ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Manutenção de escala e trastes

3 participantes

Ir para baixo

Manutenção de escala e trastes Empty Manutenção de escala e trastes

Mensagem por Beatbox83 Qui Dez 15 2011, 15:12

Ora como disse na minha apresentação tenho uma guitarra clássica velhinha mas ainda dá para dar uns toques valentes, o problema é que têm bastantos anos e nunca teve a manutenção devida... os trastes estão com ferrugem e a madeira da escala está bastante mal.

Como vou mudar as cordas neste fim de semana vou aproveitar para dar uma boa limpeza. Já li que se pode lixar os trastes com lã de aço tendo o cuidado de não dar cabo do arrededondado dos mesmos e a escala também mas ao de leve e depois passar um óleo hidratante para a madeira. Em princípio amanha vou a um lajo de música comprar esse tal óleo.

Gostaria de saber o que me aconselham para tratar da minha escala e trastes, produtos e técnicas. Depois ponho aqui o que me aconselharam na loja. E já agora onde posso comprar lã de aço (Leroy Merlin???)

Beatbox83
Beatbox83

Post Count : 8
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Yamaha Pacifica 112VCX
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção de escala e trastes Empty Re: Manutenção de escala e trastes

Mensagem por Slider56 Qui Dez 15 2011, 15:50

Já que vais a uma loja de música,procura os produtos da Dunlop que servem para limpeza e manutenção da escala e não só.A lã de aço compras em qualquer drogaria,e já agora podes também comprar um rolo de fita de papel autocolante das que os pintores usam para proteger zonas que não devem levar tinta.

Tapas a madeira da escala e deixas só os trastes à vista;depois é correres a lã de aço sobre cada traste no sentido perpendicular ao braço,mas faz isso com cuidado para limpar e alisar cada um.Não é preciso fazer muita força,e trata de teres a guitarra bem apoiada no braço enquanto trabalhas.Se tiveres por aí um íman à mão,vai dar jeito para apanhares as limalhas que se vão soltando durante a limpeza.

Depois dos trastes limpos e alisados,retiras a fita da escala,e com cuidado podes começar por usar uma velha escova de dentes seca para desmerdificar a madeira.Se comprares um produtos para limpeza da escala,certifica-te que o usas bem e dás o tempo necessário para actuar.Só depois de muito bem limpo e seco é que poderás começar a pensar em dar o acabamento final (Dunlop Lemon oil).

A Dunlop tem uma linha completa de produtos para limpeza das escalas,trastes,cordas,etc,e vale bem a pena o investimento.O frasco nº 02 é um bom exemplo do que falo.

Depois conta como foi...! Very Happy
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção de escala e trastes Empty Re: Manutenção de escala e trastes

Mensagem por .:Rodrigo:. Qui Dez 15 2011, 15:53

já usei esses produtos da dunlop e a guitarra depois de limpa parece logo outra coisa. recomendo.
.:Rodrigo:.
.:Rodrigo:.
ADMINISTRADOR

Post Count : 4122
Idade : 28
Localização : Évora/Setúbal
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção de escala e trastes Empty Re: Manutenção de escala e trastes

Mensagem por Beatbox83 Sex Dez 16 2011, 17:12

Slider56 obrigado pelas dicas.. hoje fui então até a Music Shop no Porto e a pessoa que estava lá aconselhou-me a lixa de água da mais fina que há em vez de palha de aço. Quanto aos produtos comprei vários da Dunlop, o frasco nº 01 para limpar e preparar a escala, o frasco nº 02 que é o condicionador e por último o nº 65 o tal "lemon oil" (comprei td por 15€)...

Vou seguir o teu conselho de proteger a escala com fita protectora e lixar os trastes para remover a ferugem e depois aplico os produtos e faço uma boa limpeza. Depois digo como ficou e vou ver se ponho fotos do antes e depois...

Já agora, noutra loja que passei antes da Music Shop, mas que não tinham os produtos da Dunlop, disseram-me que eles para limpar trastes usavam aquelas borrachas de cor azul... será que é bom?
Beatbox83
Beatbox83

Post Count : 8
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Yamaha Pacifica 112VCX
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção de escala e trastes Empty Re: Manutenção de escala e trastes

Mensagem por Slider56 Sáb Dez 17 2011, 10:59

A borracha limpa alguma coisa,mas não alisa as micro-mocadas que possam aparecer.Toma cuidado com a lixa,porque se lixares demasiado desnivelas a escala em relação aos outros trastes.Quando falei na lã ou palha de aço era sòmente para limpar e desmerdificar os trastes;por vezes acontece que se deixa acumular sujidade e lixo (às vezes até verdete!!!),e a lã é boa para isso mas não para nivelar trastes! Isso é uma accção de manutenção avançada e só para quem sabe o que está a fazer.

Podes usar a lixa mas é a lixa de ferro fina (entre 600 e 800) e com muito cuidado para não lixares demais.Se limpares e deixares os trastes com bom aspecto e lisos,é quanto baste.Agora se a guitarra por algum motivo estiver a trastear em algum ponto,então a conversa é outra e aconselho-te a falares com um luthier!
Quanto aos produtos da Dunlop,já muito referenciados aqui no fórum,ajudam imenso a manter as escalas e cordas como deve ser!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção de escala e trastes Empty Re: Manutenção de escala e trastes

Mensagem por Beatbox83 Dom Dez 18 2011, 08:09

Já fiz a devida manutenção e a guitarra ficou impecável... usei lã de aço e lixa de água nº1000 para os trastes e ficaram que nem espelhos. Quando a escala usei os tais produtos da Dunlop com ajuda de um pano macio e só posso dizer bem destes produtos. A escala ficou limpinha, suave e mais confortável para tocar, muito bom mesmo. A guitarra não ficou nova mas ficou muito melhor do que estava. Quando tiver um tempinho coloco umas fotos.
Beatbox83
Beatbox83

Post Count : 8
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Yamaha Pacifica 112VCX
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção de escala e trastes Empty Re: Manutenção de escala e trastes

Mensagem por Slider56 Dom Dez 18 2011, 15:19

É assim mesmo!!!! Very Happy

Já agora aproveito este tópico (com a tua permissão,claro!) para aconselhar a malta a ter a atitude natural de não só cuidar das guitarras,como também aprender algumas coisas sobre a manutenção e reparações menores.Se existir algum problema mais grave,lá estão os técnicos e luthiers para resolver,mas no caso de cenas bem mais simples,é de bom tom que cada guitarrista que se preze,amador ou profissional saiba dar os cuidados mais básicos e algumas reparações;sempre se poupam uns euritos e se aprende um pouco todos os dias!

Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção de escala e trastes Empty Re: Manutenção de escala e trastes

Mensagem por .:Rodrigo:. Seg Dez 19 2011, 05:50

Ah, é verdade. Aquela lixa pequena que vinha com os produtos da dunlop, como é que devo usá-la?
Manutenção de escala e trastes 1307716681-09742900
.:Rodrigo:.
.:Rodrigo:.
ADMINISTRADOR

Post Count : 4122
Idade : 28
Localização : Évora/Setúbal
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção de escala e trastes Empty Re: Manutenção de escala e trastes

Mensagem por Slider56 Seg Dez 19 2011, 09:25

Com muito cuidado e onde for preciso;neste tipo de procedimentos (limpeza,ligeiro desbaste) não convém dar força a mais,senão corres o risco de desnivelar um traste em relação aos outros.
Para trabalhos de fret leveling,usam-se limas especiais e réguas de aço próprias para fazer a leitura neutra da escala e dos trastes;é outra história...!
Se notares que tens um traste marcado das cordas,ou que tenha algum lenho ou farpa que te possa magoar os dedos,dás-lhe uma ligeira volta com a lixa,ou até uma lima pequena,e retificas o problema.Tudo com peso,conta e medida;vale mais perder uma hora numa merdice que se podia fazer em 10 minutos do que depois teres de gastar tempo e dinheiro para que um técnico te arranje uma barracada desnecessária...!

Tu não és nenhum anjinho;sabes disso muito bem... Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção de escala e trastes Empty Re: Manutenção de escala e trastes

Mensagem por Convidad Seg Dez 19 2011, 11:53

Eu uso vodka...


Estou a brincar. Mas não uso kits de limpeza também. Uso produtos simples que aparecem na composição desses kits. Deviam vender era kits de paciência para quando se limpa uma guitarra.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção de escala e trastes Empty Re: Manutenção de escala e trastes

Mensagem por Slider56 Seg Dez 19 2011, 11:56

Concordo absolutamente: paciência e muita!!!! Twisted Evil

Já me vieram parar às mãos guitarras com cada cena devido às pressas,e na maioria dos casos,poder-se-ia ter evitado uma reparação extra que nem sempre sai barato.... Rolling Eyes
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção de escala e trastes Empty Re: Manutenção de escala e trastes

Mensagem por Beatbox83 Seg Dez 19 2011, 16:04

Pois é, este tipo de trabalho convém fazer num dia em que te sintas inspirado e com paciência senão vai dar pro torto de certeza... A manutenção que fiz com mudança de cordas e tudo levou-me quase uma tarde inteira, mas eu além da limpeza profunda da escala e trastes também poli o carrilhoes.
Beatbox83
Beatbox83

Post Count : 8
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Yamaha Pacifica 112VCX
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção de escala e trastes Empty Re: Manutenção de escala e trastes

Mensagem por Slider56 Seg Dez 19 2011, 16:08

...e passaste uma tarde à maneira,tenho a certeza!!!! Very Happy Dá gosto tratar das nossas meninas de 6/ ou mais cordas!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção de escala e trastes Empty Re: Manutenção de escala e trastes

Mensagem por Convidad Seg Dez 19 2011, 16:12

No fundo com uma guitarra a brilhar e a cheirar bem as miúdas querem lá saber se tocas ao nível do Jimmy Page xD Ficam encantadas com o brilho.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção de escala e trastes Empty Re: Manutenção de escala e trastes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos