ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nivelamento dos trastes

4 participantes

Ir para baixo

Nivelamento dos trastes Empty Nivelamento dos trastes

Mensagem por Convidad Qui Jul 14 2011, 08:26

Boa tarde!
Recentemente comprei uma Cort X6 . A guitarra até é porreirinha, construção asiática lá está, mas não se pode pedir muito pelo preço e as "features" dela. Quando a comprei mandei fazer um setup onde ela foi comprada. Bem, na realidade o que fizeram foi aumentar a altura das cordas em relação aos trastes . Obviamente que assim os barulhos vão á vida, o som expande muito mais , etç. Mas tem um grande problema. Torna-se mais dificil de tocar. Por este motivo, eu próprio, depois de ter andado a ler sobre o assunto decidi nivelar os trastes . Ajustei o braço para ficar direito, isolei o fingerboard, pintei os traste com um marcador e utilizei um bloco de lixar com lixa 100 para nivelar os trastes. Depois usei esfregão de aço #0000 ( muito fininho mesmo ) e poli os trastes. No entanto reparei após instalar um novo conjunto de cordas, que se torna mais dificil fazer bens... Os trastes já não estão tão suaves. Alguma dica para pôr os trastes mais suaves novamente ? Talvez lixar progressivamente com lixa 320, 400 e 600 respectivamente ( tal como referido pelo sr. Dan Erlewine no seu livro "Guitar Repair" ) ?

Digam de vossa justiça !

Ivan
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Nivelamento dos trastes Empty Re: Nivelamento dos trastes

Mensagem por Vaginnvs Qui Jul 14 2011, 09:41

Boas, desde já parabens pela iniciativa, antes de acabar de ler já estava a pensar na parte onde passas de lixa 100 para #0000....
Convem mesmo ires progressivamente pelos Nºs que encontrares de lixa,
até pelo menos 800/1000, e depois aí sim, passar de 1000 pra 2000 e assim em diante até achares que está bom..
Outra coisa que convem saber é se a escala do braço era flat ou tinha curva(radius, nao estou a referir empeno).

Cumps
Vaginnvs
Vaginnvs
Guitarrista viciado

Post Count : 757
Idade : 39
Localização : Vila do Conde
Guitarra : Prs diy/parker fly diy//ESP Ltd Flying-V
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 23/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Nivelamento dos trastes Empty Re: Nivelamento dos trastes

Mensagem por Convidad Qui Jul 14 2011, 09:48

Obrigado pela resposta Smile Pois não tinha lá outro papel de lixa , por isso foi com o que havia na altura ...
Bem, quanto ao radius , no site deste modelo é referido o radius 15 3/4" ... Como não tinha um radius block e ferramenta pra fazer o recrow dos trastes não o fiz. Tendo em conta que o nivelamento foi feito com lixa 100 e que até foi uma coisa relativamente superficial, será necessário passar com um radius block ? Como faço/arranjo um sem gastar muito dinheiro ?
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Nivelamento dos trastes Empty Re: Nivelamento dos trastes

Mensagem por nanjos Qui Jul 14 2011, 11:00

Como o Vaginnvs disse, é conveniente passar por várias lixas cada vez mais finas.

Eu comprei o meu radius sanding block aqui: http://cgi.ebay.co.uk/LUTHIERS-FINGERBOARD-RADIUS-SANDING-BLOCKS-/330535403314?pt=UK_Guitar_Accessories&hash=item4cf571ff32#ht_1452wt_952

Se ele não tiver esse radius, pergunta se ele faz. Pode ser que tenhas sorte Very Happy

Eu aconselhava-te mesmo a usar o radius block, porque à primeira vista pode parecer que está tudo bem, mas basta um pequeno desnível para ficares com um traste mais baixo que os outros.
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Nivelamento dos trastes Empty Re: Nivelamento dos trastes

