja complicação alguma.
Se dizes que o melhor é fazer em Dó e "mais nada", quem sou eu para discutir isso?
Concordo com o método da sexta corda mas é por esses motivos que os guitarristas tipicamente têm dificuldades em algumas tonalidades por exemplo.
Prefiro fazer com que as pessoas exercitem a mente musicalmente pois ao fim de contas é isso que estão a fazer, música. Se elas não se quiserem dar ao trabalho disso são elas que irão perder recursos que podem empregar.
Cumprimentos,
Se dizes que o melhor é fazer em Dó e "mais nada", quem sou eu para discutir isso?
Concordo com o método da sexta corda mas é por esses motivos que os guitarristas tipicamente têm dificuldades em algumas tonalidades por exemplo.
Prefiro fazer com que as pessoas exercitem a mente musicalmente pois ao fim de contas é isso que estão a fazer, música. Se elas não se quiserem dar ao trabalho disso são elas que irão perder recursos que podem empregar.
Cumprimentos,
pedrocanel- Aprendiz de guitarra
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Re: Duvida nos Modos
Uma coisa é ouvir os modos de uma forma "contextual" (intrínseca à escala maior), outra é ouvi-los de uma forma "escalar" (modal).
A forma contextual é por exemplo conseguir discernir e aplicar o modo maior no I (C maior) e o Lídio no IV (F Lidio), Mixolídio no V (G mixo)..etc
A forma "escalar" para poder ser comparada tem de partir sempre da mesma Tónica senão não há comparação e é por isso que muita gente não consegue ouvir nada de "exótico" dos modos pois estão apenas a tocar a mesma escala a partir de uma nota diferente.
O importante é saber os graus da escala de cada modo e quais as suas alterações em relação à maior e menor naturais.
A forma contextual é por exemplo conseguir discernir e aplicar o modo maior no I (C maior) e o Lídio no IV (F Lidio), Mixolídio no V (G mixo)..etc
A forma "escalar" para poder ser comparada tem de partir sempre da mesma Tónica senão não há comparação e é por isso que muita gente não consegue ouvir nada de "exótico" dos modos pois estão apenas a tocar a mesma escala a partir de uma nota diferente.
O importante é saber os graus da escala de cada modo e quais as suas alterações em relação à maior e menor naturais.
kouros- Guitar GOD
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