Projecto "[inserir nome]" strat
+15
paulo2534
Roberto Mágico
Cyborkie
GuitarParts
Carecaz
norim_13
filipe75
citrinus
RafaelPires
Slider56
LGZT
lourenco599
Z3D
VStrat
.:Rodrigo:.
19 participantes
Página 1 de 5
Página 1 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Projecto "[inserir nome]" strat
Boas pessoal
Daqui a uns tempos vou-me iniciar no DIY, e para isso conto já com um kit fornecido pelo GuitarParts. O objectivo não é construir nenhum guitarrão (obviamente que tambem nao vou tentar que fique uma m*rda), mas sim ganhar experiência para mais tarde fazer uma guitarra a sério. (Ou não, tipo só para dizer que fiz xD)
Este tópico vai servir mais para pedir ajuda do que para mostrar o que faço, porque sou um iniciante e espero contar com vocês neste projecto. Deixando-me de mais demoras, aqui vão as fotos do material (desculpem a qualidade, foram tiradas com o telemovel):
Como podem ver nas duas últimas fotos, já comecei a fazer umas brincadeiras a pensar no headstock. Estava a pensar fazer um reversed headstock, saquei a ideia já não sei de onde. Mas depois comecei a reparar numa coisa: Em todos os headstocks (6 em linha) que vejo, as cordas vão sempre a direito (paralelas) desde a nut até aos carrilhões. Como não tenho espaço de manobra para fazer isso, deixei-as meio tortas, como dá para ver na ultima foto. Mas depois comecei a pensar: Será que o facto de as cordas nas outras guitarras ficarem paralelas tem só a ver com estética ou isto afecta a guitarra? É que assim, como eu fiz o projecto, as cordas vão estar a fazer força na nut todas para o mesmo lado, e não sei se isso vai prejudicar alguma coisa.
E pronto, é esta a primeira de muitas dúvidas que me vão aparecer. Já sabem, estão à vontade para ajudar, opinar, etc. E desde já um obrigado ao GuitarParts por me ter arranjado o material e por se mostrar disponível para ajudar, ao Slider, que já me tirou umas duvidas e desenrascou uns esquemas para a electronica, e a qualquer pessoa que se mostre interessada em ajudar!
E chega, já não vos chateio mais.
Daqui a uns tempos vou-me iniciar no DIY, e para isso conto já com um kit fornecido pelo GuitarParts. O objectivo não é construir nenhum guitarrão (obviamente que tambem nao vou tentar que fique uma m*rda), mas sim ganhar experiência para mais tarde fazer uma guitarra a sério. (Ou não, tipo só para dizer que fiz xD)
Este tópico vai servir mais para pedir ajuda do que para mostrar o que faço, porque sou um iniciante e espero contar com vocês neste projecto. Deixando-me de mais demoras, aqui vão as fotos do material (desculpem a qualidade, foram tiradas com o telemovel):
Como podem ver nas duas últimas fotos, já comecei a fazer umas brincadeiras a pensar no headstock. Estava a pensar fazer um reversed headstock, saquei a ideia já não sei de onde. Mas depois comecei a reparar numa coisa: Em todos os headstocks (6 em linha) que vejo, as cordas vão sempre a direito (paralelas) desde a nut até aos carrilhões. Como não tenho espaço de manobra para fazer isso, deixei-as meio tortas, como dá para ver na ultima foto. Mas depois comecei a pensar: Será que o facto de as cordas nas outras guitarras ficarem paralelas tem só a ver com estética ou isto afecta a guitarra? É que assim, como eu fiz o projecto, as cordas vão estar a fazer força na nut todas para o mesmo lado, e não sei se isso vai prejudicar alguma coisa.
E pronto, é esta a primeira de muitas dúvidas que me vão aparecer. Já sabem, estão à vontade para ajudar, opinar, etc. E desde já um obrigado ao GuitarParts por me ter arranjado o material e por se mostrar disponível para ajudar, ao Slider, que já me tirou umas duvidas e desenrascou uns esquemas para a electronica, e a qualquer pessoa que se mostre interessada em ajudar!
E chega, já não vos chateio mais.