Mensagem por Convidad Sex Jul 15 2011, 04:00

Obrigada a todos. Ontem acabei por ir á Izi comprar lixa para fazer esse trabalho. Devo dizer que apesar de não ter utilizando um sanding block com o radius da minha guitarra ( utilizei um sem radius ), o resultado ficou muito bom . Após um setup em condições, devo dizer que melhorei em 80% o som geral da guitarra. Notei que mesmo em cordas novas ( com mais propensão a "fret buzz" ) já praticamente não se ouve "fret buzz". Praticamente porque ainda subsiste um ligeiro fret buzz na 5 corda ( A ) . Este sempre existiu e não desapareceu com o nivelamento dos trastes ... Desconfio que seja o nut que tenha a slot muito baixa . Que acham ?
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Nivelamento dos trastes Empty Re: Nivelamento dos trastes

Mensagem por nanjos Sex Jul 15 2011, 04:03

Pode ser na nut, na bridge, no tuner, o que não falta são sítios para gerar esses buzz irritantes Laughing
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Nivelamento dos trastes Empty Re: Nivelamento dos trastes

Mensagem por Convidad Sex Jul 15 2011, 04:32

Então e como é que é que detecto a origem do problema ( nut, tuner ou bridge ) ? Já tinha pensado em pôr altura na slot do nut da corda A para tentar acabar com o fret buzz, mas não sei como o devo fazer nem com que material, já que estamos a falar de uma guitarra com double-locking tremolo - o nut é de metal...
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Nivelamento dos trastes Empty Re: Nivelamento dos trastes

Mensagem por nanjos Sex Jul 15 2011, 05:53

Aí já não te posso ajudar muito. Só tenho experiência com a minha guitarra, com nut em osso e ponte fixa.

No meu caso descobri acidentalmente que um buzz na corda E era provocado pelo tuner da corda G!
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Nivelamento dos trastes Empty Re: Nivelamento dos trastes

Mensagem por Convidad Sex Jul 15 2011, 05:59

De que forma é que o carrilhão da corda G pode provocar buzz na corda E ? É no minimo esquisito... para além do que deve ter dado uma dor de cabeça danada para encontrar a origem do buzz lol
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Nivelamento dos trastes Empty Re: Nivelamento dos trastes

Mensagem por nanjos Sex Jul 15 2011, 06:03

Podes crer, mas é verdade Laughing

Se tiveres paciência para ler o testamento, tens aqui a história: http://www.guitarradas.com/t7364-setup-a-minha-vintage-v100-com-uns-extras
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Nivelamento dos trastes Empty Re: Nivelamento dos trastes

Mensagem por Convidad Sex Jul 15 2011, 08:14

Muito bom ! Acho que existem por ai várias guitarras de baixo custo e com boa qualidade. Resta a quem as compra saber avaliar a qualidade do material e substituir o que não está bem. No teu caso foram os tuners... Aproveitaste a boleia e fizeste um fretwork completo. No meu caso fiz apenas um fretwork em condições já que o que vinha de fábrica era fraquissimo. E mais, quando levei a guitarra á loja, ainda dentro da garantia , e lhes expliquei passo por passo o que era necessário fazer, não prestaram a minima atenção e fizeram-lhe um setup que consistiu basicamente no aumento da acção das cordas, o que para mim é ridiculo . Se é para fazer , é para fazer bem, mas infelizmente não existe esta mentalidade em maior parte das lojas de instrumentos musicais do nosso pais.
Vou averiguar o porquê do fret buzz na corda A e depois informo. Entretanto ando a ver se compro um par de humbuckers low cost para sonoridade mais pesadas. Os Mighti Myte bluesbucker que vem de origem têm um som abafado .
Ando a pensar nestes iron gear ou nestes
giovanni . Pickups com boas reviews, baixo custo e boa qualidade sonora.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Nivelamento dos trastes Empty Re: Nivelamento dos trastes

Mensagem por Slider56 Sex Jul 15 2011, 08:21

Atenção que fazer trabalhos desses não há muita margem para erros;o dressing já de si é um trabalho para pessoal experiente,mas os acabamentos individuais em cada traste,também têm muito que se lhe diga...!
Na grande maioria dos casos,as guitarras quando sujeitas a esse tipo de rectificações,devem estar com a escala o mais direita possível,e convém usar as ferramentas correctas.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Nivelamento dos trastes Empty Re: Nivelamento dos trastes

Mensagem por nanjos Sex Jul 15 2011, 08:27

Exactamente, eu li muita coisa, compilei muita informação e comprei as ferramentas necessárias para não fazer bosta Laughing

Não foi propriamente, olha apetece-me fazer um fret dressing Razz
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Nivelamento dos trastes Empty Re: Nivelamento dos trastes

Mensagem por Convidad Sex Jul 15 2011, 08:32

Não discordo que seja um trabalho, que exige muita investigação e as ferramentas correctas.
No entanto também penso que não é qualquer pessoa que pensa em fazer um fret dress. Se pensarmos que maior parte das pessoas têm medo de mexer no truss rod, por ex. Esta não é daquelas coisas que uma pessoa faça só porque apetece...
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Nivelamento dos trastes Empty Re: Nivelamento dos trastes

Mensagem por lourenco Sex Jul 15 2011, 10:08

um fret leveling tem que ser feito baseado nas cordas que a guitarra irá usar.
na hora da rectificação o braço tem que estar regulado no truss-rod completamente direito, com as cordas em tensão e afinada. depois de retiradas as cordas o braço não estando em tensão torce apresentando-se convexo. será depois necessário aplicar força ao braço para que fique novamente direito, através ferramenta própria (neck-jig) ou adicionando peso no corpo da guitarra com o headstock fixo num suporte. esta ultima requer mais destreza e é menos precisa. entre outros factores diversos.
avatar
lourenco
Guitarrista dedicado

Post Count : 543
Localização : Odivelas
Guitarra : Epiphone AJ 200; Ibanez RG1570
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/07/2010

http://lorenzoguitartech.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Nivelamento dos trastes Empty Re: Nivelamento dos trastes

Mensagem por Convidad Sex Jul 15 2011, 10:13

para quem quer fazer isso esporadicamente, não compensa comprar um neck-jig. Lá no site da stew mac são carissimos... A propósito , há alguma forma de simular o neck-jig, ou alguma alternativa válida ?
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Nivelamento dos trastes Empty Re: Nivelamento dos trastes

Mensagem por nanjos Sex Jul 15 2011, 10:15

Há esquemas na net para fazer neck-jigs, basta comprar o material. No ebay também se encontram negócios com valores interessantes.
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Nivelamento dos trastes Empty Re: Nivelamento dos trastes

Mensagem por Convidad Sex Jul 15 2011, 10:19

Mesmo montando um ou comprando no ebay sairia caro, relativamente ao nº de vezes que seria usado. Atenção, não estou a falar de luthieria profissional Smile
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Nivelamento dos trastes Empty Re: Nivelamento dos trastes

Mensagem por nanjos Sex Jul 15 2011, 10:22

Exacto, por isso é que eu não avancei para a construção de um. Só para mexer na minha guitarra de quando em quando não compensa.

No meu caso, mesmo sem as cordas, consegui endireitar o braço com o truss rod. Se não tivesse conseguido não me tinha aventurado no fret dressing.
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Nivelamento dos trastes Empty Re: Nivelamento dos trastes

Mensagem por Convidad Sex Jul 15 2011, 10:25

Acho que se conseguem bons resultados, com as ferramentas certas e com muita paciência e conhecimento daquilo que se está a fazer
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Nivelamento dos trastes Empty Re: Nivelamento dos trastes

Mensagem por nanjos Sex Jul 15 2011, 10:26

Concordo Fixe
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Nivelamento dos trastes Empty Re: Nivelamento dos trastes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos