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Tutorial de Manutenção.

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Mensagem por lourenco Sex Set 24 2010, 20:18

Tutorial de manutenção


Venho criar este tópico para lançar o meu tutorial de manutenção da guitarra.
Tópico este que compreende vários factores como a limpeza, lubrifacação e outros aspectos a ter em conta quando se trata de estimar a nossa guitarra e para que não se verifique futuramente, danos, instabilidade e mau aspecto.

O tutorial irá resumir os seguintes critérios:

Limpeza e polimento dos trastos;
Limpeza e hidratação da escala (fretboard);
Limpeza e lubrificação do hardware;
Encontrar danos que comprometam a tocabilidade (trastos soltos ou desnívelados);
Cuidados a ter com a guitarra.



Limpeza e polimento de trastos

1 - Isolar a madeira da escala, sobretudo nas escalas em maple envernizado. (requer dedicação, tempo e paciencia).

Isolo completamente a escala com fita-crepe (fita de pintor). A partir de determinado número de trastos começo a ter de cortar a fita em pedaços mais finos porque o espaço de madeira entre trastos fica cada vez menor.
Se tiverem dúvidas entre a qualidade e espessura da fita, apliquem uma segunda camada.
No caso de o braço ser aparafusado ao corpo (bolt-on neck) o mesmo deve ser retirado para facilitar a tarefa e evitar riscos ou danos no acabamento do corpo. Caso contrário isolo também a área dos pickups, corpo e braço (quando o acabamento é delicado) com a ajuda de fita-crepe, fita-film ou papel.
Ao retirar o braço é conveniente que se aplique um verniz ou gotas de super-cola nos furos das roscas tanto no braço como no corpo da guitarra. A principal razão para esta tarefa consiste em proteger a direcção dos furos na madeira para que não seja alterada a sua estrutura devido á humidade que dilata a madeira. No caso da super-cola para além de aplicado ao mesmo factor promove também um melhor aperto dos parafuso quando a rosca na madeira já se encontra moída causando mau aperto.

2 - Polimento e limpeza de trastos (requer dedicação, tempo e paciência).

Dou uma passagem com lixa de água, "a seco", em todos os trastos de modo a:

retirar oxidação;
deixa-los o mais arredondados possivel nas áreas em que os trastos ficam com o topo plano devido ao abuso de bends;
disfarsar riscos;
minimizar sulcos em profundidade provocados pelas cordas que começam habitualmente a aparecer em redor da corda G no 3º trasto.

Em primeiro, trabalho trasto a trasto com a lixa de grão #400. Isto deve ser feito com alguma habilidade de modo a não rebaixar o topo dos trastos em altura. Deve-se atacar os trastos pela lateral usando também a curvatura do dedo para devolver o redondo.
Não lixar muito sobretudo com este grão de lixa.
De seguida, com a mão ao de leve, ou pedaço de borracha com forma curva utilizo-la como base para a lixa em que vou atacar os trastos todos de seguida. Esta base curva vai também ajudar a devolver o redondo dos trastos. Para a frente e para trás ao comprimento da escala, duas ou três passagens. Isto tudo ainda usando o grão #400.

Em diante, repito o mesmo processo com o grão #600 para disfarsar os riscos provocados pela lixa anterior e de seguida com o grão #1000 para um toque mais suave.

Por vezes nem sempre existe lixa de água grão #1000. pode-se então usar outro valor intermédio, #400, #500 e #600 ou só #400 e #600. porém não recomendo um grão inferior a #400.

Por fim finaliza-se o polimento com "lã de aço" de modo a que os trastos fiquem polidos e brilhantes apresentando um aspecto novo.

Recomendo o uso de equipamento de segurança ( local adequado, mascara, etc.).

Atenção aos locais onde se procede a esta operação pois o ambiente vai ficar poluido devido à lã de aço se desfazer em pequenas particulas que se espalham pelo ar.
Estas são também atraídas pelo campo magnético dos pickups, que posteriormente dificulta a sua remoção. Daí recomendar que sejam isolados os pickups.
Para os mais exigentes na qualidade do serviço existe um acessório para mini-berbequim (Dremel) especialmente concebido para esta tarefa em combinação com uma massa de polir própria.

Agora sim têm os vossos trastos redondos, uniformes e brilhantes como se nunca tivessem sido tocados!


Limpeza e hidratação da escala (fretboard)


1 - Remoção da fita e limpeza.

É necessário que haja o menor tempo de espera entre, colagem - tarefa - remoção, de modo a facilitar a remoção cola.
A fita é retirada lentamente, em particular nos braços em maple para que não se danifique o verniz.
Os residos de cola no fretboard deixados pela fita-crepe são retirados com um pano de flanela suave, limpo e embebido em nafta.

Faço questão de frisar, a nafta (mais comum, e acessivel como gasolina de isqueiros, zippo, ronson, cliper, etc.), não só para limpar os residos de cola como também para solvente de limpeza em toda a guitarra.
A nafta é um solvente mineral derivado do petróleo com baixas propriedades de agressão e corrosão que permite limpar acabamentos sensiveis, como o verniz nitrocelulosico e vernizes à base de água.

Nas escalas já com bastante sujidade acumulada, a remoção é auxiliada através da raspagem com uma palheta ou cartão plástico, fino e maleável como os cartões besnet, caixadirecta etc, ou até mesmo com a espessura standard de um cartão de crédito, moldando o plástico á curvatura da escala (fretboard radius).


2 - Hidratação da escala (fretboard).

A hidratação da escala é feita para que a madeira ganhe vida e cor, para uma aparência limpa como um toque suave e rápido.
Infelizmente os braços com escala em maple, não necessitam deste tratamento. Como a escala é envernizada a solução é remover o verniz anterior e aplicar novo envernizamento ao que se torna uma tarefa mais dispendiosa.

Os produtos a usar nesta tarefa são alguns óleos de origem vegetal como o óleo de cedro, óleo de linhaça, sendo o mais comun e designado para esta tarefa o óleo de limão (lemon oil) facilmente acessivel em lojas de guitarras e instrumentos em geral.

O excesso de hidratação e gordura não são desejados por causar fissuras na madeira e também originar que os trastos se soltem da escala. De tal modo que, a aplicação de óleos na escala deve ser feita duas a tres vezes por ano com intervalos minimos de quatro e seis meses.

O óleo é aplicado da seguinte forma: com um pano, limpo, suave e que não largue muito pêlo, humedecido e "não ensopado" em óleo, aplica-se na madeira em movimentos circulares.
Depois de aplicado o óleo deve-se aguardar alguns minutos para que boa parte do mesmo seja absorvida pela madeira, usando de seguida mais "um pano limpo" para a remoção do excesso de óleo.
Espera-se cerca de algumas horas para que a madeira apresente um aspecto seco, e não o brilho do óleo.
Após seco repete-se toda a tarefa por mais duas vezes.
Por fim, têm o braço da vossa guitarra limpo, com bom aspecto, escala com uma cor viva como se ainda fosse novo.


Limpeza e lubrificação do hardware

A limpeza e lubrificação do hardware implica desmontar todo o hardware ao pormenor não tendo muito que saber, apenas para desapertar.
Deixar todos os metais num recipiente, de molho, em uma solução liquida que ajuda a desfazer a oxidação sem corroer os metais e a lacagem.
Essa solução líquida é nada mais, nada menos que: 1 parte de nafta com uma parte de óleo fino de maquinaria ou mesmo o famoso WD40.
Deita-se para o recipiente de modo a que cobra todo o material lá depositado e deixa-se actuar durante uma duzia de horas, da noite para o dia por exemplo.
Depois de ter ficado umas horas de molho escova-se as peças que ainda tenham ferrugem depositada com a ajuda de uma escova de dentes. Esta solução liquida não sendo muito agressiva é natural que alguma oxidação ainda persista, para tal basta que se repita o processo até que a limpeza fique aceitavel.
Para secar as peças o melhor é envolvê-las em guardapo ou papel de cozinha, pois tem uma boa absorção da gordura. No caso das pontes e tremolos é preferivel montar as peças todas (parafusos e selas, etc.) e então embrulhar a ponte no papel. Desta forma a parte exterior da ponte fica seca e limpa enquanto no interior ficará já lubrificada.
Faço destacar os tremolos com fixação "pivot-wind cut, floating brige" ex: Floyd Rose, Ibanez Edge, Fender American Std, Deluxe,para que seja lubrificada com cêra de vela na área vitima de atrito, ou seja o ponto de fricção dos pivots com o wind-cut e knife edge da ponte. Basta aquecer a vela e verter uns pingos antes de montar o tremolo à guitarra.
Recomendo também um lubrificante baseado em graphite(Guitar-grease ou outros produtos para o efeito, normalmente embalado em seringa para facil aplicação, ou até mesmo graphite extraído de um lápis), para ser aplicado nas slots da pestana, selas e retentores de cordas (string tree ou string retainer).