Última edição por .:Rodrigo:. em Qui Jul 12 2012, 10:23, editado 1 vez(es)
.:Rodrigo:.- ADMINISTRADOR
- Post Count : 4122
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)
Guitarrista : Indefinido
Re: Projecto "[inserir nome]" strat
Boa sorte para o projeto! Já agora, o corpo veio já pintado?
VStrat- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 124
Guitarra : Fender Squier
Guitarrista : Lead
Quanto mais descentradas as cordas estiverem, evidentemente que irá forçar a pestana para o lado que está descentrado. Eu tentaria sempre coloca-las direitas, não vá o diabo tecê-las... aliás, mesmo direita existe sempre um desnível de pressão na pestana devido à tensão que existe em cada corda, que é diferente dependendo da sua espessura.
Não seria nada agradável estar a tocar nela e de repente a pestana saltar do sítio caso estivesse mal colada...
Não seria nada agradável estar a tocar nela e de repente a pestana saltar do sítio caso estivesse mal colada...
Z3D- Guitar GOD
- Post Count : 3975
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Pois, isso realmente não seria assim muito bom XD
VStrat- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 124
Guitarra : Fender Squier
Guitarrista : Lead
Eu na minha Explorer, não as tenho alinhadas, e ainda não notei nada. Mas tens sempre aquelas cenas que "conduzem" as cordas aos carrilhões (julgo que se chamam Stringtrees) para corrigir isso. No entanto, eu não me preocuparia, se o ângulo não for demasiado grande, a tensão das cordas agudas é compensada pela das cordas graves. (Isto sou eu e a minha opinião, não sou nenhum perito em DIY, nem mesmo em física de guitarras)
Preocupa-te antes com uma boa colagem da pestana.
Preocupa-te antes com uma boa colagem da pestana.
lourenco599- Guitar Hero
- Post Count : 1260
Guitarra : Epiphone Gothic Explorer; Walden CS500 CE
@VStrat O corpo já veio pintado. era de uma guitarra, uma squier, penso eu. pelo que sei, é em basswood
@Z3D Era mesmo esse o meu receio. Apesar de o angulo não ser muito grande, tenho sempre esse medo.
@lourenco599 Na explorer, tens a corda mais grave a fazer força para um lado, e a mais aguda para outro. Nesta, iam ficar todas para o mesmo lado, e em vez de equilkibrar a tensão, ia fazer ainda mais...
Já pensei noutra solução, mas que não me agrada muito... Em vez de ficarem os 6 carrilhoes em linha, ficar 4+2. Ou então tenho mesmo que mudar o formato
@Z3D Era mesmo esse o meu receio. Apesar de o angulo não ser muito grande, tenho sempre esse medo.
@lourenco599 Na explorer, tens a corda mais grave a fazer força para um lado, e a mais aguda para outro. Nesta, iam ficar todas para o mesmo lado, e em vez de equilkibrar a tensão, ia fazer ainda mais...
Já pensei noutra solução, mas que não me agrada muito... Em vez de ficarem os 6 carrilhoes em linha, ficar 4+2. Ou então tenho mesmo que mudar o formato
Tens aí um Lego para montar...
Basicamente só falta cortar o headstock (estilo Jack&Danny ) e montar os tuners.
Boa sorte!
Basicamente só falta cortar o headstock (estilo Jack&Danny ) e montar os tuners.
Boa sorte!
LGZT- Guitar Hero
- Post Count : 1282
Guitarra : Custom J&D ST-1: Kurt Cobain "Vandalism Strat" RH Replica + Melody M5100 "Stang" (work in progress) + Boston BC200 + Encore Vintage Standart Strat (MII)
Olha, e porque não deixares o headstock assim, e metes os carrilhões estilo Firebird? Uma Strat com Headstock de Firebird deve ser algo lindo. Experimenta fazer umas medições, e deixa aqui fotos.
lourenco599- Guitar Hero
@LGZT Para não ser só montar e pronto, estava também a pensar em "despir" a moça e dar-lhe um visual novo! mas ainda não me decidi bem quanto a isso. Por acaso o headstock parece o de algumas J&D, ainda nao tinha reparado xD
@lourenco599 é outra hipótese, por acaso ainda não me tinha ocorrido isso. Mas não sei em quanto ficam uns carrilhões desse genero
@lourenco599 é outra hipótese, por acaso ainda não me tinha ocorrido isso. Mas não sei em quanto ficam uns carrilhões desse genero
São Carrilhões 6 em linha convencionais, estilo Strat. No outro dia vi uns Grover assim no OLX por 25 euros.
lourenco599- Guitar Hero
ah, pensei que estavas a falar daqueles tipo Gearless tuners. Carrilhões, já cá tenho uns. Devem ser fraquitos, mas com o tempo vão se alterando as coisas que for preciso
Se fosse para mim, eu não mexeria no corpo - tem uma cor espectacular e já tem o shielding feito.
O reverse headstock é interessante, no entanto é preciso muito cuidado e paciência a executar essa ideia.
E no final tens algo semelhante a isto (obviamente com as cordas na posiçao correcta):
O reverse headstock é interessante, no entanto é preciso muito cuidado e paciência a executar essa ideia.
E no final tens algo semelhante a isto (obviamente com as cordas na posiçao correcta):
LGZT- Guitar Hero
- Post Count : 1282
Guitarra : Custom J&D ST-1: Kurt Cobain "Vandalism Strat" RH Replica + Melody M5100 "Stang" (work in progress) + Boston BC200 + Encore Vintage Standart Strat (MII)
Parece que já arranjaste que fazer...
vamos lá por partes...
a questão do alinhamento correcto das cordas é bastante importante,não só por causa da tensão (as cordas não são todas iguais...),e também por questões estéticas.A melhor maneira de as alinhares é pegares no desenho do braço e traças uma linha paralela à pestana/nut.Depois fixas uma régua nessa linha,aplicas um esquadro e já tens as perpendiculares em relação à pestana.Segues os slots das cordas e traças as linhas correspondentes a cada corda.
De notar que as cordas não vão directamente para o centro do pilar de cada carrilhão,mas sim para a periferia interna do poste,portanto já sabes onde marcar as linhas...
FAz isso em papel de desenho à escala e depois transpões o resultado.Não comeces a cortar o headstock sem teres as certeza absoluta de que espaço necessitas.
Os tais carrilhões orbitais ou gearless não se apanham por cá facilmente;com sorte por essa europa fora alguma coisa se encontra (nos States é fácil).
Tens aí uma boa base de trabalho,e muitas hipóteses em aberto;se esse corpo e braço forem da mesma espécie do meu kit,bem amanhado ficas com um guitarrão de respeito e por bom preço!
Força nisso!
vamos lá por partes...
a questão do alinhamento correcto das cordas é bastante importante,não só por causa da tensão (as cordas não são todas iguais...),e também por questões estéticas.A melhor maneira de as alinhares é pegares no desenho do braço e traças uma linha paralela à pestana/nut.Depois fixas uma régua nessa linha,aplicas um esquadro e já tens as perpendiculares em relação à pestana.Segues os slots das cordas e traças as linhas correspondentes a cada corda.
De notar que as cordas não vão directamente para o centro do pilar de cada carrilhão,mas sim para a periferia interna do poste,portanto já sabes onde marcar as linhas...
FAz isso em papel de desenho à escala e depois transpões o resultado.Não comeces a cortar o headstock sem teres as certeza absoluta de que espaço necessitas.
Os tais carrilhões orbitais ou gearless não se apanham por cá facilmente;com sorte por essa europa fora alguma coisa se encontra (nos States é fácil).
Tens aí uma boa base de trabalho,e muitas hipóteses em aberto;se esse corpo e braço forem da mesma espécie do meu kit,bem amanhado ficas com um guitarrão de respeito e por bom preço!
Força nisso!
Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count : 11293
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
epa aquela ideia da head de uma firebird numa strato é fantástica! eu nem pensava 2 vezes!
RafaelPires- Guitarrista viciado
- Post Count : 926
Guitarra : Harley Benton SG
nice man nice
citrinus- Guitar GOD
- Post Count : 3105
Guitarra : epiphone gothic explorer; squier telecasterobey propaganda; squier strat
Por acaso eu até sou um viciado em firebirds!
Os gearless tuner estão um bocado fora de questão, porque para alem de serem um bocado raros, iam custar mais que o resto da guitarra xD
Eu quando passei o desenho para a madeira foi mesmo para ver como e que ficava. aquilo até já trazia uns esboços quando o GuitarParts mo mandou, nem me dei ao trabalho de os tirar completamente. Fiquem descansados que eu não me precipito.
Vou tratar, quando tiver tempo, de melhorar o dito cujo, e depois meto novidades!
-----------------------------
Entretanto, se quiserem, podem ir mandando as vossas postas de pescada sobre o acabamento: deixo assim, mudo... se fossem voces, o que e que faziam?
Os gearless tuner estão um bocado fora de questão, porque para alem de serem um bocado raros, iam custar mais que o resto da guitarra xD
Eu quando passei o desenho para a madeira foi mesmo para ver como e que ficava. aquilo até já trazia uns esboços quando o GuitarParts mo mandou, nem me dei ao trabalho de os tirar completamente. Fiquem descansados que eu não me precipito.
Vou tratar, quando tiver tempo, de melhorar o dito cujo, e depois meto novidades!
-----------------------------
Entretanto, se quiserem, podem ir mandando as vossas postas de pescada sobre o acabamento: deixo assim, mudo... se fossem voces, o que e que faziam?
Lembrei-me de algumas guitarras que já me passaram pelas mãos;a maioria foram decoradas por verdadeiros artistas,e são peças únicas.Quase sempre o trabalho é feito com a ajuda do aerógrafo e costuma ficar muito bom.Para quem não sabe do que estou a falar,reparem em algumas motas e capacetes que por aí circulam...
Deixo aqui um exemplo,mas que eu saiba,a imaginação é o limite...
Deixo aqui um exemplo,mas que eu saiba,a imaginação é o limite...
Slider56- ADMINISTRADOR
bem, boa sorte com isso...
filipe75- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 107
Guitarra : epiphone les paul 100|Fernando Sanchez 1008 (acustica)
por acaso aqui no forum já apareceu um anuncio de aerografia que era aqui na minha zona!
Uma coisa que já me tinha lembrado era deixar a moça ao natural, mas tenho lido que com o basswood é difícil, porque "chupa" tudo...
Uma coisa que já me tinha lembrado era deixar a moça ao natural, mas tenho lido que com o basswood é difícil, porque "chupa" tudo...
(devia de arranjar uma gaja em basswood....)
Z3D- Guitar GOD
- Post Count : 3975
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
I see what you did there...
------------------------------------------
pois é;realmente o basswood ou tília se quiserem é uma madeira porosa e leve,fácil de trabalhar,mas se não estiver devidamente curada com o tempo (secagem natural),absorve muito tapa-poros e/ou verniz.No meu projecto pessoal,levou a 1ª camada de tapa-poros,e após cerca de 3 horas levou com uma lixadeira vibratória e de seguida levou logo com verniz concentrado.Evitei assim de ensopar a madeira em tapa-poros,já que este verniz foi dado a grosso(não diluído!).
Formou-se assim uma boa camada,que foi largamente lixada até ter a consistência suficiente para ser pintada.Na altura foi um amigo do meu sócio que tem uma oficina de pintura de automóveis que nos fez o trabalho.Não ficou exactamente lisoe brilhante,mas ainda há-de ficar um dia,quando eu tiver mais tempo e paciência...
Algumas placas de basswood até têm uma coloração engraçada,e poderiam beneficiar do efeito natural se se adicionasse ao verniz de acabamento alguma cor ao de leve,mas não é fácil acertar com a patine final.As cores alteram um bocado entre a selagem e a cura total,quer da cor quer do verniz.
Slider56- ADMINISTRADOR
LOOOL
Por acaso se tivesse assim um projecto também era capaz de lhe dar um acabamento marado tipo Coldplay, ou então algumas das guitarras do Phil X
Por acaso se tivesse assim um projecto também era capaz de lhe dar um acabamento marado tipo Coldplay, ou então algumas das guitarras do Phil X
norim_13- Guitarrista dedicado
- Post Count : 562
Guitarra : Algumas...
A imaginação é o limite;basta saber escolher bem os materiais,aplicá-los bem e siga!!!
Slider56- ADMINISTRADOR
imaginação não me falta! o resto é que é pior xD tenho até ideias demais...
slider, comecei a pensar na hipotese da aerografia, já me passou pela cabeça tanta coisa... o mais dificil é mesmo escolher!
slider, comecei a pensar na hipotese da aerografia, já me passou pela cabeça tanta coisa... o mais dificil é mesmo escolher!
Página 1 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5