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Mensagem por .:Rodrigo:. Dom maio 06 2012, 10:39

Boas pessoal

Daqui a uns tempos vou-me iniciar no DIY, e para isso conto já com um kit fornecido pelo GuitarParts. O objectivo não é construir nenhum guitarrão (obviamente que tambem nao vou tentar que fique uma m*rda), mas sim ganhar experiência para mais tarde fazer uma guitarra a sério. (Ou não, tipo só para dizer que fiz xD)

Este tópico vai servir mais para pedir ajuda do que para mostrar o que faço, porque sou um iniciante e espero contar com vocês neste projecto. Deixando-me de mais demoras, aqui vão as fotos do material (desculpem a qualidade, foram tiradas com o telemovel):

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Como podem ver nas duas últimas fotos, já comecei a fazer umas brincadeiras a pensar no headstock. Estava a pensar fazer um reversed headstock, saquei a ideia já não sei de onde. Mas depois comecei a reparar numa coisa: Em todos os headstocks (6 em linha) que vejo, as cordas vão sempre a direito (paralelas) desde a nut até aos carrilhões. Como não tenho espaço de manobra para fazer isso, deixei-as meio tortas, como dá para ver na ultima foto. Mas depois comecei a pensar: Será que o facto de as cordas nas outras guitarras ficarem paralelas tem só a ver com estética ou isto afecta a guitarra? É que assim, como eu fiz o projecto, as cordas vão estar a fazer força na nut todas para o mesmo lado, e não sei se isso vai prejudicar alguma coisa.

E pronto, é esta a primeira de muitas dúvidas que me vão aparecer. Já sabem, estão à vontade para ajudar, opinar, etc. E desde já um obrigado ao GuitarParts por me ter arranjado o material e por se mostrar disponível para ajudar, ao Slider, que já me tirou umas duvidas e desenrascou uns esquemas para a electronica, e a qualquer pessoa que se mostre interessada em ajudar!

E chega, já não vos chateio mais. Rock


Última edição por .:Rodrigo:. em Qui Jul 12 2012, 10:23, editado 1 vez(es)
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Mensagem por VStrat Dom maio 06 2012, 10:44

Boa sorte para o projeto! Já agora, o corpo veio já pintado?
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Mensagem por Z3D Dom maio 06 2012, 10:47

Quanto mais descentradas as cordas estiverem, evidentemente que irá forçar a pestana para o lado que está descentrado. Eu tentaria sempre coloca-las direitas, não vá o diabo tecê-las... aliás, mesmo direita existe sempre um desnível de pressão na pestana devido à tensão que existe em cada corda, que é diferente dependendo da sua espessura.
Não seria nada agradável estar a tocar nela e de repente a pestana saltar do sítio caso estivesse mal colada...
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Mensagem por VStrat Dom maio 06 2012, 10:48

Pois, isso realmente não seria assim muito bom XD
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Mensagem por lourenco599 Dom maio 06 2012, 10:52

Eu na minha Explorer, não as tenho alinhadas, e ainda não notei nada. Mas tens sempre aquelas cenas que "conduzem" as cordas aos carrilhões (julgo que se chamam Stringtrees) para corrigir isso. No entanto, eu não me preocuparia, se o ângulo não for demasiado grande, a tensão das cordas agudas é compensada pela das cordas graves. (Isto sou eu e a minha opinião, não sou nenhum perito em DIY, nem mesmo em física de guitarras)

Preocupa-te antes com uma boa colagem da pestana. Very Happy
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Mensagem por .:Rodrigo:. Dom maio 06 2012, 11:11

@VStrat O corpo já veio pintado. era de uma guitarra, uma squier, penso eu. pelo que sei, é em basswood

@Z3D Era mesmo esse o meu receio. Apesar de o angulo não ser muito grande, tenho sempre esse medo.

@lourenco599 Na explorer, tens a corda mais grave a fazer força para um lado, e a mais aguda para outro. Nesta, iam ficar todas para o mesmo lado, e em vez de equilkibrar a tensão, ia fazer ainda mais...


Já pensei noutra solução, mas que não me agrada muito... Em vez de ficarem os 6 carrilhoes em linha, ficar 4+2. Ou então tenho mesmo que mudar o formato
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Mensagem por LGZT Dom maio 06 2012, 11:16

Tens aí um Lego para montar...
Basicamente só falta cortar o headstock (estilo Jack&Danny Very Happy ) e montar os tuners.

Boa sorte!
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Mensagem por lourenco599 Dom maio 06 2012, 11:19

Olha, e porque não deixares o headstock assim, e metes os carrilhões estilo Firebird? Uma Strat com Headstock de Firebird deve ser algo lindo. Experimenta fazer umas medições, e deixa aqui fotos.
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Mensagem por .:Rodrigo:. Dom maio 06 2012, 11:25

@LGZT Para não ser só montar e pronto, estava também a pensar em "despir" a moça e dar-lhe um visual novo! mas ainda não me decidi bem quanto a isso. Por acaso o headstock parece o de algumas J&D, ainda nao tinha reparado xD

@lourenco599 é outra hipótese, por acaso ainda não me tinha ocorrido isso. Mas não sei em quanto ficam uns carrilhões desse genero
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Mensagem por lourenco599 Dom maio 06 2012, 11:26

São Carrilhões 6 em linha convencionais, estilo Strat. No outro dia vi uns Grover assim no OLX por 25 euros.
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Mensagem por .:Rodrigo:. Dom maio 06 2012, 11:29

ah, pensei que estavas a falar daqueles tipo Gearless tuners. Carrilhões, já cá tenho uns. Devem ser fraquitos, mas com o tempo vão se alterando as coisas que for preciso
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Mensagem por LGZT Dom maio 06 2012, 11:53

Se fosse para mim, eu não mexeria no corpo - tem uma cor espectacular e já tem o shielding feito.

O reverse headstock é interessante, no entanto é preciso muito cuidado e paciência a executar essa ideia.

E no final tens algo semelhante a isto (obviamente com as cordas na posiçao correcta):

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Mensagem por Slider56 Dom maio 06 2012, 12:02

Parece que já arranjaste que fazer... Twisted Evil

vamos lá por partes...

a questão do alinhamento correcto das cordas é bastante importante,não só por causa da tensão (as cordas não são todas iguais...),e também por questões estéticas.A melhor maneira de as alinhares é pegares no desenho do braço e traças uma linha paralela à pestana/nut.Depois fixas uma régua nessa linha,aplicas um esquadro e já tens as perpendiculares em relação à pestana.Segues os slots das cordas e traças as linhas correspondentes a cada corda.
De notar que as cordas não vão directamente para o centro do pilar de cada carrilhão,mas sim para a periferia interna do poste,portanto já sabes onde marcar as linhas...

FAz isso em papel de desenho à escala e depois transpões o resultado.Não comeces a cortar o headstock sem teres as certeza absoluta de que espaço necessitas.
Os tais carrilhões orbitais ou gearless não se apanham por cá facilmente;com sorte por essa europa fora alguma coisa se encontra (nos States é fácil).

Tens aí uma boa base de trabalho,e muitas hipóteses em aberto;se esse corpo e braço forem da mesma espécie do meu kit,bem amanhado ficas com um guitarrão de respeito e por bom preço! Twisted Evil

Força nisso! Fixe
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Mensagem por RafaelPires Dom maio 06 2012, 12:49

epa aquela ideia da head de uma firebird numa strato é fantástica! eu nem pensava 2 vezes!
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Mensagem por citrinus Dom maio 06 2012, 12:59

nice man nice Cool
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Mensagem por .:Rodrigo:. Dom maio 06 2012, 13:14

Por acaso eu até sou um viciado em firebirds!
Os gearless tuner estão um bocado fora de questão, porque para alem de serem um bocado raros, iam custar mais que o resto da guitarra xD

Eu quando passei o desenho para a madeira foi mesmo para ver como e que ficava. aquilo até já trazia uns esboços quando o GuitarParts mo mandou, nem me dei ao trabalho de os tirar completamente. Fiquem descansados que eu não me precipito.

Vou tratar, quando tiver tempo, de melhorar o dito cujo, e depois meto novidades!

-----------------------------

Entretanto, se quiserem, podem ir mandando as vossas postas de pescada sobre o acabamento: deixo assim, mudo... se fossem voces, o que e que faziam?
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Mensagem por Slider56 Dom maio 06 2012, 15:15

Lembrei-me de algumas guitarras que já me passaram pelas mãos;a maioria foram decoradas por verdadeiros artistas,e são peças únicas.Quase sempre o trabalho é feito com a ajuda do aerógrafo e costuma ficar muito bom.Para quem não sabe do que estou a falar,reparem em algumas motas e capacetes que por aí circulam...

Deixo aqui um exemplo,mas que eu saiba,a imaginação é o limite...

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Mensagem por filipe75 Dom maio 06 2012, 15:31

bem, boa sorte com isso...
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Mensagem por .:Rodrigo:. Dom maio 06 2012, 15:39

por acaso aqui no forum já apareceu um anuncio de aerografia que era aqui na minha zona!

Uma coisa que já me tinha lembrado era deixar a moça ao natural, mas tenho lido que com o basswood é difícil, porque "chupa" tudo...
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Mensagem por Z3D Dom maio 06 2012, 15:52

(devia de arranjar uma gaja em basswood....)
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Mensagem por .:Rodrigo:. Dom maio 06 2012, 16:19

I see what you did there...
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Mensagem por Slider56 Dom maio 06 2012, 16:28

Razz

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pois é;realmente o basswood ou tília se quiserem é uma madeira porosa e leve,fácil de trabalhar,mas se não estiver devidamente curada com o tempo (secagem natural),absorve muito tapa-poros e/ou verniz.No meu projecto pessoal,levou a 1ª camada de tapa-poros,e após cerca de 3 horas levou com uma lixadeira vibratória e de seguida levou logo com verniz concentrado.Evitei assim de ensopar a madeira em tapa-poros,já que este verniz foi dado a grosso(não diluído!).

Formou-se assim uma boa camada,que foi largamente lixada até ter a consistência suficiente para ser pintada.Na altura foi um amigo do meu sócio que tem uma oficina de pintura de automóveis que nos fez o trabalho.Não ficou exactamente lisoe brilhante,mas ainda há-de ficar um dia,quando eu tiver mais tempo e paciência...

Algumas placas de basswood até têm uma coloração engraçada,e poderiam beneficiar do efeito natural se se adicionasse ao verniz de acabamento alguma cor ao de leve,mas não é fácil acertar com a patine final.As cores alteram um bocado entre a selagem e a cura total,quer da cor quer do verniz.
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Mensagem por norim_13 Dom maio 06 2012, 16:29

LOOOL

Por acaso se tivesse assim um projecto também era capaz de lhe dar um acabamento marado tipo Coldplay, ou então algumas das guitarras do Phil X
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Mensagem por Slider56 Dom maio 06 2012, 16:31

A imaginação é o limite;basta saber escolher bem os materiais,aplicá-los bem e siga!!! Twisted Evil
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Mensagem por .:Rodrigo:. Seg maio 07 2012, 11:48

imaginação não me falta! o resto é que é pior xD tenho até ideias demais...

slider, comecei a pensar na hipotese da aerografia, já me passou pela cabeça tanta coisa... o mais dificil é mesmo escolher!
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