Para quem preferir e posteriormente á limpeza pode lubrificar com produtos existentes no mercado para tal efeito (ex. Guitarlube, Guitar-grease, Tri-Flow).

Obviamente, depois de todo este trabalho de desmontar, hardware e ponte, implica fazer um novo setup.

É natural acontecer que os parafusos auto-roscantes que apertam contra a madeira (ex. do pickguard e aperto do braço ao corpo) tenham tendência a apertar em vazio devido á rosca na madeira ter moído. Neste caso os parafusos podem vibrar e causar ruídos indesejaveis, o chamado hardware buzz, para recuperar a rosca baste que preencha o furo com,um bocado de palito de madeira com um pingo de cola branca, ou apenas super-cola.

Por vezes depois de montado é possivel que o braço ou cordas não estejam centrados com o corpo da guitarra. Para tal é necessário que se alivie os parafusos que apertam o braço ao corpo (neck joint plate) cerca de 1 centimetro, e com algum malabarismo forçar o braço à posição correcta com uma mão e voltar a apertar os parafusos com outra.

Em final, se quiserem prolongar a vida ao acabamento "verniz" desaconselho a utilização de produtos abrasivos como o guitar polish entre outros também como produtos baseados em silicone. Deve-se usar esporásdicamente e quando se justifica.
O uso prolongado de abrasivos irá provocar desgaste do verniz.


Última edição por lourenco em Seg Out 04 2010, 13:52, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Duarteman Sáb Set 25 2010, 02:22

Muito bom, obrigado!
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Mensagem por Joker Sáb Set 25 2010, 03:32

muito util.
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Mensagem por Convidad Sáb Set 25 2010, 03:42

Bom post, sempre a aprender, ainda bem que tenho algum jeito para a bricolage Fixe
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Mensagem por DJGame Sáb Set 25 2010, 05:54

a minha guitarra ficou como nova
agora so faltam as outras duas
era um post deste que faltava no guitarradas
so para aprenderes por fazers bons posts toma lá Palheta +1
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Mensagem por Rod Sáb Set 25 2010, 06:38

muito muito bom Rock

obrigado e toma lá que ja mereceste Palheta +1
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Mensagem por lore Sáb Set 25 2010, 08:09

fixe !!!!!
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Mensagem por nanjos Sáb Set 25 2010, 12:37

Muito bom lourenco! Palheta +1
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Mensagem por damarofi Ter Set 28 2010, 11:36

Muito util
Obrigado
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Mensagem por lourenco Ter Set 28 2010, 12:14




Última edição por lourenco em Seg Set 12 2011, 20:53, editado 1 vez(es)
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Mensagem por lourenco Sáb Out 02 2010, 20:30

.....continua.....


Última edição por lourenco em Seg Out 04 2010, 13:53, editado 1 vez(es)
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Mensagem por nanjos Dom Out 03 2010, 16:28

@lourenco, este tópico é uma grande ajuda para o pessoal! Obrigado! Palheta +1
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Mensagem por Convidad Dom Out 03 2010, 17:36

bacano meu Tutorial de Manutenção. 738877
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Mensagem por AfonsoAlves Qui Jan 31 2013, 16:48

sabes algo sobre tirar ferrugem dos pcik ups?
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Mensagem por Waltheer Sex Fev 01 2013, 02:33

@afonso:

já em mais do que um tópico, fora discutidas formas de retirar a ferrugem dos pickups.

-Lixa (grão fino)
-WD40 ou similar
-Lã de aço

depende da gravidade da situação a solução a usar
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