ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como utilizar uma escala para fazer um solo?

5 participantes

Ir para baixo

Como utilizar uma escala para fazer um solo? Empty Como utilizar uma escala para fazer um solo?

Mensagem por WuZv3Ks Qua Out 05 2011, 12:56

Boas pessoal!
andei a pesquisar na net escalas e encontrei bastantes mas não sei como utilizá-las para fazer um solo...
Por exemplo esta escala:



Escala Pentatônica Maior (T-2M-3M-5j-6M-) Exemplos em F# (F#-G#-A#-C#-D#)

(T,T,2T+s,T)->T=tom s=semi-tom



E|---------------------2-4-

B|-----------------2-4-----

G|-------------1-3---------

D|---------1-4-------------

A|-----1-4-----------------

E|-2-4---------------------



E|---------------------4-6-

B|-----------------4-7-----

G|-------------3-6---------

D|---------4-6-------------

A|-----4-6-----------------

E|-4-6---------------------



E|---------------------6-9-

B|-----------------7-9-----

G|-------------6-8---------

D|---------6-8-------------

A|-----6-9-----------------

E|-6-9---------------------



E|--------------------------9-11-

B|---------------------9-11------

G|----------------8-11-----------

D|-----------8-11----------------

A|------9-11---------------------

E|-9-11--------------------------



E|-------------------------------11-14-

B|-------------------------11-14-------

G|-------------------11-13-------------

D|-------------11-13-------------------

A|-------11-13-------------------------

E|-11-14-------------------------------



Agora para fazer um solo com esta escala como é que faço?

WuZv3Ks
WuZv3Ks
Aprendiz de guitarra

Post Count : 85
Idade : 30
Localização : Porto
Guitarra : jack and danny
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 30/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como utilizar uma escala para fazer um solo? Empty Re: Como utilizar uma escala para fazer um solo?

Mensagem por sputo21 Qua Out 05 2011, 14:56

Teoria musical como formar acordes e escalas... Procura informação no youtube que não faltam lá videos disso....
sputo21
sputo21
Guitarrista de garagem

Post Count : 441
Idade : 41
Localização : porto
Guitarra : epiphone les paul std/gibson les paul deluxe 60´s neck silverburst/schecter demon 6/valencia/1ºguitarra hamer /Epiphone Les Paul Custom Ebony MIK/yamaha BB414
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como utilizar uma escala para fazer um solo? Empty Re: Como utilizar uma escala para fazer um solo?

Mensagem por Cyborkie Qua Out 05 2011, 16:24

Tenho a mesma dúvida que tu, sei as escalas, sei várias escalas mas a nível de solos não me sai grande coisa (há gente que diz que fica giro mas para mim parece-me simples de mais xD)
Cyborkie
Cyborkie
Guitarrista de garagem

Post Count : 399
Idade : 31
Localização : Almada
Guitarra : Squier Bullet HSS/Alhambra 1C
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 14/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como utilizar uma escala para fazer um solo? Empty Re: Como utilizar uma escala para fazer um solo?

Mensagem por Convidado Qua Out 05 2011, 16:33

Isso agora é um processo de descoberta que vais fazendo intuitivamente. Basicamente essas digitações servem para teorizares as escalas, ou seja, tas a tocar numa escala, tens uma progressão de acordes nessa escala, sabes que notas podes tocar (as notas que fazem parte dessa escala). No fundo isso é um porto de abrigo, porque sabes que ao tocares nessas notas não sais fora da tonalidade.

Tenta encontrar uma progressão de acordes tu, ou procura uma no youtube e depois escolhe um desses blocos, enquadra-o na escala em que está a harmonia da progressão e toca as notas, aos poucos vais acrescentando bends, vibratto, pull offs, hammer ons, tapping e as mais variadas técnicas para dares alguma dinâmica e intensidade à cena. Tenta também ir atrás da harmonia. O que quer dizer com isso é por exemplo se tiveres o acorde de Dó Maior (Do-Mi-Sol) tenta sempre ir ao encontro duma dessas 3 notas que fazem parte do acorde. Quando das por ti, já dominas o braço todo independentemente da escala em que tás.
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como utilizar uma escala para fazer um solo? Empty Re: Como utilizar uma escala para fazer um solo?

Mensagem por Convidad Qua Out 05 2011, 17:20

escalas não são mais que guias. apenas nos dizem por que caminho seguir, que notas poderemos usar. isto de uma regra geral, explicado assim de uma forma simples para um iniciante. depois com o estudo, vão se aperceber que afinal existem outras notas, outro tipo de escalas que dão outro tipo de sonoridade ao solo. mas isso são matérias para outra aula
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como utilizar uma escala para fazer um solo? Empty Re: Como utilizar uma escala para fazer um solo?

Mensagem por WuZv3Ks Qui Out 06 2011, 07:46


Então por exemplo nesta escala:




E|--------------------------9-11-

B|---------------------9-11------

G|----------------8-11-----------

D|-----------8-11----------------

A|------9-11---------------------

E|-9-11--------------------------


Pa pder fazer um solo inventado por mim posso por exemplo mudar a forma como está a escala posso por exmplo através da escala de cima fazer um solo com vibratos slides, bends... assim:

E/--------9/11------------

B----------9~~~11-------

G--------11^^----8-----

...
...
...
não sei se me fiz entender mas pelo que percebi posso utilizar os numeros que estão na escala e utiliza-los da forma que quiser, mas por exemplo na nota D onde tem o 8 e o 11 posso por exmplo passar para o E e juntá-lo com o 9 e o 11 simultaneamente?
Desculpem se estou a confundir-vos mas não sei explicar doutra forma xD
WuZv3Ks
WuZv3Ks
Aprendiz de guitarra

Post Count : 85
Idade : 30
Localização : Porto
Guitarra : jack and danny
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 30/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como utilizar uma escala para fazer um solo? Empty Re: Como utilizar uma escala para fazer um solo?

Mensagem por Convidad Qui Out 06 2011, 08:04

sim, tu tens o desenho da escala, que te ajuda a seguir um caminho. depois para o solo nao ficar robotico e sem feeling, podes usar as diversas tecnicas de guitarra electrica. legatos, tapping, vibratos e tudo o que souberes.

eu já há muito que esqueci os desenhos das escalas, agora penso nos meus solos por acordes e que notas vão soar bem sobre cada acorde, que notas posso usar para passagem.

mas isto já envolve conhecimento a nivel de construção de acordes e também do braço da guitarra.

se quiseres posso explicar como isto funciona, não é difícil de perceber
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como utilizar uma escala para fazer um solo? Empty Re: Como utilizar uma escala para fazer um solo?

Mensagem por WuZv3Ks Qui Out 06 2011, 08:40

por exemplo posso mudar o sentido da escala para fazer o meu solo?
por exemplo os números que estão na nota E posso passá-los para a nota D e vice-versa? Ou tenho que seguir a escala apenas mudando a ordem dos números e adicionar técnicas?
WuZv3Ks
WuZv3Ks
Aprendiz de guitarra

Post Count : 85
Idade : 30
Localização : Porto
Guitarra : jack and danny
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 30/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como utilizar uma escala para fazer um solo? Empty Re: Como utilizar uma escala para fazer um solo?

Mensagem por Convidad Qui Out 06 2011, 08:54

se vais por o mesmo desenho noutra corda, pode acontecer dares notas erradas e vais sair de tom.

o melhor é pensares no solo por acordes, é o melhor (no meu ponto de vista claro)

por exemplo, tens o acorde de Dó Maior.
as notas que constituem este acorde são as seguintes Dó Mi Sol.
ao saberes isto, sabes que durante o acorde de Dó, ao usares qualquer uma daquelas notas no teu solo, a coisa vai soar sempre bem.
podes usar as restantes notas da escala de Dó, mas mais como notas de passagem, pois se parares nessas notas, que não as do acorde, vai criar alguma tensão. e como ainda não tens experiência, podes não conseguir resolver essa tensão.
tenta fazer isto com esta progressão simples.
Dó Maior - Sol Maior (as notas de sol maior são Sol Si Ré)

fazes dois compassos em cada acorde. em dó usas as notas de dó e em sol as notas de sol.

há um programa na net onde podes criar a progressão, mas agora não me lembro do nome :/

alguma duvida, apita
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como utilizar uma escala para fazer um solo? Empty Re: Como utilizar uma escala para fazer um solo?

Mensagem por WuZv3Ks Qui Out 06 2011, 09:05

eu não percebo muito bem essa cena dos acordes mas por exmplo para não soar mal posso juntar o acorde Dó maior com outro acorde tornando-o num solo desde que esse acorde se encaixe com o Dó maior é mais ou menos assim?Very Happy Mas os acordes é o que já está representado na escala?
WuZv3Ks
WuZv3Ks
Aprendiz de guitarra

Post Count : 85
Idade : 30
Localização : Porto
Guitarra : jack and danny
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 30/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como utilizar uma escala para fazer um solo? Empty Re: Como utilizar uma escala para fazer um solo?

Mensagem por Convidad Qui Out 06 2011, 09:09

tens PM
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como utilizar uma escala para fazer um solo? Empty Re: Como utilizar uma escala para fazer um solo?

Mensagem por Cyborkie Qui Out 06 2011, 11:29

Pedro, poderias mandar para mim também =S

É que estou à toa nisto também, uso bends e outras técnicas mas os meus "solos" são um bocado monótonos...

Quando dizes um acorde Dó Maior, referes-te ao que está a ser tocado pela rhytm guitar ou numa música os chords de voz ou estás a falar do Dó da escala ?
Cyborkie
Cyborkie
Guitarrista de garagem

Post Count : 399
Idade : 31
Localização : Almada
Guitarra : Squier Bullet HSS/Alhambra 1C
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 14/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como utilizar uma escala para fazer um solo? Empty Re: Como utilizar uma escala para fazer um solo?

Mensagem por Convidad Qui Out 06 2011, 12:15

tens PM
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como utilizar uma escala para fazer um solo? Empty Re: Como utilizar uma escala para fazer um solo?

Mensagem por Kaz Sex Out 07 2011, 11:48

Pratiquem as escalas, decorem-nas, e comecem a tentar tocar solos de outras musicas com elas. gradualmente vao começar a desenvolver melodias com a escala, e daí pa frente é uma questao de voces serem criativos o suficiente para tocar
Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como utilizar uma escala para fazer um solo? Empty Re: Como utilizar uma escala para fazer um solo?

Mensagem por WuZv3Ks Sáb Out 08 2011, 03:54

por exemplo posso através desta escala mudar o sentido dos números em cada nota de modo a poder sair um som que me agrade mais ,não preciso de obrigatoriamente seguir a escala e apenas aplicar técnicas como vibratos, slides bends ...pois não? pelo menos foi o que eu percebi pelos vossos conselhos xD




e-----------------------------------------------------

B-----------------------------------------------------

G-------------------------------------------10-11-13-12

D-------------------------10-11-13-10-11-13-----------

A--------8-10-11-10-11-13-----------------------------

E-8-10-11---------------------------------------------

Através desta escala fiz um solo meu :


e-----------------------------------------------------

B-----------------------------------------------------

G-------------------------------------------10-11-13-12

D-------------------------10-13~~-11-10-11-13-----------

A--------11-8t13-11-11-13-----------------------------

E-10-11-8b---------------------------------------------

Basicamente mudei a ordem de certos numeros em cada nota e adicionei técnicas como vibratos... posso considerar isto um solo?
WuZv3Ks
WuZv3Ks
Aprendiz de guitarra

Post Count : 85
Idade : 30
Localização : Porto
Guitarra : jack and danny
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 30/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como utilizar uma escala para fazer um solo? Empty Re: Como utilizar uma escala para fazer um solo?

Mensagem por Convidad Dom Out 09 2011, 16:21

claro que podes.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como utilizar uma escala para fazer um solo? Empty Re: Como utilizar uma escala para fazer um solo?

Mensagem por nunixcip Dom Out 09 2011, 16:27

WuZv3Ks claro que podes mudar como quiseres. mas a musica não é ou euromilhões não se faz a andar a meter notas ao calhas
nunixcip
nunixcip
Guitarrista viciado

Post Count : 910
Idade : 28
Localização : vagos
Guitarra : ibanez grg270b, acustica: pablo romero
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 11/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como utilizar uma escala para fazer um solo? Empty Re: Como utilizar uma escala para fazer um solo?

Mensagem por WuZv3Ks Seg Out 10 2011, 13:27

claro agora tenho que criar um solo mas com sentido já se sabe que aquilo é um solo inventado á pressão nem sequer o testei na guitarra,
WuZv3Ks
WuZv3Ks
Aprendiz de guitarra

Post Count : 85
Idade : 30
Localização : Porto
Guitarra : jack and danny
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 30/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como utilizar uma escala para fazer um solo? Empty Re: Como utilizar uma escala para fazer um solo?

Mensagem por Convidad Seg Out 10 2011, 17:52

WuZv3Ks, amanha (que já é hoje) tenho o dia todo livre, vou ficar por casa.

posso te explicar isto de como transformar uma escala num solo audível com mais calma. e posso te mostrar alguns exemplos por video chamada se quiseres
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como utilizar uma escala para fazer um solo? Empty Re: Como utilizar uma escala para fazer um solo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos